ONU: Brasil é denunciado por violações na preparação da Copa

Jornal GGN – Representantes da ONU, vítimas e ativistas denunciaram nesta terça-feira (28), nas Nações Unidas, sérias violações aos direitos humanos que estão sendo cometidas no Brasil por conta das obras e preparação do País para a Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016.  A ideia é pedir que os governos estrangeiros pressionem Brasília para frear as obras estejam criando consequências sociais negativas.

As acusações foram apresentadas em um evento dedicado exclusivamente à situação do Brasil e foi organizada em Genebra por entidades de pessoas afetadas pelas obras, a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) e pelo Conectas, grupo de defesa aos direitos humanos que possui status consultivo na ONU.

Segundo o Conectas “as remoções forçadas têm sido o grande drama das famílias brasileiras desde o início das obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Estima-se que pelo menos 200 mil pessoas estejam passando por despejos relacionados aos eventos, o que corresponde a quase um em cada mil brasileiros”.

Para Raquel Rolnik, relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, os jogos se transformaram em uma espécie de reforma urbana, com bilhões em investimentos em infraestrutura e a remoção de comunidades de áreas que estão valorizadas. “No momento em que se abre espaço para fazer infraestrutura sobre espaços antes ocupados por estas comunidades, se despeja estas comunidades sem nenhuma forma de reassentamento e com valores muito pequenos de compensação financeira”, afirma.

Já a Ancop espera que a comunidade internacional recomende ao governo brasileiro a paralisação imediata das remoções forçadas e, em parceria com as comunidades afetadas, crie um plano nacional de reparações e um protocolo que garanta os direitos humanos em caso de despejos causadas por grandes eventos e projetos.

Durante o side event “World Cup for Whom? Red card to the World Cup and Olympics in Brazil: Stop human rights violations arising from mega sporting events” foi lançado o vídeo da campanha, “Who wins this match?”. 

Veja abaixo o vídeo legendado 

Redação

Redação

Recent Posts

Florestan Fernandes: reflexões sobre as ditaduras, por Débora Mazza

Notas sobre o livro “Memórias do Cárcere” de Graciliano Ramos e o filme homônimo de…

43 minutos ago

Madonna: duas horas de uma história bem contada, por Afonso Lima

Além de fazer o exorcismo da bandeira nacional do lado da rebelião. A colocação do…

58 minutos ago

O chocante jornalismo de guerra: o Day-after de Thomas L. Friedman, por Frederico Firmo

É provável que as fraturas internas apareçam  entre os palestinos, e isto não vai sobrepujar…

1 hora ago

Madonna e a defesa da comunidade LGBTQIA+, por Bruno Alcebino da Silva

Ao longo de sua carreira, a rainha do pop sempre foi uma defensora fervorosa da…

1 hora ago

Ciência e Tecnologia para a compreensão da seca na Amazônia, por Augusto Rocha

Sem ciência, não há tecnologia. Sem tecnologia não há inovação. A história é clara sobre…

2 horas ago

Luis Nassif: sem planejamento Lula 3 não repetirá Lula 1 e 2

A última palavra sempre será de Lula em cima de projetos estruturados para que a…

2 horas ago