Hospitais de São Paulo sofrem desabastecimento gravíssimo de ‘kit intubação’

De acordo com Federação da categoria hospitalar, 160 hospitais têm apenas de três a cinco dias de estoques de anestésicos, sedativos e relaxantes musculares

Foto: Alex Ribeiro/Fotos Públicas

Jornal GGN – A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) declarou nesta terça-feira, 13, o desabastecimento de anestésicos e medicamentos do chamado “kit intubação” nas unidades de saúde é “gravíssimo”. As informações são do Uol. 

De acordo com levantamento da entidade, que tem cerca de 300 hospitais associados, 160 desses têm de três a cinco dias de estoques de anestésicos, sedativos e relaxantes musculares. Após esse período, no entanto, começam a ficar escassos também os antibióticos. 

Entre hospitais que operam com estoques entre 2 e 3 dias de margem apenas estão Matão, Guarujá, Votuporanga, Presidente Epitácio, Fernandópolis e Rio Preto. Mas, segundo a Fehosp, a situação em todo o estado é grave. 

A categoria hospitalar também informou ter entrado em contato com mais de 22 fornecedores nas últimas 24 horas, mas que as unidades de saúde não encontraram possibilidade de compra dos materiais.

“A cada dia a situação é mais desesperadora. Mesmo os hospitais que apontam entre 8 e 10 dias de estoque a situação é delicada, pois são hospitais maiores que também recebem grande volume de novas internações a cada dia e, dependendo da região, o estoque cai bruscamente de um dia para o outro”, afirmou o presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

“Estamos batalhando por importações que estão sendo lideradas pela Confederação das Santas Casas, mas os estoques no exterior também não estão disponíveis e tememos pelo pior. Se o volume de internação não cair rapidamente, não conseguiremos repor os estoques e será uma situação trágica”, alertou Rogatti. 

A Secretaria de Estado da Saúde tem oferecido ajuda, mas não está conseguindo suprir os grandes volumes de medicamentos.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador