Usuários reclamam de catálogo do Netflix

Por raquel_

Do O Globo.com

Netflix: banda larga pode prejudicar serviço; com catálogo fraco, versão para iPad só chega em novembro

André Machado

RIO – O Netflix brasileiro ainda está a léguas de distância da qualidade do internacional, segundo seus usuários. O principal problema, mencionado na página do serviço no Facebook, é o catálogo limitado de filmes, que não enche os olhos.

– Faltam títulos mais recentes. E alguns filmes em HD não têm muito por que ser em alta definição, como “… E o vento levou” – diz Adriano Rayol, sócio-diretor da desenvolvedora Uplay Mobile.

Outra reclamação é que o serviço não chegou para iOS, o sistema de iPad, iPhone e iPod. No Facebook, a Netflix anunciou que eles chegam em novembro por aqui. E também falta o do Xbox, que chega em breve. Já na plataforma Sony, o Netflix tem funcionado corretamente.

O desenvolvedor Daniel Marques fez uma assinatura para seus pais, que estão na casa dos 50 anos, e conta que eles gostaram do que viram:

– Meu pai me ligou animado, dizendo que tinha começado a ver um filme na noite anterior. E depois terminou tranquilamente no dia seguinte.

Mas o serviço tem outros desafios. Como o da má qualidade da banda larga brasileira. Mesmo levando em conta que a velocidade mínima recomendada pelo Netflix é de 500 Kbps, não muito alta em termos de banda larga, apenas 15,8 milhões de internautas brasileiros (de um total de 81,3 milhões) têm banda larga fixa.

– Este é o nosso maior gargalo no Brasil. O preço da banda larga aqui é altíssimo – afirma Karin Breitman, professora do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Não por acaso, Karin e seus amigos preferem pagar um provedor internacional – no caso, o StrongVPN – para, através de uma rede virtual privada (VPN, na sigla em inglês), acessar um endereço de internet (IP) nos EUA e usar o Netflix original, que traz mais de 1 bilhão de títulos.

Para Carlos Affonso, vice-coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (FGV), embora seja claro que, com a chegada dos serviços virtuais as locadoras físicas venham diminuindo, elas ainda têm o seu papel.

– Se o acervo da locadora for maior e mais atual do que o do Netflix, vai ser mais confortável pegar um filme novo lá do que esperar pelo site – diz. – Isso sem falar dos problemas da banda, já que as operadoras são obrigadas a entregar apenas 10% da velocidade contratada.

Segundo Affonso, os estúdios relutam em liberar filmes para o mercado latino-americano devido à alta incidência de pirataria e downloads ilegais, daí o acervo insatisfatório. Mas o Netflix pode ser justamente a solução para esse dilema.

– E é importante lembrar que sua distribuição passa por outras plataformas que não a web, como os consoles de games. Ainda falta o iOS. Mas essa convergência de mídias deve ser aproveitada. Imagino no futuro promoções de filmes especiais para quem acessar o serviço via, digamos, PlayStation 2 ou 3 – pondera.

Para o empresário e especialista em gerenciamento do conhecimento Antonio Kleber de Araújo, o serviço corre risco de dar com os burros n’água na Terra Brasilis.

– Ainda temos sérios problemas de infra-estrutura. A banda larga aqui é uma brincadeira, cara e lenta – afirma. – Quando todos estiverem vendo filmes on-line, aí mesmo que vai ficar uma tartaruga… Principalmente quando oferecem HD quando a infra não suporta nem DVD.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • (Dez/2013) Estou gostando da

    (Dez/2013) Estou gostando da Netflix, motivos:

    *Preço bom,

    * Várias pessoas usam a mesma conta,

    *Tem filmes do ano,

    *Tem séries exclusivas,

    *Dá para trocar legenda e dublagem.

  • Catálogo americano infindável !!! Nota 10 !

    Olá, pessoal ! Estou maravilhado com a enorme quantidade de títulos em inglês... Como sou professor, além de assistir em inglês, sugiro o mesmo a meus alunos. É o que está explicado aí em cima. 

    Você pode instalar a extensão "HOLA" no navegador do Chrome, que permite acessar o catálogo americano (ou de outro país) Ela faz com que o servidor deles "pense" que seu PC está conectado na região de lá (é só você mudar para a região dos E.U.A., lá no menu do "Hola"). Excelente. Apenas lembre-se de que não verá os filmes mais em português, OK. Para isso, desabilite a extensão ou use outro navegador, como Internet Explorer. Assim você fica com dois catálogos... Acesse e instale pelo link do chrome webstore --> chrome.google.com/webstore?hl=pt-BR

  • faltando episódios da série NARUTO
    Estou assistindo os episódios do anime Naruto so que so vai
    Ate um certo episódio, :(
    Sou muito fã, e gostaria de assistir na minha tv smart ate o final da história, que seria o NARUTO SHIPPUDEN
    espero um retorno
    Desde ja agradeço. ...

  • Concordo quanto ao catálogo,

    Concordo quanto ao catálogo, falta muitos títulos que acha em qualquer locadora. Quanto não ser necessário aos filmes antigos serem em HD, discordo. A alta definição faz muita diferença em telas grandes, pra qualquer tipo de filme. É bom lembrar que mesmo filmes antiguíssimos como "E o vento levou" foram gravados em mídia para passar em telas de cinema. Se não estiverem disponívels em HD, a qualidade antiga que já é ruim vai ficar muito pior.

  • critica a Netflix

    En menos de 1 mes que me asocié a NETFLIX ya he tenido 2 decepciones. La 1ª comienzo a ver un film en la tarde del 24/12/14 y al otro día ya no existía más la serie. Al llamar se me ha informado que dicha serie no será más exibida.

    Ayer termino de ver la 2ª temporada de HOMELAND y para mi sorpresa termina ahí la serie en cuestión. Una amiga que asistió a dicha serie pocos meses atrás "su exibición" constaba de 4 temporadas.

    A quien lea esta mi opinión no le parece una falta de seriedad de NETFLIX de retirar la serie sin acabar?

    Gracias

  • Netflix

    Boa tarde, 

     

     

    Esse fim de semana que passou (03/01/2016), eu meu namorado procuramos um filme no netflix para ver, e me decepcionei com os filmes que tinham disponiveis. O filmes que tem são: Filmes antigos de mais, muita serie, ou seja não temos muitas opções, o valor de R$ 18,00 por mês é acessível, mas a qualidade nos filme esta ruim. Só uma ideia, se atualizem se não vocês vão acabar perdendo para a concorrencia que esta crescendo de grão em grão.

     

     

    Att.

  • Avaliação de filmes Netflix

    Seria MUITO útil, se disponibilizassem uma ferramenta para dar notas aos filmes! Muita porcaria deixaria de ser assistida!

  • Netflix de baixa qualidade ...

    O presidente da Netflix abre a boca para dizer que "os brasileiros não entenderam o Netflix" ... tem que falar para esse sem-noção que são eles que não entendem o que o consumidor quer ver, ou se fazem pouco caso. No catálogo da Netflix Brasil tem 1200 filmes disponívels, mas tem tantos repetidos que não deve chegar a 900, então acho bom começarem a acertar essa coisa porque as reclamações estão crescendo, fico desanimado em abrir o Netflix, porque vou encontrar muitos filmes sem expressão e sem qualidade... 

  • Para quem gosta, realmente, de cinema, não deve chegar perto do NetFlix. Seu acervo compõem-se basicamente num amontoado de séries; nada de cinema nacional, muito pouco fora do o eixo estadosunidense. Se percebe logo o público a que se dirige apenas pelos chamados-títulos a promover seja uma série/filme ou uma categoria destas, tipo: "filmes empolgantes", "séries dignas de maratona". Realmente, não dá. Agora o seguinte, outro assunto, digno de nota: esta pessoa que, "ela mesma", assinou o NF para os pais que têm por volta de ....50 anos!? Em que tempo viveram estes pais? Possuem mais de 20 anos que o abençoado filho? Hahaha cada uma... este munto tá cheio de idiotas.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

6 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

9 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

10 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago