Marina no IBOPE: resultados à espera de uma teoria que os explique

Com o índice de indecisos retornando a níveis normais para uma eleição e, finalmente, com o sumiço dos nanicos, a pesquisa eleitoral para a presidência da República do IBOPE para Globo-Estadão estabeleceria o teto a que cada candidato poderia chegar neste primeiro turno. Crescer, agora, somente avançando sobre o eleitorado dos adversários.  

Porém, que isso já tenha começado e a favor de Marina Silva é algo que, em princípio, foge de um padrão esperado.

O comportamento do eleitor petista teria mudado com a presença de Marina na corrida eleitoral?

O eleitor de Aécio já entregou os pontos e passou a praticar o voto útil?

Se isso não aconteceu, há informações na pesquisa IBOPE que precisam de uma teoria que as explique. Pois, há um dado que soa estranho quando comparado os resultados desta pesquisa IBOPE de 26/08/2014 com os da pesquisa DataFolha de 18/08/2014.

Marina cresceu retirando votos de Dilma e Aécio.

Na pesquisa DataFolha , Marina tinha chegado aos 21% pelos 9% de Eduardo Campos somados a 10 pontos percentuais dos que, até então, votavam branco/nulo ou não sabiam em quem votar – os indecisos. O outro 1 ponto percentual foi tirado dos nanicos, que, agora, desnecessários, sumiram das pesquisas. Aliás, esse é um dado anedótico, a partir de Marina, os nanicos sumiram.

A pesquisa DataFolha trazia, no entanto, resultados coerentes e esperados.

Incoerente é Marina, na pesquisa IBOPE, crescer em uma semana 8 pontos percentuais avançando sobre 4 pontos percentuais de cada um dos dois opositores e somar 29% de intenção de votos. Dilma perdeu quatro pontos percentuais para Marina, e Aécio outros quatro. Isso com a campanha eleitoral na televisão, onde Marina tem uma fração pequena do tempo dos seus adversários diretos.

O mesmo se repete na pesquisa para o segundo turno.

Marina agregar os votos antipetistas não é novidade, Campos também o fazia, assim como Aécio o faz, ainda que em menor intensidade. Agora, Marina avançar sobre 5 pontos percentuais que já eram de Dilma é outro dado que não se explica somente pelo que conhecemos do comportamento do eleitorado nesta eleições.

Isso, ou é sintoma de algo não percebido até aqui, ou é um dado incoerente. Nada aparentemente o explica, principalmente as perdas de Dilma. Já que a aprovação do Governo Dilma se mantém na ordem de 70%, com 36% considerando-o regular. Inclusive, cresceu no índice de ótimo/bom para 34% na mesma proporção que reduziu o índice de ruim/péssimo para 27%.

Por tudo isso, ainda nos falta uma teoria do porque, na pesquisa IBOPE, com o advento Marina, os eleitores petistas deixaram de sê-lo.

Redação

94 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu não sei, se coxinhas,

    Eu não sei, se coxinhas, neolibelês, indecisos profissionais ou desavisados em geral quiserem votar em candidatos financiados pelos maiores exploradores do povo brasileiro, de empresarios que querem continuar a aganhar sem produzir, tudo bem, mas trabalhador que vota nesses candidatos que traz de volta a nefasta equipe economica do tenebroso periodo fhc só pode gostar muito de sofrer ou ser explorado, isso já seria caso de psicanalise.

    1.   Nos governos Lula/Dilma os

        Nos governos Lula/Dilma os banqueiros  deitaram e rolaram. Nunca ganharam tanto dinheiro. Brasil, paraíso do sistema financeiro internacional. Todos vêm aqui para especular e ganhar muito.

  2. “…os eleitores petistas

    “…os eleitores petistas deixaram de sê-lo…” Porque será que os petistas parecem tanto com os corinthianos? Ambos afirmam ter a maior torcida do planeta e acham que, uma vez que alguém tenha votado neles uma vez, sempre votarão.

    O que aconteceu é que a taxa de rejeição da Dilma dava 4% a mais para o Aécio e a taxa de rejeição do Aécio dava 4% a mais para a Dilma. Somando-se a isso os nulos e indecisos deixaram de sê-lo… 

    Tão simples.

    No segundo turno, a taxa de rejeição da Dilma fará mais votos para Marina naqueles que votaram no Aécio….

    A urna deveria ser diferente este ano. Deveria ter 3 botões: Aécio, Dilma e Marina e escrito: “em quem você não votaria”, com direito a duas apertadas….

     

     

    1. Avaliação da pesquisa do IBOPE

      Achei estranho estranha essa pesquisa principalmente por um detalhe: Se a pesquisa diz que diminuiu o número dos que acham o governo Dilma ruím ou péssimo e aumentou o número dos que  acham que é bom ou ótimo, como é que a Dilma não mudou sua posição no ranking? Continuou com a mesma porcentagem????

       

  3. Marina é uma candidata sem

    Marina é uma candidata sem experiência administrativa, sem governo anterior para mostrar, sem partido (foi “adotada” pelo PSB para ser vice e não cabeça de chapa), sem programa de governo e com pouco tempo de TV.

    Pela lógica, deveria estar próxima do Pastor Everaldo. A única explicação para ter tantas intenções de votos é ter sido inflada pela mídia.

    Depois de uma campanha de 24 horas por dia contra o governo, a mídia criou uma legião de “anti-petistas”. Enquanto Aécio representava a única opção para esses “anti-petistas”, estava tudo bem. Agora que existe uma outra opção, ficou essa situação que está aí.

    Colocando a corrupção como praticamente a única bandeira que importa, a mídia atacou tanto a candidatura da Dilma quanto a de Aécio. Mesmo mostrando muito menos os problemas do PSDB, todo mundo sabe que eles tem muitos podres e com a internet não dá pra esconder tudo pra sempre.

    Daí aparece uma candidata que, teoricamente, não tem nenhum esqueleto no armário, justamente por não ter governado nada antes, então ela ganha o status de “santa”. O seu maior defeito, ou seja, não ter administrado nada, vira virtude, já que não tem (até onde sabemos), denúncias de corrupção.

    Que Deus nos proteja.

    1. “Depois de uma campanha de 24

      “Depois de uma campanha de 24 horas por dia contra o governo, a mídia criou uma legião de “anti-petistas”. Enquanto Aécio representava a única opção para esses “anti-petistas”, estava tudo bem. Agora que existe uma outra opção, ficou essa situação que está aí”:

      Mesmo supondo que a pesquisa de ontem -a pesquisa que vazou pra ambos Aecio e Lauro Jardim- estava “certa”, ainda tem esquiziticies aos montes e tem pouco a ver com “anti-petistas”.

      Aecio (de acordo com o Ibope) perdeu somente 20 por cento de seus votos para Marina (!) enquanto Dilma perdeu 10 por cento…  Isso simplesmente nao faz sentido.  Considerando que o voto evangelico ja estava com Marina e Aecio -pois eles votam em qualquer lorde de guerra ate nos Estados Unidos, nao vai ser no Brasil que vai ser diferente- de onde Dilma perdeu 10 por cento de seus votos com a entrada de Marina?!

      Ate se estiver “certa”, essa pesquisa ainda nao tem explicacao logica.

    2. Sinto discordar, mas ela tem

      Sinto discordar, mas ela tem experiencia administrativa sim………. E foi um desastre.

      Seu termo como ministra do meio ambiente foi terminado porque o desmatamendo da Amazônia não parava de crescer. Somente com a entrada de Carlos Minc o desmatamento começou a cair e caiu vertiginosamente. Logo, se esse pessoas que se diz preocupado com a ecologia escolhesse candidatos pelo resultado apresentado, o voto deles deveria ir para Carlos Minc, não para Marina.

  4. A pesquisa foi feita apenas com universitarios

    ESTÁ É A RESPOSTA!!

    Quanto a pesquisa do IBOPE.
    Na minha cidade que fica em Pernambuco.
    Não vou dizer onde moro para não prejudicar o pesquisador(a) do IBOPE
    Ele me falou que ficou responsável por 16 cidades, mas, só iria entrevista pessoas que estivessem fazendo o curso superior ou já concluído.
    Ele falou que seria assim no Estado todo.
    Pergunta, qual o perfil do eleitor de Marina?

     

     

  5. “Isso, ou é sintoma de algo

    “Isso, ou é sintoma de algo não percebido até aqui, ou é um dado incoerente. Nada aparentemente o explica, principalmente as perdas de Dilma”:

    So pensando…  o problema de martelar esses numeros mentirosos ou fraudados nas cabecas das pessoas eh que se eles nao acreditassem nao seria possivel fazer fraude eletronica com os votos.

  6. Outra coisa

    Comparando a aprovação ao governo com a rejeição ao candidato.

    Pelo IBOPE, as pessoas que acham o governo ruim ou péssimo são 29%, esse número diminuiu desde as últimaspesquisas.

    Já a rejeição à candidata aumentou para 36%.

     

    como explicar isso?

    ———————————————

    Rejeição e avaliação do governo

    O Ibope também mediu a rejeição aos candidatos. A presidente Dilma é a mais rejeitada. A proporção de eleitores que dizem não votar na petista de jeito nenhum é de 36%. Marina é rejeitada por somente 10%; e Aécio, por 18%.

    De acordo com o instituto, 34% dos entrevistados consideram o governo Dilma ótimo ou bom. Para 36%, a administração é regular. E a proporção dos que a consideram ruim ou péssima é de 29%. Dois por cento dos não souberam responder.

     

    http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/08/26/ibope-dilma-tem–marina–aecio-.htm

    1. Edson
      Eh por ai que vejo.
      A rejeicao explica o nao entendimento entre os cidadao brasileiro hoje o governo da Dilma/PT, a distancia entre a politica de governa tem uma comunicacao e informacao direta para as populacoes, quando se centraliza com uma linguagem dificil ha manipulacao, o povo se acha enganado e nao quer nem escutar mais. Rejeicao e perda de tempo.
      Alem disso em 2010 ela no horario eleitoral e nos debates chegou aumentou muito e surpreendeu seu crescimento. Esta se repetindo.

      1. O povo é burro

        A explicação, pelo que eu entendi, é que o povo é burro e não entende como a Dilma é boa. Mas por que será que emburreceram só depois de 12 anos? Só agora tem fraude? Só agora tem PIG?

  7. CREDIBILIDADE

    Credibilidade e virgindade só se perde uma vez.

    A  credibilidade do IBOP nas palavras do Montenegro na eleição da DILMA.

    ‘LULA não fará seu sucessor’

    Dilma, em qualquer situação teria 1% dos votos. Com o apoio de Lula, seu índice sobe para esse patamar já demonstrado pelas pesquisas, entre 15% e 20%. Esse talvez seja o teto dela. A transferência de votos ocorre apenas no eleitorado mais humilde. Mas isso não vai decidir a eleição.

  8. Seguinte,  a curva da

    Seguinte,  a curva da tangente descendente da rebimboca da parafuseta, juntamente com o desvio proporcional relativo da dispersão estatística convergem para um empate técnico no primeiro turno entre o Pastor Everaldo e Eymael. O resto é manipulação.

  9. Kd vc Wilson Ferreira

    Dou um doce para quem adivinhar. Refiro-me ao #VemPraRua dito por Daniela Mercury a todo momento, num momento ela intercala com o #VemPraUrna…..Em video durante a gravação no TSE ela diz que não recebeu cachê para fazer o clipe? Não recebeu do TSE. E do Itau, será que recebeu?

    O TSE proibiu Aecio de usar o slogan, mas Marina nem precisa usar, já é implicito, não é mesmo. Que eleição das mais compradas, compradas por George Soros e cia

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-08-23/justica-eleitoral-impede-aecio-de-usar-slogan-vem-pra-urna-marca-do-tse.html

    1. Errada a Justiça Eleitoral

      Votar por mudança ou continuidade deveria ficar a cargo  da vontade do eleitor, não cabendo à uma Instituição como a Justiça Eleitoral entrar na onda do #VemPraRua. Como pode o TSE praticamente fazer propaganda, minuto a minuto, de um slogan que, sabemos, é da “Santa Marina”. Mas que mudança representa Marina a não ser o fato de que se trataria de um governo de austeridade, com direito a ensino pago nas universidades, taxação de juros por conta dos baqueiros (leia-se autonomia do Banco Central), o George Soros venceu, tá tudo dominado, até o TSE

      Unicamp rebate argumentos de Giannetti

      RMORAESQUA, 27/08/2014 – 06:17

       

      Unicamp reage à declaração de guru de Marina

      :

       

      247 – Professores da Unicamp reagiram às recentes declarações de Eduardo Giannetti, atual assessor econômico da candidata à presidência, Marina Silva (PSB) sobre a instituição.

      Segundo ele, a Unicamp é um “produto típico do regime militar”. Ele se referia à formação dos economistas da Universidade Estadual de Campinas, que tenderiam a defender a regulação da economia pelo Estado.

      Ele defendeu ainda que o ensino seja pago nas universidades públicas aos estudantes que podem pagar, como “os que fizeram nível médio em escola particular”. 

      As declarações provocaram uma reação de professores da Unicamp, que saíram em defesa da instituição. Leia abaixo o texto:

      Eduardo Giannetti e a intolerância de um liberal

      Em evento organizado na última segunda-feira pela consultoria Empiricus (que vem se notabilizando pelo pessimismo militante e previsões sobre o “fim do Brasil”), o porta-voz econômico da candidatura do PSB afirmou: “A Unicamp é um produto típico do regime militar”. O professor Eduardo Giannetti é um intelectual sofisticado, filósofo e economista, assumidamente um liberal – que a princípio defende e respeita a pluralidade de pontos de vista. Nesse episódio, esteve mais próximo de gente bem menos refinada, como o blogueiro Rodrigo Constantino.

      De acordo com o relato da Rede Brasil Atual, quando questionado sobre a formação dos economistas do governo, suas palavras foram: “O regime militar é culpado disso (…) um grupo que se fecha religiosamente em torno de um pensamento desconectado do mundo”.

      Indo além, sacou da cartola um suposto seminário “em 1978” em que Celso Furtado teria sido desqualificado em Campinas, com suas ideias consideradas “de interesse da ‘burguesia’, enquanto a preocupação dos presentes ao encontro seria‘a luta de classes, o imperialismo’”. Como cereja do bolo, teria afirmado que “o bolchevismo não aparece em países democráticos”.

      Salvo algum engano do repórter, lamentamos o tom e os termos. Mas antes de tudo não conseguimos compreender o raciocínio do especialista em ideias econômicas. A desqualificação que procura obstruir o debate vem baseada em desconhecimento da instituição que critica de forma rasteira.

      Celso Furtado foi o ponto de partida das reflexões originais dos fundadores do instituto, é Doutor Honoris Causa por esta instituição e parece pouco provável que suas ideias tenham algum dia sido contestadas aqui com este nível de argumento. Nem por este lado. A propósito, falar em “bolchevismo” e recorrer a este suposto episódio levanta a dúvida sobre quem está de fato com a cabeça em décadas passadas.

      A Unicamp foi um dos centros que aglutinou o pensamento crítico brasileiro durante o período militar. Assim como outros economistas hoje no campo liberal – como Edmar Bacha e Pedro Malan, por exemplo – seus professores discutiram rigorosamente o significado das opções econômicas da ditadura e denunciaram seu caráter excludente. Ao contrário de “fechamento”, o que marcou a instituição naquele período de pouca abertura para a contestação foi sempre a busca do debate público, a explicação da realidade brasileira e de seus problemas reais. E assim se manteve ao longo das décadas seguintes, em vários outros temas.

      Se o conteúdo destas explicações hoje desagrada a quem não participou daquele debate, é outro problema. Discordamos de Giannetti e do discurso do “Estado que não cabe no PIB”, da privatização dos bancos públicos e da redução dos gastos sociais. Mas jamais vincularíamos suas ideias à falta de inteligência ou a motivações religiosas. Muito pelo contrário, são claros os interesses econômicos e financeiros a sustentar tais posicionamentos.

      Além disso, a pluralidade política dos economistas da Unicamp desautoriza qualquer generalização ou associação direta. No instituto estudou a presidenta da República, mas também quadros que serviram a outros governos antes de 2003. São professores da casa o atual presidente do BNDES e o ministro da Casa Civil, mas também tiveram grande importância em sua história José Serra e Paulo Renato Costa Souza.

      Do ponto de vista teórico, o curso de Economia, conhecido por apresentar Marx e Keynes a seus alunos, também estuda obviamente Hayek, Friedman e seus discípulos mais recentes. A existência de um eixo teórico que organiza o curso não significa bloqueio ou desconhecimento de outras abordagens.

      Quem faz isso, aliás, é a maioria das escolas convencionais de economia, em atitude muito questionada nos últimos tempos. Se estar “conectado” significa este tipo de postura, agradecemos mas rejeitamos o conselho.

      No final das contas, a caricatura geralmente feita dos economistas da Unicamp revela uma vontade de reinar sozinho em um debate onde só há uma alternativa, a do liberalismo econômico. E que todos que pensem diferentes sejam desqualificados. A “nova política”, no caso específico da política econômica, tem como ingrediente principal um velho conhecido: o Estado Mínimo.

      Luiz Gonzaga Belluzzo
      Ricardo de Medeiros Carneiro
      André Biancarelli
      Pedro Rossi

    2. O TSE…

      Lendo seu comentário e por coincidência, ouvindo no rádio o “VEM PRÁ URNA” do TSE.  Até o TSE fazendo de sua propaganda, uma armação!  Seu comentário faz pensar… 

    3. Do Itaú também não. Parece

      Do Itaú também não. Parece que recebeu cachê da “educadora Neca”, que não possui qualquer relação com a neca do Itaú.

  10. E agora vejo Ana Maria Braga convocando para o #VemPraUrna

    Ela indica o site da transparencia brasil e faz sua pregação por mudanças, tudo bem, mas dizendo o que disse deveria ser acionada pela Justiça Eleitoral…bandidagem pura

  11. incrível, mas parece que tudo

    incrível, mas parece que tudo já estava muito bem preparado, inclusive a morte do eduardo campos (conspiração?). essa campanha diuturna feita pela imprensa em cima do nome da marina é a única coisa que pode explicar tal crescimento. o que falta é politizar essa eleição. sinceramente, acho a marina uma pessoa que comove pela sua história. mas é oportunista. cresceu à sombra do chico mendes, nas costas do lula e do pt, e agora com a morte do eduardo campos. o aécio a gente sabe quem é, o que fez e o que propõe. já marina, eu não votaria nem pra prefeita de rio branco! ela só é melhor de derrubar, e é o que a maioria dos que a apóiam deseja fazer de caso pensado. quando esteve no governo não teve capacidade alguma de entender os desafios do país e continuou agindo como se fosse líder de oposição de diretório acadêmico, sem apresentar absolutamente nada de útil. uma ministra incompetente, técnica e politicamente. não tem experiência executiva alguma, não tem estatura política, não tem base política. está cercada de interesses obscuros (nem falo do itaú, que já canta a bola da “independência” do banco central e do soros, que a financia há anos). eu espero que com mais debate se possa dar nomes aos bois e votar sabendo exatamente o que se está fazendo. por ora, o que eu vejo é um simpático “cacareco” a ser desmistificado. sem esquecer também que existe uma parcela significativa do tucanato que torce pela marina – e contra o aecio! nao vi o debate, mas lendo agora que o mineiro frisou que seu comandante na economia seria o arminio fraga me parece um gesto desesperado de grudar no soros, de quem arminio é preposto, vocês não acham? a marina tá dando trabalho pro menino… eu me divirto (e o serra provavelmente também)! acho que por conta da divisão interna aécio é carta fora do baralho nessas eleições.

  12. EVIDÊNCIAS DE FACTÓIDES

    O indício de incoerência da nova pesquisa eleitoral, precisamente demonstrado no artigo, reforça a evidência de que está em marcha uma estratégia ilusionista de alavancagem dos adversários da reeleição através de factóides.

    Assim, é importante lembrar sempre que a candidatura da mentora da incipiente rede, cuja origem fúnebre é bastante deplorável, mostra evidentes características de farsa insustentável.

    A começar pela inconciliável contradição entre o discurso pretensamente progressista e o apoio do capital financeiro, inclusive internacional. E, nesta última vertente, se evidencia a mais relevante razão para combater a falaciosa propaganda da referida candidata, capciosamente alardeada pela mídia, visto que entre as fontes de financiamento e orquestração da novíssima candidatura estão instituições ligadas a funestos magnatas estrangeiros…

    Conforme já comentado, a escalada da propaganda, explícita ou dissimulada, que a mídia tem feito da candidatura resultante da morte do candidato do PSB, evidencia que é patente a mistificação e insustentabilidadde a falaciosa aparência independente e progressista da candidata alçada à disputa presidencial após a lamentável tragédia aérea.

    Os novos eventos desta conjuntura mostram a importância de reiterar que a intensa promoção e alavancagem, explicita ou dissimulada, da pseudo possibilidade de eleição da candidatura de origem fúnebre é tão pretensiosa quanto tosca. Inclusive pelo fato da alardeada tese de que a onda de mobilizações de massa verificada a partir de junho/2013 não seria resultante de uma manipulação camuflada promovida pela direita golpista se mostrar incompatível com a realidade e com o entendimento já firmemente adquirido por amplos setores da população.

    E a evolução da campanha eleitoral confirma a necessidade de reiterar também que é um dever dos defensores da reeleição intensificar a denúncia explícita das flagrantes contradições do discurso dos opositores e dos indícios de suspeição da candidatura fúnebre, especialmente no que tange a possíveis práticas ilegais noticiadas e à incompatibilidade entre a verdadeira defesa coerente da ecologia e os interesses do grande capital financeiro, ligados de maneira estreita aos projetos da indústria de mineração e às práticas do capitalismo predatório.

  13. abolicao da luta de classe

    abolicao da luta de classe ?

    “o problema do brasil nao é a elite, é a falta de elite” “chico mendes era elite”

    sem diagnostico correto, nao ha remedio correto

    brasil sempre foi pais rico, maior problema sempre foi nossa elite que produziu uma das maiores desigualdades sociais do mundo, incluindo familia setubal, entao, duas hipoteses ou muito pilantra ou muito ignorante

    , grande merito do pt e dai seu maior apoio eleitoral foi justamente, mesmo que de forma moderada, focar para estreitar essa relacao, ex é politica de valorizacao do salario minimo, exatamente foco prometido a ser combatido tanto pelos economistas da canditada marina como do aecio.

    esta sim em risco o pouco que pt avancou  nos ultimos 10 anos,,,

  14. Segundo os critérios da

    Segundo os critérios da Globo, o Pastor Everaldo que caiu na pesquisa, automaticamente está fora do próximo debate.

    Sobre o debate da Band: O candidato do PV só fala de utopias, O Levy Fidelix é horrivel, o Pastor Everaldo com o seu estado mínimo não é inocente porém é inútil, o grande embate foi entre Dilma e Aécio. A candidata Marina não diz coisa com coisa; a candidata Luciana Genro está anos luz na frente dela.

    1. Dilma não passa de um Levy

      Dilma não passa de um Levy Fidelix treinado.

      Luciana Genro fez o seu papel de stalinista, vote “Luciana contra o grande capital”, ela não tem nada a perder, nem vereadora vai ser mais.

      Num debate onde todos tem o mesmo tempo, Dilma e Aécio perdem o destaque. 

       

  15. Os institutos de pesquisa

    Os institutos de pesquisa fazem parte do grande pacote da oposição ao PT. Simples assim! Um massacre que só uma lei de meios poderia ter evitado. Mas agora é tarde. Voltaremos a ter paz com a vitória de Marina. A paz dos cemitérios!

  16. Marina é a versão 2014 do

    Marina é a versão 2014 do Caçador de Marajás. Na hora que a cabecinha dura da acreana tiver servido para arrombar a porta do Banco Central, eles a descartam também, daí deixam um inexpressivo vice em seu lugar, promovem uma privataria a toque de caixa e em quatro anos a gente está de quatro como a Europa, pastando por manter alinhamento servil aos EUA. Manipular pesquisa é café pequeno, não custa lembrar que nos EUA -luz que ilumina os neoliberais rentistas e entreguistas- a extrema direita fraudou até uma eleição para colocar um pau mandado no governo.

  17. Ivan explicou. FRAUDE,

    Ivan explicou. FRAUDE, canalhice, safadeza, pilantragem, vagabudagem e por aí vai. Quantas eleições esse instituto já fraudou? Aqui em Fortaleza tiraram um candidato do segundo turno e colocaram o do governador que depois venceu as eleições na segunda etapa. Isso já aconteceu também em São Paulo com a Marta. Qual a surpresa? Nenhuma. Pra que serve a justiça eleitoral? para merda nenhuma.

  18. Se voto tivesse explicação

    Se voto tivesse explicação lógica, as eleições no Brasil ficariam com 1% de um lado e 90% do outro lado.

    O Brasileiro tem pouca afeição à politica isso é fato, poucos se preocupam com partidos e suas propostas de governo.

    Declaram seu voto na emoção que é propiciada pela imagem dos candidatos, daí estarem cercados de agências de propaganda que apregoam a imagem, o carisma de cada um.

    Marina tem um ar de coitadinha de mim, tal qual determinado comentarista do blog e eleitor dela, ar que comove e tão de acordo com a alma brasileira, mediana e cheia de tradições da moral cristã.

    Haja culpa e penitência.

    1. Perfeito Assis!! Buscar

      Perfeito Assis!! Buscar explicação lógica para este fenômeno é perda de tempo.

      Só tem uma coisa que ainda não casa. Historicamente, os brancos e nulos somam de 15 a 20%. Esta pesquisa aponta um patamar de no máximo 15%, isso se todos os indecisos migrarem para a abstenção. Tem gente com números inflados nesta pesquisa…No dia da eleição vamos saber quem é.

  19. Dilma e o PT se afastaram de

    Dilma e o PT se afastaram de eleitores tradicionais, como a classe média intelectualizada e progressista e o funcionalismo público. Principalmente esse último, forte reduto do PT desde sempre, tratado a pontapés por Dilma durante seu governo, inclusive em uma negociação salarial duríssima em 2012, em que sequer a reposição da inflação foi dada, ao contrário do que é garantido a todos os demais trabalhadores brasileiros. Dilma usou a mídia contra o funcionalismo, se negava sequer a negociar, sendo que havia setores cujo último acordo salarial datava de 2006 (seis anos sem sequer reposição inflacionária)! Com a intransigência de Dilma, o movimento começou a engrossar, cresceu muito, a ponto de quase se iniciar uma greve geral de funcionários públicos em pleno governo do PT, o que seria uma vergonha para a história do partido. No final, Dilma ofereceu 5% ao ano, a serem implementados em 2013, 2014, e 2015, valor que não cobre sequer a inflação do governo atual (6,5% ao ano), muito menos as perdas de 2006 a 2012, período em que a reposição foi 0% ao ano.

    Avisei aqui na época que o PT cometia grande burrice ao virar as costas a aliados tradicionais, acreditando que se manteria no poder devido à gratidão da “nova classe média”. Em Brasília, onde Lula sempre nadou de braçada e terra cujo atual governador é do PT, Marina lidera. Incompetência de quem?

    1. Concordo. Foi muita soberba

      Concordo. Foi muita soberba do Lula pensar que ganharia eleição após eleição somente com o voto dos grotões e o apoio financeiro da elite.

      Esse negócio de ir na onda da Marilena Chauí e demonizar a classe média, um setor que, se não fosse por ele, o PT não existiria nos moldes atuais, foi um belo de um tiro no pé.

      Aliás, essa troca (da elite pela classe média como inimigo nº1 dos petistas) representa bem quais caminhos o partido tomou depois de chegar ao poder.

      Agora, essa dificuldade de entender porque as classes médias (tradicionais e “novas”) viram as costas para Dilma.

      1. Nao se fasse de inocente caro

        Nao se fasse de inocente caro Taguti. Sabes bem que a classe media que o PT se referia era a tradicional, aquele que foi a favor do Golpe Militar e caca aos comunistas. Sabe bem disso. Agora, o PT tem muitos erros para serem cobrados, mas para com essa soberba de eu falei porque aqui ninguem tem varianha magica meu caro.

        Dificulde de enteder porque as classes medias viram as costas?

        Simples, 7 anos de AP470 por dia

        Medicos cubanos

        Bolsa Familia

        A falacia de que os impostos no Brasil sao suficientes para tudo

        A ideologia contra qualquer tipo de participacao popular

        A internet mostrando varias e varias mascaras da chamaa classe media reclamando que “qualquer um ta viajando de aviao

        Nao venha com essa de  romantizar pessoas que soh foram tiradas da sua zona de conforto hipocrita depois que se fez o minimo, repito, o minimo pelos trabalhadores

        Quanto a nova classe media, essa mal sabe que jamais serah aceita, afinal, eh preciso sempre criar novas tendecias de exclusividade. Anteriormente era que ninguem tinha leptop, depois veio a homgeneizacao do uso do celular, depois veio as viajens de aviao..meu Dues! O que vem agora? Eh preciso criar uma nova classificacao para os que estao podendo comprar como a gente. O que surge? “Emergente”.

         Eu realmente acho graca quando se diz que o intento eh dividir o Brasil para “conquistar”. Quem diz isso aeh parece que sempre se irmanou com o populacho. A verdade eh que o PT apenas estah sofrendo do que gerou, enorme quantidade de massa consumidora que quer agir e pensar como  a dita elite. Isso eh normal, e no fim nem deveria servir de demirito. A historia passa e depois do calor das emocoes vao lembrar de mensaloes, vao lembrar de outros escanda-los, mas tambem sempre havera alguem para lembrar que a vida mudo nesse  periodo em que vivemos. Isso eh normal.

        Agora, nao me venha com a ideia de que todos eram irmaos antes do PT ” incitador de brigas sociais” (Mas ele nao tinha mudado pro centro?). O PT pegou o periodo com maior protagonismo individual devido a internet, tanto para o bem quanto para o mal. Some isso ao fato da ojeriza ao ideario que o PT desperta na classe media SIM tradiconal que se informa por Willian Waack da vida. Isso tudo foi a combinacao para deixar cair a mascara dessa classe media que vc diz que o PT demonizou. Nao, ele nao demonizou, soh veio para externar o que ela jah sentia, o que se tornou mais claro com a internet e as demonsracoes de odio  ao partido (voltar cancer de Lula, morre Dilma, Alguem arruma uma arma pra matar esses petistas, fica dando meu dinheio pra pobre, pra cuba e bla bla bla). Ao que parece, nao foi soh a midia que nao conseguiu conviver ideologicamente com o PT.

        Mas eh claro, como sempre, a culpa jamais podera cair sobre o pobre cidadao da classe media. Eu me pergunto se isso tambem nao seria demagogia. Seria? Eu jah havia escreito na minha pagina no Blog. Na minha opiniao o maior legado do PT foi despertar os instintos primitivos do conservadorismo que reside na classe media tradicional. Ficou muito mais honesto para todos nos saber quem usa a palavra “POBRE” como xingamento.

         

    2. Se isso que você afirma é

      Se isso que você afirma é real (e bem parece) imagine com candidatos eleitos que defendem “ajuste”, que incluiria um “choque fiscal”, redução de tributos e a diminuição da presença do Estado?

      Esse é o problema dos brasileiros; não pensar.

      1. E esse é o problema da

        E esse é o problema da militância e do partido ao ser confrontado com a realidade que expus acima: ao invés de reconhecer os erros e tentar corrigi-los, oferece esse discurso de “com eles vai ser pior”, “tá com saudade de FHC” etc.

        1. Ora, dificuldade de

          Ora, dificuldade de reconhecer o ERRO nao eh exclusividade do PT. Pergunta a Marina se ela reconhce que ter um vice lobista da monsanto eh um erro. Pergunte a ela se ela admite que atrasar as obras de infraestrutura enquanto ministra do meio ambienta  causo atrasos e encareceu as aboras. Esse negocio eh interessante, dizer que os outras nao admitem o ero NAO o faz sublime, assim como apontar o dedo acusando todo mundo. Sonhaticos

          1. Não estou defendendo Marina,

            Não estou defendendo Marina, nunca votei nela e nem pretendo.

            Estou apenas relatando fatos que fizeram o PT perder eleitores tradicionais, e que podem ser decisivos em outubro.

            Não adianta você atirar no mensageiro, caro militonto.

        2. Charlie

          Se você reler meu comentário entenderá que estou criticando os eleitores que acreditam que com Marina será deiferente.

          Apenas isso.

    3. Dilma e o PT podem não ter

      Dilma e o PT podem não ter “olhado com carinho” os servidores, mas isso não explica o cenário atual.

      Até junho de 2013, Dilma tinha vantagem record superando Lula. A imprensa soube usar muito bem a insatisfação popular contra os prefeitos e governadores e lançá-las contra o governo federal apostando, e acertando, na ignorância política do povo (principalmente a classe média).

      Marina é o “caçador de marajás” atual. Defende que, o Brasil não sendo o melhor país do mundo, só pode ser por incompetência de Dilma e do “toma-lá-dá-cá” da “velha política”. A “nova politica” agrada os anti-partidários travestidos de apartidários, e, sejamos honestos, este anti-partidarismo foi plantado pela nossa grande mídia, a mesma que agora apoia Marina.

    1. Esse é o resultado da

      Esse é o resultado da ESQUIZOFRENIA que causa o PIG!

      Nos diz para amar nosso algoz
      e jogar na lama quem luta por nós…

  20. PIADA

    desde a primeira publicada pelo IBOPE já foi uma piada com os nanicos aparecendo com 8% das intenções de voto, para forçar um segundo turno na margem de erro….Em alguns estados onde há envolvimento da direita perniciosa há a mesma disparidade para o data-folha. No Paraná é um bom exemplo.

    Agora essa nova piada do IBOPE sobre a marina fere a mais insignificante das inteligências.. CREDO!!!

    Não  é possível continuar com toda essa manipulação.

  21. O eleitor tipico de Marina

    O eleitor tipico de Marina são os mochileiros das manifestações, uma faixa de 25 milhões de jovens com pouca ou nenhuma instrução, sem perspectivas de profissão, que nem procura emprego. É a massa que vaga pelas ruas, praças,

    alguns fazem universidade mas sabem que a escola é fraca e não vai leva-los a lugar nenhum. Essas massas vagantes são o material que criou todas as aventuras politicas do seculo XX, eram as SA na Alemanha dos anos 30, os descamisados do peronismo, os apristas de Haya de La Torre. Identificaram em Marina uma outsider, fora do mainstream, embora quem conhece alguma coisa de politica saiba que ele é apenas uma aventura a mais, as campanhas de Dilma e Aecio passaram por cima desse imenso grupo de eleitores que vaga pelas ruas sem fazer nada. Aecio na ultima hora está tentando uma “bolsa para recomeçar a estudar” mas não conseguiu transmitir sinceridade.

    O PT inisiste no erro de ver toda culpa no anti-petismo da midia inves de procurar a raiz do problema, esse grupo não é ideologico, é contra a velha politica e nela inclui o PT e o PSDB como operadores dos mesmos esquemas que os ignoram.

  22. Não seria um absurdo admitir

    Não seria um absurdo admitir esse percentual, pois foi perto disto que ela conseguiu na última eleição!

    Se ela teria isso de volta, não sei…

    Agora INEXPLICÁVEL são os 5% do Padilha, pois sendo do PT e em São Paulo historicamente o PT sempre ficou com 30% dos votos e olha que foram num tempo bem mais bicudo…

  23. Enfim

    Acho que esse povo, em especial os joves, merece um desgoverno Marina para verem o que é bom. 

    Coitado dos papais, terão que trabalhar em dobro para arcar com a quebradeira.

  24. Eleição tem suas
    Eleição tem suas vicissitudes. Marina é a menina nova, bonita e cheirosa que chegou no baile e todos querem dançar com ela, mas logo vão ver que ela é igual as demais. Assim, terá que suar um pouquinho, para conseguir novos pretendentes. Concordo com o autor, essa pesquisa está meio de viés. Coitado do pastor, parece que perdeu, o que nunca teve.

  25. Essa serah a Grande Batalha

    Essa serah a Grande Batalha do PT. Caso o partido venca essas eleicoes serah preciso mudar radicalmente a sua postura e ir a TV com mais frequencia. Nao importa se vao chamar de bolivariano ou nao, a estupidez jah estah enraizada. Como nao tem mais o que temer…tremeis.

  26. Odiados enquanto vivos, políticos viram quase santos após a mort

    Odiados enquanto vivos, políticos viram quase santos no Brasil após a morte.

    Professor de filosofia política da Unicamp, Roberto Romano diz que fenômeno é uma tradição na América do Sul

    Centro das atenções neste ano eleitoral, os partidos políticos e o Congresso Nacional são as instituições mais mal avaliadas do Brasil, segundo pesquisa divulgada em junho pelo Datafolha. Embora seja difícil encontrar um cidadão disposto a elogiar um político, é tradição no País – e em toda a América Latina – santificá-lo depois que ele morre.

  27. Debate na Band

    Nassif,

    Como eu percebi o debate realizado ontem à noite,

    O debate teve candidatos com até mesmo 0% de intenção de voto, um fator que só tem uma utilidade prática, prejudicar a situação, pois citam o governo federal, que é DRousseff de fato, e a candidata à reeleição não tem direito a réplica. O PT deveria solicitar tais réplicas com os organizadores de debates, que oferecerão um resultado ainda melhor.  

    No meu ponto de vista, DRousseff conseguiu escapar da arapuca, respondendo a todas as perguntas com clareza. Se não entusiasmou a alguns, também não deixou qualquer impressão negativa que não fosse a já existente a repeito dela, e isto existe.

    Marina Silva foi para o encontro com um ótimo resultado de pesquisa do Ibope debaixo de um braço e, do outro, alguns minutos do JN em cima do avião utilizado na sua campanha,sem dono e repleto de atos ilícitos. Se esta barafunda que cerca o tal do avião sem dono tivesse ocorrido com o PT, bye bye Presidência, seriam 3 horas diárias de JN.

    A candidata fez o de sempre, falar à vontade e não dizer nada, criticar isto e aquilo do governo mas não dizer como pretende corrigir a tal postura equivocada. Teve muita coragem ao, praticamente, afirmar que foi ela a responsável pela construção das hidrelétricas, quando ocorreu justamente o inverso, tendo ela feito de tudo para atrapalhar a execução das usinas. Entendo que um balaio com Neca Setubal, ALRezende, Gianetti, Zezinho da Mooca, Agripino Maia, Jorge Bornhausen e Luiza Erundina não tem a menor possibilidade de dar certo.

    Ontem, até aquela Empiricus, autora daquele artigo recente, “O Fim do Brasil”, engrenou uma marcha a ré e resolveu dizer que o atual governo também não é este monstro todo, pois o medo em relação à messiânica esperta na presidência falou mais alto. 

    E Aécio, bastante pressionado pelo resultado do Ibope, me surpreendeu, ao aparecer para as câmaras com uma postura de bastante vontade do início ao fim do debate. À exceção do assunto Petrobras, quando levou um cascudo de DR, Aécio se saiu bem em todos os outros escolhidos e/ou lançados por DR ou MSilva, mas, como bom tucano ( ontem, um deles disse que cartel engorda e faz crescer) , no final do final Aécio estragou o seu bom desempenho ao   resolver mencionar, e por duas vezes, o Soros boy Armínio Fraga como o seu ministro da Fazenda, será que o obrigaram a falar esta bobagem ? Seria o mesmo que DR ter elogiado o Antonio  Pallocci, algo desnecessário.

    Pelo lado dos entrevistadores, destaque negativo para o amigo dos garis Boris Casoy. 

    É inegável que toda a oposição, aí incluída a poderosa grande mídia, precisa decidir qual de seus dois candidatos será o principal opositor de DRousseff. Somente a partir desta tomada de decisão é que haverá um cenário melhor definido, pois o “sou qualquer um contra o PT” já é fato concreto. O patropi é realmente diferente, pode vir a ter o seu destino definido pela queda de um avião particular.     

     

    1. Vou deixar o comentário mais

      Vou deixar o comentário mais longo para o post sobre o debate, mas Aécio agradou na postura. Disse a uma amiga tucana no twitter que poderia votar em Aécio mas jamais no Serra. Isso me restou mais claro após o debate de ontem. Apesar de discordar completamente de sua proposta, sua postura me agradou – é isso que espero de um político de oposição. Derrapou mesmo na alfinetada Petrobrás, mas enfim. E deu uma na jugular de Marina, com a pergunta sobre a coerência política.

      Sobre Blablárina, desculpem o termo, é mais lisa e viscosa que sabão.

  28. Comoção e ignorância

    Uma prova de que a comoção pela morte de Eduardo Campos é que impulsionou absurdamente a candidatura da Marina é que o candidato do Dudu para o governo de Pernambuco subiu de 11% antes da morte dele para 29% depois da morte, um crescimento de 18 % !!

    Somado à comoção, tem a ignorância desse pessoal que pretende votar em Marina pensando que a conhece. Mas especialmente essa juventude que não lê nada além das manchetes. Não conseguem ler um texto com mais de 2 parágrafos.

    E a campanha da Dilma e do PT estão apresentando muitas falhas. A comunicação do governo foi péssima durante todos esses anos, não divulgando suas realizações.  E continua não divulgando.  Pouco adianta divulgar agora no horário eleitoral, porque a parcela de eleitores que assiste aos programas é muito pequena.

    Até quem busca informações na internet por conta própria, se surpreende em descobrir sozinho o quanto esse governo Dilma realizou nesses 4 anos. Nada foi divulgado, porque a mídia omitiu propositalmente.

    Governo Marina será o caos, pela personalidade dela e suas bizarrices, pelas alianças esdrúxulas que ela está fazendo com o que existiu de pior no governo de FHC. Mas os abutres já estão contando com um governo dela caótico, ideal para o sonhado golpe.

    Se a campanha da Dilma não acordar, viveremos um pesadelo nos próximos anos.

     

     

  29. Rir para não chorar..

    Melhor comentário pós debate de ontem: “O que dizer das propostas da Marina Silva? Na educação: acabar com a polarização PSDB e PT e Unir o Brasil. Na saúde: acabar com a polarização PSDB-PT e unir o Brasil. Na segurança? Acabar com a polarização PT-PSDB e unir o Brasil. Na mobilidade urbana? acabar e blábláblá.”…..

    1. Muito bom o seu comentário

      Muito bom o seu comentário … kkkk

      Foi essa a impressão que tive também.

      Propostas vazias para pessoas vazias, objetivo claro de atingir a galera das jornadas de junho.

  30. Não tem teoria inexplicada nenhuma

    Marina, em abril, já aparecia com 27% dos votos no Datafolha. Esses 29% do Ibope nada mais são do que a recuperação da intenção de voto que tinha atingido antes de ser substituída por Campos nas pesquisas.

    Segundo turno a mesma coisa. Os 41% que Dilma tinha eram contra Campos, não contra Marina. Não é nem um fenômeno sobrenatural que, com sua reentrada no páreo, parte dos eleitores que optavam por Dilma contra Campos, migrassem para a pessebista.

    Se o “contrário” acontecesse, Lula entrando no páreo e “roubando” vários votos de Marina, alguém estanharia? Pois é.

    Sei que a ressaca do Ibope é braba, mas a campanha tá aí. Não há espaço pra negacionismos muito longos.

  31. Outra conclusão importante do

    Outra conclusão importante do Ibope: mesmo depois da overdose de Dilma (12 minutos) no horário eleitoral gratuito, ela não só não cresceu, mas desidratou-se diante de Marina.

    Muito se dizia que o PT iria romper o cerco da imprensa nesse período, o povão veria as realizações do governo, e as intenções de voto da petista disparariam.

    Deixaram de politizar, de buscar voto nos indecisos, para confiar nas mãos mágicas do João Santana, que dizia que os “nanicos” Marina e Aécio perderiam no primeiro turno.

    O PT tinha a faca e o queijo na mão, hoje não depende só do partido. Tem que não só fazer sua parte, mas também reza braba pra que Marina se desinfle igual Russomano em 2012.

    1. A campanha da Dilma tem que encontrar outras formas

      A campanha da Dilma tem que encontrar com urgência outras formas de divulgação das grandes realizações desse governo, porque a divulgação no horário político atinge somente uma pequena parcela dos eleitores.

      1. Aí que está, a meu ver, o erro da campanha de Dilma.

        Os jovens, que hoje cerram fileiras em favor de Marina, não se comovem diante de obras do PAC, km’s de ferrovias, ou dados econômicos e de emprego.

        Muitos não tem como comparar FHC com Lula/Dilma, e por isso estão olhando para a frente, querem um discurso atraente e que acenda neles a esperança que demandas concretas (melhoria dos serviços públicos se destaca) comecem a ser atendidas.

        A propaganda da Dilma é muito bonita, bem feita, mas direcionada de modo errado. Além disso, existe o dado mais grave: se mesmo depois dos protestos massivos, a Presidenta naufragou em boas intenções diante de um Congresso impermeável a mudanças, talvez seja tarde para formular um discurso que os seduza.

        O único caminho que resta, creio eu, é desconstruir o discurso de “nova política” de Marina, o que coloca a pessebista em vantagem, pois toda campanha negativa tem riscos imensos a quem a promove. Feita de modo errado, a campanha de Dilma pode repetir Serra/2010.

    2.  
      “O PT tinha a faca e o

       

      “O PT tinha a faca e o queijo na mão, hoje não depende só do partido. Tem que não só fazer sua parte, mas também reza braba pra que Marina se desinfle igual Russomano em 2012.”

       

      O PT tinha tudo, o PT tinha aquilo, o PT tinha aquilo tambem…Eh sempre assim, o PT tinha tudo. Esse papo ignora que  mesmo o PT indo buscar voto nos indeciso isso nao garante o seu sucesso. De onde vc tirar que as coisas sao resolvidas no “era soh”?

      1. Eu faço este tipo crítica

        Eu faço este tipo crítica desde quando Dilma tinha 57% de aprovação e a reeleição garantida. Ao invés de dialogarem e batalhar politicamente pelo voto dos insatisfeitos, venceu a tese de que os manifestantes eram “coxinhas”.

        Taí agora eles, se vingando, votando quase todos em Marina Silva.

        Me parece que, na blogosfera, repete-se a crônica falta de autocrítica mesmo quando o PT tem chances reais de ser apeado do poder.

        Uma hora ela terá que vir. Se vai ser da maneira mais dolorosa ou não, aí cabe a militância escolher.

    3. Absoluta e rigorosamente nada a ver

      Conta outra!

       

      Só tivemos até agora 03 programas eleitorais presidenciais. Se não me falha a memória faltam ainda 16 ou 17 programas até a votação do primeiro turno. 

       

      E é imperioso relembrar que faz apenas 14 dias que Eduardo Campos faleceu, abrindo o caminho para a incompetente candidata neoliberal. 

       

      Falta quase 01 mês e meio para a votação do dia 05 de outubro. Ou seja, muita água ainda vai passar embaixo da ponte e a campanha ainda não incendiou pra valer, algo que só acontecerá a partir da primeira semana de setembro.

      1. Infelizmente os programas eleitorais são vistos por poucos

        São vistos por uma parcela muito pequena dos eleitores, e geralmente pelos mais politizados, que já decidiram o voto.

        Se a campanha da Dilma não encontrar uma estratégia de levar aos eleitores as realizações de seu governo, não vai haver grande mudança na situação.

      2. O problema é que se

        O problema é que se acreditava demais na despolitizante tese de que João Santana resolveria tudo. Pelo que diziam, tão só começaria o programa eleitoral, e a Presidenta avançaria meteoricamente rumo a vitória no 1º turno.

        Claro, ainda estamos no começo, mas o impacto foi zero.

        A ocupação das manchetes (que agora ocorre com Marina) parece muito mais eficaz que o horário eleitoral gratuito. Este é importante, mas poucos tem paciência de assistir todos os programas.

        Se existia a ilusão de que 12 minutos diários na TV poderiam rivalizar de igual para a igual com o bombardeio de informações nos jornais, telejornais, portais de informação e notícias em tempo real, ela já está desfeita.

  32. O poste era de madeira verde, brotou!

    Sempre na presença de uma pesquisa temos que ler nas entrelinhas. A pesquisa mostra de um lado o óbvio e por outro lado mostra o que a militância não quer enxergar!

    O lado óbvio é a subida de Marina e queda de Aécio, o lado não tão claro e que causa surpresa de todos é Dilma manter o seu eleitorado e ao mesmo tempo a popularidade de seu governo subir.

    Não está sendo colocado o resultado de aprovação individual de Dilma como presidente da república, inclusive este dado divulgado no Jornal Nacional não foi colocado nas versões impressas dos jornais.

    Ao mesmo tempo em que sobe a votação em Marina, a aprovação individual de Dilma como presidente passou de 50%, ou seja, o “Poste” ultrapassou o Partido.

    A interpretação é simples, enquanto Dilma trabalha e assume o que faz, o PT tradicional permanece como uma Marina, sem propostas e sem direção.

    Parece que a interpretação é simples, o povo quer mais realizações e menos discursos, como Marina aparece como algo “novo” principalmente no eleitorado mais jovem, o PT parece um partido cansado que repete o mesmo discurso e não toma a frente nenhuma proposta.

    Nas manifestações de 2013, o PT se escondeu enquanto a Presidente colocou a cara a bater, porém com o tempo a população vai atribuindo a gestão do “ex-poste” o que está sendo feito de correto na administração pública federal.

    Se durante o lançamento dos mais médicos, que está sendo um sucesso, os senadores, deputados e demais militantes do PT tivessem saído que nem cães raivosos defendendo o programa e atacando furiosamente aqueles que eram contra o Mais Médicos, provavelmente o partido não estaria sendo um POSTE na campanha de Dilma.

    Passou-se dois anos defendendo os companheiros do mensalão, que culpados ou inocentes deveriam ser devidamente convidados a tomarem a posição de boi de piranha para que a tropa passasse. Seria mais simples chamar os companheiros Zé Dirceu, Genuíno e conclamarem a servir o partido e não a sua própria individualidade.

    Hoje em dia o PT não tem mais militantes dentro da concepção que havia há vinte anos, uns saíram, outros assumiram cargos públicos e se burocratizaram e outros foram para outros partidos, mais a esquerda ou mesmo mais a direita.

    A eleição inevitavelmente será disputada entre personalidades, Dilma, Marina e Aécio, pois não há outras opções nem à direita nem a esquerda para as pessoas votarem.

    Se por exemplo, partidos de esquerda como o PSOL, apresentassem uma plataforma coerente de propostas, como simplesmente aumentar as alíquotas do Imposto de Renda aos mesmos níveis das existentes como os Estados Unidos ou outros países Europeus e com isto aliviasse os impostos indiretos, ele estaria fazendo uma proposta que seria impecável e sem contestação de outros partidos (sem contestação pública!). Porém luta por um famoso imposto sobre a riqueza, que é a mesma coisa do que aumentar alíquotas de imposto de renda, mas parece mais revolucionária!

    Com o desempenho pessoal de Dilma, ultrapassando o partido, fica claro que mais uma vez Lula se mostrou um grande estrategista com visão de futuro, viu que com a companheirada não conseguiria nada e plantou um poste de madeira verde no seu lugar, e como ele conhece o campo ele sabe que postes de madeira verde, dependendo da qualidade da madeira eles brotam e viram árvores!

  33. Ibope

    Caro SergioSaraiva, para se ganhar uma eleição é preciso ter bem definida a estratégia e as táticas que cumpram o objetivo de levar a a vitória. A meu ver a tática eleitoral do PT, está totalmente equivocada, desde a morte de Eduardo Campos, estamos sendo bombardeados com as pesquisas eleitorais, todas elas contratadas pelos opositores do projeto político ora em curso. Não consigo entender porque não foi feita nenhuma pesquisa  pelo PT e partidos aliados. Se os números não são confrontados, passa-se a ideia que são verdadeiros, mas as inconsistencias nas duas pesquisas são gritantes, tipo: tem um grafico que mostra em ambas as pesquisas que a avaliação do Governo Dilma, melhorou, no Data Folha sobe 6% e no IBOPE sobe 2%, ou seja, na primeira o número de pessoas que acham o governo ótimo e bom salta de 32% para 38% e na segunda esses números pulam de 32%, para 34%, e o número de indecisos em ambas andam na casa dos 35,36%, mas para surpresa geral, no Data Folha a presidente tem 36%, ou seja 2% a menos, das pessoas que acham seu governo ótimo e bom e alem de perder 2% desse eleitorado, não captura nenhum voto dessa massa de indecisos, já no IBOPE, a presidente tem os exatos 34% que avaliam positivamente seu governo e também não captura nem um voto dos que valiam o governo como regular.

    Dar para acreditar numa pesquisa dessas, sinceramente não, mas o silêncio do PT, é estarrecedor e aquela máxima de uma mentira muitas vezes repetida, vira uma verdade nunca foi tão atual e seu objetivo de amolecer a militancia adversária e cristalizar um quadro de fato consumado, Precisa urgentemente ser combatido.

  34. Muito estranha essa subida da

    Muito estranha essa subida da Marina, essa senhora não tem conteúdo algum!!! Não acredito que vou ter que votar na Dilma no segundo turno. 

  35. O fim do PT….

    Explicação simples…. muitos eleitores do PT vatavam na Dilma por não ter uma opção.

    Com a Marina na disputa, que é uma melância, verdinha por fora mas vermelha por dentro, tem uma nova alternativa.

    Já os eleitores do Aécio, se não tiver alternativa votarão na Marina também…

    Como dizem, a Dilma é um tiro na nuca, já a Marina é uma roleta-russa… mais ao menos existe uma chance.

    Como é bom ver os PTistas se desesperando…. adios amigos…..

     

  36. Bom, já estou me acostumando

    Bom, já estou me acostumando com a idéia de ver banqueiros sonegadores governando e surrupiando os cofres públicos, hoje, positivos, graças ao partido “mais corrupto” que já existiu. A classe média com seus faceburros, se mete em toda fria possível, porque é a que mais odeia ver o povo no poder. É o tal complexo de querer se parecer com quem não é, e, por isso, sempre  será o tapete para qualquer mequetefre midiático. Vai voltar a ser a única que pagará os impostos, caladinha. Na faculdade, até os professores se informam só pelo faceburro. E tem bobao que acredita que os protestos de 2013 era algo consciente, de gente querendo mudanças(?), e a mudança que nos oferecem, esses analfas políticos manipuláveis, é o atraso. Essa geração de faceburrros é realmente um atraso para o país. Vejo isso todo dia na faculdade, eles não sabem nada, mas nada mesmo, nem sinônimos de palavras habituais. Por quê? Porque não saem do faceburro! Eta ferramenta para emburrecer e criar bundões, literalmente. Depois da eleições, vou “hibernar” de ´política e blogs por quatro anos, cansei de votar em quem está comprometido com o país e vê-los sendo presos, taxados de os “mais corruptos”, e não atenderei os que, com fhc, batiam nas portas para pedir algo para comer, ajuda para material escolar, não ajudarei mais nunhum asilo, nenhuma creche. Meio saco, estorou. Analfas politicos e que aprenderam apenas a odiar o seu próprio país, não os respeito mais. Vou ignorá-los como nunca fiz antes. Se preferem votar em arrudas da vida e milagreiros oportunistas, pois que os tenham, mas não contem com minha ajuda.

  37. buenos teoria teoria teoria

    buenos

    teoria teoria teoria assim-assim na lei universal da teoria acadêmico-científica teológico-política nóis não tem ainda…nóis tem a rude tosca teoria do povo invejoso maledicente: a velha teoria do fale bem fale mal mas fale de mim por cima da carne seca… tamo nóis ainda seis personagens à procura de um autor… mais nóis tem por ora a doce poética reprimenda baiana…que preenche por ora no velho improviso nacional a mística teoria de mercado & doutores da alegria:

    Marina de Dorival Caymmi

    Marina, morena
    Marina, você se pintou
    Marina, você faça tudo
    Mas faça um favor
    Não pinte esse rosto que eu gosto
    Que eu gosto e que é só meu
    Marina, você já é bonita
    Com o que Deus lhe deu
    Me aborreci, me zanguei
    Já não posso falar
    E quando eu me zango, Marina
    Não sei perdoar
    Eu já desculpei muita coisa
    Você não arranjava outra igual
    Desculpe, Marina, morena
    Mas eu tô de mal

    Marina, morena
    Marina, você se pintou
    Marina, você faça tudo
    Mas faça um favor
    Não pinte esse rosto que eu gosto
    Que eu gosto e que é só meu
    Marina, você já é bonita
    Com o que Deus lhe deu
    Me aborreci, me zanguei
    Já não posso falar
    E quando eu me zango, Marina
    Não sei perdoar
    Eu já desculpei muita coisa
    Você não arranjava outra igual
    Desculpe, Marina, morena
    Mas eu tô de mal
    De mal com você
    De mal com você.

     

  38. Marinices e hipocrisia

    Marina Silva é um grande embuste.

    Apresenta-se como a candidata do Bem contra o Mal, acima de partidos e conflitos de classe.

    Os bons, “de qualquer partido”, poderiam compor o seu governo. Mas como discernir quem são os bons?

    Ao que parece, Marina acredita na predestinação divina. Deus, insinuou Marina, matou Eduardo Campos para que ela saísse candidata.

    Ela acha que foi eleita por Deus para ser presidente do Brasil!

    Então, se alguém decide apoiar sua campanha, só pode ser um Bom, igualmente eleito por Deus.

    O signo da eleição divina, para os calvinistas, era o enriquecimento do fiel. O signo da eleição divina, para Marina, é a conversão
    do eleitor (ou do financiador…) à sua candidatura.

    O financiador sonegou milhões em impostos? Ora, isso é só um “problema de interesses pessoais”. Irrelevante!

    Itaú e Natura financiam Marina. Logo, são ungidos por Deus. Logo, tudo lhes é permitido. Tudo lhes é perdoado.

    É o mesmo que vale para certos “pastores”. Podem extorquir seus fiéis, abusar sexualmente deles, sonegar impostos, enviar
    dinheiro ilegalmente para fora do País: Deus os elegeu, eles são Bons. Não importa o que façam ou deixem de fazer.

    Curioso é que esses “Bons” da candidatura Marina praticam a política de Pôncio Pilatos no tocante à indenização das famílias dos mortos, feridos e desalojados pela queda do avião do Eduardo Campos (ou dos seus laranjas).

    Se fossem mesmo tão bons, estariam mostrando solidariedade e se prontificando a pagar as indenizações, até por uma questão de caridade
    cristã. Dinheiro não falta a quem está sendo financiada pelo Banco Itaú!

    Afinal, a responsabilidade da queda do avião é de quem o pôs para voar naquele dia e naquele local. Ou não?

    Marina simplesmente entrega a Deus esse problema. Foi Deus quem quis assim. Do legado do acidente, não cabe a ela ônus nenhum. Só os bônus!

    “Hipócritas, fariseus…”, diria certo Nazareno. Ou não?

     

  39. Ao contrário do que dizem, Dilma está muito bem encaminhada

    CONJECTURAS, OU, VIVA A MATEMÁTICA – Suponhamos que o PSDB se esfarele de tal forma que faça a sua pior votação desde a volta das eleições em 1989 (não acredito em tamanho esfacelamento, mas é só para imaginar). 

    Aécio Neves faria então cerca de 11 por cento dos votos válidos, repetindo o percentual de Mário Covas em 1989.

    Suponhamos que os 08 candidatos nanicos cheguem ao final do pleito, somados, com cerca de 05 por cento dos votos válidos (algo bastante razoável, pode ser um percentual até maior). 

    Suponhamos que Dilma repita no primeiro turno de 2014 a pior votação em primeiros turnos desde que o PT venceu a eleição presidencial, em 2002. 

    Ficaria ela então com 46 por cento dos votos válidos, igual a Lula em 2002. 

    Teríamos então o seguinte quadro (notem que estou fazendo as previsões mais pessimistas e catastróficas possíveis tanto para Dilma quanto para Aécio e os 08 nanicos):

    -Dilma: 46 por cento;
    -Marina: 38 por cento;
    -Aécio: 11 por cento;
    -Os 08 nanicos somados: 05 por cento.

    Estou sendo ampla, geral e irrestritamente generoso, otimista e benevolente com a candidatura de Marina, não é mesmo? 

    Mas a ideia é justamente esta: ser catastrófico ao extremo com os outros e generoso até não poder mais com a moça lá do Acre. 

    Mesmo fazendo isso, o quadro que emergiria no primeiro turno não seria ruim para Dilma (diferença de 08 pontos percentuais para Marina). 

    Lembrem quem em 2006, no primeiro turno, Lula ficou apenas 07 pontos percentuais à frente de Alckmin (48 a 41 por cento). 

    Se o quadro desenhado, o mais otimista do universo para Marina e o mais pessimista de todas as galáxias para as outras candidaturas, se confirmar, mesmo assim Dilma entraria muito forte no segundo turno, com chances reais de emplacar a reeleição. 

    Como sempre digo, não existe transferência automática de votos de A para B num segundo turno (as eleições de 1989, 2002, 2006 e 2010 comprovam isso). 

    Falta quase um mês e meio para a eleição e não acredito em tamanho esfarelamento do PSDB, tampouco que Dilma tenha a pior votação no primeiro turno desde que o PT chegou ao poder em 2002. 

    Logo, por mais que uns e outros tentem insistir, o quadro para a oposição não é o melhor possível. 

    E para Dilma, mesmo que quase tudo dê errado, há uma gigantesca possibilidade de reeleição.

    1. Também acho que nem tudo está

      Também acho que nem tudo está perdido….desde que o PT faça uma melhor leitura da situação. Para mim, grande parte dos votos da Marina refletem o descontentamento com o PT, não são um voto da “direita”. O grande erro de Marina é o passo que ela está dando a direita (contentando o mercado) e se a Dilma for esperta, dará um passo a esquerda. O melhor cenário para mim seria uma vitória de Dilma no segundo turno sobre Marina, pois isto significaria um outro tipo de oposição/polarização (mais a esquerda) no próximo governo.

  40. O SONHO AINDA NÃO ACABOU

    43 milhões de jovens entre 18 a 30 anos poderão ser o barômetro desta eleição. Há mais de 10 anos que a juventude deixou de interessar-se pela política partidária convencional. Já não lêem jornais nem assistem a programas políticos na TV. Os jovens fazem rolezinhos em shopping e procuram formas de participação, normalmente em forma digital. Marina (os seus tutores) captou isso ao chamar de “Rede” a sua base política de sustentação. O Banco Itaú também captou isso, colocando as suas cores na marca do novo partido.

    O PT ficou para trás, jogando com toda a sua equipe na defensiva, recebendo cartões amarelos e vermelhos a toda hora, enquanto os adversários faziam faltas que não eram cobradas pelo Juiz. Faltam apenas algumas semanas para as próximas eleições e o PT está perdendo a guerra da comunicação com as suas bases, com o povo em geral e com a juventude. O triunfo da Dilma eram as obras, mas o PIG manteve isso oculto da população.

    Acredito que, nestes dias, deverá estudar-se uma ampla mobilização nacional do PT, nas ruas, com bandeiras e com juventude. Com Lula mais presente. Mostrando que o sonho ainda não acabou.

  41. Ao vencedor, as batatas

    Quem tem medo de Marina?

    Juntos, PSDB e PT somam 20 anos no governo federal. Na sábia visão popular, partido no governo e fralda de criança devem ser trocados de quando em quanto. Exatamente pelas mesmas razões. As manifestações de 2013 expuseram esse pensamento. Falou-se em golpe da direita, em golpe da esquerda, mas as manifestações nada tiveram a ver com isso. Eram exigência de que se trocasse a fralda.

    Na avaliação e no imaginário popular, Marina é a fralda nova, e nada tem mais força do que uma ideia que captura o interesse e a fé do povo. O PSDB, ou pelo menos Aécio, tem dado mostras de assimilação da nova onda. Até mesmo porque ele nunca demonstrou ambição real de ser Presidente. No PT, as mudanças têm gerado pânico e desespero. Primeiro por lhe faltar modéstia bastante para ver a verdadeira dimensão dos seus feitos e dos seus méritos. Joga na cara de todos a dimensão que deu ao BF, mas basta considerar que ao programa são destinados meros R$25 bilhões, pouco mais do que os R$22 bilhões que a Zona Franca de Manaus custam à União, para que o programa seja visto na sua real significância. Pelo menos um quarto dos votos de Dilma vem dos 51 milhões de beneficiados pelo programa. Mas mesmo parte desse pessoal parece estar descobrindo que precisa de muito mais e merece muito mais.

    Mais que o PSDB, o PT sairá enfraquecido dessa eleição. Pois o PSDB elegerá quase todos os senadores e governadores nos estados em que tem candidatos próprios. Quem, afinal, será eleito pelo PT? O risível Padilha?

    No desespero, o PT faz contra Marina a campanha do medo, da qual foi vítima no passado. Mas isso é balela, o Brasil não irá acabar por eleger Marina. Ela é inteligente e saberá cercar-se de pessoas competentes, muitas delas do PSDB.

    Ao vencedor, as batatas!

  42. Não acredito

    Sinceramente prefiro esperar mais um pouco a campanha se desenvolver, pois acho que essa “ascenção” de Marina está cheirando mais a “tempero de eleição”, tão típico nessas “pesquisas” longe de eleição.

    Mas como não canso de afirmar aqui, vejo um grande farol (ou sinal) iluminado de amarelo no caminho do PT. Há os que vão entender e lutar muito, na eleição passada a militância deu uma ressurgida no segundo turno, e há os que vão ficar reclamando do anti petismo, da mídia, de comentários como o meu…

    Um abraço.

  43. A avaliação do governo
    A avaliação do governo melhorar e ela cair quatro pontos? Ninguém absolutamente ninguém, que considere o governo regular, declara voto nela? Marina ter subido tudo isso, apesar das pessoas não mais falarem na morte do Eduardo?
    Simples, margem de erro. Meu palpite é que Dilma não tem menos que 36% e Marina não mais que 27%. Alias não é palpite, é informação do Palácio.

  44. A escolha de Sofia!

    Eu não voto, mas vejo alguns argumentos que me estimulariam. Se eu fosse votar, também votaria nela. Uma mulher que não me lembro quem escreveu algo muito significativo, de acordo com as minhas crenças e eu achei perfeito:
    “GOSTARIA QUE AÉCIO E MARINA MOSTRASSEM POR QUE DEVEMOS VOTAR NELES; EU VOTO EM DILMA POR ESTAS, ENTRE OUTRAS QUESTÕES: Se eu vou votar em Dilma? Sim! 1 – Sim pelo Prouni. 2 – Sim pelo Pronatec. 3 – Sim pelo Pronaf. 4 – Sim pelo Minha Casa Minha Vida. 5 – Sim pelo Luz Para Todos. 6 – Sim pelo Água Para Todos. 7 – Sim pelo Ciências sem Fronteiras. 8 – Sim pela redução do desemprego a menos de 5%. 9 – Sim pelo pagamento da dívida com o FMI. 10 – Sim pela inflação cortada pela metade. 11 – Sim pelos 30 milhões que não passam mais fome. 12 – Sim pelos 50 milhões que agora tem consulta médica. 13 – Sim pela redução de 20% nas internações em hospitais como efeito do Mais Médicos. 14 – Sim pelo fim do uso privado do dinheiro público em aeroportos e afins. 15 – Sim pelo Brasil entre as 7 maiores economias do mundo. 16 – Sim pelas 18 Universidades Federais construídas. 17 – Sim pelas 370 escolas técnicas construídas. 18 – Sim !! para que o Brasil sombrio de 12 anos atrás não volte mais…NUNCA MAIS!!!”
    E ponto.

  45. Arrisco a afirmar que

    Politicamente, o brasileiro médio, pensa com a cabeça dos outros.  São os colegas de trabalho, os parentes, os amigos, os formadores de opinião e os faces da vida, repercutindo a campanha, diuturna, da mídia golpista que quer derrubar o PT no grito.

    Depois é fácil dizer que  todo político não presta! E o povo lava as maõs……

    Em sã consciência, igonorar os benefícios, aos brasileiros, como o Prouni, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, Bolsa Família, Fomento à indústria naval, PAC e outros, é um suicídio político da nação.

    Ignorar os benefícios com os royalties do Pré Sal para a educação e saúde, abrindo uma janela de oportunidades para o País, beira a desonestidade e lesa pátria. Estão defendendo o interesse de quem? São entreguistas travestidos de nacionalistas?

    Poderia até votar na Marina, mas, trocar as certezas atuais com a Dilma, pelas promessas da Marina é muito para o meu caminhãozinho.

     

     

     

  46. A teoria explicativa do fato,

    A teoria explicativa do fato, é a da comoção das massas perante a tragédia que foi o acidente com o Eduardo. Simples assim. Assim como seria simples , que a reversão do quadro atual somente ocorrerá com o Lula substituindo Dilma. Com as atuais variaveis, o quadro tende a estabilizar-se ou até regredir para uma perda de votos da Dilma.

  47. Ela está sim tirando votos de

    Ela está sim tirando votos de Dilma. Já comentei isto na semana passada. Amigos meus que votariam na. Dilma porque não votam nulo e nem nos tucanos, se bandearam para Marina.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador