Revista GGN

Assine

A fuga que não houve dos chefes do PCC

Enviado por Luiz Eduardo Brandão

Do Diário do Centro do Mundo

Alguém está sendo feito de bobo na história da fuga espetacular que não houve de chefes do PCC

Por Kiko Nogueira

A história do suposto plano de fuga de chefes do PCC teve, provavelmente, a cobertura mais ampla jamais dada a um evento que não aconteceu e que tem mais furos do que um queijo emmental.

Há dias, uma matéria “exclusiva” estava na Carta Capital, no SBT Brasil e no Estadão, repercutindo em seguida em todo lugar. Um relatório do setor de inteligência do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público, dava conta de um esquema para tirar Marcola e outros três líderes do PCC da penitenciária de Presidente Venceslau, interior do estado.

O plano, segundo a polícia, estava sendo arquitetado há oito meses. Os criminosos estariam serrando as grades das janelas de suas celas, colocando-as de volta em seguida, devidamente pintadas. Eles sairiam dali para uma área do presídio sem cobertura de cabos de aço, onde seriam içados por um helicóptero com adesivos da Polícia Militar. Uma segunda aeronave, blindada e com armamento pesado, daria cobertura.

Membros da facção teriam tido aulas de pilotagem no Campo de Marte com um dos sujeitos que foram detidos carregando cocaína no helicóptero dos Perrellas. O destino do bando seria Loanda, no Paraná, distante 240 quilômetros. Ali haveria uma chácara e um avião para levá-los ao Paraguai.

O tal vazamento criou situações surreais. O Estadão publicou que os policiais estavam de tocaia aguardando os criminosos em Venceslau. A Globo foi até lá. No Jornal Nacional, um repórter perguntava, sussurrando, a um franco atirador como funcionava a arma dele. Diante da falta de ação, era o jeito.

O governador Geraldo Alckmin confirmou a existência do ardil e elogiou a corporação na rádio Jovem Pan. “Primeiro, o empenho da polícia de São Paulo, 24 horas, permanentemente, contra qualquer tipo de organização criminosa, tenha a sigla que tiver. São Paulo não retroage, não se intimida. É a maior polícia do Brasil, mais preparada. Segundo, em relação a esse caso, a polícia investigou e, lamentavelmente, isso acabou vazando. Mas a polícia está toda preparada e nós temos um esforço grande nesse trabalho”.

Tudo bem que não temos um FBI ou uma Scotland Yard — talvez a Sûreté do Inspetor Clouseau –, mas, se a inteligência policial é tão preparada, como é que um relatório desses é divulgado dessa maneira? E, se a coisa era tão perigosa, com dois helicópteros cheios de homens com fuzis e metralhadoras, o que explica a presença de toda a imprensa no local?

Por fim, se o PCC é capaz de elaborar uma escapada nesse nível de complexidade, como alguém suporia que algum de seus capangas fosse fazer qualquer coisa depois que a notícia estava no jornal, na TV, na internet etc?

O plano é digno de um filme de Bruce Wilis. Pode ser real? Sim. O PCC é rico e organizado. Mas a socióloga Camila Dias Nunes, autora do livro “PCC – Hegemonia nas Prisões e Monopólio da Violência”, duvida. Em entrevista ao site Spresso SP, ela afirma que considera tudo mirabolante demais. “Ao que tudo indica, o Marcola, por exemplo, possui uma capacidade muito grande de fazer ações bem planejadas. Então, eu acho que ele não seria burro de pôr em prática um plano como esse”, declarou. “Todos esses presos estão cansados de saber que suas ligações telefônicas são monitoradas, tanto pelo Ministério Público como pela polícia. É um amadorismo que não está de acordo com o perfil do Marcola”.

Tudo teria partido da interceptação de uma ligação entre o bandido Claudio Barbará da Silva, o Bin Laden, que está em Venceslau, e sua mulher, realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária, comandada por Lourival Gomes. Por causa do vazamento, estaria havendo uma briga nos bastidores com a Secretaria de Segurança Pública, cujo titular é Fernando Grella.

Uma explicação para essa incrível batalha campal que nunca aconteceu são as eleições. Sem dar um único tiro, Alckmin saiu vitorioso. Os quatro fugitivos que nunca foram vão para outro regime prisional mais rigoroso. Mas a sensação que resta é de que, no meio de um teatro do absurdo, estão tentando fazer muita gente de boba. Você, inclusive.

 

Média: 4.5 (16 votos)
69 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Se o PCC cresceu a esse

Se o PCC cresceu a esse ponto, então significa que a segurança púbica paulista fracassou em proporção idêntica. A polícia pode até não se intimidar, como elogia o governador, mas isso na pratica significa que está enchugando gelo enquanto a era glaciau só aumenta.

Seu voto: Nenhum

Se são tão perigosos e

Se são tão perigosos e ameaçadores, por que não estão em presídios de segurança máxima do governo federal ? Por que o governador, que se diz ameaçado de morte, não os manda para lá ? Ficam aqui à vontade, articulando tudo por celulares sem sequerem sequer constrangidos, na cara dura, comandando a criminalidade em outros estados.

Seu voto: Nenhum
imagem de Marcelo de Sousa Nascimento
Marcelo de Sousa Nascimento

Tique tique nervoso do Dr. Argolo

Nasssif não publique mais nenhum post que mostre os podres dos tucanos para não estressar o Dr. Argolo...rsss

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Marc Ola
Marc Ola

Ai meu sacocê!

Tô começanu disconfiá qui tem um devogado aqui no blog que presta serviços pro PCC.

Deve intregá marmita e passá recadu.

Si continuá defendenu assim o PCC, vô acabá votanu Marcola 2104.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Bem, Marcola pelo menos assume os crimes

Já outros quadrilheiros rsrsrs

Seu voto: Nenhum (3 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de Sacocê
Sacocê

"Já outros quadrilheiros"...

Rsrsrsrs ... Foram absolvidos desta acusação)pela Justiça.

 

Ce ceáxa dêvogádo, cuidado pra num levá um prosseçu di calúnia i difamassão, hein!...

Seu voto: Nenhum

Amador se entrega logo hehe

Ô filhinho (rsrs), onde você leu que eu falei de quadrilheiro absolvido?? Isso se chama vestir a carapuça hahaha.

Tô dizendo: é só dar corda que eles se enforcam hahahaha.

Fracos, amadores, etc.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de Marcelo de Sousa Nascimento
Marcelo de Sousa Nascimento

Fã ardoroso

Logo vc que se revelou fã de carteirinha do PCC

Conta outra

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Antonio C.
Antonio C.

Comentário.

Postei o comentário em :http://jornalggn.com.br/noticia/policia-paulista-diz-que-marcola-esta-se-preparando-para-derrubar-as-torres-gemeas.

 

"O Bom Dia (?) Brasil bem que tentou, mas ficaram algumas perguntas:

1. Como é que em uma prisão de segurança máxima os aprisionados tiveram acesso a serras e tinta para o plano mirabolante? Acho que utilizaram também aquela tática da arma feita em sabão e tinta preta, igual ao filme do Woody Allen.

2. Partindo de 1, quem forneceu esses materiais em uma prisão de segurança máxima?

3. A "cópia" mostrada pela Globo mais parecia um material digitado às pressas, menos um relatório, inclusive tinha pouco volume de papel. Por qual motivo deram o tal relotário, quero dizer, relatório, direto para a Globo?

4. Por qual motivo a câmera estava tão próxima do local de manobra de um oficial na forma de arbusto? Uns dois metros, no máximo.

5. O que tem a ver o Ministério Público com isso, se era "apenas" uma questão de segurança do presídio?

6. Por qual motivo filmado de dia?

7. Os participantes da cena tinham script r foram maquiados de modo adequado?

8. Por qual motivo existe a facção criminosa que age dentro dos presídios? Qual é a facção criminosa que age fora dos presídios?

Meu médico ainda diz que estou muito bem."

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Tiago Bevilaqua
Tiago Bevilaqua

Há indícios, mas

O texto acima aponta indícios de que era falsa o plano de fuga de Marcolo, mas não prova. Com relação à imprensa fiquei intrigado que mesmo depois do (suposto?) plano ter sido deninciado pelo menos duas vezes li na imprensa como se ele estivesse em curso. Isso me causou muita estranheza.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Cadê os agressores do coronel?

A polícia paulista foi incapaz de descobrir quem bateu no coronel Rossi diante das câmeras de TV, imagina se tem capacidade para desvendar um plano secreto desses...!

De investigação eles não sabem nada. De marketing, menos ainda...!

Seu voto: Nenhum (7 votos)

O PSDB paulista 'lucra' há

O PSDB paulista 'lucra' há anos eleitoralmente com o PCC.

Nos atentados de 2006 em SP já se cogitava de um acerto entre o governo e a facção. A partir de então, esvaziada a 'luta' do estado, se seguem acordos e acertos, posando o governo nas eleições como o grande combatente.

A única forma do PSDB paulista se manter no poder seria através do 'combate' ao PCC, um grande verniz, já que seu principal líder, ao invés de estar em presídio federal, está dentro do próprio estado. Fica, assim, imune à fiscalização prévia da PF que é feita nas unidades prisionais, e que cortaria a ligação das lideranças com o restante. Abre-se, dessa forma, portas para as 'instituições' paulistanas 'tratarem' com primazia da questão. A manipulação vem em seguinda, mediante acertos tácitos de parte a parte, e os dividendos eleitorais que se tenta angariar, sempre de forma hipócrita.

Esse tal plano do PCC é uma enorme balela, toda a estrutura narrada é cheia de furos.

As tratativas dos líderes do PCC com os membros não são feitas por contato telefonico. Isso é mais do que primário.

Alta liderança de facção tratando de um plano cinematografico desse por telefone, dentro do presídio, ofende a inteligência de alguém minimamente informado sobre o sistema carcerário brasileiro.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

o mais hilário dos furos...

pela forma que descreveram o uso das aeronaves, o controle aéreo da região seria apenas visual, como se a central de controle não pudesse identificar de imediato qualquer vôo na área, sendo ele perfeitamente identificado ou não

 

mas é como já falei uma vez, em São Paulo é tudo diferente...............

ou que eleitor tucano votará, como sempre, com base no que poderia ter acontecido e não com base no que realmente aconteceu.......................é o já famoso tudo por um talvez

Seu voto: Nenhum (2 votos)

ou então é a prova...

de que o estado não tem central de controle nenhuma, só o silêncio e os olhos fechados da mídia

Seu voto: Nenhum (2 votos)

e quem ou o que garante que PCC quer sair?

se mesmo atrás das grades já é dono da metade do aparato policial do estado, sair para quê?

Seu voto: Nenhum (3 votos)

objetivo do espetáculo é outro...

esconder como conseguem tanto poder

Seu voto: Nenhum (3 votos)

tuminha abriu as cortinas do espetáculo que viria...

ao acusar o Lula de ter desmantelado o aparato federal...................

é sempre assim, combinado, quando precisam varrer o lixo da casa para o quintal federal

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de H Menon Jr.
H Menon Jr.

Uma peça de ficção que se

Uma peça de ficção que se enquadra perfeitamente dentro do Horário Eleitoral Gratuito que o PSDB sempre tem, antecipado, em anos eleitorais. E tome propaganda da SABESP para acertar a conta... que a mídia amiga não deixa barato, não senhor...

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Hendrix
Hendrix

Liguem para Hollywood, temos um roteiro aqui!

Mirabolante demais. Helicoptero blindado? onde iriam conseguir um desses? Vao comprar no mercado negro do antigo arsenal da URSS? Vao pegar um MI-24 emprestado com a FAB ou um Huey com a PM carioca? Que ideia de jerico. Talvez entrar com um desses seja facil no leste europeu ou em paises em guerra civil na Africa mas aqui no Brasil? Quem conhece um minimo da burocracia aeronautica brasileira sabe como isso eh absurdo.

Outro fato estranho seria o treinamento de pilotos no Campo de Marte com o piloto dos Perrellas. What? Se ja nao fosse fantasioso demais (e talvez mais eficiente para fins de propaganda politica) a escolha do instrutor, tinha que ser no Campo de Marte? um dos aeroportos mais movimentados do pais? Se me dissessem que o treinamento seria realizado informalmente em uma fazenda bem longe dos olhos da ANAC, talvez, ficasse mais verossimil. Isso sem contar os custos exorbitantes para a formacao de pilotos de helicoptero.

Nao sei a atual situacao dos pilotos da familia Perrella, se estao soltos ou no xilindro, mas pilotos do trafico ficam muito queimados com o resto da comunidade de aeronautas. Dificil acreditar que consigam um helicoptero facil assim pra ensinar alguem.

E eu tenho medo soh de imaginar um cara que acabou de aprender a voar se meter a pousar um helicoptero em um patio, com muros e torres em volta, e sabe-se la as condicoes de vento.

Mais facil seria fretar uma aeronave e sequestrar o piloto la em cima. Ja fizeram isso no Brasil.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Base do GRPAe

 Treinar pilotos para o PCC, no Campo de Marte, justamente onde a PM tem baseado seu grupamento aereo, sua escola de pilotagem, e é uma das maires utilizadoras do aerodromo - nem mesmo como chiste é aceitavel.

  Só faltou falarem que o PCC, importou placas de kevlar, contratou engenheiros, calandrou as placas e as instalou em um Esquilão, blindando-o, e colocando suportes laterais para uma 7,62mm, treinou seus "pilotos" para uma aeronave com maior peso, ainda os capacitou para operar voo tático, pouso de assalto em local restrito e sob fogo.

   Tenham dó, criar estórias, até é do jogo, agora chamar a todos de ignorantes, é dose - nem formados em "comunicação social" vulgo: jornalistas - tem o direito de acreditar em tamanhas idiotices.

Seu voto: Nenhum

junior50

reclamar

Isto lembra o famoso ditado, fale bem ou mal mais fale de mim, se tivesse ocorrido a fuga todos diriam que a policia do PSDB é incompetente e sem inteligencia para evitar algo tão ousado, e diriam quem manda em SP é o PCC. Como impediram a ação dizem que é mentira e peça publicitaria. 

 

E para aqueles que acha mirabolante a ação devemos lembrar o bandido escadinha que fugiu da prisão da ilha grande usando helicoptero, e todos diziam que a prisão era de seguranção maxima, mais apos a fuga ela foi fechada.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

No RJ existe acordo tácito

No RJ existe acordo tácito entre tráfico e poder público.

Ambos operam mediante acertos prévios, o que é diário, o modus operandi.

Recentemente, um grande empreendimento de uma vultosa construtora para a Copa passava por dentro de um grande conglomerado de favelas, imune ao 'controle' estatal. Qual saída? A construtora tratou diretamente com o tráfico.

O estado sabe dessa realidade e opera na mesma linha. Não tem outra saída. Os 'arregos' de parte a parte são objeto de tratativas prévias. Há farta comunicação com as delegacias locais, evitando-se supresas para ambas as partes.

Policiais que 'encontram' com o tráfico são soltos, ao invés de mortos, nas localidades em que o lucro e as aparências interessam aos atores envolvidos. A chantagem institucional impera, de parte a parte.

Acordos eleitorais são feitos a cada 2 anos. Interessa ao tráfico eleger certos candidatos, como interessa ao poder público permitir que certos candidatos sejam eleitos. E esses travam discursos acalorados contra a violência. Não chegam a ser 'arregados', apenas fazem parte de um grande acerto institucional.

Vi recentemente, Valter Mayrevovith dizer no observatorio da imprensa que após a crise de 2008 muitas instituições não quebraram por conta do dinheiro do crime organizado, com o tráfico como carro chefe. Ele estava inteiramente correto.

A 'guerra as drogas' não passa de uma enorme e rotunda ilusão.

O governo federal, já de algum tempo, tem buscado, com suas limitações, quebrar um pouco dessa espinha dorsal enraizada. A tarefa, contudo, é mais do que inglória, e na minha opinião não terá o êxito que se poderia esperar. Entendo que a liberalização das drogas, com controle estatal, é a única saída legítima.

De todo modo, houve fomento na área de inteligência da PF, investigações passaram a ter um âmbito de atuação estatal maior, saindo do traficante 'frente', aquele que é rotineiramente preso ou morto, e buscando chegar nos meandros mais subterraneos. A lei de drogas de 2006, promulgada no governo Lula, permitiu e incentivou aquele tipo de investigação, de modo a se possibilitar atingir as verdadeiras estruturas que insuflam essa realidade.

Marcola faz parte dessa engrenagem. Atua apenas com a chantagem institucional que seu poderio bélico e social passou a lhe autorizar. A partir de então simplesmente gere pequenos conflitos, mantendo-se as aparências de parte a parte.

De nada adianta, porém, a PF se imiscuir nisso como deve, o que já vem sendo feito há alguns anos, com aprimoramento específico de sua área de inteligência, se os estados não participarem desse esforço comum.

Até lá as benesses eleitorais locais ou regionais permanecerão, como sempre se deu, inclusive com o uso eleitoral por parte de governantes, sempre com uma mão estendida por debaixo do pano.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

As drogas e o tráfico

O consumo de drogas e o tráfico precisam ser descriminalizados ou despenalizados. Isso para ontem. Investir em educação, informação, política de prevenção, enfim, dar à questão o trato devido como inserida na área de saúde pública, esse é que deveria ser o planejamento do Estado para enfrentar o problema. Qualquer coisa longe disso é atraso.

De qualquer forma, o PCC está muito além de mero narcotráfico. O PCC tem outra visão de mundo, outra razão de existir, muito mais política e consciente. O PCC tem ideólogo, tem gente que pensa politicamente a organização, suas ações, sua área de atuação, seus propósitos. O PCC está pouco ligando para as instituições estatais e a forma como se faz as coisas dentro do modelo político-democrático tradicional. O PCC cria as suas próprias normas. É revolucionário, na acepção da palavra.

O PCC tem ideal. Eu admiro o PCC neste sentido. É algo realmente diferente. Como disse, é praticamente um partido político, atuando exclusivamente por meio de um braço armado. Mas isso pode mudar. Exemplos não faltam no cenário internacional. O ETA, o HAMAS, o proprio IRA são parâmetros para o que eu estou falando (coisa que o PT, fundado por intelectuais de universidade e lideranças da Igreja e do mundo sindical, nunca teve punch e coragem para ter). No caso do PCC, a peculiaridade é que ele luta contra forças "inimigas" internas. E isso é uma situação delicada. O PCC pode perfeitamente dar início a uma guerra civil no Brasil. Depende das dimensões que ele conseguir atingir e a forma como ele se organizar em torno de seus objetivos. Marcola tem o traço carismático, no sentido weberiano do termo, e uma orientação um tanto messiânica, tão cara aos grande líderes.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de Tiago Bevilaqua
Tiago Bevilaqua

Vôo alto

Vc voou alto, muito alto. O PCC é praticamente um partido político q pode dar início a uma guerra civil. UAU!!

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Err, cof cof cof

Qual o problema? Falei da organização que eles possuem. Você sabe como funciona o PCC? Como são rígidos os princípios, a obediência à hierarquia, como eles realmente acreditam no que estão fazendo? Tudo indica que não, você não conhece.

Você sabia que tem membro do PCC que concorda inclusive com a morte da própria mãe, da própria esposa, em respeito aos compromissos que assumiu? Você tem a mais vaga ideia do que isso significa? Você sabe que eles tem "julgamentos", decretos condenatórios, normas, memorandos, comunicações, orgnanização planejada, contatos dos mais variados, dentro e fora dos presídios, fazem atentados (já mataram até juiz de direito no Brasil, em 2003) etc etc etc? Não, tudo indica que não sabe. Você sabia que tem muita gente aderindo ao PCC, ideologicamente? Não, tudo indica que você não sabe.

Com o quê vc aparece aqui para dizer que isso não se parece com um partido político, detentor de uma espécie de programa sobre como deve ser a sociedade? O PCC é crítico da sociedade. Eles não estão no crime apenas por estar não. Ao contrário, eles têm objetivos políticos, de mudança radical do status quo.

O PCC é forte. Ideologicamente forte. O PCC é politicamente organizado. Pode assumir vários aspectos políticos, desde movimentos neofascistas, assemelhados com os que surgiram na Alemanha nos anos 20, até o tipo de guerra civil que existe na Colômbia há mais de 50 anos (coisa que muitos colombianos negam, como eu constatei - sim, muito colombianos não aceitam a cisão ocorrida no país e os conflitos armados como sendo evidências da guerra civil que atinge o país há tanto tempo).

Seu voto: Nenhum (3 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de Tiago Bevilaqua
Tiago Bevilaqua

Pedido não atendido

Como você disse várias vezes, os comentaristas deste post estão desinformados. Volto então a pedir que melhore nosso nível de informação: qual é o programa para a sociedade que o PCC (conforme você afirmou), liderado por um das pessoas mais inteligentes deste país e que já leu pelo menos 3 mil livros.?  Caramba tinha mais de 2 mil livros (tinha, pois vendi ou dooei mais ou menos mil), então sei o que representa em estantes 3 mil!

De passagem, como você pode ter certeza que ele leu tanto? Um líder de criminosos com tempo para ler tanto assim, é realmente um assombro!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Tiago Bevilaqua
Tiago Bevilaqua

Sr. que sabe

O Sr. que tanto sabe, explique por favor para um que nada sabe: qual é o programa do PCC de como deve ser a sociedade.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

O PCC quer simplesmente

O PCC quer simplesmente mandar, alheio ao atual status quo. Simplesmente isso. Ele quer construir a sua própria realidade. Nessa situação, quem vai mandar são eles, sem prestar contas ao Estado e às autoridades regularmente constituídas. Vão fazer tudo semelhante ao que acontece hoje em nossa sociedade, só que nos moldes dele. Leia a Carta Capital dessa semana para entender um pouco a realidade. Como exatamente eles irão fazer, aí eu não sei. Mas eles querem hegemonia. Uma ruptura contra quem está no poder. Eles querem ser o poder, literalmente. No sistema prisional, quem comanda são eles. Em muitos casos, todos os presos têm que aderir, sob o risco de morrer no presídio. Quem garante a paz ( e também a violência) nos presídios é o PCC, não é o Estado, por meio dos agentes penitenciários. Isso é ilusão. O PCC comanda completamente o sistema prisional. Eles viram nos presos uma força mobilizada, pronta para ser usada. E existem braços dentro e fora dos presídios. Com umampopulação carcerária que spó tende a crescer, o PCC se retroalimenta. É uma reação contra a punição, tornando-a uma ação do Estado que alimenta o PCC. Quanto mais se prende, mais o PCC fica mais forte. E isso foi tudo meticulosamente planejado, em detalhes. Dentro do espírito rústico dos presos, mas há quem saiba falar a língua deles.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de Tiago Bevilaqua
Tiago Bevilaqua

Então Carta Capital

Então quer dizer que a governista Carta Capital tem alguma coisa que preste?

Seu voto: Nenhum
imagem de Tiago Bevilaqua
Tiago Bevilaqua

CARAMBA!

“O PCC quer simplesmente mandar”. Isto é programa para a sociedade? “Vão fazer tudo semelhante ao que acontece hoje em nossa sociedade […] “. Quer dizer que um bando de marginais vão fazer tudo semelhante ao que acontece atualmente?   ARRE!!!! Salta de banda.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Nos moldes deles

No processo, eles descartam algumas coisas, aproveitam outras etc. O que eu quero dizer é o seguinte: sabe aquela situação de quando o narcotráfico comandava as favelas do RJ, quando o Estado oficial não se fazia presente? Pronto. Pense nisso em maior dimensão. Consegue imaginar? Pois é, é mais ou menos isso o projeto do PCC. Fácil de entender, não?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de Marcelo de Sousa Nascimento
Marcelo de Sousa Nascimento

Apologia do crime

Que samba do criou doido essa sua apologia ao crime organizado

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Não fiz apologia. Descrevi a

Não fiz apologia. Ainda não defendi o mensalão como caixa dois de campanha necessário (sic) para vencer uma eleição, como recentemente alguém fez neste blog, para a perplexidade de poucos. Isso sim foi apologia de corrupção e de corruptos condenados pelo STF. Descrevi a realidade do PCC. Bem-vindo à realidade.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de C. Acácio
C. Acácio

Num pequeno artigo , uma

Num pequeno artigo , uma grande aula de xenofobia  : "a maior e mais preparada polícia do Brasil , a maior facção criminosa o plano mais mirabolante da história do crime organizado , o melhor governo , o melhor MP , etc , disse , com expressão estudada , o governador Alckmin. Deixou de dizer , porém , que essa demonstração provinciana de grandeza foi utilizada para enganar as leis eleitorais , que não permitem propaganda partidária fora de época ...

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de MarcosCN
MarcosCN

O psdb é incompetente e

O psdb é incompetente e entrequista, só existe porque é blindado pelo pig.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Marcelo de Sousa Nascimento
Marcelo de Sousa Nascimento

É o jeito tucano de governar

O PSDB usa o crime organizado para se manter no poder, em GO faz isso com Cachoeira

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Tudo combinado

Por debaixo dos panos PCC e PSDB andam aos beijos e abraços

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Grato, Spin F

Santa ingenuidade

O PCC está infiltrado e envolvido em muitos setores. Isso não é novidade nenhuma. O cabaço de alguns petistas não tem fim.

Seu voto: Nenhum (14 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Alckmin se irritou ao notar que a jornalista não era do PIG

Tudo esquematizado, com a blndagem da imprensa golpista

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Grato, Spin F

Fuga de helicóptero, numa

Fuga de helicóptero, numa gaiolinha vazada, alvo fácil até para espingarda de chumbinho...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

imagem de rinaldo
rinaldo

a ação que não houve

Acho que essa operação da polícia de são paulo poderia ser chamada de itararé. nunca vi tamanha conversa fiada. Poderíamos dizer que Bin Laden tinha plano de tomar uma usina nuclear e espalhar radioatividade, etc.. e tal. papo furado.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de julio*Dilma2014/Contagem-MG
julio*Dilma2014/Contagem-MG

Essa tucanalha voa demais.

Essa tucanalha voa demais.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Eu me divirto com a opinião ridícula da matéria

Só mesmo desinformados paranóicos para duvidar da extrema capacidade de liderança de Marcola e do extremo poder do PCC. Aliás, a especialista ouvida é uma piada. Não sabe de nada. O aborto da operação de resgate não surgiu por outra coisa a não ser a perspicácia de pessoas como Marcola, diferentemente do que ela tenta vender em seu amadorismo.

Marcola é seguramente um dos sujeitos mais inteligentes do Brasil. O PCC é um fenômeno da criminologia mundial, em termos de organização criminosa. O PCC é quase um partido político. Os participantes são organizados e fiéis a uma causa, de modo extremamente disciplinado.

Outra, o PCC é muito rico. O PCC, na mais tímida das projeções, tem a seu dispor ativos da ordem de um bilhão de reais. Como disse o Marcola, leitor de mais de três mil livros, homem articulado, de grande inteligência, a realidade do PCC é praticamente sem volta. É uma organização arraigadamente criada no seio da sociedade brasileira.

O PCC é uma evidência extremamente séria da ineficácia do sistema penal no combate à criminalidade. É um fenômeno estudado mundialmente. Passa a ser do interesse mundial quando uma organização criminosa prova, por A mais B, que a pena não impede a continuidade da atividade delitiva.

Mas, claro, a imprensa jeca brasileira se preocupa em fazer piadinhas políticas típicas de retardado, coisa da falta de maturidade brasileira. Enquanto isso, o PCC está cada vez mais forte e atuante.

Essa reportagem depõe contra o jornalismo brasileiro, de uma forma vergonhosa.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Obviamente, o maior jurista

Obviamente, o maior jurista do blog sabe de tudo...

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Alessandro D(Usa GNU/Linux)

 

Obviamente que...

...você não sabe nada sobre o PCC. Cabaços são assim mesmo.

Eu pelo menos leio e acompanho as notícias, os estudos sobre o PCC, e não é de hoje, além de advogar na área penal e ter obrigação de entender o assunto mais de perto. Mas os cabaços, que acreditam que o mensalão não existiu, estão alienados dessa realidade. Entende-se: é coisa de menino criado a leite com pera.

Pelo menos a Carta Capital ultimamente andou voltando os holofotes para questões fundamentais do país, ainda que toscamente, como a aventura que foi escrever sobre problemas no sistema penitenciário, mas preocupando-se com um suposto caso de corrupção envolvendo o cardápio dos presos (!), isso quando todo mundo já se preocupa com o caos do sistema penitenciário brasileiro há anos, tendo o CNJ publicado, mais recentemente, um relatório que chocou a comunidade jurídica do país em 2012 (a pesquisa foi entre 2010 e 2011)

Cheguei até a discutir com aquela jornalista, no Twitter, a tal "socialista morena". Ela tinha sido a autora da reportagem sobre corrupção no cardápio dos presos, algo assim. Ironizei, dizendo que era um tanto ridículo a revista falar sobre o sistema carcerário brasileiro e se preocupar com um assunto quando ele podia ser usado para atacar inimigos políticos.

Logo vi que ela não sabia de nada. Sugeri que ela consultasse o CNJ para começar a entender a realidade penitenciária e as graves violações de direitos humanos que acontecem, as quais são muito mais importantes do que problemas com o cardápio dos presos (um tanto ridículo essa abordagem hehe). Ela disse, contrariada e até subindo o tom, que para escrever a matéria, ela tinha ouvido o CNJ. Perguntei se ela conhecia o relatório do Mutirão Carcerário de 2012. Silêncio constrangedor foi a resposta. Perguntei quando foi a última reportagem da Carta Capital sobre o grave problema do sistema carcerário brasileiro. Mais uma vez, silêncio constrangedor. Enfim, claramente uma jornalista despreparada para lidar com o assunto.

Detalhe: isso aconteceu muito antes dos problemas de rebeliões no Maranhão, que fez a Maria do Rosário passar mal com as cenas de decapitação. Resumo da ópera: o governo e seus apoiadores na mída não sabem de porra nenhuma sobre questões como essa.

Até que enfim a Carta Capital, com atraso, atenta para o PCC, que está no cerne de tudo isso. Vocês são o que na gíria brasileira nós chamamos de cabaço. Amador, café com leite, ingênuo, virgem. Enfim, cabaço. O cabaço começou a ser perdido. Antes tarde do nunca.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de Tiago Bevilaqua
Tiago Bevilaqua

Quem entende

Quem entende, e muito, sobre isso e muitas coisas mais é vc. A tal ponto que diz sem a menor cerimônia que, "Marcola é seguramente um dos sujeitos mais inteligentes do Brasil."

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Mas é isso mesmo

Marcola é f***. Inteligentíssimo. Isso é ponto pacífico. Gênio do crime, estrategista, líder, dos caras seguirem-no cegamente. Cê tá por fora. Tá pensando que é brincadeira, pensar e construir, de forma planejada, a maior organização criminosa do Brasil? Marcola tem sob seu comando milhares de homens fiéis, que acatam as suas ordens. Dentro e fora dos presídios. Você não tem a menor ideia do poder que isso significa.

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

"Marcola tem sob seu comando

"Marcola tem sob seu comando milhares de homens fiéis, que acatam as suas ordens":

Dadas por telefone celular de dentro da prisao.  Privilegio que Dirceu nao tem mas o supremo tem.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Onde o Marcola terá mais

Onde o Marcola terá mais segurança do que a que já tem?

De onde ele vai controlar melhor tudo que possui?

Onde ele arrumará mais "soldados" do que lá dentro?

E tudo isso com ajuda da Justiça...

Se ele REALMENTE se interessasse em fugir, ele já teria saido...

Um juiz quando manda para a prisão um ladrão de bolachas, está criando mais um soldado do PCC!

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

Tuas perguntas são pueris

Não tem qualquer importância para desmentir o imenso poder do PCC. E claro que com Marcola livre, seu poder de liderança e articulação ficaria muito maior. Qualquer coisa longe disso é uma sandice.

Claro que Marcola quer sim sair da cadeia, apesar de ainda continuar mandando e desmandando no crime organizado brasileiro. Perto de Marcola, Fernandinho Beira Mar é uma criança mimada.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.