A origem do apelido de “Almirante”

O vídeo abaixo é resultado do filme “O cantor de Samba”, de autoria de Alexandre Dias da Silva sobre o início das gravações de discos no Rio de Janeiro. O filme pesquisou e recuperou as únicas imagens em movimento do Bando de Tangarás com Noel Rosa, Henrique Brito e Almirante (Henrique Foreis Domingues). A dica é do escritor/pesquisador Jairo Severiano, via Facebook.

Jairo alerta para as cenas com o Almirante (que ocorre exatamente aos 20 minutos e 2 segundos do vídeo), o que comprova a informação por várias vezes por ele repetida de que ganhou seu célebre apelido ao desfilar fardado, em pé, num carro aberto na parada em homenagem à chegada ao Rio do avião “Jahu”. “Na ocasião”, dizia ele, “o povo perguntava: quem é aquele ali na frente, sentado”. E respondiam, “deve ser comandante”. “E o outro, em pé?” Respondiam: “O outro deve ser o almirante“. (Observei que citada cena do Almirante passa, também, rapidamente logo no começo aos 2 minutos e 13 segundos).

Laura Macedo

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lembro dele como contador de histórias infantis

    Meu disco predileto de histórias, Os Dois Corcundas, 2 discos inteiros com a história toda em versos, era narrado por ele (acho, nao vou jurar, eu tinha menos de 6 anos quando o escutava… mas acho que meu pai dizia isso); e tb acho que era ele quem fazia a voz do Lobo Mau no disco de Chapeuzinho Vermelho. 

    1. Mais Almirante

      Querida AnaLu,

      Deixo pra você duas músicas interpretadas pela nossa “Maior Patente do Rádio” – Almirante.

      “Anedotas” (Almirante) # Almirante. Disco Odeon (10439-A), 1929. 

      “Marcinha do poeta” (Almirante) # Almirante. Disco Odeon (10529-B), 1930.

      Beijos.

      OBS: Agora que percebi que não dá para enviar áudios nos comentários. Caso esteja interessada posso mandar para o seu e-mail.

       

          1. Havia várias pérolas lá, Laura

            Pesquisei no YouTube com “Anedotas” e Almirante. Vieram várias músicas com ele. 

            Bjs

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador