Categories: Sem categoria

Entre no Projeto Brasil

Fóruns On-line Projeto Brasil são abertos a leitores sem cadastro

Usuários podem interagir com login e senha padrões

A partir de hoje e até a formulação do novo sistema, o Projeto Brasil abre espaço para que usuários não cadastrados interajam nos fóruns de discussão e tenham total acesso ao conteúdo do portal. O objetivo é aproximar especialistas, jornalistas e leitores para discutir políticas públicas brasileiras.

Usuários sem cadastro poderão participar das discussões utilizando os seguintes dados:

Login: projeto
Senha: brasil

Para tanto, é necessário que o usuário deixe nome e e-mail no fim de cada mensagem para identificação, inclusão no mailing Projeto Brasil e cadastro no novo sistema. Periodicamente e de acordo com o desenrolar das discussões, jornalistas irão intervir para sintetizar os temas tratados e redirecionar o debate para novos aspectos relvantes. Participe, acompanhe os Fóruns On-line Projeto Brasil.

Fundeb: divisão dos recursos entre os níveis de ensino

A questão que gera mais divergências é a divisão dos recursos entre o Ensino Infantil e Médio – o Ensino Fundamental deve receber, no mínimo, o mesmo repasse do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). A MP define como principal critério o número de matrículas registrado no censo escolar, mas autoridades municipais, responsáveis pelo Ensino Infantil, afirmam que a modalidade deve ter preferência por ser mais cara e fundamental na formação educacional, apesar das poucas matrículas existentes (apenas 13% das crianças com até três anos de idade estão em creches). Em contrapartida, os Estados defendem prioridade ao Ensino Médio – modalidade em que são responsáveis -, pois a resolução atual faz com que as verbas estaduais para o nível superem as federais.

Leia mais e participe do fórum de discussão

Inteligência policial: a tecnologia contra o crime organizado
A integração dos diversos órgãos brasileiros de segurança passa, necessariamente, pelo compartilhamento de informações criminais. De acordo com especialistas, investir em inteligência é uma das medidas mais importantes para combater o crime organizado. A situação brasileira não é uniforme: alguns estados ainda usam fichas de papel para registrar informações enquanto outros têm bancos digitais com fotos, vozes e dados sigilosos sobre as maiores facções do Brasil.

Leia mais e participe do fórum de discussão

Definição do piso salarial de professores da Educação Básica

A definição dos salários de professores da rede educação básica faz parte do Fundeb. O Ministério da Educação (MEC) formou um Grupo de Trabalho para tratar do assunto e enviar um projeto de lei até o dia 28 de março para análise do Congresso Nacional, sendo que deputados e senadores devem aprovar a legislação em até um ano. O MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vai elaborar uma planilha para orientar a coleta de dados pela rede de educação para subsidiar a fixação do piso nacional. Dentro do projeto, também deverão constar soluções para a diferença entre a remuneração dos professores nos municípios e nos Estados e a diversidade da jornada de trabalho.

Leia mais e participe do fórum de discussão

Política de penas alternativas
Vista como solução para o sistema carcerário brasileiro, a política de penas alternativas não deve ter o impacto esperado por especialistas. Pela legislação brasileira, pessoas condenadas por roubo devem ser presas, sem direito a cumprir medidas em liberdade. No entanto, são justamente os acusados de roubo que superlotam as unidades carcerárias brasileiras.

Leia mais e participe do fórum de discussão

Pessoal, se tiverem artigos ou comentários maiores para colocar, postem lá no fórum e a gente chama aqui.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Caro Nassif.Hoje,mais uma
    Caro Nassif.Hoje,mais uma vez,o carioca amanheceu sob o impacto de um crime bárbaro.Três individuos assaltaram uma senhora que estava com duas crianças num carro.Uma das crianças ficou presa ao cinto e foi arrastada por cerca de 7Km sendo estraçalhada.A criança,de 6 anos,ficou presa entre a porta e o exterior,resultado de uma tentariva desesperada da mãe para tira-la do veículo,o que infelizmente não conseguiu.O assunto repercutiu intensamente em vários orgãos de imprensa.Nas opiniões e análises ,em nenhum momento foi discutido a lei,ou melhor das mudanças e da ineficácia desta.Veja Nassif,estes criminosos poderão ficar livres da prisão com apenas 5 anos de cárcere.E é aí que entra a midia como instrumento de informação e análise.Em Fevereiro de 06 o STF,praticamente acabou com a lei de crimes hediondos ao considerar o $1º do Art.2º da Lei 8.072 onde determivava o cumprimento da pena em regime fechado integralmente para os condenados por crimes hediondos.A decisão do STF,em vigor,permite que com 1/6 o preso pode solicitar progressão-liberdade provisória-.Assim,mesmo que seja condenado a 500 anos a pena é unificada p/a máxima permitida na lei,30anos.E,veja Nassif,os benefícios proporcionais incidem sobre 30 anos.E este assunto não está sendo discutido por ninguém,exceto claro,entre os operadores do direito.É isto que se chama impunidade.

  • Em relação ao que disse,
    Em relação ao que disse, quero complementar e explicar um detalhe essencial...

    Quando fiz referencia as exigências impostas pelo estado, refiro ao mesmo exigir que toda escola sirva de 10, 11, 12 matérias. Seria como exigir que todo mercado só fosse aberto se servisse de todos produtos. Quantas pessoas abririam uma empresa desse tipo? Como ficaria a concorrencia com tão poucas empresas em condições de abrir tal empreendimento? Seria criado um oligopólio que geraria péssimos efeitos nos preços e até na qualidade dos serviços. Lamentavelmente, é isso que se vê no setor de educação.

    Continuo no fórum...

  • Eu me cadastrei nesse projeto
    Eu me cadastrei nesse projeto e devo começar a participar daqui alguns dias.

    Eu tenho uma idéia, ou algumas idéias, sobre flexibilização no setor de educação. Não é em relação a trabalho, mas a exigências para se abrir escolas.

    Fazendo uma comparação, no setor de educação dos dias de hoje, seria como se um empresário só pudesse abrir um super-mercado. Se tentasse abrir um pequeno ou médio mercado, então tal empreendimento se tornaria ilegal.

    É isso que tá acontecendo hoje. As exigências do governo acabam nutrindo o oligopólio, o aumento de preços e a deficiência na qualidade dos serviços.

    Estou gostando dessas suas idéias, Nassif. Como já disse, esse é o melhor blog e espaço de informação do qual tenho conhecimento e esses dois sites criados por você representam idéias raras ou até mesmo inétidas e de muita utilidade. Espero que gere bons frutos, como deve acontecer.

    Bom dia e até mais.

  • Vai ter sim, Celeste. Um
    Vai ter sim, Celeste. Um sobre economia da cultura. Outro sobre a cultura como motor de um projeto nacional.

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

4 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

5 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

7 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

8 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

9 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

10 horas ago