Fernando Horta
Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.
[email protected]

Pode Lula fazer mais?, por Fernando Horta

Pode Lula fazer mais?, por Fernando Horta

O discurso de Lula no congresso nacional do Partido dos Trabalhadores, na quinta passada, foi mais curto e errático do que costuma ser. A verdade é que o ex-presidente sente o peso que hoje tem, como única figura de esquerda capaz de barrar o avanço conservador. O partido tenta dar-lhe ao mesmo tempo apoio e abrigo. Não é pouco o que Lula enfrenta. Afora uma caçada midiática diuturna, Lula ainda lida com o lawfare da República de Curitiba e seus experts em Powerpoint, pedalinhos e documentos sem assinatura. A perda de dona Marisa Letícia (homenageada no Congresso) e o constante assédio aos familiares do ex-presidente completam um quadro nefasto que o líder, de 70 anos, impressiona ao enfrentar de forma tão aguerrida.

Não há outra alternativa, dirão alguns. Eu discordo. Existem outras alternativas para Lula, talvez não para a esquerda brasileira neste momento. Para piorar as coisas, Guilherme Boulos escreve afirmando que Lula não unificará as esquerdas “fazendo mais do mesmo”. Permita-me discordar meu caro Boulos, diante da atual situação, mais do mesmo de Lula estaria já de muito bom tamanho. Tentam incitar o ex-presidente a um caminho de maior acirramento, de maior enfrentamento. Tentam fazer do Lula de 70 anos um lutador por reformas de base que lula não foi com 50 ou 60.

Lula, em parte, aceita o desafio. Parte do discurso na noite da quinta-feira passada foi dirigido a ataques à Rede Globo. É compreensível que o ex-presidente esteja magoado. As vilanias da Globo são conhecidas desde a destruição de Assis Chateaubriand e a consolidação do império dos Marinho durante a ditadura. Mas parece que a Globo perdeu a finesse com a morte do seu fundador. Os atuais donos perderam o senso de tempo e oportunidade e estão gastando seu capital político de forma muito acelerada. O custo dos ataques a Lula tem subido vertiginosamente e pode ser visto nas pesquisas eleitorais e na má vontade de vários anunciantes da Globo que já percebem prejuízos aos seus produtos por conta da postura política da emissora.

Lula tem sido cobrado a fazer as reformas estruturais que a esquerda há muito pede. Na última noite, Lula lembrou que presidente com sessenta parlamentares não faz reforma. Com 70 anos, Lula ainda tem que dar aula de política para uma parte da esquerda que parece viver no Sítio do Pica Pau Amarelo (ou vermelho, se preferirem). Um lugar onde o chefe do executivo tem o pó de pirlimpimpim e é capaz de realizar tudo o que pensa. Sozinho. Se faz aliança é por puro interesse, e se a aliança é com políticos de duvidosa moral então a aliança é fisiológica, nefasta. Lula lembra que se faz aliança não com quem se quer, mas com quem ganha eleição. Partidos que nunca ganharam nada no executivo costumam esquecer-se disto.

Sem um parlamento capaz de fazer mudanças, Lula não poderá fazer muita coisa. Enquanto as bancadas de latifundiários, banqueiros e industriais forem imensamente maiores que as de trabalhadores, professores e camponeses Lula só fará algo se propuser o “mais do mesmo”. Colocando na mesa seu imenso poder de negociação e chamando as forças políticas para um grande pacto nacional. De novo. E não me entendam mal, isto, hoje, já seria excepcional. O problema é que a esquerda ferida pensa que a eleição de Lula seria uma reversão de forças. Teria a capacidade de devolver todo o mal que tem sido infligido a ela. Fala-se em “punir os golpistas”, num misto de devaneio com esquizofrenia.

Lula não pode tudo. Nunca pode, a bem da verdade. Governar não é um exercício solitário da vontade. Tivemos algumas vezes presidentes eleitos com minoria no congresso. E congresso hostil ainda. Vargas em seu último mandato é um exemplo claro. A guinada à esquerda de Vargas não surtiu efeito. As pressões eram demasiadas. Terminou como sabemos. Um tiro no peito, o levante do povo e a continuidade do modelo populista por mais dez anos.

A verdade é que a esquerda brasileira é profundamente incompetente. Não conseguiu construir alternativas eleitorais factíveis durante todo o período que esteve no poder. E não falo apenas do PT, mas de toda a esquerda. Quem bate no peito e exige “autocrítica” não é capaz de fazer a sua e perceber que sem Lula e sem o PT não existe esquerda brasileira hoje. E o pior é que sequer esta avaliação realista são capazes de fazer. Continuam com discursos agressivos, rompantes revolucionários sem sentido e cobranças anacrônicas.

Lula, se puder concorrer e se ganhar a próxima eleição, terá o maior desafio que um presidente brasileiro já teve. Reorganizar um país que está quase tão destruído quanto uma guerra civil deixaria. E sem base legislativa temo que Lula pouco ou nada possa fazer. Alguns dirão que é culpa do próprio Lula e que ele tem a obrigação de fazer a reforma A ou B. Eu me recordo de Churchill, durante a Segunda Guerra, informando a Roosevelt e Stalin que o Papa exigia que se libertasse Roma primeiro e que se protegesse todo o local da Santa Sé. Stalin perguntou: “Quantas divisões comanda o Pontífice?”

Quantas cadeiras no congresso comanda esta esquerda que está a exigir tantas “reformas” do ex-presidente?

Fernando Horta

Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. faltam quadros pra esquerda

    faltam quadros pra esquerda ..sempre faltou

    ..e isso abriu espaço pra projetos individuais, egocentradas em interesses pessoais, não em projetos nacionais

    em 2018 LULA não vai escapar dos acordos  ..bom que assim seja  ..o país precisa ser reconstruído  ..e isso não pode partir duma só bandeira ou tendência 

  2. A única alternativa para 2018 é o Lula apoiar o Ciro Gomes para

    A única alternativa para 2018 é o Lula apoiar o Ciro Gomes para a presidência. Em seguida os dois líderes apoiar o Haddad em 2022 ao Planalto. O que o ex-presidente deveria fazer nesse momento é usar seu capital político para ajudar o PT a eleger a maior bancada possível no Congresso Nacional.

    Caso o Lula se candidate em 2018, estará desperdiçando seu capital político elegendo parlamentares de direita para viabilizar a governabilidade, como ocorreu durante seu governo. O ex-presidente deve utilizar melhor seu prestígio, de forma a beneficiar a esquerda e sua base social e não a direita golpista e traidora.

    1. Prezado Wilton, a alternativa

      Prezado Wilton, a alternativa única sempre se torna o primeiro passo para diversas. Nem vou falar da “Senhora da Foice”, que pode aparecer a qualquer hora e ceifar qualquer um, vamos dar umas longas férias para ela. Lula apóia Ciro, certeza que ele se elege ? Ciro se elege, vai querer apoiar Haddad ou, legitimamente, se reeleger ? A “maior bancada possível do PT”, eleita com o prestígio de Lula, será suficiente para dar sustentação a Ciro, se for eleito ? Se essa “maior bancada” for suficiente para sustentar Ciro, não poderia ser maior ainda com Lula candidato ? Penso que, não a única mas a melhor alternativa, é Lula candidato, se deixarem. Lula não é o “Messias”, talvez nem seja o melhor, mas é o que reune as melhores condições com que podemos contar no momento. E para que o deixem ser candidato e para ser eleito ele só pode contar conosco. Sei que está meio fora de moda o “todo poder emana do povo” mas se pudermos reconquistar esse “chavão” veremos que até bancada de direita apoiará um governo de esquerda. E quando o poder não emanar do povo não há governo que perdure.

    2. Exato, é por ai mesmo.
      Lula

      Exato, é por ai mesmo.

      Lula não pode mais nada, está custando a se defender.

      Isso se não for preso, fruto aliás, da péssima condução do ESTADO executado por ele e, principalmente, por Dilma.

      Deveria se candidatar ao Senado ou a Camara e apoiar o Ciro, que já está correndo o País.

      Ademais, Lula não terá dinheiro para fazer campanha.

      Só um néscio daria dinheiro a Lula. Depois corre risco de ser condenado a 300 anos de cadeia e caguetar até a mãe.

    3. Ciro está fazendo campanha para o Jereissati

      Como confiar num cara como o Ciro, que circula o país dizendo que faz e acontece, fazendo discurso de esquerda… e na semana passada vem a público fazendo propaganda do Tasso Jereissati (logo quem!!!!) para presidente eleito por via indireta? Se fosse só um oligarca tradicional o “eleito”, já seria ruim. Mas o Jereissati é um ativo e combativo lutador pró “reformas” trabalhista, previdenciária etc. Eu não voto mais no Ciro, é incoerência demais.

  3. Lula poderia sim ter feito

    Lula poderia sim ter feito diferente se pelo menos tentasse, com a chance de algumas coisas terem dado certo com possíveis resultados muito diferentes da tragédia que estamos vivendo agora. Teria que entender, coisa que parece que até agora não aconteceu, que ele não tinha adversários, mas sim inimigos. Que para governar é preciso ter poder, coisa que os governos do pt nunca tiveram. Buscar o poder é deixar de ser republicano e nomear apenas aqueles que professam o mesmo que foi prometido em palanque. Para isso precisaria ter atuado com inteligencia e destreza nos trâmites da governabilidade, nos acordos com os outros partidos (e até mesmo dentro do pt) no sentido de priorizar, pelo menos priorizar os princípios gerais do seu governo. O mesmo vale para a Dilma. nada foi feito neste sentido e Lula e Dilma sempre embarcaram na política nefasta representada exemplarmente pelo pmdb que é a do balcão de negócios, o toma lá dá cá. Uma coisa é tentar e não conseguir (alguma coisa sempre se consegue). Outra é não tentar e fazer coro com o que existe de pior na política brasileira desde sempre.

  4. A esquerda brasileira sempre

    A esquerda brasileira sempre foi imbecil, refratária a realpolitik. Perde mais tempo discutindo picuinhas teóricas do que montando uma estratégia para enfrentar o inimigo comum. Sem falar na crônica capacidade de se auto-enganar sobre o país e seu povo pobre e ignorante….

    Se esses bocós não se deram conta, o Flávio Dino deu o norte: um novo projeto deve ter como tripé as palavras NAÇÃO, PRODUÇÃO e EDUCAÇÃO. É um começo, mas tem muito pra melhorar e fazer.

    E, por favor, que dessa vez façam a coisa direito.

  5. Vocês têm um monte de

    Vocês têm um monte de problemas para corrigir, a começar por uma constituição patética que todo mundo parece entender como mera sugestão a ser seguida apenas quando for mais conveniente. Ou nenhum de vocês notou por exemplo que apesar do juíz Sérgio Moro ser obviamente um criminoso e certamente traidor do país, que segundo a constituição deveria estar afastado e preso, continua cometendo crimes usando o manto de juíz por não ter ninguém que seja obrigado a derrubá-lo e prendê-lo? Vocês têm um monte de leis tão furadas quanto um queijo e aonde ninguém é efetivamente obrigado a cumpri-las

     

  6. A única saída é ensinar a votar.

    Como bem disse Lula e o autor Horta, é preciso ensinar política, sim, à esquerda e ao centro, que um presidente não governa só.

     

    É preciso dizer, ó gente, votem em deputados e senadores da esquerda. Mas não adiante essa esquerda idiota que critica Lula chegar lá votar a favor da caçassão de mandato de candidato de esquerda, atendendo o “clamor” das ruas e da mídia.

     

    Mas é preciso ensinar também, tanto Lula quanto o PT e toda esquerda, que sem comunicação – os meios e as práticas – também não se governa.

     

    Lula e a esquerda estão sendo vítimas da total falta de política de comunicação em seus tantos anos de governo.

    1. Isso daí é lenda.
      Em nenhum

      Isso daí é lenda.

      Em nenhum lugar do mundo, seja EUA, Japão ou Suécia, o cidadão tem esse poder de análise.

      O problema do País não é  esse.

      O grande problema foi na condução do ESTADO por Lula e principalmente por Dilma.

      Deixaram abrir a caixa de Pandora e o desarranjo se deu entre as corporações  e os Poderes.

      Nada a ver com corropção, que sempre existiu e sempre continuará a ocorrer, talvez agora com ainda mais força.

      Quando uma Presidente inútil como a Dilma permite que um Zé Ruela de um Moro seja o principal do País é por que estamos mesmo perdidos.

       

  7. Pode Lula fazer Mais?

    Concordo que a vitoria de Lula não o transformará em um Presidente dos Trabalhadores, mas sim, de todo brasileiro.acredito até que o seu maior desafio será como enfrentar as esquerdas enfurecidas.Aliás, já vivemos isto, afinal, em momento cruciais vimos surgir, PSOL, REDE, quando o PT e Lula mais precisavam do apoio de bravos guerreiros, que não compreenderam que nesta luta tão desigual, era preciso  se perder anéis para não se perderem os dedos.Foi triste, foi doloroso assistir ex companheiros de braços dados com o DEM votarem matérias contra o governo do PT.

    O que a brava esquerda ideológica parece que não entende é que ou eles correm para elegerem o maior número de parlamentares ou mobilizem cotidianamente as massas, para que esta possa garantir um governo de esquerda.A prática tem demonstrado que é uma luta quase inglória, veja o que ocorre na Venezuela, a principio era bonito ver o povo na rua garantindo o governo Hugo Chaves.Hoje??!!

    Aqui no Brasil o que vimos??Uma Presidenta ser apeada do poder e cade o povão???Cade a esquerda e seu radicalismo retórico?

     

  8. Na volta do barco é que se sente o quanto deixou de cumprir

    “A gente vai contra a corrente até não poder resistir

    Na volta do barco é que sente o quanto deixou de cumprir

    A gente toma a iniciativa., viola na rua a cantar

    Mas eis que chega a roda viva e carrega a viola prá lá”

    Xico Buarque, Roda Viva

     

    “Ontem um menino que brincava me falou
    que hoje é semente do amanhã…

    Para não ter medo que este tempo vai passar…
    Não se desespere não, nem pare de sonhar

    Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs…
    Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar!
    Fé na vida Fé no homem, fé no que virá!

    nós podemos tudo,
    Nós podemos mais
    Vamos lá fazer o que será”

    Gonzaguinha, Sementes do Amanhã

     

    “Sonho que se sonha só

    É só um sonho que se sonha só

    Mas sonho que se sonha junto é o começo de uma nova realidade.”

    Raul Seixas, Prelúdio
     

  9. Agora pouco

    … deixei meu caçula na escola e passei na padaria. Como sempre uma pequena fila na minha frente, uns dois clientes a frente pede:

    – Seis pãezinhos e duzentas(sic) gramas de “mortandela”.

    – Qual senhor?

    – qualquer uma que não seja Seara. Quero que o Lulinha vá a falência.

    – Ai o meu saquinho, pensei cá com meus botões, e o rapaz continuou com sua cantilena:

    – Todo político é ladrão, são um bando que ficam roubando a gente… – e todas aquelas frases prontas do midiota feliz.

    em dado momento não me contive:

    – O senhor concorda que não podemos viver sem a política?

    – É, não dá. mas esses politicos que tão aí é tudo ladrão. Se não fosse obrigado nem votar eu ia.

    – Pois então o senhor deveria votar no ladrão mais competente.

    – Como assim?

    – Veja: o senhor afirma que a Friboi é do Lulinha…

    – todo mundo sabe disso.

    – Pois é, então por que o Lulinha não tá nessa confusão da JBL?

    – é que o Lula é esperto.

    – Ora pois… O Lula, além de ter sido o melhor presidente que o Brasil já teve é o maior e o melhor bandido do planeta, já que ninguém consegue provar nada contra ele, ou seja é o ladrão mais competente.

    – Pois não? – Me perguntou a atendente com um sorriso cumplice  nos lábios

    – Seis pãezinhos e – encandi as sílabas com prazer – Duzentos gramas de Mortadela… Pode ser a Seara, mesmo!

    1. Eu também vejo vários destes

      Eu também vejo vários destes tipos durante os meus negócios no Brasil, com a diferença que eles usualmente comandam bancos ou grandes empresas. Usam ternos italianos, adoram falar como passaram férias em New York ou em Paris mas no fundo são tão estúpidos* e “midiotas” quanto o sujeito que você encontrou na fila da padaria.

       

      *As empresas deles sobrevivem por viverem de golpes envolvendo o governo brasileiro ou por terem pelo menos alguns funcionários competentes dentro da cadeia de comando

    2. A maior parte da população acha que o problema é político

      Diria o Lungaretti, que eu não sei por onde anda, que:

      “Interessa aos defensores do capitalismo fazer a patuléia acreditar que a razão maior de seus apuros econômicos são os impostos, que estes acabam sendo em grande parte desviados pelos políticos e que isto, só isto, impediria nosso país de deslanchar.

      Ademais, as intermináveis denúncias de corrupção acabam minando as esperanças do cidadão comum na transformação da realidade por meio da ação política. Se tudo não passa de um lodaçal, as pessoas de bem devem mesmo é cuidar de sua vida…

      De quebra, fornecem pretextos para quarteladas, sempre que os meios de controle democráticos das massas não estão funcionando a contento.

      Então, Paulo Francis dizia e eu assino embaixo: denúncias de corrupção política são bandeira da direita, que acaba sendo sempre sua beneficiária final, a despeito dos ganhos momentâneos que proporcionem à esquerda.

      Esta deveria, isto sim, demonstrar que o capitalismo em si causa prejuízos imensamente maiores para o cidadão comum do que os desvios de recursos dos cofres públicos; e que a moralização da política não se dará com medidas policiais, mas sim com uma transformação maior da sociedade.

      Não o faz. Desatinadamente, algumas de suas tendências reforçaram as denúncias que culminaram no suicídio de Getúlio Vargas em 1954 e as que deram pretexto à dita redentora de 1964 (que, claro, nada mudou exceto a relação dos beneficiários do butim)….”

      https://naufrago-da-utopia.blogspot.com.br/2009/04/corrupcao-politica-e-bandeira-da.html

      O Coxinha que comprava Mortandela [sic] é mais um que caiu no conto do vigário dos parasitas sociais.

  10. Esquerda eleitoral?

    “A verdade é que a esquerda brasileira é profundamente incompetente. Não conseguiu construir alternativas eleitorais factíveis durante todo o período que esteve no poder”. Horta

    Bem, Horta, se voto mudasse alguma coisa, ele nem teria sido instituído e caso tivesse chegado a ser instituído, ela já teria sido abolido. Esquerda de verdade é aquela que:

    “Proclama abertamente que seus fins só podem ser atingidos pela derrubada violenta da ordem social existente”, e não através de eleições.

    A esquerda não esteve no poder, esteve no governo. Os Poderes Legislativo e Judiciário, bem como os Poderes Executivos Estaduais e Municipais sempre estiveram na mão da burguesia.

     

  11. é a coabitação uma suruba popular?

    Uma vela para o santo, outra para o diabo. Empresas fazem doações a vários concorrentes esperando obter recompensa daqueles que forem eleitos.

    Os eleitores participam da encenação, em um frágil sistema de representação. Assim, o povo reage. Disse Maquiavel: o povo tem sempre razão, porque quer apenas não ser roubado. O eleitor médio é “muito sagaz”, elege o executivo pertencente a uma corrente política e o legislativo predominantemente da corrente contrária. Aprendeu na escola que um legislativo da oposição é garantia de que o executivo será bem fiscalizado.

    O modelo político sugere, os tribunais se calam, a ignorância vence, o executivo eleito depende de agradar à “oposição”, a coabitação fisiológica é implementada. A discussão de ideias e projetos, e o planejamento, tudo deixou há muito o campo de batalha. A negociação torna-se sinônimo de estabelecer preço no voto do representante eleito. 

     

     

  12. A democracia sequestrada

    Concordo em quase tudo.

    Acho apenas que com esse congresso que aí está, e o que vem em 2018 não deverá ser muito diferente, não deixarão Lula fazer nem mais do mesmo.

    E com a Globo contribuindo para prolongar nosso estado de agonia até o Lula dar um tiro no peito.

    E os que acham que possuem poderes mágicos para uma Ley de Medios, aqui, não perceberam ainda a correlação de forças extremamente desfavorável.

    A Globo já sentiu o gostinho de sangue e não se contentará com pouco. É capaz de peitar toda a classe política; até mesmo seus antigos aliados, uma vez que são todos moralmente muito frágeis.

    Na melhor das hipóteses, Lula só poderia fazer mais do mesmo se “premiasse” um dos irmãos Marinho com uma embaixada, por exemplo em Paris.

    A Globo sequestrou nossa democracia e o PT sozinho (ainda que com toda a esquerda apoiando) não tem força para resgatá-la.

    As opções são muito poucas.

    Ou se mobiliza um amplo espectro político incluindo setores responsáveis e inatacáveis de centro e centro-direita para reduzir esse poder paralelo nefasto ou então só negociando com os globobandidos. Esperar que Lula enfrente o globobanditismo de peito aberto, além de não fazer o gênero de Lula, é empurrá-lo para o pelotão de fuzilamento com requintes de crueldade.

    Talvez (e com muitas dúvidas neste “talvez”), um Ciro Gomes, se não for apenas bravateiro, consiga travar uma disputa equilibrada com os Marinhos. E nem assim haveria certeza sobre quem sobreviveria neste duelo.

  13. Todo o poder aos Sovietes?

    OU o PT acredita que vai governar só com os “trabalhadores da cidade e do campo”, expropriando a burguesia e instaurando um socialismo de modelo cubano…

    OU precisa conquistar os setores da classe média, os pequenos e médios empresários, todos os que perdem com o neoliberalismo e as políticas de “austeridade”.

    Quem necessita de um mercado interno pujante (empresários), empregos e serviços públicos de qualidade (classe média), segurança, crescimento, proteção ao meio ambiente, paz social, por que é tão facilmente levado a odiar a esquerda? Preferem  falir agarrados a seus cacoetes escravistas que prosperar abraçando um desenvolvimentismo inclusivo e sustentável.

    A palavra de ordem “produção!” poderia ser um aglutinador.

    Lula fala ao povão como ninguém. Quem na esquerda pode falar à classe média e ao empresariado interessado na pujança do mercado interno, em apoio à inovação, etc.?

    Eu tinha esperança de que o Ciro Gomes fosse uma alternativa. Mas quem faz campanha para Jereissati não é digno de confiança

  14. A culpa não é da esquerda, da

    A culpa não é da esquerda, da direita e nem de ninguém!!Lula simplesmente não tem o perfil do confronto é é um político de conciliação. Basta se informar sobre o seu passado de sindicalista para constatar isso. Que culpa ele tem se as pessoas acham que ele pode ser um revolucionário?

  15. Análise instigante e bem fundamentada

    Quem lê meus comentários, artigos e outros textos deve ter percebido que costumo discordar dos acadêmicos colaboradores do GGN. Não tenho poupado aldo Fornazieri e Wanderley Guilherme dos Santos, por exemplo. Fernando Horta também tem recebido críticas minhas, mas neste artigo ele conseguiu fazer uma análise instigante e bem fundamentada.

    Este artigo de Fernando Horta apresenta um parágrafo que, além de memorizado por todos, deve ser usado como epígrafe.

    “A verdade é que a esquerda brasileira é profundamente incompetente. Não conseguiu construir alternativas eleitorais factíveis durante todo o período que esteve no poder. E não falo apenas do PT, mas de toda a esquerda. Quem bate no peito e exige “autocrítica” não é capaz de fazer a sua e perceber que sem Lula e sem o PT não existe esquerda brasileira hoje. E o pior é que sequer esta avaliação realista são capazes de fazer. Continuam com discursos agressivos, rompantes revolucionários sem sentido e cobranças anacrônicas.”

    Outro parágrafo memorável antecede este que acabei de citar.

    “Lula não pode tudo. Nunca pôde, a bem da verdade. Governar não é um exercício solitário da vontade. Tivemos algumas vezes presidentes eleitos com minoria no congresso. E congresso hostil ainda. Vargas em seu último mandato é um exemplo claro. A guinada à esquerda de Vargas não surtiu efeito. As pressões eram demasiadas. Terminou como sabemos. Um tiro no peito, o levante do povo e a continuidade do modelo populista por mais dez anos.”

    Há  dois meses o DCM republicou um artigo seminal de Cláudio Oliveira, originalmente publicado na revista Cult. Nesse artigo ele mostra as limitações que um governo eleito pela Esquerda Democrática tem, para implantar um programa de governo identificado com os anseios e necessidades da classe trabalhadora, dos excluídos, explorados e marginalizados. Acessem http://www.diariodocentrodomundo.com.br/nunca-existiu-um-governo-do-pt-por-claudio-oliveira/, leiam com atenção, arquivem, divulguem e discutam o que é mostrado ali.

    Sem querer puxar a brasa para minha sardinha, sugiro aos que tiverem interesse e paciência que leiam o ensaio de minha autoria, publicado pelo GGN em outubro de 2016. Nesse ensaio, que pode ser lido acessando https://jornalggn.com.br/noticia/a-logica-e-as-forcas-externas-que-comandam-o-golpe-de-2016-por-joao-de-paiva-andrade, apresento o número de deputados e senadores que compunham a bancada que poderia ser chamada de “de Esquerda”, nos dois governos do Ex-Presidente Lula e no governo da Presidenta Dilma Rousseff. 

    A conclusão imediata a que chegamos é que, se é razoável cobrarmos do PT, de Lula e Dilma que fizessem mais do que fizeram quando estiveram à frente do governo, mais razoável ainda é que eles não podiam/puderam fazer (muito) mais do que fizeram porque não tinham/tiveram base de apoio no Congresso Nacional.

    Um erro ainda mais grave da Esquerda (e aqui o conceito de Esquerda não se restringe aos militantes e representantes políticos, mas aos acadêmicos, estudiosos, pensadores, jornalistas investigativos, analistas e cidadãos politizados preocupados com as questões sociais e com o futuro do nosso País) é focar a crítica e a ação golpista como tendo atores principais os que integram o sistema político, hoje deslegitimado, combalido, desacreditado e criminalizado de forma generalizada. A Esquerda se mostra ingênua ou covarde (ou um misto dessas duas coisas) quando em protestos e manifestações não dirige críticas à burocracia estatal (polícias, ministério público, grande parcela do poder judiciário, veículos da mídia comercial, forças armadas) cooptada pelas forças externas que comandam o golpe de Estado (FBI, NSA, CIA, Doj, Dep. de Estado dos EUA, etc.). Os acadêmicos e estudiosos demonstram pusilanimidade ao não colocarem o dedo na ferida, não dando nome aos bois, não mostrando como os agentes públicos da burocracia estatal brasileira estão cometendo crimes de lesa-pátria, contra os interesses e contra soberania do Brasil.

    Mais do que oportuna é essencial, é obrigatória a leitura da entrevista com Carlos Costa, que chefiou o FBI no Brasil, por 4 anos. Tal entrevista foi publicada na edição nº 283 da revista CartaCapital, com data de capa de 24 de março de 2004. A capa e as manchetes dessa edição podem ser lidas em https://www.cartacapital.com.br/revista/283. Fazendo uma busca na internet é possível encontrar uma transcrição completa da entrevista. A Esquerda precisa juntar as pontas desse quebra-cabeças, cujas peças estão todas ao seu dispor, identificar claramente os inimigos a serem combatidos, elaborar faixas, cartazes e placas exibindo seus rostos, levando-as às manifestações de rua, para que a grande massa tome conhecimento de quais pessoas e instituições do Estado devem ser destituídas ou desmontadas, por atuarem contra os interesses dos cidadãos brasileiros trabalhadores, explorados e excluídos. Aquilo que a militância e movimentos sociais costumam fazer em prédios públicos do Executivo precisa ser feito também nos ocupados pelos poderes oligárquicos e plutocratas da burocracia estatal cooptada pelas forças externas.

     

  16. Pode Lula fazer mais?

    O que falar, se o cara já falou tudo, assino em baixo Nassif. É isso mesmo, vai uma tremenda luta se caso ganhar, e quer saber, acho que O lula deveria mesmo era ir para o senado ou para caâma, não sei como isso funciona, ,as seria isso mesmo, e deixar um peito de aço como ciro no poder, com o conhecimento e sabedoria de Ciro, pago pra ver ele por em prática, tudo isso, e fico torcendo para que a realidade não seja só no papel. Falta tanta coisa que esses discursos de facistas, acaba com o tempo que temos.

  17. Lula, o problema não é a Globo, é o capitalismo

    > O problema não é a Globo nem o Temer, o problema é o capitalismo.

    Lógico! Esta questão da Globo como é colocada é um puro diversionismo.

    -> Você acha que o petismo defenderia a permanência do Temer apenas porque a Globo está contra?

    Não o PT, mas o Lulismo, sim! A web foi tomada de posições deste tipo. É de tanta irracionalidade que revela como o Lulismo despolitizou o debate político.

    abração.

    p.s.;

    “duck you sucker”. beleza aquela cena do filme com a explosão da ponte para o futuro, não?

     

    Esse trecho foi retirado de um comentário foi postado pelo Escalpelador há alguns dias atrás. Atualíssimo.

  18. Penso que as esquerdas,

    Penso que as esquerdas, principalmente o piçol, deveriam tomar este parágrafo com uma autocrítica, principalmente a parte em negrito. Sim, porque as direitas percebem isto e por este motivo tentam a todo custo destruir a imagem do Lula.

    A direita, por acaso e apesar de todo mal que fez e faz ao povo brasileiro, já fez alguma autocrítica?

    R.; NÃO. E continuam a agir do mesmo jeito que agiam desde sempre: se não ganham dentro das regras, ganham atropelando as regras, seja que regra for.

     

    “A verdade é que a esquerda brasileira é profundamente incompetente. Não conseguiu construir alternativas eleitorais factíveis durante todo o período que esteve no poder. E não falo apenas do PT, mas de toda a esquerda.  e percebe. Quem bate no peito e exige “autocrítica” não é capaz de fazer a sua e perceber que sem Lula e sem o PT não existe esquerda brasileira hoje. E o pior é que sequer esta avaliação realista são capazes de fazer. Continuam com discursos agressivos, rompantes revolucionários sem sentido e cobranças anacrônicas.”

     

    Para a direita, o LULA É O MAIOR LÍDER TRABALHISTA DO MUNDO. Por este motivo tem de ser destruído. Só não o matartam ainda, falo de maneira literal, porque temem criar um MITO.

  19. Baita análise! Nos faz

    Baita análise! Nos faz refletir.

    Acho que poderia fazer mais análises. Muitas vezes o Nassif deixa-se levar pelos berros dos esquerdidas radicais.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  20. 30 anos de democracia sem

    30 anos de democracia sem interrupção e a esquerda não conta com um novo líder. No PT, a situação é dramática. Haddad poderia despontar, mas depois da derrota massacrante pra Dória, agora ele é o alvo da vez, quase tendo que ir à força pro depor num caso em que Haddad impediu que o delator se desse bem. É desolador. 

  21. Ainda acho que Lula não deva

    Ainda acho que Lula não deva ser candidato em 2018. A nação apequenou-se demais para o que se pede ao se lidar com um verdadeiro líder, e não um chefe de quadrilha, como é boa parte dos politiqueiros da República.

    De fato, se não prenderam Lula é porque esperam que ele se consuma por si mesmo; por um governo desastrado onde todo mundo ecoará o discurso dos que sempre o quiseram destruir, PRINCIPALMENTE os que o elegem hoje o São Lula, O VINGADOR da honra tungada. Esperaram isso dele em 2003; mas ele respondeu com genialidade e acabou fazendo o melhor governo que este país já teve. Mas… tem limites!

    Se for candidato, dar-lhe-ei o meu voto pela quinta vez; mas prefiro que não seja.

    LULA JÁ FEZ TUDO QUE LHE CABIA NA HISTÓRIA DO BRASIL.

    Mesmo que a própria elite direitista que o odeia, diante de um quadro de total calamidade viesse lhe jurar respeito e confiança eternos, mesmo assim, ele não deveria sair candidato. Repito: A SUA PARTE ELE JÁ FEZ.

  22. Criticando os críticos
    Mais curto e errático? Entao Lula sempre foi curto e errático, mas está piorando. Horta junta um monte de frases que nós, militantes, estamos publicando há anos no Facebook, como que o Psol é que tem que fazer autocrítica, que Lula precisará de um congresso com mais petistas, etc, para dizer que Lula nao poderá fazer nada sozinho. Mas o texto do blog é como os blogueiros que NUNCA defenderam o PT incondicionalmente. Por isso começa chamando Lula de “curto e errático”, enfraquecendo, atacando, de forma camuflada. Acho que doeu no Horta e blogueiros o fato de Lula dizer no seu discurso “errático” que os cientistas políticos e sociólogos nas academias (e dos blogs) nunca entenderam nem fizeram tanto quanto o PT.

     

  23. O SER HUMANO É INCOERENTE. – O PT não é? – Lula não é?

    alguém falou em Ciro Gomes e seu apoio a Tasso Jereissati. Não vejo assim tanta incoerência (pelo póuco que sei, o governo de Jereissati no Ceará foi progressista). E o Brasil são vários brasis: o PT e o PSOL daqui de Recife e Pernambuco são muito diferentes do PT e PSOL de Porto Alegre. O nível de leitura e de ativismo e consciência crítica também diferem muitíssimo entre esses brasis. A meu ver, sem culto à personalidade que deu rasteiras em potenciais rivais de mesmo campo, tem que ser Ciro Gomes, em toda a vida pública de 30 e tantos anos nenhum inquérito, limpíssimo, nem insiNuações. E conhece bem o Estado, as múmias todas, toda a cambada. Imprescindível é a honestidade e a simpatia de maior parte da classe média.

  24. O Lula poderia fazer mais se tivesse feito mais quando podia

    Mas acho que ele ainda pode fazer mais, apesar da idade e das perseguições. Se ele quiser, ele pode incendiar a alma sebosa desse país.

  25. Lula Pode fazer mais?

    entendo que estaremos retomando o mesmo caminho que terminou no golpe. Se continuarmos falando que o Lula vai faazer, o Lula não vai conseguir fazer, o Lula já fez, realmente,  podemos ficar em casa que será bem melhor.

     

        ainda no meu entender, a governabilidade que todos nós queremos para um futuro governo passa pelo Congresso, mas também por outras forças que foram relevadas nos últimos anos: os artistas, os sindicatos, o Movimento Social, os apoios internacionais e a base do PT que foi deixada de lado em nome da construção de um Partido de quadros.

     

        Repetindo(outra vez) Brecht: Infeliz do país que precisa de heróis. É fogueira, é cruz, é tiro no peito, é morte entre as paredes do palácio. Os governos Dilma e Lula cumpriram com dignidade seus deveres de cidadania, inclusão à renda. Mas não organizou a população contra a banda podre do PMDB, os Bolsonáros, a Fiesp, a OAB e tantas forças capazes de fazer o quem nem Deus acredita pra manter o santo capitalismo predatório nesse país de sensalas.

     

       Vamos bancar Lula, mas a partir de um projeto político que inclua a construção da governabilidade com a “inclusão de todas as forças progressistas”. Pode até ter mais uma cartinha ao povo brasileiro, mas sem parar por aí.

     

    É a minha modesta opinião.  

     

  26. Lulodependência.

    Estranho raciocício do autor que identifica (e bem) que a esquerda foi incapaz de construir outras lideranças de envergadura nacional nesses 30 anos para além do Lula, mas explica muito mal (ou melhor, não explica) os motivos para a reprodução de tal fenômeno personalista.  Dá apra escrver um livro sobre tais motivos. Aliás, ja existem alguns na praça. Ou então, seguindo a estranha argumentação do autor, vai ver que foi obra do Espírito da História.   

  27. Provocação à esquerda

    Este artigo é antes de mais nada uma provocação aos partidos que se dizem à esquerda do PT.

    Vide o último parágrafo do texto, que reproduzo a seguir:

    “Quantas cadeiras no congresso comanda esta esquerda que está a exigir tantas “reformas” do ex-presidente?”

    E neste sentido eu complemento o ótimo artigo utilizando uma argumentação que sempre é utilizada com a direita mas que serve igualmente para os partidos que se dizem à esuqerda do PT:

    Vocês querem o poder? Acham que fariam melhor do que o Lula e o PT? Então ganhem as eleições no voto! 

  28. A maioria que Lula pede é

    A maioria que Lula pede é impossível para 2018-2022.

    Por que 27 senadores eleitos em 2014, permanecerão até 2022. E são o 1/3 mais reacionário do senado.

    Para se ter uma ideia, KA é uma das 2 ou 3 mais “de esquerda” dessa turma de 2014. 

    A direita precisas fazer 8 ou 9 senadores de 54 para evitar qualquer EC da esquerda.

    Só com muito mensalão, e aí, começa tudo de novo…

     

    1. A União dos Progressistas vinculará os mandatos

      Se o Movimento Sindical e os Movimentos Sociais se unirem e se organizarem, ainda que todos  Congresso Nacional fosse composto apenas de cachorros, eles ficam com seus mandatos vinculados. E até o programa de um cachorro é avançado, pois com programas retrógados, ninguém vai eleito.

      Estaremos de olho nos Congressistas, quem picaretar, olha lá o que aconteceu num Povoado Boliviano se não me falha a memória da memória falível do Gabrile Pensador:

      Sem justiça não tem paz e sem paz eu sou refémA injustiça é cega e a justiça enxerga bemMas só quando convémA lei é do mais forte, no Bope ou na FebemNa boca ou no SupremoQue justiça a gente tem, que justiça nós queremos? Os corruptos cassados?Nunca serão!Cidadãos bem informados?Nunca serão!Hospitais bem equipados?Nunca serão! Nunca serão!! Nunca serão!!! Os impostos bem usados?Nunca serão!Os menores educados?Nunca serão!Todos alfabetizados?Nunca serão! Nunca serão!! Nunca serão!!! Capitão, não sei se você soube dessa históriaQue rolou num povoado peruano se não me falha a memóriaUm político foi morto pelo povoUm corrupto linchado por um povo que cansou de desrespeitoE resolveu fazer justiça desse jeitoFoi um linchamento, foi um mau exemploFoi um mau exemplo mas não deixa de ser um exemploEu sou contra a violência mas aqui a gente peca por excesso de paciênciaCom o “rouba mas faz” dos verdadeiros marginaisChamados de “doutor” e “vossa excelência”Cujos nomes não preciso dizerA imprensa publica, mas tudo indica que a justiça não lêDiz que é cega, mas o lado dos colegas ela sempre vêCapitão, isso é um serviço pra você! Deputado! Pede pra sair!Pede pra sair, deputado!Sabe o que você é? Um moleque, é isso que você éSenador, pede pra sair!(Desisto!)Mais alto senador!(Desisto!)Vagabundo, cadê o dinheiro que você desviou dessa obra aqui?(Eu não sei não!)Fala, Vossa Excelência, é melhor falar!(Eu não sei!)Cadê a verba da merenda que sumiu?02, o corrupto não quer falar não! Pode pegar o cabo de vassoura!(Tá bom, eu vou falar, eu vou falar!) Os corruptos cassados?

  29. ,GGN  e internautas,. Em

    ,GGN  e internautas,. Em tese, se as esquerdas trabalhassem a consciência politica das massas para ontem, dizendo e esclarecendo da importância de se ter maioria de esquerda, nas cadeiras no parlamento. Com certeza, num próximo mandato presidencial, com um governo progressista e/ ou, de esquerda, ficaria muito mais fácil, enfiar goela abaixo dos parasitas da burguesia capitalista, uma pauta de governo com viés esquerdista.

  30. A esquerda  há de se empenhar

    A esquerda  há de se empenhar em ter uma maioria no  Legisltivo. A população começa a entender a importância de deputados e senadores em nosso sistema de representação política. Que desde já isto seja colocado, trazido. Focamos por demais no Executivo que neste momento é  fundamental que Lula ganha. Creio que mesmo o país destrolçado como está existe um espaço de avanço da Política, por conta das reformas aasassinas. A esquerda não pode desperiçar este momento, o vazio é mau conselheiro.

  31. Lula já estaria de muito bom tamanho

    Concordo com Horta, diante da hecatombe que estamos vivendo sob a ditadura dos golpistas com a destruição da economia e a entrega do patrimônio nacional ver Lula na presidência é mais que um sonho! Ficaria felicíssimo pois ele representa a redemocratização do país, que é o que mais precisamos neste momento trágico do país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador