Categories: Sem categoria

O Outlook e o Gmail

Eu uso o Outlook. Falo mal dele, mas o utilizo há anos. É um programa enjoado, que trabalha com arquivos pesadíssimos, com inúmeros problemas de compatibilidade. A partir de certo tamanho começa a dar pepinos no Exchange -o sistema de rede no qual ele está integrado. Mas continuo usando pela única razão de que ele permite à minha secretária anotar meus compromissos a partir do Outlook dela, em rede; eu receber no meu, em rede. E, depois, sincronizar no meu ex-Palm -que estou prestes a trocar depois de seis meses penando feito um condenado com problemas no meu LifeDrive.

Até hoje não consegui quem configurasse adequadamente meu Outlook para atualizá-lo remotamente pela Internet. Vários técnicos pediram água ou então recomendaram a compra de aplicativos caros, que permitissem a sincronização.

Salto do Outlook para o mundo virtual.

Instalei uma extensão no Mozilla Firefox que permite trabalhar minha caixa postal do Gmail como um diretório virtual. É tudo integrado. Em uma janela coloco o diretório do notebook, na outra o Gmail e transfiro arquivos de um lado para o outro como se estivesse na minha rede ou no meu computador, de forma muito mais intuitiva e muito mais barata do que em rede.

Outro dia fui conferir o calendário do Gmail. Simples, leve, funcional como o correio eletrônico dele. Como é web, obviamente terei acesso em qualquer lugar do mundo a qualquer atualização que minha secretária fizer.

Hoje tenho acesso ao webmail do Exchange. Só que, nesse ambiente virtual, ele é mais desajeitado que jogador de basquete americano tentando fazer embaixadas. É desajeitado, feio, disfuncional, um besouro perto da aerodinâmica de beija-flor de um Calendário do Gmail.

Para compensar esse desastre, a Microsoft desenvolveu o Live Messanger que é um sistema bonito e prático. Seu único defeito é que me lembra o nome do LifeDrive, do meu ex-Palm, que me traumatizou.

Tem-se dois mundos, portanto. O das redes, em que predomina a dupla Exchange-Outlook e o da web, em que Google e Yahoo são reais e o MSN é vice.

No dia em que a comunidade Mozilla, ou a comunidade-empresa Google desenvolver um aplicativo que permita portabilidade ao calendário, isto é, eu poder baixá-lo, utilizá-lo off-line e sincronizar no ex-Palm, darei adeus ao Outlook, após muitos anos de convivência não tão pacífica.

Por isso mesmo, a próxima geração do Office encarará o maior desafio da sua vida, que será o compensar as inúmeras facilidades e funcionalidades dos novos aplicativos cem por cento web. No fundo, talvez represente o último suspiro dos sistemas de trabalho em rede, antes de serem engolidos pela rede maior, a web.

A saída de Bill Gates de cena, deixará uma indagação que se seguiu à morte de Ayrton Senna e à ascensão de Schumaker: no mano a mano, quem seria o maior dentro da nova ordem da web, ele ou a rapaziada do Google?

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

10 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

10 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

11 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

12 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

12 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

13 horas ago