Ipea afirma que mulher trabalha 5,4 anos a mais do que homem

Jornal GGN – Simulação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a mulher trabalha 5,4 anos a mais do que o homem ao longo de 30 anos de vida laboral. A diferença é causada pelos trabalhos domésticos, e o cálculo usou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, realizada em 2014.
O Ipea também ressalta que, no período de cerca 30 anos, as mulheres chegam a 22,4 anos de contribuição para a Previdência Social, em média. De acordo com a pesquisadora Joana Mostafá, as interrupções na contribuição são causadas pelo desemprego, trabalho informal, afastamento do mercado de trabalho para cuidar dos filhos, entre outros.

Na semana passada, o instituto lançou uma nota técnica defendendo que as idades de aposentadoria de homens e mulheres sejam diferentes. Hoje em dia, os homens devem ter 35 anos de contribuição para se aposentar, e as mulheres, 30. A aposentadoria por idade exige 15 anos de contribuição e idade de 65 anos para o homem e 60 anos para a mulher.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, da reforma da Previdência, estabelece 25 anos de contribuição tanto para homens e mulheres, e idade mínima de 65 anos. O governo argumenta que as mulheres vivem amis que os homens.
“O acordo da Previdência é um acordo social. Ele visa, entre outras coisas, compensar algumas desigualdades do mercado de trabalho”, afirma Joana, destacando a jornada dupla de trabalho, a diferença de salários entre homens e mulheres e também a taxa de desemprego, “que é maior entre as mulheres do que entre os homens”. Para a pesquisadora, as mulheres poderiam contribuir mais para o INSS se não fossem por essas dificuldades.
Para o governo, a equiparação da idade de aposentadoria masculina e feminina tende a diminuir a desigualdade no mercado de trabalho. Mostafá concorda que existe uma redução na desigualdade de renda, mas ressalta que a participação da mulher no mercado de trabalho está estagnada em 60% desde 2005.
Redação

Redação

Recent Posts

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

28 minutos ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

2 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

2 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

3 horas ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

3 horas ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

3 horas ago