Categories: Políticas Sociais

Os 79 anos do Correio Aéreo Nacional

Do Portal de Luís Nassif

Do Blog de Nelson Townes de Castro

Correio Aéreo Nacional, CAN, o amigo da Amazônia, completa 79 anos

Da redação de NoticiaRo.com, com base no site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Mais do que um amigo, um anjo da guarda dos povos da Amazônia, o Correio Aéreo Nacional (CAN), completou em 11 de junho 79 anos de existência.

Desfiles, exposição de aeronaves e, sobretudo, emoção, marcaram a comemoração da data na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, assim como outras autoridades do Comando da Aeronáutica, estiveram presentes à solenidade militar que também homenageou o Dia da Aviação de Transporte.

O evento começou às 8h30 com uma missa de ação de graças em memória ao CAN, rezada pelo Arcebispo Militar Dom Osvino José Both.

Às 10 horas, ocorreu a solenidade militar no pátio operacional da BAAF, com uma homenagem ao Major-Brigadeiro-do-Ar da Reserva José Rebelo Meira de Vasconcelos.

Um desfile aéreo com aviões Hércules C-130 e Amazonas C-105 cruzou o céu da Base dos Afonsos durante a cerimônia.

PIONEIROS DA INTEGRAÇÃO

Em sua mensagem, o Comandante da Aeronáutica lembrou que o amor ao próximo e o senso do dever de um grupo de visionários deram asas ao símbolo máximo da integração de crenças, sotaques e culturas da nação brasileira constituindo-se no maior legado deixado pelos heróicos pioneiros do Correio Aéreo Nacional.

Também salientou a evolução dos meios aéreos que permite vislumbrar o futuro emprego dos KC-390 na aviação de transporte, ampliando a capacidade logística, de mobilidade da tropa e de apoio aos brasileiros em todo o território nacional.

Uma das atrações foi a exposição “Redescobrindo o Brasil”. O acervo, montado no hangar do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), contou a evolução da trajetória do CAN por meio de painéis fotográficos e peças antigas como jaquetas e macacões de voo.

A finalidade da mostra, segundo os organizadores, é evidenciar a participação do Correio Aéreo Nacional no processo de integração nacional.

PASSADO HERÓICO

O desfile mostrou o avião Curtiss Fledgling K-263, utilizado na primeira missão do CAN.

Doze comandantes de unidades aéreas de transporte da FAB receberam a medalha mérito operacional Nero Moura.

O Coronel Neri Nascimento conduziu o estandarte do Comando de Transporte Aéreo (COMTA) no desfile da tropa, formado à frente do grupamento pelos veteranos do Correio Aéreo Nacional, encerrando a cerimônia comemorativa.

O CAN realizou sua primeira missão no dia 12 de junho de 1931. Um malote com duas cartas deveria ser entregue à sede dos Correios e Telegráfos em São Paulo pelos Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro Montenegro Filho.

Para cumprir o objetivo os militares decolaram do Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, a bordo do biplano Curtiss Fledgling K-263 com destino ao Campo de Marte, na capital paulista.

Como não conseguiram localizar o aeródromo, pousaram no Jockey Clube Paulista da Mooca e completaram a tarefa a pé.

A partir daí iniciava-se a verdadeira saga que, além do transporte de passageiros levou, sob suas asas, solidariedade e ajuda humanitária aos mais distantes rincões do País. Inaugurava-se, assim, o Correio Aéreo Militar.

Idealizado pelo então Ministro da Guerra, General José Fernandes Leite de Castro, o Correio Aéreo Militar surgiu imbuído do espírito de “fazer o que a Nação precisa”.

Sob o comando do então Major Eduardo Gomes, o Correio Aéreo Militar expandiu-se pelo interior do país.

CAMINHOS DA AMAZÔNIA

Com a criação do Correio Aéreo Naval em 1934, as linhas da Aviação Militar multiplicaram-se pelo Centro-Sul. O recebimento de aeronaves mais modernas e a marcação de novos campos de pouso possibilitaram a descoberta dos caminhos para a mais remota das regiões: a Amazônia.

Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, houve a fusão dos Correios Aéreos Militar e Naval, e surgiu o Correio Aéreo Nacional (CAN).

Atualmente, o Centro do Correio Aéreo nacional (CECAN) é o órgão central do Sistema do Correio Aéreo Nacional (SISCAN). A instituição gerencia 24 postos do CAN e 19 Elementos CAN (nas localidades onde não há postos) espalhados pelo território brasileiro, sendo o responsável pela coordenação, controle e assessoramento técnico e normativo de toda estrutura de recursos materiais e humanos componentes do sistema.

O CAN atende atualmente 52 municípios na região Amazônica. No total são oito linhas, cinco delas no Amazonas, uma no Acre, uma em Rondônia e uma no Estado de Roraima. De 2004 até o mês de janeiro deste ano, foi contabilizado um total de 71.512 atendimentos a pacientes nas diversas missões do CAN. Para ler o restante desta matéria acesse www.noticiaRo.com

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

3 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

4 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

6 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

7 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

7 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

7 horas ago