Política

Zelensky pede encontro com Lula para discutir guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu uma reunião bilateral com Lula, para, provavelmente no domingo, quando ambos participam do encontro anual da cúpula do G7.

O governo brasileiro ainda não confirmou o encontro. Além do primeiro-ministro da Auestrália, o presidente brasileiro tem encontros com os líderes do Japão, Alemanha, Índia, Vietnã e França.

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, também está na agenda de Lula, assim como uma reunião com empresários e representantes de bancos japoneses.

Bandeira

Em praticamente todas as viagens internacionais, Lala falou sobre a guerra na Ucrânia. O presidente defente maior esforço global para por fim aos conflitos e adotou uma postura neutra em relação à Ucrânia e à Rússia.

A tentativa de negociar a paz envolvou ainda uma visita do assessor para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, a Zelensky. Durante o encontro, Amorim explicou a idea de Lula, que almeja criar um grupo de países que possa negociar o fim do conflito com a Rússia.

Lula chegou até a se envolver uma polêmica ao afirmar que os Estados deveriam “parar de incentivar a guerra”.

G7

Guerra na Ucrânia e o aumento da inflação nas principais economias do mundo serão os principais temas da cúpula do G7, realizada entre os dias 19 e 21, em Hiroshima, no Japão.

Com a participação dos países membros, de países convidados, de representantes da Organização das Nações Unidas, do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da União Europeia e outros organismos, os encontros devem ter discussões ainda sobre o enfrentamento das vulnerabilidades dos países de média e baixa renda por conta da crise, a aceleração de ações voltadas à mudança do clima, a ajuda internacional para obtenção do equilíbrio energético, o fortalecimento da arquitetura internacional na saúde pública, o desarmamento nuclear, alimentação, saúde e desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

Camila Bezerra

Jornalista

View Comments

  • O grande LULA, deve falar com todos, porém com este nazista bélico, matador de trabalhadores e idiota, é perder tempo, que poderia está sendo gasto para com coisas sérias no campo dos seres humanos.

  • Agente faz comentário sobre o Zelenski, e nunca publicam..pesquisem sobre os trabalhadores e suas famílias quinados vivos na sede do sindicato em ODESSA, e ele o Zelenski, condecorou o Exercito AZOV, por esse feito, e ainda disse: "eles são o que são", por isso contesto a aproximação de um governo eleito pelo partido dos trabalhadores aproximar desse tipo de politico.

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

2 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

2 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

2 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

3 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

3 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

4 horas ago