Categories: Movimentos Sociais

O escritor antigay do gibi do Super-Homem

[Nota: onde está a polêmica se o gibi em si não é antigay? (Mas não sabemos ainda se não conterá algo subliminar como gibis dos Metralhas no Brasil.) Isto é, é certo se boicotar uma editora por patrocinar o trabalho de alguém assumidamente homofóbico? Na minha opinião, É, posto que fazer a crítica e propor boicote é uma liberdade de expressão.]

Da Folha

Escritor antigay assume gibi do Superman

Contratação de Orson Scott Card como roteirista de nova revista do super-herói gera protestos e boicotes nos EUA

Título “Adventures of Superman” sai em maio; autor faz parte de organização que ataca o casamento homossexual

RODRIGO SALEM

Enquanto heróis como Lanterna Verde e Wolverine estão saindo do armário em HQs publicadas recentemente, o Superman vai na contramão.

A editora DC Comics anunciou que o herói terá um novo título em maio escrito por Orson Scott Card, autor de ficção científica e um dos mais conhecidos ativistas contra os direitos dos homossexuais nos Estados Unidos.

Card, autor do livro “O Jogo do Exterminador” (Devir, 1985), premiado com o Hugo e o Nebula, duas das mais importantes honrarias do gênero, escreverá “Adventures of Superman”, que será lançado em maio nos EUA.

Mas não houve comemoração. Membro da Organização Nacional pelo Casamento, dedicada a impedir a união legal entre pessoas do mesmo sexo, Card é famoso por suas posições homofóbicas.

Ele já escreveu diversas teses polêmicas sustentando a teoria de que o casamento gay seria “o fim da civilização” e que “a atração entre pessoas do mesmo sexo não é uma camisa de força, [pois] o desejo das pessoas muda com o passar do tempo”.

Orson Scott Card já tinha escrito, em 2005, histórias do Homem de Ferro, mas o defensores dos direitos gays acreditam que alguém tão ativo contra os homossexuais não deveria assumir um personagem que representa justiça e igualdade.

“A DC Comics deu as chaves do ‘campeão dos oprimidos’ a um sujeito que dedica sua vida a oprimir a mim e a meu companheiro, além de milhões de pessoas como eu”, escreveu o jornalista gay Glen Weldon no site da Rádio Pública Nacional.

“Card quer negar a essas pessoas suas liberdades básicas. Ao comprar o trabalho dele, não estaríamos apoiando seus objetivos?”, questionou Jason CranfordTeague, colunista da revista “Wired”.

Neste caminho, uma petição on-line já angariou 16 mil assinaturas contra a editora, e várias lojas de gibis anunciaram boicote ao título.

“Seus ensaios dizem que sou oriundo do estupro e ligado à pedofilia”, reclamou Richard Neal, dono de uma loja de HQs em Dallas que iniciou o movimento ao qual já aderiram estabelecimentos na Califórnia e em Nova York.

Um proprietário de Chicago disse que doará os lucros das vendas da revista a uma ONG de direitos humanos.

Já a DC só fez um anúncio em que diz “apoiar a liberdade de expressão e que as visões particulares das pessoas ligadas à empresa são apenas isso: visões particulares”.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago