Nos EUA, Facebook começa a remover contas alegando intervenção na eleição

Jornal GGN – O jornal O Globo divulgou nesta terça (31) que o Facebook retirou do ar, nos Estados Unidos, páginas e perfis considerados “falsos”  e que atuavam de maneira “cordenada” para “influenciar” nas eleições parlamentares, que devem acontecer nos próximos meses. Segundo a publicação, a rede social não apresentou provas, mas levantou suspeita de que as contas teriam alguma conexão com a estrutura russa que atuou na eleição presidencial de 2016.
“Segundo a empresa, as contas falsas — oito páginas no Facebook, 17 perfis na mesma rede social e sete perfis no Instagram — foram descobertas duas semanas atrás.” A investigação sobre quem está por trás da rede ainda é embrionária e o Facebook decidiu recorrer à ajuda do FBI, diz o jornal.
Na semana passada, no Brasil, o Facebook gerou polêmica por ter removido páginas e perfis alegadamente falsos e que tinham vínculos com o MBL. A plataforma alegou que a rede também atuava de maneira “cordenada” para influenciar os demais usuários e dificultar a identificação da origem das notícias disseminadas pelo grupo.
Agora, segundo O Globo, com a suspensão das contas nos EUA, veio também o cancelamento de dois eventos “de esquerda”: um chamado de “Não ao Una à Direita 2 – DC”, que visava fazer um protesto contra o comício supremacista branco, marcado para ocorrer em agosto, em Washington. E outro, em torno da campanha “AbolishICE, uma “iniciativa de esquerda em mídias sociais para fechar a Agência Imigração e Alfândega. Esse tipo de campanha lembra os esforços feitos em 2016 para criar divisões dentro do movimento Black Lives Matter”, diz O Globo.
Leia mais aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • histórico,,,

    Açoes em queda, processos milionários, invasão e divulgação de dados pessoais... e antes, forte atuação/divulgação na   na Primavera Árabe, no Brasil 2013, e depois, nas manifestaçoes contra Dilma. MBL e afina, instrumentos enquanto serviam; agora, oretexto de moralidade para implementar políticas de censura na rede, a mesma que beneficia a Cia e a NSA, corporaçoes, com espionagem e divulgação de dados de usuários. Hipocrrisia e sofisma,   mudando de acordo com circustâncias, comveniências e interesses

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

11 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

11 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

14 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

15 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

15 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

16 horas ago