Categories: Religião

Bento XVI transfere subsecretário do Vaticano para Colômbia

Por Nilva de Souza

Subsecretário do Vaticano é transferido para a Colômbia em meio a revelações e escândalos

Do UOL, em São Paulo

Diante das especulações sobre o conteúdo do relatório referente aos escândalos da Santa Sé, o papa Bento 16 oficializou nesta sexta-feira (22) a transferência do monsenhor Ettore Balestrero, subsecretário de Estado do Vaticano, para ocupar o cargo de núncio apostólico (embaixador) na Colômbia.

Balestrero, que estava em seu cargo atual desde 2009, era responsável por manter o Vaticano na lista dos países financeiramente transparentes. Também esteve à frente das negociações com a China, com Israel, além de ter liderado a delegação que investigou o escândalo de corrupção do Banco do Vaticano. O porta-voz do Vaticano Federico Lombardi classificou a transferência, que segundo ele estava sendo estudada havia meses, como uma “promoção” e descartou qualquer relação do fato com o documento de 300 páginas escrito por três cardeais a pedido do papa Bento 16. 

O lugar de Balestrero no Vaticano será ocupado pelo Antoine Camilleri, ex-secretário particular do Ministro das Relações Exteriores, Dominique Mamberti.

AmpliarPontificado de Bento 16200 fotos1 / 20022.fev.2013 – Fiéis comparecem à missa em Ação de Graças pelo Pontificado de Bento XVI celebrada pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, , na Catedral da Sé, Centro da capital paulista, nesta sexta-feira (22). Marcelo Alves/Estadão ConteúdoRelatório ultrassecreto

Uma série de revelações sobre uma trama de corrupção, sexo e tráfico de influência no Vaticano, lançadas nesta semana pela imprensa italiana, ofuscam o conclave para a eleição de um novo papa após a histórica renúncia de Bento 16.

As denúncias, publicadas por dois importantes veículos de comunicação da Itália, o jornal “La Repubblica” e a revista “Panorama”, afirmam que o pontífice decidiu renunciar ao cargo depois de receber um relatório ultrassecreto de 300 páginas, produzido por três cardeais de confiança.

MAIS ÁLBUNS

  • Bento 16 encerrará mandato com a cor da penitência; veja as roupas

  • Quem você acha que será o sucessor de Bento 16? Vote

  • Veja os cardeais brasileiros que vão votar na eleição do papa

 

 

No relatório são descritas as lutas internas pelo poder e pelo dinheiro, assim como o sistema de chantagens internas baseadas em fraquezas sexuais, o chamado “lobby gay” do Vaticano.

Sob o título “Não fornicarás, nem roubarás, os mandamentos violados no relatório que sacudiu o Papa”, o “La Repubblica” aponta que o relatório descreve a existência de uma “rede transversal unida pela orientação sexual”. “Pela primeira vez, a palavra homossexualidade foi pronunciada no apartamento papal”, afirma o jornal.

O jornal afirma que durante oito meses os cardeais interrogaram diversos cardeais, bispos e laicos, dividindo-os por congregação e nacionalidade, e estabeleceram que existem vários grupos de pressão dentro do Vaticano, entre eles um sujeito a chantagem, a “impropriam influenciam” por sua homossexualidade.

Outro grupo se especializa em montar e desmontar carreiras dentro da hierarquia vaticana e outro aproveita para utilizar recursos multimilionários para seus próprios interesses à sombra da cúpula de São Pedro através do banco do Vaticano, de acordo com a publicação, que descreve nesta sexta-feira “a guerra pelo dinheiro no Banco de Deus”.

Em seu relatório especial, a revista “Panorama”, em um artigo assinado por Ignazio Ingrado, sustenta que o documento cardinalício será determinante para a eleição do sucessor de Bento 16.

Para as duas publicações, o papa, que foi informado em várias ocasiões sobre o resultado da investigação dos três cardeais, se convenceu de que um sucessor mais jovem, forte e enérgico era o melhor indicado para fazer a limpeza na milenar instituição, e por isso decidiu deixar o trono de Pedro no dia 28 de fevereiro

* Com a AFP. 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

9 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

11 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

11 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

11 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

12 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

15 horas ago