Categories: Sem categoria

A Universidade, segundo o IPEA

No documento “Uma Agenda Para o Crescimento Econômico e Para a Redução da Pobreza”, do inacreditável grupo de conjuntura do IPEA, a incrível incapacidade dos autores de ir além dos números está na proposta de trocar a universidade pública por subsídios individuais a alunos, que poderiam escolher onde estudar.

Os autores simplesmente atropelaram todos os estudos contemporâneos sobre as modernas políticas tecnológicas, a importância da massa crítica de pesquisadores e de pesquisas, a importância dos ambientes de troca de conhecimento e de informações.

A Universidade pública é o grande centro de pesquisas do país. Pode-se e deve-se aprimorá-la, introduzir elementos de avaliação, formas de interação com o setor privado, e até formas de pagamento para os alunos.

Mas reduzir toda a complexidade da produção e da formação acadêmica a uma questão de realocação das verbas para que os alunos escolham onde estudar é um contra-senso que só ganha espaço devido à profunda ignorância da cobertura, em geral, para tratar assuntos contemporâneos mais complexos.

Tudo se resume ao padrão do “in” e “out”, o que é da moda e o que não é. E pega-se a moda da “privatização” e aplica-se indiscriminadamente ao que aparece pela frente, sem analisar as características e os fundamentos de cada setor.

Um dos temas fundamentais para o desenvolvimento – a produção científica e tecnológica – é tratado com uma ligeireza que choca qualquer pessoa medianamente informada, mas que conquista a mídia como um todo (!).

Esse mesmo besteirol coloca como prioridade o investimento público em infra-estrutura, em um momento em que investimentos ferroviários, rodoviários, em energia estão sendo bem tocados pelo setor privado ou por empresas públicas, mas com lógica privada. Ou seja, o Estado define investimentos em infra-estrutura, que poderiam ser bancados pelo setor privado; e os alunos definem, individualmente, as políticas acadêmicas de pesquisa, extensão e ensino.

O maior custo que o país enfrenta não é o custo Justiça, nem o custo trabalhista. É o custo mídia, o desconhecimento amplo sobre aspectos que vão além das manchetes, e que faz com que se transforme em verdade científica um besteirol desse quilate.

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

2 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

3 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

3 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

4 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

5 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

6 horas ago