Prefeitura de Petrópolis tomba “Casa da Morte”

O decreto de preservação considera valor histórico do local como símbolo de violação dos Direitos Humanos durante ditadura militar no Brasil
Reprodução
Jornal GGN – A Prefeitura de Petrópolis publicou no Diário Oficial da última quinta-feira (13) o Decreto nº 613 instituindo o tombamento do sobrado localizado na Rua Arthur Barbosa, nº 50, Quarteirão Suíço, e que ficou conhecido como a “Casa da Morte”.
Durante o período de repressão da ditadura militar no Brasil, o sobrado se tornou um centro clandestino de torturas e assassinatos liderados por agentes do próprio governo. A única sobrevivente da casa foi Inês Etienne Romeu. O depoimento da ex-militante, falecida em abril de 2015, foi fundamental para recompor os fatos históricos envolvendo a casa e o modo de operação dos militares de dentro do edifício, durante a década de 70.
A Prefeitura de Petrópolis, cita o processo de Inês Etienne contra o Estado Brasileiro como um dos fatores para o tombamento, assim como o valor histórico envolvendo o imóvel, ainda em se tratando de um “local simbólico de violação dos Direitos Humanos durante o período da Ditadura Civil-Militar”.
O município pontuou também a importância do tombamento como resposta ao Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3) que aborda, na Diretriz 24, a “necessidade de preservação da memória histórica e a construção pública da verdade, através de identificação e divulgação pública das estruturas, locais, instituições e as circunstâncias relacionadas à prática de violações de direitos humanos”.
“Art. 1º – Fica homologada a Resolução Deliberativa nº 02/2018 do Conselho Municipal de Tombamento Histórico Cultural e Artístico, de 21 de novembro de 2018, efetivando-se o tombamento do imóvel conhecido como “Casa da Morte” (…), passando a ser considerado um bem histórico da Cidade de Petrópolis”, assinou o prefeito Bernardo Rossi.
Com o tombamento, qualquer projeto ou intervenção no imóvel deverá ser previamente analisado pelo Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico da cidade para evitar qualquer descaracterização da casa.
Até hoje o número de mortos dentro da casa é desconhecido, mas estima-se que cerca de 22 guerrilheiros ligados à Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares) tenham sido torturados e mortos ali.
Redação

Redação

View Comments

  • Etienne e Battisti
    Etienne e Battisti, entre outros revoluciinários, viverão eternamente nos corações e mentes das pessoas de boa vontade. Seus carrascos serão lembrados pelas suas infâmias.

  • Tombo, tombar

    No Brasil, prédios tombados e museus têm sido destruídos. Para eles tem sido adequada a palavra "tombo"  e o verbo "tombar"  tal como são entendidos pela população em geral.

    São necessárias duas providências para mudar isto: por parte das autoridades, cuidar efetivamente da conservação dos bens "tombados". E por parte de não-sei-quem, sugerir a troca das palavras tombo e tombar utilizadas nesses casos por palavra e verbo que mostrem efetivamente o empenho em conservar o bem de valor histórico.

      

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

54 minutos ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

2 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

2 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

3 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

4 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

4 horas ago