Política

Lira envia pedido de cassação de Glauber Braga ao Conselho de Ética; entenda o caso

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) enviou, nesta segunda-feira (22), o pedido de cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) ao Conselho de Ética da Casa. O caso tem como plano de fundo uma confusão entre o psolista e um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro.

A representação contra Braga foi protocolada pelo Partido Novo, após o parlamentar expulsar aos empurrões e pontapés Costenaro das dependências da Câmara, na semana passada. Na ocasião, Braga precisou ser contido pela Polícia Legislativa.

Antes da situação chegar ao ápice, Costenaro – lançado pelo MBL como pré-candidato a vereador no Rio – fez provocações e chamou Braga de “burro”, “fraco”, além de falar algo sobre uma mulher. Ambos foram encaminhados à delegacia depois do ocorrido. No local, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), aliado de Costenaro, também discutiu com Braga.

Em entrevista ao jornalista Luís Nassif, o ex-presidente Nacional do PT e ex-deputado federal, José Genoino, se solidarizou com o deputado, que tem “enfrentado na extrema-direita na Câmara“. Nassif, inclusive, lembrou de uma série de ataques já sofridos por Braga.

Após a confusão, o psolista afirmou que esta foi a quinta vez que Costenaro o interpela com provocações, por isso não se arrepende e irá assumir suas responsabilidades no caso. “Não peço desculpas por nada que fiz“, escreveu em publicação, na rede social seu X.

Já em um vídeo publicado ainda na noite de ontem, Braga declarou que não irá “se intimidar” com o processo encaminhado ao ao Conselho de Ética. Agora, cabe ao presidente do colegiado, Leur Lomanto Jr. (União), escolher um relator para o caso.

Esta é a quinta representação contra Braga no Conselho de Ética. O parlamentar já protagonizou embates com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e com o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

View Comments

  • Esse parlamentar é um dos melhores representantes que o povo tem num mar de larápios, aproveitadores, ultra-direita barra-pesada.... Poucas exceções num mar de lama no dito Congresso nacional.... É só olhar o achacador-mor e verás a turma quente a embolsar os recursos do Erário.... Viva o deputado G. Braga.

  • Um deputado "testosterona" diria o Deputado Nicolas Ferreira ...

    Próximo passo, Wakanda, as eleições decididas da base da |>044@◇@.

Recent Posts

Governo lança Acredita com microcrédito para CadÚnico, por Fernanda Feil

Estima-se que 4,6 milhões de pessoas do CadÚnico já empreendem formalmente e 14 milhões desejam…

56 minutos ago

Convidado a deixar a Rota por matar “muito”, Secretário de Segurança Pública de SP coleciona 16 investigações por homicídio

Reportagem revela suposta atuação de Guilherme Derrite em grupo de extermínio. Em gestão na SPP,…

1 hora ago

Sobre a privatização da Sabesp, por Pedro Maciel Neto

O acesso à água e ao saneamento é reconhecido internacionalmente como um direito humano, os…

3 horas ago

Para onde vai o coração da gente, Paulo Freire?, por Urariano Mota

Na admiração que desperta no exterior, ele é destacado até por motivos errados. Quem o…

4 horas ago

Rompimento de barragem no RS impacta níveis de rios e afeta cidades

Ruas da capital Porto Alegre estão tomadas pela água e a prefeitura decretou estado de…

4 horas ago

Brasil registra 4,2 milhões de casos prováveis de dengue

O número de óbitos confirmados pela doença chegou a 2.149, segundo o Ministério da Saúde

5 horas ago