Categories: SaúdeSem categoria

A psiquiatria sem hospícios

Por wilson cunha junior

Gentileza era louco? Eu também quero ser.

Na Argentina em 1991 pacientes de um hospital psiquiátrico receberam um tratamento diferente: Participar de um programa de rádio.

A intenção inicial do programa era apenas recuperar o uso da línguagem cuja perda é um dos elementos associados à psicose e mostrar o perigo de reclusões psiquiátricas.

Com apoio de artistas e intelectuais, em especial o músico franco-espanhol Manu Chao, a coisa foi além.

Um exemplo: clique aqui

Por Lucas Jerzy Portela

vale ressaltar a experiência radical do PAI-PJ, de Minas Gerais, em que presidiarios com transtornos mentais sao tratados em regime totalmente aberto, nos CAPS. Não há mais manicomio judiciário em Minas, nem hospitais de custódia.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Tenho uma tia que sofreu
    Tenho uma tia que sofreu horrores quando era internada em hospitais piquátricos. Ficava super mal de tanto tomar choque elétrico.
    Hoje, o tratamento , na maioria dos casos, se faz em casa, com o apoio dos familiares e amigos. O doente não é mais lateralizado, hostilizado, abandonado, como antes.
    Tenho um amigo psiquiatra que há mais de duas décadas trata seus pacientes do INSS com musicoterapia, inclusive.

  • Em Santos houve uma
    Em Santos houve uma iniciativa parecida, quando Telma do
    Santos foi prefeita e DAvd Capistrano secretario da Saúde. A "rádio Tantan", como ficou conhecida, foi uma das melhores experiências em Saíude Mental.

  • O corpo médico e psicólogos
    O corpo médico e psicólogos do Hospital Pinel do Rio de Janeiro criaram, junto com os internos, a TV Pinel e um bloco carnavalesco batizado de "Tá pirando, pirado? Pirou!", que sai nos domingos de Carnaval, com concentração em frente à Unirio.

  • A experiência da cidade de
    A experiência da cidade de Santos antecede a esta da Argentina e foi resultado de um congresso dos trabalhadores de saúde mental, realizado em Bauru,São Paulo em 1987,e criou o lema "Por uma sociedade sem manicômios".
    A rádio Tan Tan ,criada em 1989,tendo como secretário da saúde David Capistrano Filho,já falecido,demonstrou,além do grande poder de recuperação,a capacidade destas pessoas antes tratadas à base de choques (ou maltratadas),obtendo uma grande audiência na cidade de Santos.

  • vale ressaltar a experiência
    vale ressaltar a experiência radical do PAI-PJ, de Minas Gerais, em que presidiarios com transtornos mentais sao tratados em regime totalmente aberto, nos CAPS. Não há mais manicomio judiciário em Minas, nem hospitais de custódia.

    (depois vem neguinho dizer que Aécio é neoliberal...)

  • antecipando-me às criticas:
    antecipando-me às criticas: isso nao aumenta a criminalidade ou a reincidência. Antes, o contrário: paciente psiquiatrico que comete crime comete por ser doido, nao por ser criminoso.

    E é claro que os psicopatas e neuroticos graves não estão inclusos no programa PAI-PJ. Estes continuam, como devem continuar, presos.

  • Alguém se lembra de um filme
    Alguém se lembra de um filme estrelado pelo Dudley Moore, em que ele fazia um publicitário que acabava surtando e sendo internado em um hospício? Aquele filme era muito engraçado, pois ele acabava criando uma agência de publicidade dentro do hospício e, por incrível que pareça, a agência faz um senhor sucesso, conquista um monte de contas e por aí vai.
    Não pude deixar de ver um paralelo com a tal rádio Tan Tan e a TV Pinel.

  • Wilson, não acho que ele era
    Wilson, não acho que ele era louco, mas é preciso uma coragem louca para fazer o que ele fez! Fiz na peça A PROVA um "fora da casinha", um matemático. Passei 3 dias num Hospital Psiquiátrico aqui no Rio, chamado Dr. Eiras. Uma experiência inesquecível, terrível. As coisas que vi me fizeram ter pesadelos durante meses, só comparáveis aos pesadelos que eu tinha quando saí da cadeia em 68. Eu não podia dormir lá, claro, só tinha autorização para entrar as 8 e sair às 18. No último dia, quando estava me despedindo dos internos, um enfermeiro me levou até o gabinete do Diretor. No caminho eu comecei a chorar, estava muito impressionado com tudo e ele me disse:
    "Você não viu nada. Precisa ver o que é isso durante a noite!"
    ps. Lu, eu também sou da paz, gosto de provocar mas não tenho talendo para a ironia fina, sou mais truculento, rsrsrs;

  • Lucas ,

    a luta
    Lucas ,

    a luta anti-manicomial não precisa de alcunha ou registro de patente . Ela emana do povo para o povo , é democrática e ajudou na conquista da reforma psiquiátrica hoje implantada nso serviços de saúde . Acho que o Aécio vem bastante depois disso tudo funcionar , primeiro na cidade de Santos e agora tendo como modelo os serviços substitutivos em funcionamento na pref. de BH , com os Cersans , centros de convivencia e as residencias terapeuticas. Patrus Ananias , Paulo Delgado , Fernando Pimentel são nomes importantes no apoio político desse movimento .
    É um movimento tendendo a se ampliar , depende muito , ainda , da informação que ajudará no combate aos preconceitos que todo portador de sofrimento mental ainda sofre .

Recent Posts

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

27 minutos ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

34 minutos ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

2 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

3 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

3 horas ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

3 horas ago