Saúde

“Brasil precisa de um centro de combate a novas epidemias”, diz pesquisadora

A professora Ester Sabino, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), defendeu a criação urgente de um centro de vigilância nacional de epidemias que integre dados de todos os Estados brasileiros. 

A declaração fez parte da apresentação de Ester na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), realizada na última quinta-feira (7), em São Paulo.

Diante da epidemia de dengue, a pesquisadora e docente defende que o país monitore o risco de surgirem novas epidemias e a recorrência de doenças como dengue, zika, febre amarela e Covid-19.

“O Brasil é um dos poucos países do G20 que não têm uma instituição desse tipo. Precisamos pensar em um sistema robusto e unificado de vigilância. O surgimento de novos agentes infecciosos está ocorrendo de modo mais frequente e as epidemias têm custos humanos e econômicos enormes. Todos sabemos o custo da Covid-19, houve uma retração de US$ 6,3 trilhões na economia mundial. O custo de todas essas ações para tentar prevenir é sempre muito menor”, afirmou Sabino, que coordena o Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde), financiado pela FAPESP e pela agência britânica de fomento à pesquisa em saúde Medical Research Council.

A pesquisadora explicou que as infecções emergentes – doenças infecciosas novas ou identificadas recentemente – são um grande risco global, cuja incidência tem aumentado. Nas últimas décadas, mais de 30 mil patógenos foram descobertos, sendo 60% das novas doenças transmitidas por animais (zoonoses).

“Sabemos que existe essa conexão entre saúde e natureza, no entanto, cada área de pesquisa é tão separada que fica difícil criar uma política. Na questão de vigilância, eu priorizaria a questão da água. É na água que estão compostos químicos e microrganismos que podem afetar a nossa saúde e a dos animais”, explicou a pesquisadora.

*Com informações da Agência Fapesp.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

Camila Bezerra

Jornalista

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

3 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

3 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

3 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

4 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

4 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

4 horas ago