Os cuidadores de idosos e a nova lei das domésticas

Do O Globo

Nova lei coloca cuidadores em situação delicada

Para presidente de sindicato, aumento dos gastos deve acarretar em dispensas

NICE DE PAULA

RIO – A mudança nas regras do trabalho doméstico vão atingir em cheio os idosos do país. O alerta é da presidente dos Sindicato dos Empregadores Domésticos do Estado de São Paulo, Margareth Galvão Carbinato, para quem as medidas vão ter um impacto mais forte para as famílias que contratam cuidadores.

— Esses profissionais já tinham o salário mais alto para poder ficar à noite e, agora, sobre esses valores vão incidir horas extras, adicional noturno. Isso cria uma realidade terrível. Idoso neste país não tem direito a nada. Já cortaram as aposentadorias, criaram o fator previdenciário e agora vão ter que ficar sem seus acompanhantes — diz.

Para a advogada, há uma grande distância entre a lei no papel e a realidade da vida prática das pessoas, que estão assustadas, sem saber como cuidar de seus idosos e crianças.

— Além da questão econômica, há um aspecto humano. Muitos idosos já estavam acostumados com seus cuidadores, mas as famílias, apavoradas, vão dispensar esses profissionais. É bonito fazer a lei e jogar a responsabilidade de resolver os problemas para as outras pessoas.

Autora do livro “Paz para Empregados e Empregadores”, Margareth está cética com relação à possibilidade de harmonia na aplicação das novas regras. Segundo ela, o controle da jornada de trabalho, por exemplo, será missão quase impossível e, mesmo com o livro de ponto, os patrões não terão como saber a hora de entrada e saída dos empregados, já que muitos saem de casa antes de seus funcionários chegarem e só retornam quando já foram embora.

— Os senhores senadores vão mandar alguém para as nossas casas para controlar isso?

Ela lembrou que a legislação das diaristas há anos aguarda regulamentação e há decisões divergentes sobre vínculo empregatício de quem trabalha duas vezes na semana.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Tanta coisa parar mudar ou

    Tanta coisa parar mudar ou melhorar nesse país e eles se preocupam com outras coisas que com certeza não "afetarão" eles diretamente. Quando se faz uma mudança tem que pensar que vai ser bom para todas as partes envolvidas. Eles pensaram nos idosos? Não. Futuramente eles também serão idosos e precisará da ajuda de algum cuidador, aí sim eles sentirão na pele. 

    • Sobre empregada doméstica
      Boa noite. Gostaria que tirem a minha dúvida eu trabalho como enpregada domestica na casa ja fais 3 anos. Mais eu estou com muita dúvida porque além da casa que é muito grande , e casa e dois andar . Mais única coisa que estou encomodada e porque eu ainda cuido de uma idosa que tem 92 anos . Acho muito errado porque anoite tem duas cuidadoras que olha ela. Gostaria de sabe se eu sou obrigada de olhar essa idosa.. . Ou a minha patroa tem qui contratar uma cuidadora de idoso pra ficar com ela durante o dia. Essa idosa que eu olho E a mãe da minha patroa

  • ACABOU O TRABALHO ESCRAVO!

    PLENA INJUSTIÇA DEIXEI OS MEUS FILHOS COM MEU ESPOSO.A MINHA FILHINHA ERA UM BEBÊ E O MEU FILHO TINHA UM ANINHO DE IDADE,POR PENSAR PRIMEIRA MENTE NO MEU TRABALHO ESQUECI DOS MEUS, POR CUIDAR TAO BEM DOS FILHOS DOS MEUS PATROES,EU DORMIA DE SEGUNDA  A SEXTA E NAO TINHA TEMPO PARA CUIDAR DA MINHA FAMILIA,NAO TINHA TEMPO DE CUIDAR DOS MEUS FILHOS, E NEM TINHA TEMPO PARA CUIDAR DAS COISAS DA VIDA,MEUS FILHOS CRESCERAM MINHA FILHA EM GRAVIDOU COM 14 ANOS DE IDADE E O MEU FILHO ENTROU PARA O MUNDO DAS DROGAS. E MINHA PATROA MANDOU EU IR EMBORA, POR OS

     FILHOS DELA TER CRESCIDO. UM FOI PARA A FACULDADE DO ESTADO UNIDOS, O OUTRO ESTAR SE PREPARANDO PARA IR TAMBEM E O MEU FILHO A FACULDADE DAS DROGAS E SABE OQUE ELE ME FALOU? MAE VARIAS NOITE EU CHOREI QUERENDO VER VOCÊ COMIGO, A NOITE CHORAVA QUERENDO QUE A SENHORA ME AQUECESSE NOS SEUS BRAÇOS. ISSO ME DOI MUITO E HOJE EM DIA SOU SEPARADA. REALMENTE TIVE QUE TRABALHAR FORA PARA SUSTENTAR MINHA FAMILIA EU NUNCA TIVE DINHEIRO PARA PAGAR UMA BABÁ PARA OLHAR OS MEUS FILHOS.

            O QUE EU PENSO SOBRE OS EMPREGADORES É QUANDO EU TRABALHAVA NAO TINHA HORA PARA DORMI PORQUE EU TINHA QUE FICAR COM AS CRIANÇAS. E QUANDO  ELES ACORDAVAM A MADRUGADA EU QUE FICAVA COM ELES. E QUEM FICAVA COM OS MEUS FILHO?  

       

     O QUE EU PENSO SOBRE OS EMPREGADORES?  SÓ CONTRATE EMPREGADOS QUE TEEM CONDIÇÕES.

    ESSA LEI VAI TIRAR MUITA MADAME DO SALTO.SEM HORARIO PARA DORMI E SEM HORARIO PARA ACORDAR ASSIM É A VIDA DAS EMPREGADAS DOMESTICA AS QUE DORME NO SERVIÇO. E SAO INJUSTIÇADA PELOS PATROES. NA GRANDE VERDADE VOCÊ FAZ LIVROS FALANDO SOBRE INJUSTIÇA. PARE E PENSE,PENSE MAIS NO SEU PROXIMO NAO SEI O TEU TRATAMENTO COM OS SEUS EMPREGADORES. MAIS PENSE QUE O UNICO DEUS DO CEU ESTAR FAZENDO JUSTIÇA, PELO UM POVO QUE SÓ QUEM MANDAVA ERA SOMENTE OS PATROES. EU FALO DO QUE VIVI E VEJO ALGUMAS AMIGAS MINHA SENDO HUMILHADA PELOS PATROES SENDO TRATADAS HUMILHADAS. 

    A ESCRAVIDÃO ACABOU, VAMOS NOS DESPERTAR. SOMOS SERES HUMANOS QUE TEMOS SENTIMENTO IGUAIS A TODOS.

  • Denuncia

    Gostaria de fazer uma denuncia, uma amiga minha trabalha numa casa cuidando de idosos, a casa é clandestina, ela trabalha q nem escrava, o patrão dela não paga vale refeição nem vale transporte, fica dando em cima dela todo dia, espero que voces tomem uma providencia, voces são a unica saida, a coitada não aguenta mais essa vida de escrava. essa casa fica na rua Gregorio Serrão n. 343, cep 04106-040. O nome dos Donos são, Celso de Castro e Jose Paulo Coutinho de Arruda...

Recent Posts

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

1 hora ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

1 hora ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

2 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

3 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

5 horas ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

6 horas ago