Brasil dobra casos de coronavírus a cada 2 dias, acima da Itália

Jornal GGN – A cada dois dias, dobra o número de casos de coronavírus confirmados no Brasil. Na Itália – que registra mais de 2 mil mortes e já começa a discutir quem viverá ou morrerá por falta de leitos em UTI – os números dobraram em um período de tempo maior, de 5 dias.

Em Cingapura, considerado um dos países que melhor tem enfrentado o avanço da doença, os casos de COVID-19 dobram a cada 10 dias. A média é a mesma no Japão. Na Coreia do Sul, os casos dobram a cada 15 dias.

Na Espanha, o número dobra a cada 3 dias. Nos Estados Unidos, a cada 5 dias. Em Portugal, o dobro é atingido diariamente. Na China, onde supostamente começou a epidemia, os casos agora dobram a cada 35 dias.

Os dados sobre o Brasil, embora ainda incipientes, são da Organização Mundial da Saúde e foram atualizados no dia 16 de março. Estão disponíveis neste site aqui, vinculado à Universidade de Oxford.

A instituição de ensino lançou há poucos dias um estudo ainda não verificado que projeta o número de mortes no Brasil por coronavírus. Serão mais de 470 mil óbitos, caso as autoridades não adotem as medidas de segurança necessárias.

De acordo com o Ministério da Saúde, no final desta terça (17), o Brasil registrava 291 casos confirmados de COVID-19, e há mais de 8,8 mil sob suspeita. A pasta trabalha com dado diferente da OMS, com o número de casos dobrando no Brasil a cada 3 dias, segundo informações do UOL.

Em São Paulo, foi confirmada a primeira morte por coronavírus. A vítima tinha mais de 60 anos, estava internada em hospital privado desde o dia 14/3. Cardíaca e diabética, apresentou os primeiros sintomas ainda no dia 10/3. Veio à óbito do dia 16/3.

Leia também: Casos de coronavírus no Brasil podem chegar a 30 mil em duas semanas

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Como o clima vai espalhar o coronavírus numa simulação de um investigador português

    Miguel Bastos Araújo, especialista em alterações climáticas, fez uma simulação para perceber como se propagará o Covid-19 mês a mês, segundo o clima. Veja o mapa (gif animado) que mostra a evolução
    A incidência de coronavírus deverá continuar a afetar gravemente o sul da Europa – incluindo Portugal – durante os meses de março e abril, reduzindo-se progressivamente sobretudo a partir de finais de maio e até outubro. Essa é uma das conclusões de um modelo desenvolvido por Miguel Bastos Araújo, biogeógrafo especialista em alterações climáticas (vencedor do Prémio Pessoa 2018), e de Babak Naimi, da Universidade de Helsínquia.
    O trabalho dos dois investigadores aguarda publicação numa revista científica, mas o português divulgou já algumas conclusões no seu site, incluindo um gif que mostra a propagação do vírus de acordo com o clima. “Estes resultados têm tremendas implicações para a gestão do risco pelos setores público e privado”, escreve Miguel Bastos Araújo.

    https://visao.sapo.pt/visaosaude/2020-03-13-investigador-portugues-calculou-a-propagacao-do-coronavirus-de-acordo-com-o-clima/

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago