Foto Valor Econômico

Maior referência brasileira nas ciências sociais, desde jovem Wanderley Guilherme dos Santos já tinha um profundo faro estratégico. É de 1962 seu famoso estudo prevendo todos os passos que levariam ao golpe militar de 1964.

Com o mesmo faro, ele desenvolveu o seguinte raciocínio para a jornalista Maria Cristina Fernandes, do Valor.

  1. Não há a menor dúvida de que o governo Temer será derrotado nas próximas eleições. Ele e seu campo.

  2. Não há candidato viável à direita, e não há nada que possa ser feito no curto prazo para tirar a profunda sensação de desconforto que toma conta da opinião pública. É só analisar o desespero de Fernando Henrique Cardoso lançando Luciano Hulck.

  3. Bastará, portanto, as esquerdas se unirem em torno de um candidato. Será como bater pênalti sem goleiro.

Em vez de se prepararem para as eleições, jogam todas as fichas em Lula, cuja candidatura vive o seguinte paradoxo:

  1. Lula se diz perseguido pela Justiça. Ninguém razoavelmente isento duvida disso.

  2. No entanto, deposita na Justiça a possibilidade de sair candidato.

Como assim? Monta-se uma estratégia em que o futuro das eleições passa a depender exclusivamente de um Poder que já deu mostras abundantes de ter lado – e não é o lado de Lula, nem das esquerdas.

Para se pensar.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Pior do que isso .....

    1) para  a esquerda , bastaria se unir em torno de um nome. Entretanto , os egos da esquerda não querem se unir em torno de um único nome. Cada um quer disputar por si mesmo. 

    2) E o desespero do tucanato , da Globo , dos banqueiros e dos generais ficará assim , passivamente ? Ou isso quer dizer : as eleiçoes correm consideravel risco ? 

    Mais uma vez o projeto brasileiro naufraga . 

  • A união da esquerda

    Em quem se deve confiar: em um teórico, que analisa os fatos a partir de sua visão individual de mundo, ou em um pragmático político, o maior perdedor (experiência que conta) e o maior ganhador de eleição da história deste País (experiência que conta mais ainda)? Me parece que confiar na segunda opção é bem mais plausível.

    A propalada união da esquerda precisa ser examinada com cuidado. O pragmatismo de Lula tem evitado contrariar a proliferação de candidaturas de esquerda. Nesse ponto, é bom lembrar que os debates televisivos têm tido uma força inquestionável. Assim, unificar a esquerda no primeiro turno poderia significar uma tremenda derrota, pois colocaria todos os candidatos da direita e do centro (serão vários!) contra a esquerda, a qual ficara em uma desconfortável posição meramente defensiva.

    Por outro lado, é indispensável que haja uma sintonia no discurso dos candidatos de esquerda, evitando-se o famoso fogo cruzado (o que não tem sido observado por Ciro Gomes, por exemplo). Nesse sentido, é compreensível o apoio de Lula a Guilherme Boulos, pois, além de ser alguém de sua confiança, essa candidatura impede que o PSOL lance candidatos que joguem por terra essa harmonia necessária ao discurso da esquerda, evitando sua fragmentação. 

     Veja abaixo trecho de um comentário que postei referindo a outros textos de análises políticas publicados neste espaço, o qual parece esclarecer a posição atual do Partido dos Trabalhadores, a qual me parece acertada:

    "É imperativo insistir na candidatura de Lula, em quem o PT deve apostar todas as cartas, até o último instante. Esgotadas todas as possibilidades, se inviabilizado o registro de candidatura, a opção clara a ser seguida é a substituição de Lula por Jaques Wagner, no último minuto, no último segundo permitido pela legislação eleitoral. Nenhum candidato se parece mais com Lula do que o ex-governador da Bahia e nenhuma liderança política atual, do PT e de toda a esquerda, tem o preparo, a experiência e o carisma do político baiano. Para além disso, Jaques Wagner é um articulador político de méritos inquestionáveis. Pesa a seu favor não apenas ter derrotado o carlismo na Bahia, mas também suas seguidas vitórias eleitorais no âmbito estadual, só comparáveis às de Lula no plano nacional. Apesar de ter realizado um governo apagado (na minha opinião), conseguiu se reeleger e emplacar seu substituto, o qual, apesar de ser um político de pouca expressividade (minha opinião novamente), chega ao final do mandato com força suficiente para conseguir sua reeleição. Quanto a Fernando Haddad, apesar de ser um grande quadro político e de ter realizado uma administração com reconhecíveis méritos frente à Prefeitura paulistana, ficou marcado eleitoralmente por uma fragorosa derrota diante de um medíocre candidato (opinião pessoal também), um outsider da política, um impostor com um discurso artificial e midiático. Por isso, não tenho dúvidas que Jaques Wagner é a opção cristalina que se apresenta. Conseguirá, se eleito, fazer um bom governo? Capacidade pessoal, acho que não falta, mas me parece que essa resposta depende de fatores diversos, cujo elemento essencial está em torno da capacidade de reaglutinação da esquerda e de composição de um novo governo para o qual será imprescindível repetir alianças táticas até com setores da direita. Para tanto, o novo presidente e a esquerda de modo geral somente serão bem sucedidos se forem capazes de realizar uma severa autocrítica com o intuito de evitar cometer os mesmos erros, os mesmos equívocos, os mesmos deslizes vistos nos governos de Lula e Dilma."

  • Camaradas,
    creio que esse

    Camaradas,

    creio que esse posicionamento acerca do naufrágio da direita, em especial do Temer, é profundamente equivocado. Como disse o Raul Jungmann, a segurança pública hoje se assemelha à inflação dos anos 90. Assim (conclusão minha, não do Jungmann), basta que essa intervenação no Rio apresente resultado, que o Bolsomito vai ser catapultado às alturas (por conta da confirmação de sua plataforma de governo-samba de uma nota só), bem como aquele que o Temer indicar como sendo o pai da criança (quem sabe  o próprio Jungamann). E isso, frente à fragiliade histórica das esquerdas quando o assunto é "segurança pública" vai dar um nó na cabeça dos amigos dos diretos dos manos...  

  • Roleta portuguesa

    A aposta de alto risco do PT, "Lula até o último minuto", tange o precipício, ao lançar um nome a poucos dias das hipotéticas e meladas eleições, confiando apenas na transferência dos votos. Arriscado é pouco, diria que já deixou de ser uma roleta russa, mas sim uma roleta portuguesa (5 projéteis no tambor de 6). 

    • Sabe meu amigo,a minha

      Sabe meu amigo,a minha intelectualidade não permite que eu perca minha compustura,certo.Mas tudo tem um limite.Sabe como eu lhe respondo:Pimenta no dos outros é refresco,por isso que você blasfema:"Lula até o ultimo minuto".Eu lhe corrijo:Até o ultimo segundo,por que não existe PT,existe Lula.

    • Enrustido?
      Ei, Fernando J, com esse seu comentário de profundeza milimétrica, vc demonstra ser alguém preconceituoso ou/é um coxinha enrustido.

  • Se nao for Lula, perseguirao outro

    Porque a democracia nao é o forte da direita

    Quanto tempo mais Lula resistir, menos tempo terao para tentar enterrar quem for sucede-lo, vide o que fizeram com Wagner.

  • Alto lá seu Nassif.Quem

    Alto lá seu Nassif.Quem trouxe essa discussão para aqui foi o acima assinado.Eu teria direito de pelo menos pedir que a entevista fosse  exposta na sua integra?Agora começo a entender a pusilanimidade de certos comentaristas daqui.Fiz um comentario sobre esta entrevista ontem,em  cima  do artigo de Nassif sobre um tal de Romullus.Recebi 5 estrelas no ato.Estranhamente as estrelas começaram a desaparecer.Tá explicado.Bastou Nassif achar a  entrevista do Prof.Santos a oitava maraviilha do mundo para o refrão do hino da ACCEBLON comer no birro:Aonde a vaca vai,o boi vai atrás.A entrevista do Prof.Santos é um desastre ferroviario,pelo menos em relação a Lula,quando ele nega a Lula o direito de  continuar  sendo candidato,coloca uma venda nos olhos e grita a pleno pulmões:"Lula que se exploda".A entrevista dele foi criticada por uns,e omitidas por outros,acho que em respeito a sua idade provecta.O Professor Santos é uma das maiores autoridades da Ciencia Politica Brasileira,certo.Mas por isto não erra?Outro Professor,esse o Prof.Luiz Pinguelli Rosa disseca bem esse assunto hoje,quando trata da "infabilidade" do Poder Judiciario Brasileiro.É,parece que a maré não está para peixe,e desandamos de vez.PQP meu louro. 

  • O óbvio mais do que ululante,

    O óbvio mais do que ululante, esse cenário já está posto a mais de um ano, só é cego pra essa realidade quem quer. Por mais que alguns petistas e a militância relutem, mais cedo ou mais tarde a ficha acabará caindo que o caminho natural e inevitável é Ciro Gomes. 

  • O problema é que a batalha agora precisa ser travada nas ruas

    Pois é, mas e ai, deixa-se então que Lula va preso e o PT e demais esquerda toquem o bonde ? Essa estratégia adotada por Lula e seu partido tem a incumbência de que sua condenação arbitraria, sua perseguição politica não caiam no esquecimento, de que seja preso e a roda que continua a girar. Dirão os pragmaticos ou céticos, faz parte da vida, Maria. Pois é, mas eu aprendi com meu pai que nem tudo é pragmatismo e que ha momentos de luta renhida na vida e de que companheiros leais não se abandonam pelo caminho.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago