Sindicato fará ato sobre 60 anos do golpe militar com presença de ministro de Lula

Evento terá lançamento de livro sobre cumplicidade da Volkswagen com a ditadura e exibição de documentário

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Associação Heinrich Plagge preparam um ato político para a próxima quinta-feira, 4 de abril, a partir das 16h, para marcar os 60 anos do golpe militar de 1964 e “celebrar a democracia”.

O evento foi confirmado pela reportagem na manhã desta sexta (29). Entre as personalidades previstas no ato estão Frei Betto e o ministro do Trabalho do governo Lula, Luiz Marinho (PT).

Por determinação do presidente Lula, órgãos do governo federal e ministros de Estado não organizaram atos oficias para marcar os 60 anos do regime militar.

Nesta sexta (29), o jornal britânico The Guardian publicou matéria dizendo que a decisão de Lula deixou os familiares das vítimas da ditadura “consternados”.

Segundo o The Guardian, Lula proibiu eventos sobre o golpe de 1964 “possivelmente para evitar irritar os militares.”

“A decisão aparentemente teve como objetivo evitar irritar os chefes militares num momento em que vários militares de alto escalão enfrentam a prisão por supostamente conspirarem para impedir que Lula assumisse o poder após sua eleição em 2022. Essa suposta conspiração culminou no levante fracassado de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram o palácio presidencial, o Congresso e o Supremo Tribunal em Brasília”, pontuou o The Guardian.

O jornal ainda lembrou que Lula disse numa entrevista recente que está mais preocupado com o golpe “atual” e ainda acrescentou que o golpe de 1964 “pertence à história”. “Já causou o sofrimento que causou. O povo conquistou o direito de democratizar o país, e os generais que hoje estão no poder eram crianças naquela época“, disse Lula.

No evento do Sindicato será lançado o livro “Ditadura, a cumplicidade da Volkswagen e a resistência dos trabalhadores”, e também será exibido o documentário “Metalúrgicos para a Democracia”. O evento contará ainda com show da cantora Jordanna.

Leia também:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador