PGR pede revogação da decisão de Fachin que anulou condenações de Lula

Jornal GGN – A Procuradoria Geral da República (PGR) entrou nesta sexta-feira, 12 de março, com recurso contra a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da operação Lava Jato.

Segundo a PGR deve ser mantida as decisões da 13ª Vara Federal do Paraná em relação às ações penais que tiveram as sentenças anuladas por Fachin, são elas o caso do tríplex de Guarujá, do sítio de Atibaia, da sede do Instituto Lula e das doações ao Instituto Lula.

O recurso da PGR, assinado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, argumenta que a manutenção das condenações contra Lula preserva a estabilidade processual e a segurança jurídica.

Araújo pede que Fachin apresente o pedido da PGR para ser julgado por órgão colegiado, caso não aceite reconsiderar a sua decisão monocrática. Além disso, caso o pedido de revogação for eventualmente negado tanto pelo ministro quanto pelo plenário do STF, a PGR solicita que a Corte preserve “todos os atos processuais instrutórios e decisórios já praticados pela subseção judiciária de Curitiba” e que sejam remetidas a outra vara somente as duas ações ainda não sentenciadas.

De acordo com a PGR, os processos não devem ser levados à Justiça Federal do Distrito Federal, como determinado por Fachin, pois os supostos crimes que envolvem Lula teriam “ligação direta com a Petrobras”. No caso do tríplex de Guarujá, a procuradoria afirma que o caso foi remetido para Curitiba por causa do envolvimento da OAS com um cartel de empreiteiras em contratos com a Petrobras.

Para Araújo, e a denúncia é “clara” e os elos da construtora em irregularidades resultaram em “vantagem ilícita” obtida por Lula. No caso do sítio de Atibaia, a PGR alega que Odebrecht, OAS e José Carlos Bumlai realizaram reformas no imóvel para “favorecer” o ex-presidente, sendo que o dinheiro usado teve como origem desvios de contratos com a Petrobras.

Com informações do Uol.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

9 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

11 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

12 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

13 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

13 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

13 horas ago