Categories: Sem categoria

A ortotanásia

Meu pai teve um segundo AVC em 1987. O primeiro havia sido em 1974. Morava no mesmo prédio que eles, para poder dar-lhes assistência. Quando minha mãe telefonou desesperada, desci até seu apartamento. Carregamos com muita dificuldade até o carro e rumamos para a Beneficência.

Lá, foi atendido por um clínico geral com vocação autêntica de médico. No começo da noite apareceu com um neurologista. Os exames de raio-x estavam prontos e mostravam que o cérebro estava murchando. Perguntei se era o fim. Responderam que sim, que nem tinha o que se discutir.

Minha mãe tinha apenas 62 anos, mas era portadora de hipercolesterol, já se submetera a duas operações de safena e, nos últimos 13 anos, se desdobrara em cuidar de meu pai, com um denodo admirável. Fui claro: “Doutor, se o senhor tentar prolongar sua vida, vai abreviar a vida da minha mãe”.

Foi em vão. No dia seguinte, meu pai entrou em uma crise brava. E os médicos resolveram levá-lo para a UTI. E o que um filho pode fazer? Postar-se na frente da maca e impedir, com todos os bloqueios emocionais que a situação cria?

Depois de trinta dias, o corpo saiu vivo, ele não, já em estado vegetativo. Quando veio a conta, entendi a motivação do neurologista, sujeito ambicioso que, nos intervalos, vinha conversar comigo e perguntar se eu tinha acesso a montadoras para conseguir-lhe um carro zero: trinta dias de honorários médicos.

O velho voltou para casa. Foram quase dez meses estendido na cama, assistido por uma enfermeira e pelo sofrimento diuturno de minha mãe. Depois que descansou, minha mãe durou menos de um ano.

A decisão do Conselho Federal de Medicina (CRF), tomada esta semana, de autorizar a ortotanásia (desligamento de aparelhos que mantém os pacientes artificialmente vivos) é um ato de caridade e uma medida que, indo contra os interesses de profissionais menos escrupulosos, engrandece o Conselho.

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

2 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

3 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

4 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

5 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

5 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

6 horas ago