Política

Sindicato fará ato sobre 60 anos do golpe militar com presença de ministro de Lula

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Associação Heinrich Plagge preparam um ato político para a próxima quinta-feira, 4 de abril, a partir das 16h, para marcar os 60 anos do golpe militar de 1964 e “celebrar a democracia”.

O evento foi confirmado pela reportagem na manhã desta sexta (29). Entre as personalidades previstas no ato estão Frei Betto e o ministro do Trabalho do governo Lula, Luiz Marinho (PT).

Por determinação do presidente Lula, órgãos do governo federal e ministros de Estado não organizaram atos oficias para marcar os 60 anos do regime militar.

Nesta sexta (29), o jornal britânico The Guardian publicou matéria dizendo que a decisão de Lula deixou os familiares das vítimas da ditadura “consternados”.

Segundo o The Guardian, Lula proibiu eventos sobre o golpe de 1964 “possivelmente para evitar irritar os militares.”

“A decisão aparentemente teve como objetivo evitar irritar os chefes militares num momento em que vários militares de alto escalão enfrentam a prisão por supostamente conspirarem para impedir que Lula assumisse o poder após sua eleição em 2022. Essa suposta conspiração culminou no levante fracassado de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram o palácio presidencial, o Congresso e o Supremo Tribunal em Brasília”, pontuou o The Guardian.

O jornal ainda lembrou que Lula disse numa entrevista recente que está mais preocupado com o golpe “atual” e ainda acrescentou que o golpe de 1964 “pertence à história”. “Já causou o sofrimento que causou. O povo conquistou o direito de democratizar o país, e os generais que hoje estão no poder eram crianças naquela época“, disse Lula.

No evento do Sindicato será lançado o livro “Ditadura, a cumplicidade da Volkswagen e a resistência dos trabalhadores”, e também será exibido o documentário “Metalúrgicos para a Democracia”. O evento contará ainda com show da cantora Jordanna.

Leia também:

Redação

Redação

Recent Posts

Lobby das isenções está pronto para agir no Congresso

Campanha alerta para trabalho de bastidores pelo aumento das isenções, o que se reflete em…

3 minutos ago

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

39 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

53 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago