Após reforma, Bradesco e Caixa abrem PDVs e colocam bancários em alerta

Foto: Agência Senado

Da Rede Brasil Atual

Banco público já havia tido quase 5 mil adesões em plano aberto ainda este ano. Apenas de janeiro a maio, setor financeiro eliminou perto de 10 mil postos de trabalho
Com quase 10 mil vagas eliminadas apenas neste ano, o setor financeiro prepara-se para mais redução de postos de trabalho. Imediatamente depois da sanção do projeto de “reforma” trabalhista, agora Lei 13.467, Bradesco e Caixa Econômica Federal anunciaram programas de demissão voluntárias. O banco público havia encerrado em março um programa que teve 4.645 adesões, de acordo com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.
No caso do Bradesco, o programa de demissão voluntária (PDV), anunciado na quinta-feira, mesmo dia da sanção da lei, começou hoje (17) e vai até 31 de agosto. O banco não divulgou metas de adesão, afirmando apenas, em nota, que o plano “não afetará o elevado padrão de qualidade dos serviços prestados aos seus clientes e usuários”.

“Um banco que dá lucro de R$ 4,6 bilhões somente no primeiro trimestre tem de ter compromisso com os trabalhadores e os clientes”, afirmou a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva. “Orientamos o trabalhador a denunciar qualquer ameaça para adesão ao plano”, acrescentou.
“Mesmo sendo o setor que mais lucra no Brasil, o sistema financeiro continua fechando postos de trabalho”, criticou Ivone. De acordo com a subseção do Dieese na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), apenas de janeiro a maio foram eliminadas 9.621 vagas, sendo 2.804 em São Paulo – aumento de 60% em relação a igual período de 2016.  A maior parte (45%) é da própria Caixa, que agora reabre o PDV.
“Estamos muito preocupados com a volta do programa, pois o recado é claro: não haverá reposição das vagas deixadas pelos empregados que aderirem e deixarem o banco. Isso só piora as condições de trabalho dos empregados que permanecerem e afeta diretamente o atendimento à população”, afirma o coordenador da CEE da Caixa, Dionísio Reis.
De acordo com os dados analisados pelo Dieese, além do fechamento de postos de trabalho, há uma diferença, para menos, na remuneração: em média, o salário de quem foi contratado corresponde a 60,5% do que era recebido pelos demitidos.
Pela nova lei, que segundo o texto entrará em vigor daqui a 120 dias, os planos de demissão voluntária ou incentivada resultam em “quitação plena e irrevogável” dos direitos trabalhistas. A não ser que haja algum acordo com outra determinação.

Redação

Redação

View Comments

  • Mais gente em busca...

    Tirante os que entrem nos PDVs por pressões e/ou ameaças, o restante talvez tenha avaliado mal a conjuntura, já que a retração econômica irá piorar com o que o desgoverno temer tem feito. Serão milhares engrossando o já enorme contingente de brasileiros disputando os poucos recursos que estarão em circulação.

  • Futuros novos empreendedores,

    Futuros novos empreendedores, gente que faz a diferença. Mas vou avisando, vão ter que disputar espaço com camelôs, vendedores e pedintes de sinal e biscateiros em geral, que a cada dia que passa aumenta mais. Mas tirou o PT, então tá tudo bem.

  • Reestruturação

    A Caixa tambem iniciou uma reestruturação em suas areas meios que vai atingir, entre outros, o setor responsavel pelo FGTS. A promessa é de fechamento de unidades com transferencia forçada de quadros que funcionara como pressão para a adesão aos PDVs. Mesmo mostrando eficiencia no pagamento das contas inativas o setor do FGTS sera o mais enxugado.

  • novos empreendedores

    depois de demitidos serão empreendedores, ou gestores do próprio negócio...........

    duas palavras da moda : empreendedores e gestores.

    vão abrir mini bancos e concorrer com os antigos patrões????

    com certeza grande parte deles gritava fora Dilma, fora PT.

     

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

4 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

5 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

5 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

6 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

7 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

8 horas ago