A esdrúxula noção de prazo de vacinação do coronel Elcio, porta-voz da Saúde

Ex-coronel das Forças Especiais, a biografia do coronel Élcio Franco – Secretário Executivo do Ministério da Saúde – é inteiramente focada no seu trabalho nas Forças Armadas. Há uma exceção, o cargo de Secretário da Saúde no irrelevante estado de Roraima.

Franco alegou ser irresponsabilidade fixar uma data para o início da campanha de vacinação sem ter certeza sobre o prazo de aprovação das vacinas pela Anvisa (Agência Nacional deu Vigilância Sanitária).

É inacreditável essa visão monofásica de prazos.

Se o Momento 0 é o dia da aprovação da primeira vacina pela Anvisa, pouco importa o dia-calendário: o dia de referência é o da aprovação da vacina.

Ou seja, se a primeira fase tem, como exemplo, 7 dias, a segunda tem 14 dias, a terceira tem 21 dias, o calendário fica assim:

1. Se a aprovação da vacina for no dia 10 de janeiro, a primeira fase será de 10 a 17 de janeiro; a segunda, de 17 a 31 de janeiro, e assim por diante.

2. Se a aprovação for no dia 15 de janeiro, a primeira fase será de 15 a 22 de janeiro; a segunda, de 22 a 4 de fevereiro, e assim por diante.

Ora, entender essa obviedade não existe conhecimento epidemiológico: é mera questão de raciocínio. Ao responder ao Supremo Tribunal Federal de que não pode fiuxar prazos por não saber quando será aprovada a vacina, o coronel Élcio apenas disfarça o óbvio: não tem plano.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • No tempo do PT, o Brasil era constantemente ridicularizado com a frase "quero ver na copa", inclusive causando prejuízos ao evento como se não houvesse nenhum planejamento. A competição foi realizada sem nenhum imprevisto e não se tocou mais no assunto. Hoje o ministério é completamente "tecnico" e a mídia satisfeita com a situação mesmo com a tragédia aumentando dia a dia.

  • Exatamente!
    Basta colocar (d+7) ou (d+15) etc no seu cronograma, onde d é a data de liberação da vacina X. Pode continuar se, por exemplo, d' for a data de liberação da vacina Y, e vai por aí sempre amarrando a liberação financeira conforme ocorre d, d'...
    Mas, acima, outro leitor já desvendou a parada: "Eles não tem plano"

  • E os 10 meses de gripezinha para planejar (por ex. as seringas), foram utilizados pra que?
    Para promover cloroquina ou para armazenar testes até vencerem?
    E a população, completamente drogada com "desinformaconha", ainda acha que o adolinquente ideológico-religioso-amilicianado "não tem nada a ver" com as mortes (lógico, não todas, mas quantas em 180 mil? Quantas ele próprio pode ter infectado?).
    Apesar de alucinado sociopata, de princípios e valores amalucados (como tantos na História), tornou-se um "expert" em "tirar a mão das cumbucas" em que se mete sozinho, desde o(s) processo(s) de quartel que se safou, quando era conhecido pelo sindicalismo de soldo e terrorismo de banheiros e adutoras.
    Com a liberação legal federativa das ações contra a pandemia pelo STF, isentou-se (embora jamais pudesse, pois deve ações coordenatórias, complementares e auxiliares).
    Ficou "a cavaleiro", podendo acusar os estados e municípios das eventuais corrupções e fracassos. Surfou na aprovação do auxílio pelo Congresso e se faz de "impedido" de tomar quaisquer ações razoáveis (embora diga que o braZil foi um "sucesso"...só se foi o de aparecer entre os 3 priores).
    Isso demitindo 2 ministros da Saúde em plena pandemia e colocando um fiel obediente ... e incompetente sob o ponto de vista médico e também de logística (deve ter orgasmos mentais como capetão mandando num general). Já imaginaram esse gal. lidando com a logístia numa guerra?
    A vida bem sucedida (que vergonha, viva a mer(d)itocracia!) do capetão é essa mesmo: surfar nas suas bizarrices (onde se destaca), não fazer nada (além de tumulto e discussão de botequim) e ter emprego público.
    Conseguiu chegar ao topo da "carreira".
    Com a nossa "merecida" culpa.

  • Ora, Nassif! Se você diz quê: "... é mera questão de raciocínio.", está colocando a coisa em um nível inalcançável para o referido secretário, bem como para qualquer membro deste (des)governo. O cara é coronel. E, desde quando um coronel, ao menos no EB, tem capacidade de raciocinar?
    É muita exigência para militares.

  • Pelo visto, essa escumalha fardada que tomou de assalto a área de saúde federal organizou-se no governo de Roraima. O Sargento Garcia também foi secretário naquele estado. Esse canalha que se dirigiu pela TV ontem à noite, quando passou a ocupar a sinecura atual, apareceu com um broche no paletó com a tradicional figura da caveira cravada com um punhal, coisa típica de assassinos falastroes, covardes, ladrões, fascistas, traficantes etc. É esse tipo de gente que nos "governa". Não tenham dúvida.

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 minutos ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

1 hora ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

2 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

3 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

19 horas ago