Categories: Sem categoria

A canibalização da TAM

Não há lógica empresarial que explique o desmonte ao qual foi submetida a TAM na gestão Marcos Bologna, em um momento em que a empresa registrava os melhores resultados da sua história — não por seus méritos mas pela concentração de mercado e queda do dólar.

Os ganhos desses anos poderiam ter sido utilizados para consolidar um novo patamar da companhia. Em vez disso, o que se viu foi uma busca sôfrega por resultados imediatos a qualquer preço, comprometendo o futuro da companhia.

Qual a lógica por trás desse suicídio? Só pode estar na perda de controle dos acionistas sobre os atos dos executivos. Sempre que uma diretoria tem consciência de suas limitações, não tem segurança sobre seu futuro e não tem respeito pela companhia, ocorre esse processo de canibalização da imagem da companhia, buscando o melhor resultado no prazo mais curto possível. Garante-se o bônus e os sucessores que descasquem o abacaxi da imagem prejudicada, dos sistemas de controle e de qualidade arrebentados.

A história empresarial recente está repleta de exemplos semelhantes.

Essa história de, em pleno incêndio, a companhia continuar sofregamente a vender passagens é um desespero que não se justifica pela situação financeira da empresa. O desespero é dos executivos, não da companhia.

Do lado de fora, dá para se ver o desmonte dos controles naquilo que chega até o consumidor. Se a parte mais visível está esse estado, como estariam os controles internos?

Que a família Rolim abra os olhos enquanto é tempo. A empresa está claramente passando por uma crise de governança de proporções consideráveis.

PS – Alguns leitores solicitam o link da coluna que escrevi em 22 de agosto passado sobre a decadência da TAM. Clique aqui.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Pois é ,Nassif,o consumidor
    Pois é ,Nassif,o consumidor que se dane.Depois caem as vendas e é o governo quem tem que socorrer a empresa .A Varig foi um problema diferente mas para as pessoas que queriam viajar foi um desastre igual.Esse seria o "capitalismo" brasileiro?Produtos e serviços sofriveis por preços altos ,desrespeito aos direitos do consumidor e quando a casa cai é o tesouro nacional que tem que tratar as empresas como "filhas" ("nossa Varig",por exemplo).Acho que chega dessa historia de "papai me empresta o carro".

  • É, caro Nassif, o desastre da
    É, caro Nassif, o desastre da TAM é exemplar para desconstruir algum mitos. Um deles é o da superioridade, em termos de gestão, de capacidade empresarial, das grande em presas. O segundo mito é que a propriedade privada é um mecanismo para impedir a destruição das empresas, como acontece com o setor público. O terceiro mito é o de que existe governaça corporativa eficaz, capaz de impedir tais desastres controlando eficazmente a ação dos executivos. Isso nos faz cair no caso dos MBAs, principais responsáveis por essa geração de novos gestores movidos a resultados de curto prazo que justifiquem suas incríveis remunerações. Abraços, Paulo de Tarso.

  • Isso que está ocorrendo na
    Isso que está ocorrendo na TAM,que você inteligentemente diagnosticou no seu comentário,é o que acontece quando numa companhia de porte como esta,acontece a substituição da Presidencia,como ocorreu abruptamente na TAM,com a substituiçao do Com.Rolim por este profissional de mercado,que esqueceu-se da sensibilidade,tão constante na antiga presidencia,e só pensando em resultados e resultados rápidos,leva a Cia a este estágio,de onde sair fica quase impossível.É necessário crrescer sim,porem sem atropelar,e sem desrrespeitar os clientes,pois a gana por resultados a qualquer preço,pode ter um preço desagradável.

  • Paulo, desde os anos 70
    Paulo, desde os anos 70 acompanho os desastres que a Booz Allen produziu no país com sua consultoria-caixa-preta. É impressionante como usam o manual atropelando o bom senso.

  • O assunto "burradas de
    O assunto "burradas de diretoria" ,
    para não dizer outra coisa, é muito
    rico(sem trocadilho).Quando lá por
    volta de 1980,a VW estava produzindo 2200 carros/dia e desses
    850 modelo brasilia,isto é,já estourando seu limite de produção,
    eis que vai um diretor da empreza na
    televisão e anuncia a substituição
    da brasília por um novo modêlo !
    Os pedidos da brasília desabaram.
    Na semana seguinte a produção
    era de 45 carros/dia e o modelo gol
    ainda estava verde.Só aí já dá para
    avaliar o tamanho do monte de Mist.
    Aí para completar,o gol foi lançado
    com o motor superado,refrigerado
    a gasolina,quando o motor a água
    já estava disponível.Mais Mist ! Depois se uniu à Ford: Mist ! Sucateou os meios produtivos do
    lindo SP 2,quando a procura só
    aumentava.Tudo isto,sem me
    consultar ou ao Lula,que eu saiba!
    Tem mais,muito mais,só que o
    espírito de puxa saco nos inibe de
    clarear estas coisas!Vamos lá minha
    gente,não é só a TAM e a VW.Tem
    tambem a Cofap,a Arno , a Elny a Brasinca entre outras.É um assunto
    que recomendo para a meditação dos de muita "Inteligência Emocional"enfim para os puxa sacos
    que rezam fervorosamente pelo bem
    dos patrões e se esquecem que estão desempregados...

  • A TAM está com sérios
    A TAM está com sérios problemas de administração. Os atrasos têm como causa principal o uso irresponsável do overbooking (Política Comercial). O comunicado de ontem na TV é uma lástima no conteúdo e na forma. Além do conteúdo gerar dúvidas no telespectador, não é sequer definida a pessoa que faz a comunicação. (Política de Comunicação). Tá ruim a coisa lá. Mas sejamos justos: overbooking é uma prática generalizada, que só é notícia quando muita gente é prejudicada ao mesmo tempo. Não vejo críticas quanto ao seu uso, que fere os direitos do consumidor.

  • Bom dia Nassif, espero que
    Bom dia Nassif, espero que seu Natal tenha sido bom e feliz junto aos seus. Já digo que não entendo nada de economia, sou psicoterapeuta e escritora de romances, mas vou dar meu palpite, aliás fazer perguntas, pois tem coisas que não consigo entender. A situação que você descreve da TAM, a meu ver se parece muito com o que querem, alguns segmentos é claro, que aconteça com o tal Crescimento do Brasil, parece que isto tem que acontecer a qualquer custo, para que ele entre na escala dos maiores crescimentos mundiais, não é isto? Para que isto aconteça não é a classe média baixa e os pobres que perdem? Não é isto que acontece com os usuários da TAM também? Estou viajando? È melhor continuar escrever meus livrinhos?
    Feliz Ano Novo
    Bjs
    Ciça

  • Eu também vi uma experiência
    Eu também vi uma experiência catastrófica com a Booz Allen. Ela, para um projeto específico, se associou a um instituto de pesquisas. Cerca de vinte professores doutores escreveram vários textos sobre diferentes setores da economia brasileira. O trabalho da Booz Allen foi enviar um garoto novinho, nem sei se era formado em algo ou ainda estagiava, para colocar aquelas análises em uma planilha. Preciso dizer o que aconteceu? O desencanto foi tão grande que duvido que algum dos professores tenha lido o relatório final. A conclusão do relatório? Era para privatizar o BB. Algo que não seria endossado por mais de 90% daqueles profesores. Um desses professore, no meio do projeto, deu uma entrevista criticando o governo federal e a Booz Allen se imaginou ter poderes para recriminar a tal entrevista. Foi uma péssima experiência. O que todas essas consultorias fazem é importar técnicas do exterior e mandar um %!@$&@#pau para implementá-las nas empresas, o que, obviamente, não pode dar certo. A TAM talvez tenha se tornado prisioneira desse tipo de gente. Abraços, Paulo de Tarso.

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

4 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

4 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

4 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

5 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

6 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

6 horas ago