Coronavírus: Trump suspende viagens entre EUA e União Europeia

Jornal GGN – As ordens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que entra em vigor nesta sexta-feira, interrompe a maioria das viagens da Europa em esforço para conter o coronavírus. O anúncio, feito na quarta-feira, é de que os EUA suspenderiam temporariamente a maioria das viagens da Europa para os EUA.

Donald culpa a União Europeia por sua decisão, visto que os países do bloco não agiram com rapidez suficiente para combater o ‘vírus estrangeiro’.

A Casa Branca e o Departamento de Segurança interna trabalharam para esclarecer as restrições após o discurso de Donald, mas vários detalhes ainda não estão entendidos, incertos ou levantando questões sobre se a resposta é a mais eficaz para lidar com uma crise crescente.

As restrições se aplicam à maioria dos estrangeiros que estiveram nos 26 países do espaço Schengen nos 14 dias anteriores à chegada planejada aos EUA.

Os países afetados incluem: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

As restrições não se aplicam a residentes americanos ou viajar do Reino Unido. Os familiares mais imediatos dos cidadãos dos EUA estão isentos.

Após o discurso do Salão Oval, a Casa Branca esclareceu que a restrição de viagens não se aplicaria a mercadorias e cargas provenientes da EU. ‘A restrição impede pessoas, não bens’, disse o tuíte de Donald.

Nas últimas semanas, os EUA já haviam negado temporariamente a entrada a estrangeiros que visitaram a China nos 14 dias anteriores à sua chegada ao país, fizeram restrições a viagens do Irã e emitiram avisos para áreas na Itália e Coréia do Sul.

Segundo Donald Trump as restrições estão programadas para durar 30 dias, mas podem ser ajustadas de acordo com a situação no momento.

A suspensão fica com pontas soltas, uma vez que Donald não explicou como vai tratar os viajantes que vão de país em país, pulam entre a UE e o Reino Unido. Segundo o Departamento de Segurança, isso ainda vai ser esmiuçado.

Um analista disse que, com o número de casos dentro dos EUA, o governo estaria procurando um bicho-papão para culpar e achou a Europa. Os democratas também criticam a abordagem de Trump por não ter colocado na mesa a escassez de kits de testes que dificultam os esforços de contenção do coronavírus.

Com informações do The Guardian.

Redação

Redação

View Comments

  • Abstêmico desde o final de 2018, quando esqueci o conselho do Mick Jagger de manter my nose clean, ontem fui a um supermercado e contraí Corona... Extra. eu tenho fotografias

    Minha Companheira ameaçou partir. Eu estou de quarentena.

    Bendito seja o Alemão que inventou a cerveja!

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

5 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

5 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

6 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

6 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

7 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

7 horas ago