Novo Vox Populi dá Dilma no 1o turno

Do Balaio do Kotscho

 

preview Nova pesquisa do Vox Populi dá Dilma no 1º turno

Foto: Reprodução/Carta Capital

 

 

preview Nova pesquisa do Vox Populi dá Dilma no 1º turno

Foto: Reprodução/Carta Capital

 

Nem o julgamento do mensalão, nem as manifestações de junho. Falharam os dois canhões utilizados pela oposição e a mídia aliada para derrubar a candidatura de Dilma Rousseff à reeleição em 2014.

No cenário mais provável da nova pesquisa Vox Populi, divulgada nesta sexta-feira pela revista Carta Capital, Dilma tem 38%, mais do que a soma dos seus principais adversários, que alcançam 36%, o que indicaria vitória já no primeiro turno.

A principal novidade da pesquisa é que mais do que dobrou a vantagem de Dilma sobre Marina Silva, que ficou com 19% e ainda não conseguiu legalizar seu partido, a Rede Sustentabilidade: passou de 9  para 19 pontos porcentuais. Atrás dela, vêm Aécio Neves, com 13%, e Eduardo Campos, com 4 %. No último Datafolha, divulgado no começo de agosto. Dilma tinha 35% e a soma dos adversários dava 47%. Agora, no Vox Populi, ela tem 38% contra 36%.

“O mesmo ocorre quando se substitui Aécio por José Serra na cabeça de chapa do PSDB ou quando o paulista é incluído como opção do PPS. Serra levaria os tucanos a 18% das intenções de voto, porcentual idêntico ao de Marina, e Dilma permaneceria com 37%. Ou seja, não haveria mudança expressiva”, avalia Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi.

A recuperação da popularidade da presidente, que antes dos protestos de junho ficava acima dos 50%, e o fato de seus adversários disputarem um mesmo eleitorado, podem explicar os ataques cada vez mais insanos e histéricos a seu governo desferidos principalmente por colunistas e blogueiros da grande mídia reunidos no Instituto Millenium, que ainda não encontraram um candidato viável para chamar de seu.

Escreve Marcos Coimbra em sua análise na Carta Capital:

“No fundo, é o que interessa no jogo político jogado neste momento, desde ao menos o instante em que ficou patente o fato de que o julgamento do chamado mensalão, por si só, seria insuficiente para provocar a derrota do “lulopetismo” na próxima eleição presidencial. Ou alguém acredita que a nossa oposição, com suas ramificações nos partidos e no Judiciário e, em especial, por meio do seu núcleo nas grandes corporações de mídia, esteve em algum momento de fato preocupada com a renovação moral da política brasileira?”

E faz outra pergunta, certamente dirigida aos que se arrependeram de ter apoiado o golpe de 1964, e estão pondo a cabeça de fora outra vez, agora com outras armas, já que mudar o poder pelo voto está difícil:

“Quais personagens que passaram os últimos 50 anos muito à vontade com nosso sistema de dominação descobriram de repente seu amor pelo povo e se tornaram democratas?”

Quem tiver respostas para estas perguntas de Coimbra pode colocar na área de comentários. O Balaio agradece.

Bom fim de semana a todos.

Em tempo: estarei ao lado de Mino Carta, diretor da Carta Capital, e sob o comando do professor Carlos Chaparro, participando amanhã, sábado, dos debates no II Salão Nacional do Jornalista Escritor, a partir das 19h, no Memorial da América Latina.

Luis Nassif

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Novidade?

    Quem esperava que as manifestações era um golpe da direita deu um tiro no própio pé, como é caracerística da direita, ou se desesperaram, pelo medo que o “status quo” tem de tais movimentos.

    Na época de tais moviemntos e logo após as divulgações das pesquisas, fiz o alerta:

    A preocupação com a situação atual, apenas no quesito da queda de popularidade de Dilma, é intempestiva e irreal.

    Acaba de sair pesquisa sobre outros chefes do excecutivo e, não surpreendente, todos despencaram.

    Pesquisa feita no calor das manifestações contra políticos e dentro da própria catarse, queriam que ela desse que resultado?

    E por falar nisso a de Aécio Neves sai quando, rsrsrsrsrsrsrsrs

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-queda-na-avaliacao-de-prefeitos-e-governadores

     

    1. Antes e hoje

      Atualmente Dilma soma 38% das intenções de voto, a soma dos outros candidatos 36%.

      Antes dos protestos Marina e Aécio (14% cada) e Campos (3%), o que soma 31%.

      Portanto, a soma dos votos dos opositores do governo se aproxima muito entre o antes e o agora.

      A verdade está sendo restabelecida.

      1. Verdade estabelecida.

        Dos indecisos, os que declararam voto branco ou nulo, a tendência é que migrem mais para Diola e que a grande maioria permaneça como esta pesquisa apo0nta. Essa foi a tendência nas últimas eleições presidencciais onde os nulos, brancos e os que não compareceram para votar chegou à 28,20% e na última eleição para prefeito de SP eles chegaram a 31,50%.

  2. Eleições 2014

    Eu tenho mesmo é medo do que a oposição pode inventar para voltar ao poder…não acredito que eles assistirão passiveis o passeio da Dilma, temos que ficar atentos, vem “coisa’ por ai.

  3. “não cante vitória muito cedo não” (Belchior)

    Continha que eu não tinha reparado:

    Dilma + Lula = 34% espontâneos
    Demais postulantes = 10% espontâneos

    Como Lula é Dilma e Dilma é Lula…

    Mas em todo caso, caldo de galinha e precaução… e convencimento de eleitores… nunca fez mal a ninguém.

  4. Comentários anteriores ainda nao estao aparecendo

    Já fiz um comentário hoje neste tópico, e ele sumiu… O sistema ainda nao está funcionando bem. 

  5. BEM QUE O PELÉ FALOU QUE O

    BEM QUE O PELÉ FALOU QUE O BRASILEIRO NO FUNDO ERA UM BICHO TROUXA MESMO, TEMOS O PIOR DEFICIT COMERCIAL DE TODOS OS TEMPOS, COLAPSO NA SAÚDE PÚBLICA, DESINDUSTRIALIZAÇÃO, FAVELIZAÇÃO DAS GRANDES CIDADES, COLAPSO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA… VAMOS DAR MAIS UMA CHANCE AO QUE NÃO DÁ CERTO?

  6. ISSO OCORRE PORQUE NÃO EXISTE

    ISSO OCORRE PORQUE NÃO EXISTE OPOSIÇÃO NO BRASIL.TODOS  TIRAM PROVEITO DA SITUAÇÃO E NÃO DÃO A CARA PRA BATER E NA MINHA OPINIÃO ESSAS MANIFESTAÇÕES TIVERAM APOIO POLITICO POR TRAZ POIS DIANTE DAS ATROCIDADES QUE CONTINUAM A OCORRER NINGUÉM MAIS SAIU AS RUAS PARA PROTESTAR.NESSA TERRA É CADA UM POR SI.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador