Liberdade para o almirante Othon Pinheiro, por André de Paula

 
Enviado por Roberto Bitencourt

da Tribuna da Imprensa Sindical

Liberdade para o almirante Othon Pinheiro

por André de Paula

A Lava-Jato peca por fazer Justiça unilateralmente. Até agora não prendeu nenhum tucano, embora estes tenham feito barbaridades como a quebra do monopólio do petróleo por FHC que ainda “doou” a Vale do Rio Doce, entre outras falcatruas, a entrega do nióbio (minério necessário à produção para a indústria aeronáutica, só encontrado no estado de Minas) pelo ex-governador, o playboy Aécio Neves, governador Alckmin do escândalo das merendas e o ex-governador, também de Minas, Eduardo Azeredo (envolvido no mensalão tucano de desvio de recursos públicos), isso sem falar em Temer, Sarney, Jucá, Renan e Pezão, todos do PMDB.

Além disso, aprisionou, sem provas concretas, sem acusações objetivas, o herói brasileiro Almirante Othon Pinheiro da Silva. Othon coordenou a equipe de técnicos do IPEN (Instituto de Pesquisa e Estudos Nucleares) e da Marinha que conseguiu desenvolver o processo de enriquecimento de urânio. Dependendo do grau de enriquecimento, o produto final deste processo  pode servir para gerar eletricidade, impulsionar um submarino ou, até, para confecção de uma bomba que pode servir para a nossa defesa.

Apenas seis países do mundo possuem essa tecnologia o que mostra o seu grau de dificuldade. Não é recomendável, para quem não tem esta tecnologia, ter centrais nucleares, pois o serviço de enriquecimento é monopolizado. Além disso, o urânio enriquecido para o uso na propulsão de um submarino de outro país não será fornecido, devido às restrições para fornecimento de material bélico.

O Brasil possui a quinta maior reserva de urânio do mundo, que seria comercializada a preço baixo, se a tecnologia não tivesse sido desenvolvida. Além disso, o Brasil pode ter centrais nucleares e o submarino de propulsão nuclear, que é o mais eficiente equipamento bélico para defesa do nosso valioso mar costeiro. A equipe do almirante, mesmo com dificuldade na aquisição de bens controlados e recursos escassos, conseguiu a tecnologia, o que eleva a nossa autoestima.

A Lava-Jato, a despeito de ter colocado ratazanas na prisão, condenou injustamente o almirante Othon a 43 anos de prisão. Esta condenação e ações que atingiram a Petrobrás e a engenharia nacional conseguiram o abalo da reputação de um herói nacional de estatura comparável a outros almirantes, João Cândido e Cândido Aragão, perseguidos na Revolta da Chibata, de 1910, e pelo Golpe empresarial-militar de 1964.

A destruição de patrimônios nacionais, a diminuição de verbas para a defesa nacional, a fragilização da nossa capacidade de dissuasão de forças estrangeiras, a entrega de nosso rico subsolo marinho às petrolíferas estrangeiras, a entrega do nióbio, fatalmente, reduziram o brio de nosso povo.

Othon nunca cedeu e jamais revelou o segredo fundamental para a defesa da pátria. É preciso reverter esta condenação infame.

André de Paula – advogado da Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST) e membro da Anistia Internacional.

 

 

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. lesa-pátria

    oxalá, essa canalha que trai o brasil termine como devem acabar todos traidores.

    a frente nacionalista deveria homenagear o almirante othon pereira como herói nacional, e denunciar essa famigerada lava-jato pelo que é de fato: um programa de pilhagem e desmonte do brasil, patrocinado pelos e.u.a.

    morte é pouco para a canalha lesa-pátria.

     

     

  2. Já fiz post sobre questões
    Já fiz post sobre questões internas e externas do golpe. O Almoço. Othon se encaixa na segunda. Checou a hora de criarmos um movimento e perguntar,Por que Othon está preso?

  3. liberdade….

    A prisão do Almirante é uma das maiores sandices cometidas pelo poder público de lunáticos que comanda este país. Mas tão aberrante como esta prisão é a prisão de Marcelo Odebrecht e outros empresários nesta tal operação. Cai por terra o argumento da ganância dos empresários, quando futuros Presidentes da República, seus Ministros e Chefes da Casa Civil confirmam a exigência de dinheiro de forma pessoal. Primeiro mentiram quando disseram que contas de campanha tinham outro responsável e outro departamento. Depois é clara e absurda coerção, chantagem descarada do uso de tal influência frente a um cidadão brasileiro. Se o futuro Presidente do Brasil te chantageia, a quem você poderá recorrer? A inversão de responsabilidades aceito pelo Poder Judiciário, prendendo e condenando empresários e a economia naionais, protelando a condenação dos únicos responsáveis diretos, o Poder Público e Politico brasileiro é entre outras coisas um claro caso de tortura. Tortura Nunca Mais.  

  4. Concordo plenamente
    Essa

    Concordo plenamente

    Essa escória persegue outros heróis brasileiros, como Guilherme Estrella (o descobridor do pré-sal)

    O Sol voltará a brilhar no Brasil, e essa escória (moro, dallganol, janot, o procurador gordo tagarela, delegados da PF, parente, serra, aecim, temer e curriola) serão julgados e condenados pelo que são: traidores da Pátria, ladrões e mentirosos

  5. O Moro e Juízes são apenas os

    O Moro e Juízes são apenas os instrumentos. Quem teria tanto poder para aprisionar o Judiciário inteiro, todo o Congresso e ainda comprar a mídia de referência nacional ? Seria esse um fenômeno nacional ou internacional? Há várias mudanças de regime ocorrendo no mundo e na América Latina. Tudo isso pós primavera árabe, onde as tecnologias de manipulação de massas foram testadas. Os únicos lugares onde a estratégia de mudança de regime não funcionou foram na Síria e no Irã. Na Rússia começaram mas não foram adiante devido à força  e popularidade do Putin. Até a Coréia do Sul passa por uma mudança forçada na política.

    A Ascensão de Trump interrompe essa corrente? Seria o deep state americano o artífice dos golpes contra o seu próprio presidente e contra as democracias independentes ?

    A decadência do Programa Espacial Brasileiro tem relação com as interferências americanas. O golpe americano na Ucrânia matou nossa parceria estratégica na área. A reativação da 4ª Frota do Atlântico, o valor estratégico do pré-sal, a importância do Brasil como economia continental e a vasslagem de nossas elites nos tornou muito vulneráveis.

    Sem falar na relação incestuosa entre PF e CIA/FBI.

    Othon merece todo o nosso apoio.

     

  6. Tribunal militar

    Como militar, o Almirante Othon não deveria ser julgado também por um tribunal militar? E se fosse considerado inocente?

  7. Fascistas amarelos traidores do Brasil

    Se o Almirante Othon fosse um corrupto, ele teria saído do Brasil e vendido as informações sobre nosso programa nuclear e principalmente nosso processo de enriquecimento de urânio.

    Se tivesse feito isso, o Almirante Othon seria um bilionário em dólares !

     

    1. e o janot e o bretas

      não teriam feito nada contra ele… já que estaria a serviço do imperialismo, assim como eles… 

      ou seja… se vc é um traidor da patria terá paz e riqueza… se for contra os interesses do imperialsimo e defender seu povo e seu país… será esmagado… pelos coxa…

  8. Caso Othon e uma pergunta

    O caso Othon se assenta em uma pergunta: o passado de uma pessoa a absolve de violações cometidas a posteriori?

    Caso Einstein tivesse cometido um assassinato, ele deveria ser absolvido devido a sua contribuição à ciência?

    É inegável a importância que o almirante Othon teve no processo de aquisição da tecnologia nuclear – muito provavelmente feita à margem dos processos legais e tratados internacionais vigentes à época, como geralmente acontece em face dos segredos envolvidos no campo nuclear. Entretanto, há uma grande distância entre sua atuação e a categoria daquilo que poderíamos chamar de herói. A vulgarização de determinados termos é algo que pode embaçar o discernimento.

    A lava-jato dá sinais de seletividade? Sim; A sentença foi desproporcional? Muito provavelmente sim; mas a questão é se houve ou não o pagamento de propinas ao almirante. Os instrumentos jurídicos de um Estado democrático de direito deveriam ser suficientes para elucidar este questionamento. Infelizmente, neste país pós golpe, democracia e direito estão ausentes.

    Para terminar, lembro dos Médici, uma família que governou Florença no século XIV, usando e abusando da intimidação, de assassinatos e de chantagens. Como legado, nos deixaram a Renascença, um dos mais importantes movimentos culturais, científicos e políticos do Ocidente. Mas reconheçamos: intimidaram, assassinaram e chantagearam.

  9. Não tenho dúvida que le foi

    Não tenho dúvida que le foi condenado pelo Torquemada, exatamente por ter feito isso. Pois não esquecemos que todo o tribunal do Torquemada sempre foi compromitido com o império.

  10. incrível

    O mais surpreendente no caso do Almirante Othon (de 77 anos) é nenhum dos pesquisadores que trabalharam com ele e nenhum dos seus companheiros da marinha ter se pronunciado a favor dele.

    Com essa atitude todos os seus companheiros o condenaram préviamente. Ou desertaram da obrigação de defender o companheiro condenado à prisão perpétua (43 anos)? http://www.valor.com.br/politica/4878370/justica-mantem-prisao-de-ex-presidente-da-eletronuclear

    Com isso desmantelou-se a possibilidade dos submarinos nucleares brasileiros.

  11. Curioso como denúncias de

    Curioso como denúncias de corrupção contra o Almirante Othon não vieram ao caso durante mais de 30 anos. Bastou a descoberta do pré-sal, com a consequente necessidade de ampliação da defesa do Brasil, para começar a perseguição a jato contra Othon e a filha dele. Os golpistas traidores da pátria se iludem se acham que somos todos uns otários.

    1. Mas nós SOMOS uns otários.
      Se

      Mas nós SOMOS uns otários.

      Se não fôssemos o pau já teria quebrado e estes golpistas traidores e lesa-pátria já estariam na ponta de uma corda há muito tempo.

      Ficamos quietos e o nosso ânus vai sendo cada vez mais exposto.

      1. Jossimar, com todo o

        Jossimar, com todo o respeito, me inclua fora dessa.

        Sou testemunha da história do Projeto Aramar desde a posse do Sarney na Presidência. Otária não sou mesmo.

  12. Por que não se discute essa prisão na grande imprensa?

    A pesada condenação ao almirante Othon Pinheiro é caso para se pensar que bando de macunaimas temos no judiciario, além do MPF. Sergio Moro não vale um centavo, para aqueles que apostam nele. Os que realmente mereciam estar respondendo por toda os males do Pais, estão ai, no comando do mesmo.

  13. Essa prisão comprova que os

    Essa prisão comprova que os militares brasileiros constituem um exército de ocupação, cujo comando está na América do Norte.

  14. Será que os juizes e

    Será que os juizes e promotores entreguistas da Lava Jato já pensaram no pós Lava Jato? Refiro-me ao acerto de contas que virá, a vigança dos grandes empresários torturados em Curitiba que ainda terão muito dinheiro e o acerto de contas que terão que fazer com um governo nacionalista que será eleito.

  15. O projeto do Submarino

    O projeto do Submarino Nuclear foi entregue  depois do Golpe   a uma empresa  chamada  BRAVO  com sede  nos EUA saiu na imprensa .Assinaram um protocolo de intensões com o governo  para assumir a  conclusão do projeto   .. Eles vão   também copiar o que  puder das centrifugas  na  NUCLEBRAS …   E com a derrocada  da Odebrecht Defesa  o missil que  estava sendo desenvolvido para  os caças Gripen e que estavam em teste  pela  Aeronautica  podem  sucumbir pois  a empresa sera vendida para pagar dividas .. Empresas de defesa  de Israel estão de olho  para compra-las …. 

  16. Essa questão do almirante

    Essa questão do almirante merece um estudo, uma investigação mais profunda. O processo contra ele é público? Pode-se ter acesso a ele p/ q nós e principalmente juristas honestos possamos examiná-lo e  tirar nossas conclusões? Por q os militares estão mudos? Eles nunca admitiram q um oficial de tamanha graduação fosse preso, mesmo q culpado ou culpadíssimo. Descobrir e explicitar o q está por trás disso tudo pode ser a chave pra desmoralizar de vez os golpistas. Há algum texto mais detalhado sobre isso? Jornalistas independentes já conversaram com gente graúda das forças armadas?

  17. Na época
    Eu disse aqui que Dilma, a presidente, deveria ter ido pessoalmente a delegacia/prisão e ter dado indulto total ao Dr. Othon.

    Fui ridicularizado por aqui.

    Para vc ver como a inação das esquerdas sabota o próprio país e NÃO apenas seu governo.

    Perdeu a chance de ganhar o vento que varre o mundo de sopetao.
    Como São otarios. …
    O golpe foi fácil. Como tirar doce de criança.

  18. Só mais uma coisa
    Othon não tem relação alguma com o projeto de submarinos.

    E este contrato está em andamento Com tudo em dia.

    Como os Gripens. ..

  19. A sordidez desta condenação.

    È importante repetir que num caso tão rumoroso, ou que deveria ser tão rumoroso não tenham exposto de forma clara as provas contundentes e nem os argumentos da defesa. ( Sairam apenas a condenação  e as acusações  nos jornais,  e a frase do réu negando sempre tratada com ironia ) .

    Como em muitos casos desta Lava jato, temos autos  e sentenças que  fogem aos padrões jurídicos. De alguns, temos apenas a sentença e a condenação na imprensa. Nada nos foi esclarecido,tanto não foi,  que muitos aqui nos comentários, mesmo defendendo a prisão de Othon  não tem certeza, e gostariam de ser  ser esclarecidos. Instrumentos jurídicos tem sido utilizados de forma  obscura. Algumas peças de condenação  não apresentam provas mas apenas uma retórica destrutiva cheia de ilações, e suspeitas.O valor das sentenças extrapola o bom senso e tem apenas um papel midiático.

    Trabalhemos com hipoteses .  Supondo que tenha havido propina, provas claras não foram apresentadas a nós. Suponha então que tenham sido apresentadas aos juízes. Porque não usaram a mesma dosimetria da Alston, Siemens etc…?

    Portanto eu fico muito surpreso com alguns comentários,  negando os méritos da vida passada de Othon. Pois é evidente  que a justiça leva em conta a vida pregressa de réus, afinal de contas   réu primário é um termo da justiça. Nesta dosimetria é muito obscuro a  subdivisão do inquérito para obter dezenas de condenações intermediárias ( e  midiáticas)  para um mesmo delito e com isto destruir a primariedade do réu. Fragmentaram o julgamento apenas para aumentar a pena.  E é mais do que óbvio os pesos diferentes utilizados por esta farsesca luta contra a corrupção. Que tal  compararmos Youssef (e outros delatores)  a Othon?  Existe uma diferença  abissal tanto nas penas quanto nos antecedentes e na função que cada um desempenhou para o país. E é mentira que Othon não tenha colaborado com a justiça. Portanto em todos os aspectos, esta conversinha de luta contra corrupção esconde na verdade interesses muito sórdidos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador