Coronavírus: China começa a afrouxar restrição em Wuhan

Jornal GGN – A cidade chinesa de Wuhan, marco zero da pandemia de coronavírus, terá seu bloqueio oficialmente suspenso no dia 08 de abril, o que deve ser um marco significativo em sua batalha contra a doença.

O anúncio ocorre dois meses depois de a cidade ter sido isolada, em uma tentativa de conter o avanço do vírus. As autoridades anunciaram que medidas semelhantes serão adotadas em outras cidades da província de Hubei, onde Wuhan é a capital.

Segundo informações da emissora CNN, o afrouxamento da restrição ocorre após uma considerável redução no volume de novas infecções em Hubei, a ponto de não se registrar nenhum novo caso de Covid-19 por cinco dias consecutivos. Na última terça-feira, houve o registro de um novo caso de Wuhan, por parte de um médico do Hospital Geral de Hubei.

A cidade foi a percursora das medidas que mais tarde seriam adotadas mundo afora. Com 11 milhões de habitantes, a cidade foi colocada em confinamento pelo Estado em 23 de janeiro: todos os voos, trens e ônibus foram cancelados, e as rodovias fechadas. Outras cidades adotaram protocolo semelhante.

Segundo o governo da província de Hubei, a partir de quarta-feira as pessoas da província (exceto da cidade de Wuhan) poderão deixar a região se tiverem um código QR verde em seus celulares – o governo ordenou aos seus residentes que obtenham o código QR baseado em cores (vermelho, amarelo e verde) e atua como um indicador do estado de saúde das pessoas.

Quem receber o código verde é considerado saudável e seguro para viajar, enquanto aqueles que foram diagnosticados como casos confirmados, suspeitos ou assintomáticos receberão a cor vermelha.

A redução das restrições será estendida a Wuhan em 08 de abril, e os residentes com um código QR verde poderão deixar a cidade e a província. Os negócios em Wuhan também retomarão gradualmente as operações, com base na avaliação de riscos, enquanto as datas de reabertura para escolas e universidades ainda precisam ser determinadas.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

8 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

9 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

11 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

11 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

12 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

12 horas ago