Idec, em seu site, disponibilizou matéria que explica as diferenças entre medicamentos disponíveis no mercado. Eles se dividem em Referência, Genéricos e Similares. Saber a diferença entre eles pode ajudar na conscientização e no discernimento do consumidor, consumindo de acordo com sua necessidade e capacidade de pagamento. O serviço do Idec segue abaixo.
Confira características dos medicamentos disponíveis no mercado
Idec esclarece diferenças entre três tipos de remédios nas farmácias: referência, genérico e similar
O consumidor que vai à farmácia em busca de um medicamento pode ficar em dúvida diante das três opções que tem à sua disposição: o de referência (também conhecido como ‘de marca’), o genérico e o similar. Os dois últimos costumam atrair mais interesse por serem mais baratos, já que não dependem de pesquisa. O primeiro tem o mesmo princípio ativo do remédio de referência e passa por testes de equivalência farmacêutica e de bioequivalência. O segundo não tem sua bioequivalência com medicamento de referência comprovada. Ambos não precisam de propaganda, pois não possuem marca comercial. Veja as diferenças entre as três categorias de medicamento.
Mais segurança para o consumidor Embora a Anvisa garanta a segurança e a confiabilidade dos medicamentos chamados similares, a agência reguladora e os médicos não autorizam a substituição dos medicamentos de referência ou dos genéricos pelos similares, já que este último não é idêntico aos dois primeiros. Isso confunde os consumidores e os deixam inseguros na hora de optar pelos medicamentos similares. Para o Idec, a solução seria os medicamentos similares passarem pelos mesmos testes a que são submetidos os genéricos, assegurando, assim, que eles tenham a mesma eficiência dos medicamentos de referência. “É preciso que todos os similares sejam rigorosamente testados e se estude uma mudança na lei que permita que as três classes de medicamentos sejam intercambiáveis entre si. Dessa forma, o consumidor poderá optar com segurança por um dos três. Além disso, é necessária uma campanha para esclarecer o assunto ao consumidor”, ressalta o gerente da área de testes e pesquisas do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira.
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