O mundo irreal criado pelas manchetes

Há duas tendências se firmando na economia.

A primeira, a constatação do refluxo das tentativas de impeachment.

O grande trunfo de Dilma Rousseff é uma oposição extraordinariamente medíocre, que se move disputando espaço nas manchetes da mídia. 

***

De repente, há espaço para a radicalização, e lá se vão os Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, José Serra, Carlos Sampaio, Mendonça Filho com a disposição dos jovens carbonários, disputando quem range mais os dentes. Aí Marina Silva percebe que o contraponto é acenar com o bom senso. E acena.

De repente, o impeachment reflui. Toca então esse brilho fugaz de nome Carlos Sampaio a entrar com o pedido de extinção do PT. Só isso! E FHC é ouvido para contrapor que a vitória deve ser nas urnas, não no tapetão. E a multidão de áulicos olha reverencialmente para esse conselheiro Acácio dos tempos modernos.

Aí Marina se dá conta de que poucos continuam falando do impeachment. Então o contraponto para ganhar manchetes é radicalizar novamente. E tome Marina, Cristóvão, Marta.

***

É inacreditável como o mundo politico e jornalístico despregou-se totalmente do mundo real. Parecem vaqueiros bêbados e armados em saloons do Velho Oeste, atirando em qualquer sombra que passe pela porta. É tão grande o vácuo de ideias, que a institucionalidade se rege, agora, pelas manchetes de jornais. E as alianças se consolidam pelo recurso à lisonja.

É o caso do prêmio de O Globo para as pessoas que fazem a diferença… para as Organizações Globo. A contemplada foi a futura presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Carmen Lúcia, cuja obra de maior repercussão em 2015 foi uma frase tão grandiloquente quanto inútil:  “O crime não vencerá a Justiça”, no voto que confirmou a decisão de Teori Zavaski, de manter presos o senador Delcídio do Amaral e o banqueiro André Esteves. Quando Teori concedeu o habeas corpus a Esteves, significa então que o crime venceu?

***

Esse jogo demagógico, a busca do aplauso fácil, da consagração em torno de frases fáceis, tornou-se uma constante que não perdoa sequer Ministros do Supremo. E o oportunismo dos jornais, de abrir espaço para qualquer asneira, praticamente matou os filtros que poderiam permitir um mínimo de racionalidade nas discussões políticas e econômicas.

O que tem de procuradores, delegados, dizendo o que os jornais querem, para fazer jus a uma manchete ou a uma premiação futura, e posar para a foto com os prêmios, que colocarão em suas salas de visitas, tornou a discussão institucional brasileira um pregão de feira livre, com donas de casa alvoroçadas disputando a xepa.

***

Do seu lado, a presidente só se pronuncia quando julga que alguma crítica ou decisão atinge sua augusta autoridade pessoal. Não se vê como poder institucional, como responsável pela condução do país.

País de provincianos, sem um mínimo de noção de bem público. Quando se compara com a qualidade dos homens públicos dos anos 50, dá um desânimo enorme.

***

A segunda tendência se firmando é que há espaço para que o governo Dilma apresente uma proposta minimamente viável de condução do país.

Nas próximas semanas se saberá se esse vácuo aberto pela oposição será preenchido com um mínimo de protagonismo do governo

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Nassif
    Análise

    Nassif

    Análise imbatível 

    Efetivamente o Brasil virou e alguém já disse antes: "um deserto de homens e idéias"

  • Há algumas semanas pensava em

    Há algumas semanas pensava em algo parecido: a população do Brasil e suas elites e a perda da realidade de quem é quem de fato.  A elite política, contaminada desde muito tempo, imagina quer  este  Brasil das suas cabeças continuar existindo; os pobres vivem num outro Brasil, os ricos em outro; a mídia  bota nas manchetes um Brasil pra colar nas cabeças  de quem não consegue pensar além de sua própria ignorância. Para a mídia, não existe um Brasil complexo, diverso e  grande, mas um país que é uma espécie de vilarejo movido a fofocas e poder.

    Na verdade o impedimento de Dilma não foi em frente porque os ricos e empresários, o grosso da elite que alguns pensam estar de mãos dadas com o PSDB, de fato não está tão aliada assim. Este é aqueles casos de falsa realidade.  Esta elita é resmungona, mas não é idiota de botar todos os ovos na cesta desta oposição de lunáticos. Quer dizer, para eles votar em Aécio tudo bem, mas tirar a Dilma e deixar o lugar pra quem estiver disponível, lhes parece loucura.

    Outra coisa, neste momento crítico, vemos como faz falta o carisma de Dilma. Não só carisma, mas ter o poder da palavra.  Ela tem discursos muito ruins. 

    Para terminar, já que o assunto é sobre a realidade.  Fico imaginando... a única coisa que me resta,  como estaria este governo se tivesse um ministro da Justiça melhor, ou ao menos nem tão mediocre.   

  • Já perdi a conta de quantas

    Já perdi a conta de quantas vezes o Nassif pede a Dilma que - governe !  Todo esse circo de horrores da política nasceu porque ela não conseguiu ainda iniciar o seu segundo mandato passado mais de um ano da posse. E uma outra coisa me deixa preocupado= a falta de capacidade política de Dilma (a virtú de Maquiavel ) é proporcional à sua falta de sorte. Ela destroi a Petróbras bem no momento em que o petróleo no mundo está quase servindo como bala de troco da padaria; um novo vírus assola o Brasil, o Zica, e o ministro da saúde só sabe dizer idiotices (aliás, o blog poderia fazer um post sobre as pérolas do Sr. Marcelo Castro; provavelmente se fosse ministro de um governo da oposição isso já teria sido feito); no momento em que a economia ruma para o terceiro ano seguido sem crescimento, a China, nosso maior parceiro, mostra sinais preocupantes em sua economia. E temos em 16 uma Olimpiada justo no momento em que há na praça um Estado Islâmico que já mostrou seu cartão de vistias nos atentados em Paris ; O EI torna a Al Caeda um grupo de missão de paz da Onu. Enfim, Dilma é incompetente e não tem sorte, o que explica que hoje o país consiga a proeza de retração violenta na economia e, apesar disso, inflação de dois dígitos.  E deixo bem claro = ela TEM que terminar o seu mandato. Tirá-la será o atestado de república de banana tamanho família - além de fazer de Dilma vítima e ninguém merece ver Dilma se fazendo de vítima, de pobre coitada. 

  • Pesadelos vão se tornando realidade.À deriva....

    O prêmio de O Globo para a tal ministra mortícia é porque ela é que será a próxima presid do stf, entao já estao massageando o ego dela para que ela faça a diferença do jeito que se espera. Ela é medíocre e uma "colaboradora" cheia de vaidades como é a maioria por lá. 

    Dilma já se familiarizou com o vácuo[ela e o zé]. Nao precisam mesmo derrubar quem já está obedecendo, entao ela fica.. De proposta que vem aí ?A reforma da previdencia; [A entrega pacífica do petróleo] - "[...] ouviu de Dilma e Braga que o governo considera ter outros operadores, além da Petrobras, no pré-sal nos casos de unitização.[...] Sem detalhar as medidas que serão tomadas para permitir a entrada de estrangeiras no pré-sal, Camargo, em entrevista coletiva para falar do que foi debatido hoje no encontro, disse apenas que a ideia é regulamentar a unitização e, possivelmente, promover leilões, ainda sem data para acontecer"[ http://www.viomundo.com.br/denuncias/lobby-das-petroleiras-diz-que-dilma-estuda-permitir-que-estrangeiros-invadam-pre-sal.html ]

    Do jeito que as coisas estao acontecendo rápido o país vai se tornar é um vazio em si mesmo. Ninguém é igual à ninguem, eu sei...mas acho que o Brizola ia preferir lutar, brigar  muito ao invés de ceder, vergar, e ir entregando aos poucos o país para os gringos e acatar à risca todas as recomendaçoes do FMI. 

     

     

     

     

  • É realmente estarrecedor.

    A completa falta de bom senso dessa turma é inacreditável. O que os move é a vingança e o ódio. Da parte deles, por terem ficado tanto tempo alijados do poder. E da parte de seus apoiadores, por terem perdido determinados privilégios - que julgavam ser seu por direito divino ou "merecimento" -, como a exclusividade em certos ambientes (aeroportos, shoppings, universidades, etc.) ou o acesso fácil e barato a serviçais que lhes permitia exercer, de dentro de casa, o "manda quem pode, obedece quem tem juízo" a seu bel-prazer. Para a turma de cima (não os apoiadores), o prêmio é o butim do Estado. Não enxergam mais nada. O pior de tudo é que não precisam nem estar fora da "máquina", pois a "máquina" já lhes pertence. À guisa de exemplo, veja só o que acaba de sair no Brasil 247: "http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/214775/Doria-obteve-R$-950-mil-da-Apex-para-exaltar-FHC.htm"

    O janotinha, que alguns consideram a versão brasileira do Donald Trump (este, a versão piorada, em carne e osso, da personagem fictícia Gordon Gecko), como todo bom defensor do Estado Mínimo, defende o mínimo. Mas só para os outros. Já para os seus e para si, o que interessa é a mamata. A verdadeira mamata. A mamata na qual o Estado Máximo lhes distribui benesses aos borbotões. Quer dizer que a APEX, agência destinada a fomentar exportações brasileiras, deu quase um milhão de reais - somente o ano passado - para o janotinha promover um convescote em Nova York (enquanto essa turma tem fixação por Nova York, seus apoiadores adoram Miami), para homenagear o FHC. A justificativa que o janotinha e a APEX dão é, segundo o Brasil 247, que "o evento poderia contribuir para estimular as exportações brasileiras". FHC é o único ex-chefe de estado (ele não merece E maiúsculo) do mundo que vai para o exterior para falar mal do próprio país. Como é que isso pode estimular as exportações? Só se for a de outros países.

    Ah, sempre é bom lembrar que o presidente da APEX e o janotinha são compadres de longa data. Essa história lembra a amizade real do banqueiro André Esteves que, apesar de ser "amigo do Lula", bancou a viagem e a estadia em hotel de altíssimo luxo em Nova York - sempre Nova York - de um dos líderes da oposição golpista, Aécio Neves, quando este se casou. Mas, como sói acontecer, quando a coisa envolve a oposição golpista, soa - e continuará soando eternamente -, qual um trovão, a voz definitiva da fé cega da justiça tucana a bradar: "Isso não vem ao caso."

    E, como sempre, a imprensa "milenária" que faz o papel da oposição sempre amiga, dirá: "Podemos tirar, se achar melhor."

    • Pois é
      Esse senhor Riquinho

      Pois é

      Esse senhor Riquinho Rico de Sampa além de se notabilizar pelo seu Miai político-empresarial (apresenta políticos a ricos e ricos a políticos) costuma mamar nas tetas do "estado malvadão".

      Me causa espécie como essa patota, mesmo fora do governo, suga seus recursos.

  • O vácuo aberto pela oposição está sendo preenchido...

    O vácuo aberto pela oposição está sendo preenchido pelo Ciro Gomes. Gostem ou não, em 2018 a banda do PSDB não vai mais tocar no Planalto. Acho que o PT deveria apoiar a candidatura do Ciro Gomes ao Planalto para enterrar de vez as pretensões dos carbonários tucanos e da mídia golpista. Com o apoio do PT o Ciro Gomes entra na disputa com 54 milhões de votos e tem condições de ganhar em todos os Estados no primeiro turno.

    • Concordo.

      Eu gostaria de apostar nesta possibildade. Para mim ainda é uma aposta. Não tenho convicção em bom desempenho do Ciro. Vamos ver até lá.

    • O Ciro é uma figura interessante.

      Ele tem uma trajetória oposta à de uma certa "esquerda", que, com o passar do tempo, foi caminhando cada vez mais para a direita. Ciro, ao contrário, vem vindo da direita para a esquerda. Quem sabe, não seria o momento de, como você disse, apoiá-lo? Se não for Lula, quem sabe, não é Ciro?

  • É vácuo em ação

    "O vácuo aberto pela oposição" originado do "vácuo aberto pelo governo" será preenchido por ....

    tcham, tcham, tcham.... pausa dramática... mais um pouco... algumas manchetes eeeeeee

    UM NOVO VÁCUO DO GOVERNO.

    O "conselhão" por exemplo....

  • MUNDO REAL

    O que interessa mesmo é o mundo real. Vejamos: No que as manchetes mudam a maneira do pensar? Em nada. Quem os "mancheteiros" atingem? Ninguém. Poderá se candidatar a receber todo o dinheiro que EC não tem na Suiça quem apontar um, só um, que tenha mudado a maneira de pensar com os "ensinamentos" de FHC, Sampaio, Mendonça, et caterva. Repercutem e repercutirão suas sandices em qualquer situação, mesmo com manchetes eventualmente contrárias. Além do que, jornais vivem o momento Tostines: morrerão primeiro e deixarão leitores (uns 200 mil) sem jornal ou primeiro morrerrão os 200 mil e deixarão os jornais sem leitores? Verá quem sobreviver. E os premios dados pela midia só servirão mesmo para enfeitar uma sala, mas quantas pessoas adentram? umas quatro? 

    Marta, Marina, Cristovam. Também se candidata ao dinheiro acima citado quem apontar um, só um, que deixou o PT atirando, ou atirou depois, e que conseguiu fora do PT, metade de um décimo dividido por um milhar a mais do que tinha no Partido. Politicamente transformam-se em ressentidos zumbis. Só não vê que já morreu. 

    O grande drama do mundo real está na segunda tendência apontada pelo Nassif. Terá o Governo Dilma competencia para apresentar uma proposta de condução do país?  A história pregressa não é animadora, mas torçamos a favor.

     

  • IVC - logo ele - constata o óbvio...

    Mas o que mesmo essas manchetes estão gerando? Pois se até o IVC - patronal por excelência - constata que a tiragem dessa chamada grande impressa (e mesmo a eletrônica) desaba à céu aberto, qual é a conclusão natural? Que a nossa grande Imprensa familiar pode até estar levando o PT, Lula e Dilma para o buraco, o que ainda é discutível... mas está indo junto e à frente. É simplesmente estarrecedor que em tempos de Internet, patrões como o Dr. Otavinho e mesmo os Marinho, continuem a pensar o jornalismo como Chatô (filmaço... não percam...) e Hearst, o eterno Kane. O resultado aí está... Thanks, IVC! 

  • Estarrecedor

      É estarrecedor saber que o governo financia, desde que o PT entrou no governo, todos que lhe dão "porradas generosas para nenhum inimigo botar defeitos". A Globo é financiada pelo Planalto; a Veja maldita tem anúncios generosos e por aí vão muitos exemplos.....os blogueiros que defendem o governo, para não se dizer que seriam favorecidos, nada !  Que peçam doações aos seus leitores para continuar a missão de trazer as verdades a publico.

     Este senhor amigo do Barbie Paulista (em  todas as fotos o mesmo sorriso) é um lobista, está em todas - vá no google e veja- já foi diretor e presidente das aero GOL e TAM, é conselheiro de órgãos de transporte nos estados e executivo de empresas do Dória e outras paulistas.

    Este é o PT., este é o governo moralista que deixa um Zé Dirceu, Genoíno se defenderem do rigor da LEI...

    O Dória é amigão do Moro que vai prender o Lula - e por ter emplacado um seu no governo Dilma - será que não dá para defender os ídolos petistas presos, o Planalto dá uma força !

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

1 hora ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

3 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

3 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

4 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

20 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

20 horas ago