Senado define posição sobre Venezuela

Foto Roque de Sá/Agência Senado

Jornal GGN – Amanhã, terça-feira, dia 15, o Senado definirá sua posição sobre a crise na Venezuela em sessão deliberativa. Na pauta, dois requerimentos abordando os acontecimentos no país: um de Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que quer voto de censura ao presidente Nicolas Maduro, e outro de Jorge Viana (PT-AC) já aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), pedindo a criação de comissão externa a ser presidida por Fernando Collor (PTC-AC), presidente do colegiado, que iria ao país vizinho em “missão de bons ofícios”, oferecendo ajuda no restabelecimento de vias de diálogo entre governo e oposição.

A crise na Venezuela aprofundou-se quando Maduro perdeu as eleições legislativas e convocou nova constituinte. A oposição boicotou e os protestos, violentos, já resultaram em mais de 100 mortes nos dois lados da contenda. Alguns líderes oposicionistas estão presos. O governo brasileiro agiu para suspender o país do bloco do Mercosul, com base na cláusula democrática.

Ferraço entende que o governo Maduro opera ilegalmente na prisão de opositores. Para ele, é uma ruptura da ordem constitucional a retirada de poderes da Assembleia Nacional, com maioria oposicionista ao presidente venezuelano, em detrimento da nova Assembleia Constituinte.

O senador do PSDB também aborda o aprofundamento da crise econômica apontando um estudo do FMI, que mostra queda do produto interno bruto da Venezuela de 30% desde 2014, além do quadro de hiperinflação.

“A inflação deve ultrapassar 1.000% em 2017, além de outros problemas, como desabastecimento de remédios e alimentos. O desemprego dispara, e milhares de venezuelanos já buscam refúgio em outros países, causando problemas humanitários”, disse ele, citando a situação dos venezuelanos que têm fugido para o estado de Roraima.

E também aponta que a União Europeia, os Estados Unidos e diversas nações já se manifestaram contra o atual processo constituinte.

No caso da comissão aprovada pela CRE, o intuito, segundo Viana, seria a busca de soluções. O Senado, em missão de diplomacia parlamentar, se colocaria à disposição para estabelecer um diálogo com as forças políticas venezuelanas, sem distinções ideológicas.

O requerimento foi aprovado no último dia 3, e Jorge Viana declarou que o Brasil não poderia assistir ao agravamento da crise política e econômica da Venezuela “de braços cruzados”.

“Acho que a situação tem se agravado muito, e talvez o país esteja próximo de uma guerra civil. Não há mais nenhum entendimento, diálogo ou tolerância entre as forças políticas”, disse Viana, afirmando que o aumento de violência e da tensão na Venezuela não interessa à América do Sul.

Viana e Collor entendem que, caso a comissão seja criada, terá de manter contatos prévios com o Itamaraty, com o governo Maduro e com a oposição, “para saber se desejam de alguma maneira a nossa atuação”.

Collor também afirmou que o Senado terá que optar entre o requerimento da CRE, da criação de comissão externa, ou o de Ferraço, pelo voto de censura ao governo Maduro. “Como poderemos ir à Venezuela numa missão de bons ofícios, caso também seja aprovado um voto de censura? Será uma discrepância de atitudes, uma contradição”, disse Collor.

Com Agência Senado

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Esse ferraço é um capacho,

    Esse ferraço é um capacho, reacionário, e entreguista. Na verdade, o desejo desses canalhas tucanos, é pela intervenção dos norte-americanos na Venezuela. Quando aproveitariam para se posicionar de quatro, entregando o que resta de Brasil, para repasto dos rapazes de Washington. 

    Orlando

  • Que impostura.
    Ferraço propor

    Que impostura.

    Ferraço propor moção contra o governo da Venezuela é o cúmulo do cinismo nacional. É um GOLPISTA!

    FC representar o Brasil é outra, ele deveria estar é preso.

    Deveriamos como nação "soberana" indicar um negociador a altura do governo Venezuelano, por exemplo, o Ex-ministro das relações exteriores Celso Amorim.

    Mas, considerando o momento atual, estaremos representados tal como somos. GOLPISTAS.

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

3 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago