Categories: EconomiaTrabalho

Pesquisa do IBGE pede análise: o que é pleno emprego?

A última Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE revelou que a taxa desemprego do país está em 5,6%, uma das menores da história. Em junho de 2012 a taxa foi de 5,4%.

A pesquisa é realizada a partir de uma amostra de indivíduos de seis regiões metropolitanas e engloba o mercado formal e informal, trabalhadores do setor público e privado e empregadores.

 

Há quem diga que uma taxa neste patamar nos leva ao pleno emprego outros que nos deixa próximo ao pleno emprego. Mas o que seria o pleno emprego?

A teoria econômica diz que no pleno emprego há o uso eficiente da totalidade dos recursos produtivos descontada já uma taxa natural de desemprego. Esta taxa natural não se deve a um possível ambiente recessível na economia e sim é uma taxa compatível com o crescimento econômico, dada sobretudo ao descasamento entre oferta e procura de emprego.

A taxa de desemprego também está relacionada à taxa de crescimento da economia. Se há uma expansão no ritmo da economia, a taxa de desemprego diminui. Entretanto, a economia está desacelerando. O governo revisou para baixo, na semana passada, mais uma vez o crescimento do PIB, para 2,5% em 2013. Logo, utilizar os últimos resultados do emprego para afirmar pleno emprego é ilusão. É, além de desconsiderar fatores complexos importantes inerentes ao mercado de trabalho é também não considerar outros pontos relevantes da realidade econômica.

Ao deixar a ilusão de lado, podemos sim comparar a situação do emprego no país com outras importantes economias.

O Brasil está à frente da zona do Euro, Estados Unidos e G7 (grupo das sete maiores economias) com taxas respectivas de 12,1%, 7,4% e 7,2%. Mas diante de seus parceiros do BRICS o país só ganha da África do Sul com taxa de 25,6%, enquanto Rússia, China, e Índia têm taxas de 5,3%, 4,1% e 3,8%, respectivamente.

Por fim, levando em conta a totalidade das pessoas ocupadas, o mercado de trabalho brasileiro continua aquecido, mesmo que o Ministério do Trabalho tenha apresentado resultados negativos ao mostrar que em julho houve redução na geração de empregos formais de 70,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado.  Agora, resta acompanhar os próximos resultados do PIB e da taxa de desemprego para ver o quanto o mercado está impactando no crescimento do país ou se a queda na taxa é pontual e ficará em linha com o pífio desempenho do mercado formal.

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

6 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

7 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

7 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

8 horas ago