Xadrez das trombadas entre Bolsonaro e o Exército, por Luis Nassif

O destino do governo Bolsonaro depende de duas vertentes: o quadro econômico e as relações com os militares.

No front econômico, a situação é cada vez mais complexa. No front militar, há sinais de um distanciamento cada vez maior do Exército em relação ao governo.

Vamos ao nosso Xadrez montado com duas fontes experientes na análise dos militares.

Peça 1 – Bolsonaro e a cúpula militar

As relações de Bolsonaro com a cúpula do Exército são confusas. Bolsonaro não representa a cúpula militar. Se serve dela e, ao mesmo tempo, a despreza, pois sofreu humilhação pública com sua expulsão, episódio raro na vida de um oficial.

Na cabeça de Bolsonaro, ele precisa do aval militar para enfrentar forças políticas antagônicas, mas, ao mesmo tempo, não quer ficar refém. Observadores lembram uma semelhança com Hitler em relação ao Wehrmacht, o exército alemão.

Bolsonaro tem o apoio de uma minoria, os herdeiros da linha dura, como Alberto Heleno, que foi do gabinete de Silvio Frota. Mas é desprezado pela ala moderna e democrática do Exército, representada pelo general Santos Cruz, que considera Bolsonaro um perigo nacional. Esse pensamento é majoritário no alto oficialato e na maioria dos 16 oficiais do Alto Comando.

Peça 2 – o desconforto do Exército

A subserviência de Bolsonaro aos Estados Unidos tem produzido desconforto no Alto Comando. Há críticas internas à maneira como foi conduzido o acordo que entregou a base de Alcântara ao controle americano.

Há dúvidas também sobre a maneira como Bolsonaro se comportará ante as pressões do Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de provocar a interrupção do programa nuclear brasileiro, enfiando goela abaixo um acordo de não proliferação nuclear com a Argentina. No momento, Pompeo está em Buenos Aires pressionando Macris.

A visão da ala racional do Exército é sobre a necessidade de preservas espaços democráticos e buscar pontos de consenso com a oposição. Essa postura ficou clara no episódio em que Bolsonaro chamou o general da reserva Eduardo Rocha Paiva de “melancia”. (verde por fora, vermelho por dentro) devido às críticas que sofreu pelos ataques ao Nordeste. Direitista ideológico, Rocha Paiva taxou o comportamento de Bolsonaro de “antipatriótico” e “incoerente”.

Imediatamente o ataque de Bolsonaro provocou a solidariedade do general Sérgio Etchgoyen, que chefiou o Gabinete de Segurança Institucional no governo Temer. Conhecido como linha dura, Etchgoyen criticou a política de confrontos sucessivos e levantou a necessidade de se buscar um Pacto de Moncloa – como referência ao pacto na Espanha, após a queda do regime franquista. Há uma visão interna sobre a necessidade de preservar espaços para a oposição, como condição para a pacificação e para começar a se pensar em um projeto nacional.

Peça 3 –o papel do general Pujol

Tem-se no Comando do Exército, agora, o general Edson Pujol que, ao contrário de seu sucessor, general Villas Boas, mantém estrito profissionalismo, evitando qualquer interferência política e de protagonismo nas redes sociais. E, ao mesmo tempo, tem-se revelado um estrategista objetivo e determinado.

Seu primeiro movimento consistiu em dar uma “carona” no general Otávio Rêgo Barros, porta-voz de Bolsonaro, que não conseguiu a promoção e foi para a reserva.

Pujol colocou como comandante do Sudeste o general Marcos Antônio Amaro dos Santos, que foi Chefe da Casa Militar de Dilma e é considerado da direita civilizada.

Outro general bolsonarista da ativa, Luiz Eduardo Ramos, foi para a articulação política. Apesar de afável, a intenção de Bolsonaro foi intimidar o Congresso. Ramos continua na ativa, mas não participa mais do Alto Comando. Enquanto estiver na Secretaria de Governo será apenas um “agregado” de Bolsonaro, uma espécie de aposentadoria antecipada, antes de ir para a reforma.

Peça 4 – os conflitos próximos

Internamente, aumenta a preocupação com a rapidez com que o governo Bolsonaro está promovendo o desmonte do Estado, inclusive em setores que mexem com a segurança nacional, como o de energia.

Outro desconforto tem sido a atuação dos setores econômicos de desmonte do Estado brasileiro, com a política econômica e com o desmonte da política social. Do ponto de vista da segurança nacional, significa expor o país a problemas sociais de monta em futuro breve.

Considera-se que Paulo Guedes está em uma corrida contra o tempo, antes que termine o governo Trump.

Com a operação de ataque a Glenn Greewnald, Bolsonaro deu a partida para a radicalização final de seu governo. Sem conseguir entregar nada no front econômico, com o desalento aumentando, apostará mais uma vez na radicalização, inclusive como maneira de não perder o controle sobre a ultradireita da opinião pública.

É possível que esse açodamento provoque reações mais incisivas do Alto Comando, especialmente do Exército.

 

 

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Confuso não é o RELACIONAMENTO DE BOLSONARO COM OS MILITARES, mas o QUE É RIDÍCULO É VÊ ESSES GENERAIS LAMBENDO OS CURTUMES DE BOLSONARO. É obvio que isso é uma VINGANÇA POR PARTE DO BOÇAL e é por isso que faz o que faz, HUMILHA, PISA, DEMITE , OFENDE SÓ FALTA CUSPIR. O que esses GENERAIS COMO VILLAS BÔAS, HELENO E OUTROS QUE BABAM POR BOLSONARO pensaram... TOMAR O PODER, NÃO DEU CERTO. E hoje além deles colaborem em entregar o país SAIRÃO DESSE GOVERNO DESONRADO E SEM MORAL.

  • Reações do Exército contra Bolsonaro ?
    Ala moderna e democrática do Exército no Alto Comando ?
    Preservar espaço pra oposição e pensar num projeto nacional ?
    Não acredito no "Sim" em nenhuma das três questões.
    O general Villas Boas até CHOROU com o agradecimento de Bolsonaro...
    Da Marinha e da Aeronáutica só espero subserviência ao Exército...

    • Concordo. Não haverá reação. E a tendência é mais subserviencia acompanhada de sucateamento. Bolsonaro com a liberacao do armazenamento pesado já prepara sua SA milicia paramilitar q ajudou na ascensão de Hitler. A SA do bozo substituira as forças armadas. Vingança maligna.

  • o duro é cpnviver com essavloucura cotidiana
    que inferniza a vida de todos...
    haja psiquiatria,
    haja freuds e lacans para expliocar-nos...
    haja jessés e nassifs e altmans, principalmente....

  • Enquanto o cenário econômico permanecer nesse empate, nem piora de vez, nem melhora de vez, qualquer análise é falha.

  • Ledo e ivo engano, caro Nassif: os militares estão com o bolsonaro e o bolsanarismo para sempre: entreguistas, vendilhões e fascistas. Não vejo qualquer militar que não seja ultra-direitista: não gostam de pobres, não gostam de políticas sociais, abominam qualquer resquício de estado democrático de direito e, pior, pensam primeiro nos seus bolsinhos desde já recheados. Fossem o que você pensa que sejam, nem teriam entrado no desgoverno bolsonazi. Mas, ao contrário, não só entraram como o admiram (afinal, o bolsonada é o herói deles: foi expulso por querer defender os seus bolsinhos-casernovos).

    • Eles não entraram no governo bolsonazi.
      Eles SEMPRE estiveram por trás do golpe que desgraçou o Brasil.
      Você acha que estes vagabundos do judiciário(moro, trf4, stj e stf + mpf) fariam o que fizeram se não tivessem a certeza da retaguarda protegida?
      Estamos sendo governados por bandidos da pior espécie e ainda por cima entreguistas sem qualquer noção de soberania e desenvolvimento.
      Se este boçal ficar lá até 2022 qualquer chance de desenvolvimento do brasil estará liquidada.
      O RICS já não conta mais com o Brasil e estão construindo alternativas, principalmente alimentares.
      Penso que o Brasil não terá outra chance com eles por não ser membro confiável.
      A verdadeira luta hoje é entre os EUA e seus vassalos contra a China, Rússia pelo domínio geopolítico e recursos naturais.
      Eles têm(Asia) mais de metade da área geográfica e da população mundial. Lá ainda há muito o que desenvolver e explorar. Sem contar que a China já cravou os pés firmemente na Africa.
      Aqui, já está tudo na reserva.
      Penso que ao Brasil não sobrarão sequer as migalhas.

  • Discordo. Um bando de come e dorme, querem o salário no final do mês. Se fossem nacionalistas não deixavam esse louco e seus idiotas ser eleito.

  • No popular dos comandos da ativa...
    um Estado que ninguém controla não é bom para ninguém, principalmente quando dissolve, invalida ou tira toda a importância das Forças Armadas

    há limites para violações de direitos garantidos e Bolsonaro já está quase lá com a sua estupidez

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

6 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

10 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

10 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago