Categories: Políticas Sociais

Programas sociais deixam as pessoas preguiçosas?

Nestes últimos dias, pós-eleição da presidente Dilma, tem acontecido uma série de ataques ao povo nordestino. O povo nordestino foi “responsabilizado” pela eleição da nova presidente e o presidente Lula foi acusado de comprar votos dos nordestinos com o programa Bolsa família. Outra acusação que estes mesmos fazem aos nordestinos é a de se tornarem preguiçosos por causa da bolsa família, ou seja, segundo essas pessoas, os programas sociais do governo deixam as pessoas indolentes. Acredito que na raiz de todo preconceito está a ignorância, por isso, resolvi apresentar algumas considerações sobre o assunto.

Sobre a eleição da presidente Dilma não existe defesa mais contundente do que a nota divulgada pelo TSE, nesta nota, o TSE afirma que Dilma seria eleita mesmo que os votos do norte e nordeste fossem anulados (Veja). Em outras palavras, a tese de que os programas sociais do governo compraram votos dos nordestinos (não aqueles que estão espalhados pelo Brasil, mas aqueles que vivem naquela região) fica totalmente desqualificada.

A tese respeito da suposta preguiça causada nos nordestinos pelo programa bolsa família, também não se confirma quando olhamos os dados do emprego no Brasil. Quando observamos os dados do Cadastro geral de empregados e desempregados (CAGED), notamos que de janeiro de 2010 a novembro de 2010 o emprego no Brasil cresceu como um todo. O curioso é perceber que no acumulado do ano (janeiro a novembro) o nordeste figura com três estados entre os dez primeiros da federação com o saldo mais positivo na geração de empregos, a saber: 7º Bahia- 108.705; 8º Pernambuco- 103.104 e; Ceará 73.143. No que diz respeito à geração de empregos no mês de novembro de 2010, esse número de estados sobe de três para quatro, que são: 5º Bahia; 7º Ceará; 8º Pernambuco e; 10º Alagoas.

Na geração anual de empregos os estados do nordeste supracitados superaram estados como Espírito Santo, Goiás e o Distrito Federal.

Na verdade, exponho esses argumentos não para traçar uma competição entre os estados da federal, pois acredito que, apesar da nossa diversidade cultural, somos um só país.

Para terminar, fica a seguinte pergunta: os programas sociais realmente deixam as pessoas preguiçosas? Para aqueles que pensam assim, ai vai a tabela completa da geração de empregos no Brasil no ano de 2010. (Tabela do CAGED)

Redação

Redação

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

8 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

10 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

10 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

10 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

11 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

14 horas ago