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As placas de rua de São Paulo

Tempos atrás almocei com um grande empresário da construção civil. Me dizia ele que tinha reduzido substancialmente a publicidade de lançamentos em jornais, devido ao alto custo e baixo retorno. O maior retorno, de longe, era obtido por placas de rua colocadas nas imediações do empreendimento. Depois, pela Internet. Finalmente pelos anúncios em jornais.

Não me lembro direito dos números. Mas algo como 30 visitas atraídas pelas placas contra 5 dos anúncios.

São Paulo está bem mais limpa sem os outdoors e as placas, proibidos pela Prefeitura. Mas a medida comprova uma máxima: sempre que o poder público investe contra interesses estabelecidos, por trás da decisão estão interesses maiores, contrariados, e não necessariamente os interesses difusos da população.

Luis Nassif

Luis Nassif

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  • Entendo que em primeiro lugar
    Entendo que em primeiro lugar esta lei antes de ser aprovada pela Câmara Municipal deveria ser debatida coma sociedade principalmete com as entidades representativas do setor empresarial.

    Não nos esqueçamos que estamos lidando também com as microempresas, pequenos comercios, e, uma multa de R$ 10.000,00 tem um efeito abusivo e não educador, me parece que existem interesses maiores do que limpar a cidade.

  • Essa lei é tão fraca que
    Essa lei é tão fraca que comparada o que deixa a cidade mais feia do que não modifica em nada, apenas proibe tudo sem fazer nenhum juizo do certo com o errado. Sai do certo, realmente é necessário dar uma limpada na imagem da cidade, porém para simplificar e com isso esquecer das consequências a lei foi aprovada assim.
    Alguns exemplos do que proibiram e não faz sentido são a publicidade em dirigiveis, como se tivesse muitos no Brasil fazendo publicidade, além de não mudar nada a aparência da cidade, ou mesmo, os outdoors ao lado do Jockey Club, no Pinheiros, o local já é feio, mas com eles dava um pouco de cor.
    Agora só falta a prefeitura interferir com obras arquitetônicas com propaganda inclusa no projeto e resolver tirar, destruindo esta obra.

  • É isso aí, Nassif.
    Sempre que
    É isso aí, Nassif.
    Sempre que os barões da grande mídia começam a espernear e atacar o governo, em qualquer esfera, pode crer que tem dente de coelho. É incrivel como a administração do Kassab "o prefeito invisível" de SP se tornou da noite para o dia um fenômeno de competência administrativa e irretocável conduta...
    Não se lê absolutamente n-a-d-a em matéria de crítica ou retoques à sua "incrível" administração!
    abraços

  • A idéia, como sempre, é
    A idéia, como sempre, é arrecadar. Limpa-se tudo e, depois, organiza-se a cobrança. Alguma novidade?

  • Caro Nassif,

    Tenho quase
    Caro Nassif,

    Tenho quase certeza que você como morador desta grande cidade - São Paulo- já deve ter notado como são esses anúncios da construção cívil. Trata-se da mais nova (nova?) modalidade de sub-emprego. Trabalhadores que ficam um dia inteiro sob o Sol e a chuva, segurando uma placa publicitária destes novos "empreendimentos".
    Mas tudo bem, no capitalismo é assim mesmo: reduzir custos e maximizar as vendas, não se importando se para obter esses objetivos, você tenha que "obrigar" algum semelhante a essa situação degradante.
    Deve ser por isso que ele seja "um grande empresário".
    Forte Abraço.
    Cláudio Aquino César

  • Seriam estes interesses
    Seriam estes interesses difusos, o interesse de jornais para que aumente a veiculação de publicidade em suas páginas?

  • Ricardo, um dos últimos
    Ricardo, um dos últimos terrenos em que os jornais têm liderança publicitária é o dos lançamentos imobiliários.

  • Independente de qualquer
    Independente de qualquer interesse,a proibição dos outdoors e de publicidade de uma forma geral,merecem aplausos.com isto talvez comecemos uma nova era onde a publicidade seja melhor aproveitada,gerando recursos e empregos,assim como com certeza nossa arquitetura srá melhor valorizada e deixaremos de disputar espaços com os monstrengos da publicidade.

  • Eu particularmente acho que a
    Eu particularmente acho que a cidade fica maravilhosamente mais linda e limpa sem todo esses outdoors, paineis, faixas, cartazes etc. até poderiam ficar alguns banners luminosos desde que tivessem uma certa harmonia, mas pensem, que poluiçao são todos esses anuncios?! Isso lembra o desrespeito que as emissoras de tv fazem com seus telespectadores quando usam o merchandising, aquelas lavagens cerebrais que os apresentadores fazem a toda hora durante a programação "normal" do dito programa, e na sequencia, la vem comercial, isso é profundamente irritante.

  • Será que o minhocão vai ficar
    Será que o minhocão vai ficar mais lindo do que já é, após a retirada dos painéis das fachadas laterais dos prédios? Faça-me o favor. A vantagem de se retirar a publicidade será perceber quantas construções horrorosas foram feitas, ao longo de décadas, em São Paulo. E aí, poderão começar a ser devidamente demolidas.

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Luis Nassif

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