O ódio chega às crianças

No último final de semana, eu e minha companheira fomos à primeira reunião do ano na escola pública em que meus filhos estudam. Poderíamos ter matriculado os dois numa escola particular, pois temos os recursos para isso. Inclusive, para nós seria muito mais fácil: não teríamos que contratar uma babá, não teríamos que encher os dias deles com outras atividades.

Apesar disso, escolhemos deixá-los na escola pública que fica praticamente atrás do condomínio onde moramos, pois os professores que lá ensinam têm uma grande dedicação, e por causa disso a escola, a despeito de todos os seus problemas (que não são poucos) conseguiu que seus alunos tirassem boas notas no SARESP, e hoje é uma das melhores escolas públicas do estado. E além disso, frequentar essa escola é ter a chance de entender que existe um mundo diferente além dos muros do condomínio onde vivemos, e entendo que é essa também outra função da escola: expandir o tamanho do mundo que temos em nossas cabeças.

Pois bem: a diretoria e os professores estão preocupados. Mais do que isso, estão verdadeiramente assustados. A tensão entre os alunos tem atingido níveis preocupantes, segundo eles. Os alunos estão mais agitados e ansiosos do que nunca. Mesmo meu filho, que sempre foi da paz, que detestava ter que se defender quando fosse necessário, tem dado sopapos nos colegas. Que revidam, ensopapando-o também. De onde veio tanta agressividade? Não me lembro de isso ter sido relatado pelos profissionais da escola há um ano, quando meu filho começou a ir na escola e que foi o ano imediatamente posterior às jornadas de junho 2013. O que mudou?

A única resposta que consigo enxergar é a eleição do ano passado, onde a mídia fez de tudo para rachar o país, impondo o jogo de “nós vs. eles” – jogo no qual todos nós fomos tragados, cada qual em seu campo, e que um dos lados insiste em continuar jogando, mesmo que a fatura tenha sido liquidada no 2º turno. Desde então, o ódio ininterrupto tem sido a tônica da mídia. E isso, claro, contamina as pessoas. Além de mim, quem é que não assiste o JN toda noite? E quem disse que outros jornais contam uma história diferente, nuançada? Como diz minha companheira, é um bombardeio sem limites, todas as noites. Não sei se eu mesmo não teria sucumbido, se assistisse jornal toda noite. E isso, independentemente da classe social, porque a mensagem que é passada a quem tem TV por assinatura é a mesma.

No rádio, é a mesma coisa. Um colega me conta que só ouve a Jovem Pan porque ela fica malhando o governo municipal ininterruptamente, sem dó nem piedade. Por que esse prazer de se lambuzar de ódio, de raiva? Detalhe: esse cara vai ser pai em breve! O que será que ele vai ensinar ao filho dele? Imaginem agora isso transplantado pros pais das crianças que frequentam a escola – não só a de meu filho, mas também todas as outras. Isso é bom para as crianças? Isso é bom para as famílias? Pois o que acontece com isso é que o niilismo acaba por ser instilado em crianças de 7, 8 anos de idade. É isso que a mídia quer? Que as crianças cresçam completamente descrentes do futuro e se transformem em meros consumidores, ao invés de cidadãos?

Eu sempre tive, e ainda tenho, esperança no presente e no futuro do Brasil. Porém, com essa barragem de ódio, fica cada vez mais difícil viver o presente e construir o futuro. É incrível que as pessoas não se dêem conta que não se constrói uma nação trazendo o ódio e raiva para dentro de casa e fornecendo-o em grandes colheradas aos filhos. E que além de não construirmos o futuro, percamos o amor do presente – pois todo o ódio que instilarmos nos outros, um dia, se voltará contra nós. É isso que esses pais tão amorosos desejam? Esses pais, que entregam crianças cada vez mais ansiosas nos portões das escolas, para que aprendam desde pequenas que o outro, o diferente deve ser esmagado? É isso?

Será que vou querer viver o futuro que este presente prenuncia?

 

 

Redação

134 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Ozzy

      Será que este teu resumo vai estar de pé quando, por infelicidade, o seu filho for espancado na escola?

      Ou ele é daqueles que foram ensinados a baterem primeiro?

    2. Não. Leia de novo.

      O que relatei é que meu filho, que sempre foi da paz e que nunca gostou de bater em ninguém, nem que fosse para se defender, agora também está batendo.

      O que relatei é que professores e diretoria estão assustados, pois nunca viram um nível de animosidade tão alto entre crianças.

      E a minha opinião é que isso não é culpa de FHC, e sim da mídia que, de maneira geral, incita ao ódio e faz despertar os instintos mais baixos entre as pessoas – contra e a favor. Incitação essa que atingiu níveis inéditos nos últimos 50 anos, após as eleições presidenciais. Eu mesmo fui tragado para dentro desse furacão algumas vezes, e resolvi que não vou mais permitir que isso aconteça. E isso se estende às pessoas que amo – sendo que com algumas delas eu não consigo nem mais conversar, a conversa logo degenera em berros. Isso é uma coisa boa?

  1. Quem com ferro fere…

    A mídia faz parte do nosso mundo.

    A mídia tem papel decisivo para que as relações sociais sejam caracterizadas pelo ódio.

    Em nosso mundo, ninguém  está a salvo, numa redoma impenetrável.

    Portanto, a mídia experimentará o mundo de ódio que criou.

     

     

  2. No excelente texto de Rodrigo

    No excelente texto de Rodrigo Viana no “Escrevinhador” ele diz que “o tempo da conciliação acabou” e eu digo não só entre crianças nas escolas mas entre parentes e amigos. É o que a oposição e mídia estão conseguindo fazer ao Brasil. Não haverá perdão para isso.

  3. TRISTEZA

    O artigo sobre o panelaço publicado aqui com o título de  ” Ontem ensinamos aos nossos filhos uma grande lição”, do Roberto Tardelli, talvez explique um pouco essa inquietação e agressividade entre as crianças.

    Sinto vontade de chorar …

  4. Ano passado, na época da

    Ano passado, na época da campanha política, assisti um vídeo mostrado por uma conhecida em que uma criança pequena (3-4 anos) chamava a Dilma de “ladrona”, “ela rouba o dinheiro das criancinhas”. E a pessoa ria, achando lindo.

  5. Dilma vaiada em SP na feira

    Dilma vaiada em SP na feira de construção:

    http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/dilma-e-vaiada-em-feira-de-construcao-em-sao-paulo,de7c89aa4040c410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

    Burguesia?!

    E sabem o que eu acho? QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS NÃO É DIGNO DELES.

    O governo apanha diuturnamente, e não reage, aceita passivamente as mentiras espalhadas na internet, não processa, não incomoda, é o alvo perfeito! Vale a pena bater no governo: vc fica respeitado no seu meio (mesmo que seja um meio ridículo em consciência política), faz amigos entre  os imbecis que comandam as coisa$, é visto como “corajoso”, “rebelde”, “inconformado” enfim, só tem a ganhar.

    Portanto, a omissão, a covardia e a empáfia do governo (expressa no menosprezo à força dos adversários) passa uma mensagem clara: mintam, batam, espalhem o ódio, não vamos incomodá-los.

    Há dois responsáveis, portanto, pela deterioração do ambiente no Brasil, e o crescimento do ódio: as armas baixas, cretinas, rasteiras, canalhas, da oposição, e a omissão do governo.

    Quem pago o pato somos nós.

    1. A vaia foi organizada. Estão

      A vaia foi organizada. Estão trabalhando com a agenda da Dilma e preparando o terreno de maneira bem mais eficiente que a Comissão Precursora da Presidência. Só um ingênuo completo pensaria que aquela vaia foi coisa expontânea e inocente. E ninguém para conceber um procedimento de emergência, ou mesmo uma ação preventiva. Impressionante como ela parece tão só e exposta ao ataque dos predadores, exposta  até demais, só até demais. Será preciso estourar seu cativeiro e resgatar a Dilma ou então ela não poderá ser salva.. 

    2. PERFEITO

      Estamos pagando o pato pela da catatonia do governo… Defender quem não se defende é impossível. O que agora está se vinculando na mídia é que o governo enfrentará no fim de semana dois movimentos contrário a ele… um na terça, formado pela sociedade civil organizada contra os ajustes sobre os trabalhadores, desemprego e perda de direitos trabalhistas, e a classe média, no domingo, pela insatisfação generalizada com os sufocamentos que lhe são impostos….  

  6. Tempo…

    Brigas em escolas públicas só a partir de 2013? Negativo. O ambiente está intoxicado faz tempo. Professores apanham de alunos e pais desde pelo menos uns 15 a 10 anos para cá. Motivo: falta de educação caseira e terceirização destas tarefas por pais relapsos, simples assim.

  7. A Violência Está na Moda….

    É, meu caro Zarastro, infelizmente este futuro de uma sociedade mesquinha, violenta e incensível já chegou.

    Cito como exemplo o linchamento da Fabiane Maria de Jesus, no Guarujá.

    O “Povo” julgou, condenou e executou uma Mulher, Mãe e Inocente. E qual foi a repercussão para que isso nunca mais volte a acontecer? Muito pouco para a gravidade do fato. Isto demonstra o clima em que estamos inseridos

    Afinal, diariamente, a mídia continua livre e impunemente executando linchamentos morais, sem qualquer manifestação dos Órgãos responsáveis, fora o festival de programas voltados à disseminação da violência, travestidos de programas jornalísticos.

    Realmente, ser violento está na moda. Galãs bombados sugerem quall tipo de comportamento?

    Ou, quando a Rede Bobo insere na novela das oito um personagem de luta MMA, forçando a barra para poder “vender” os seus programas de lutas, isto é o fim da picada…..Desculpem o termo, mas só pode dar em MERDA!

    Infelizmente, se esta campanha orquestrada de linchamneto do governo continuar, vai chegar o momento em que alguèm vai considerar que está autorizado a, literalmente, linchar um defensor do governo.

    Neste clima de tensão, conseguirão esperar quatro anos??

    1. Não…

      “Infelizmente, se esta campanha orquestrada de linchamneto do governo continuar, vai chegar o momento em que alguèm vai considerar que está autorizado a, literalmente, linchar um defensor do governo.”

      Já aconteceu… e a primeira vez foi contra o próprio José Dirceu. Mais alguém lembra?

      https://www.youtube.com/watch?v=yV81wDaNfIE

      Hoje em dia, ao invés de condenar a agressão, a oposição culparia o próprio PT.

      1. Não lembrava mais do fato…

        Obrigado, por relembrar.

        Infelizmente, o clima já é outro.

        A mídia que se autointitula 4º poder – a verdadeira oposição, pois a outra oposição é fraquinha, já conseguiu emparedar até o judiciário, vide os vazamentos seletivos e os inúmeros exemplos da mídia pautando o judiciário.

        Desta forma, seguindo nesta estigmatização de governista associada a figura de ladrão e corrupto, nem o judiciário terá coragem de peitar a mídia golpista.

        Creio que o Rodrigo Viana está certo, somente e um governo cambaleante e com a sociedade dividida, os salteadores (nacionais e estrangeiros) poderão minar um projeto de nação minimamente autônomo e roubar as suas riquezas.

        http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/vasto-mundo/mundo/

         

         

         

  8. Tava tentando descobrir

    Tava tentando descobrir quando que esse ódio todo eclodiu. Vendo as caras das pessoas, escutando a fala delas, me ocorreu a PEC da empregadas domésticas como marco importante dessa escalada de ódio. Naquela época se via o mesmo ódio nas caras e nas falas das madames e de outras nem tanto madames. Mas o discurso de ódio era o mesmo. Ódio e egoismo. Só que agora essas pessoas não percebem que elas mesmas serão tragadas pelo seu ódio/egoismo extremo.

    1. Não foi aí que tudo começou,

      Não foi aí que tudo começou, isso vem desde que o PT assumiu o Poder, a mídia foi inoculando nas veias dos leitores e ouvintes de rádio, a princípio aos poucos e foi num crescendo até que eclodiu naquelas passeatas, não foi de repente que tudo explodiu, foi um trabalho bem feito dia-e-noite a mídia foi envenenando o povo, principalmente os paulistas.

      1. E tem também…

        … a propensão.

        Agora a minha teoria de botequim…hehehe.

        Porque no nordeste ou em outros estados, ou ainda no interior do rio por exemplo, não há tanto anti-petismo ?

        Acho que o sentimento de “somos a locomotiva deste país”, “pagamos nossos impostos”, e somos bem informados, pois temos e lemos a veja, o estadão e a folha” ajudou a forjar este envenamento. O orgulho cega!

        Sempre houve um sentimento conservador, anti- sindicato, anti-PT em São Paulo.

        Sou do Rio, Malú, mas trabalhei por 16 anos em Sampa. Em SJC e na Capital. Convivi com pessoas ótimas no trato diário, mas no que tangia à política tinham esta visão à qual me refiro…

        Que todo sindicalista é safado e que o PT tinha como líder um cara que cortou o próprio dedo para não trabalhar mais, pois era um vagabundo.

        Estou falando de experiências, de convivências, de conversas de 1997 a 2009.

        Ora, tudo isto é um caldeirão, no qual bastou esta midia canalha adicionar uns tempeiros.

    1. Interessante…

      Foi o Lula quem começou?

      Ah, sim… e os “opressores” resolveram dar razão a ele.

      Boa estratégia!

      Tipo assim:

      – Olha, meu povo, tem uma galera que não liga pra vocês e quer explorá-los…

      – Como assim, desgraçado? Olha o que eu vou fazer contra você e o seu povo… seu bando de vagabundo preguiçoso…

      Tendi!

  9. LEI DE SEGURANÇA NACIONAL

    Art. 22 – Fazer, em público, propaganda:

    I – de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social;

    II – de discriminação racial, de luta pela violência entre as classes sociais, de perseguição religiosa;

    III – de guerra;

    IV – de qualquer dos crimes previstos nesta Lei.

    Pena: detenção, de 1 a 4 anos.

    § 1º – A pena é aumentada de um terço quando a propaganda for feita em local de trabalho ou por meio de rádio ou televisão.

    § 2º – Sujeita-se à mesma pena quem distribui ou redistribui:

    a) fundos destinados a realizar a propaganda de que trata este artigo;

    b) ostensiva ou clandestinamente boletins ou panfletos contendo a mesma propaganda.

    § 3º – Não constitui propaganda criminosa a exposição, a crítica ou o debate de quaisquer doutrinas.

  10. conversa mole para boi dormir

    conversa mole para boi dormir né?

    que historia é essa?

    eleiçao que tornou os jovens violentos ou foi a midia que polarizou o pais?

    puta merda…

    O pt sempre fez questao de patrocinar a ideia que as coisas são todas ou pretas ou brancas.

    texto absolutamente viciado…

    1. Troço estranho!

      Rapaz, tu tem problema, mesmo! Se tu pensa assim do dono do blog, comé que fica por aqui ainda comentando, sô? E fala estas coisas logo num post que conclama ao amor! Tu é carente? É tipo aquela criança que não é amada e aí só consegue obter atenção fazendo bobagem? Outro dia vi uma excelente frase pichada na parede e que te descreve bem (em parte), só que ela tem o dom de ser humorística: “Odeio ser bipolar, é maravilhoso!”. Não é engraçado? Vai, vê se ri um pouquinho aí, vai! (Mas não precisa fazer o “rsrs” não, por favor!) É muito melhor!

    2. Até o maniqueísmo virou invenção do PT…

      “O pt sempre fez questao de patrocinar a ideia que as coisas são todas ou pretas ou brancas.”

      Paranoia pouca é bobagem…

      Vamos lá: chamar de hipócrita o esquerdista que tem dinheiro é uma prática mais nova ou mais velha que o PT? Já adianto que é velha, muito velha. Talvez tão velha quanto o surgimento da esquerda moderna em si. Acontece que ela é a materialização mais pura da mentalidade polarizante e dicotômica que agora atribuem ao Lula, veja você.

      Pense bem: estabelecer um critério censitário para a “separação ideal” entre os ideólogos da esquerda e da direita não te parece a mais primordial separação entre ricos e pobres, colocados em campos políticos antagônicos?

      Desista dessa besteira.

  11. É a mídia a grande culpada de

    É a mídia a grande culpada de todo esse ódio e não é de agora, não foi desde a eleição passada nem retrasada, vai muito mais longe, foi desde que o Lula ganhou a primeira eleição. Lembro do primeiro discurso de ódio que ouvi, ou melhor, li. Foi daquele professor Romano, acho que filósofo, lembro que achei preconceituoso, invejoso e com ódio embutido, estranhei. Lembro também que li que uma socialaite após a posse do Lula disse com desprezo que as mãos da Marisa eram “estragadinhas”, discursos todos transmitidos pela imprensa. E foi num crescendo, os blogs desses jornais incentivavam os comentaristas a xingarem o Lula, a família dele e o PT. Imagine que, dia e noite rádios e TVs atiçando o povo contra o Lula, o PT e a Dilma. Qual é o Estado que mais se informa através de jornais e rádios? São Paulo. Onde é que há as maiores ondas de ódio contra os petistas? São Paulo, e é de São Paulo que estão exportando o ódio para os outros Estados. Eu gostaria que a Dilma deixasse São Paulo de lado, não fosse mais lá. É a mídia a grande culpada de tudo que está acontecendo de ruim no País, é a mídia que quer acabar com o Brasil para entregar o que restar aos seus comparsas daqui e do exterior. 

    1. A midia é a Geni de todo

      A midia é a Geni de todo totalitario desavergonhado.

      A midia sempre desceu a madeira de forma inclemente no Sarney ( com a ajuda do Lula e do PT ) no Paulo Maluf etc

      Midia é assim mesmo e tanto não tem esse poder todo, que o PT vence as eleiçoes desde 2003

      Se nao ganhou em Sao Paulo é graças a sua monumental incopetencia e pornografica incapacidade de ter senso critico e reconhecer seus erros.

      O voto em SPauo para o Alckymin teve um fortissimo componente anti petista ele ganhou mais por demerito do adversario do que merito proprio.

      Na venezuela que voces distos progressistas (na verdade são estelionatarios da democracia ) tanto acham um modelo ideal de nação, a midia ta do jeitinho sonhado pela esquerda, e ainda assim a naçao caminha a passos largos rumo ao eclipse social

      A culpa?

      A culpa como sempre: da midia, do imperio, da elite, etc etc etc

      Quando na verdade é o governo que é boçal, falido, desavergonhado , ladrão e totalitario.

      Lugar de choro é na cantareira viu Malú…rs

      1. Não esqueça que a geni é a Dilma

           Sarney era adulado pela globo quando era presidente, tinha até cartaz de “deixa o homem tarablhar” nos programas, ele mesmo é dono da retransmissora local da globo além de várias rádios, Maluf também tinha direito a ser bajulado no SBT, com uma mídia de vergonha o governo poderia ter melhor governabilidade sem depender dos chantagistas do congresso que são na maior parte donos de empresas de mídia. Agora negar a proteção da mídia ao desgovernador paulista é o fim da picada

          1. E o Leônidas pede respeito com a mídia da qual sarney faz parte

              Com a diferença que Leônidas não é presidente de um país onde Sarney é lider parlamentar.

            eu só sei que o assunto não é Sarney e não é Venezuela( olha ela aqui denovo)

            voltando ao assunto

            “A midia é a Geni de todo totalitario desavergonhado.”

            A mídia em questão é produto do “totalitario desavergonhado.” pois já estava lá em 1985, e pretende recriá-lo

      2. Leonidas Frias Mesquita

        Leonidas Frias Mesquita Marinho Civita, não estou chorando não, quem tem motivos para choro é você que não ganha mais eleição. Você sabe que os tucanos ganham em São Paulo porque são blindados por quem, por quem…? Pela mídia que encobre todas falcatruas da tucanada e cai de paulada nos petistas e na Cantareira é lugar de tucano chorar não de petista, não tente me colocar no seu lugar.

        1. Há uma incoerencia no seu

          Há uma incoerencia no seu texto ( se é que alguem pseudo esquerdista consiga ser coerente )

          Vc me rotula de tucano que não ganha mais eleição, para depois falar que os tucanos nunca perdem em S Paulo…

          É como eu suspeitava, voce nao sabe patavina do que fala, mas nao esquenta nao, isso é muito comum nos que culpam a midia pelos males da humanidade, talvez ela tenha influenciado Eva a comer a maça no paraiso…rs  

      3. Leonidas o sábio

        Camarada,

        Li vc algumas vezes para logo incluí-lo no rol dos descartáveis.

        Porque vc já virou piada nesse Blog faz tempo. Só fala besteira!

        Será que seu pai se inspirou no grego Leônidas de Esparta, o que disse (supostamente) à ameaça de Xerxes que vendo a insignificante defesa grega disse:

        ” Minhas flechas serão tão numerosas que obscurecerão a luz do sol “

        ao que Leônidas respondeu:

        ” Melhor, combateremos à sombra! “

        De que adianta a esperança dos pais? Seus filhos tem livre arbítrio. Podem tornar-se os midiotas que quiserem.

        Como vc vem aqui e fala com a Malú, e por conseguinte conosco que sabidamente somos simpatizantes e defensores do governo desta forma? ainda põe esse “rs” idiota em tudo…

        Quando na verdade é o governo que é boçal, falido, desavergonhado , ladrão e totalitario.Lugar de choro é na cantareira viu Malú…rs

        É provocação? Você gosta do confronto, da porrada?

        Então, saiba tu que és falido, boçal, desavergonhado  e babaca.

        Larga de ser babaca ô cara!

        Tá bom assim, nesse linguajar?

         

         

         

         

         

        1. Putz me incluiu no rol dos

          Putz me incluiu no rol dos descartaveis?

          Serio mesmo?

          Santo deus e agora , o que faço da minha vida?

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          1. Vá pra baía dos porcos, pro

            Vá pra baía dos porcos, pro paralelo 38 ou pra shatalarabe! Talvez você encontre algum sentido na sua vida!

      4. Idiota útil = coxinha inútil

        A mídia é que é totalitária.

        A mídia brasileira se arvora em ser dona da verdade e manipula imbecis a tal ponto de faze-los acreditar que um partido que promove distribuição de renda, emprego, ganho real do salário mínimo, respeito aos diferentes com políticas públicas de inclusão e demais avanços sociais, é uma partido “totalitário” mesmo que este tenha sido eleito em eleições livres e democráticas.

        É como diria Joseph Pulitzer: 

        “Com o tempo uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta, formará um público tão vil como ela mesma.”

        Você se encaixa perfeitamente nesta situação.

      5. Origem óbvia
        “Totalitario desavergonhado”, “pornografica incapacidade”, “estelionatarios da democracia”, “governo boçal, falido, desavergonhado , ladrão e totalitario”. Depois destas expressões “civilizadas” e pacíficas em relação aos adversários, resta alguma dúvida sobre qual é o campo político de onde se origina a atual violência na sociedade brasileira?

  12. Nas escolas, no trabalho, no

    Nas escolas, no trabalho, no mercado, nas ruas.

    E um pesadelo a sociedade rachada. As vezes, o odio esta bem próximo e incrditavelmente em pessoas superesclarecidas até presenciar a impunidade que se confunde com justo ou injusto. Acumula também meias verdades e mentiras inteiras por quem sabemos bem, confirmando que contando mentiras milhares de vezes se tornam convicções que não passam de ilusões. Bem como lembrou o post anterior , uma esquizofrenia e violenta. 

     

     

     

  13. Bizarrice

    Bizarro a coluna

     

    fiquemos todos passíveis ao escandaloso PT e seu governo de 40 ladrões.  Nos calemos pois ficar calado e a democracia dos fracos

    Esse discurso e a elite branca!

    Tudo isso porque os fanáticos de extrema esquerda não acham que a corrupção não deve ser punida.  Sim o PT coitado que ajuda os pobres mercê roubar pois o PT rouba mas faz pelos pobres. Conheço bem esse discurso. Só q era com Maluf antes!

    Acorda Brasil, mas se acordar a culpa é do fhc!

     

     

     

     

     

     

     

    1. Equivocado
      O lendário “rouba mas faz” não era o Maluf não, era o Ademar de Barros.
      E nunca li aqui nenhum simpatizante do governo com este discurso. Ao contrário, estes sempre se posicionam contra a corrupção e a favor da punição dos responsáveis.
      Quem está se lembrando desta triste frase, embora com a esperada dose de equívoco, é você. Por que será?

  14. Sabe que estou mudando de

    Sabe que estou mudando de opinião e passando a achar ótimo o que vem acoontecendo. Até nisso os governos petistas se diferenciam de tudo. Após seculos de falácias como “homem cordial”, “democracia racial”, “povo alegre e hospitaleiro” assistimos às quedas contínuas das máscaras midiaticas, dos clichês publicitários, das mentiras institucionalizadas que mantiveram invisíveis tantos milhões abaixo da linha da pobreza. Foi só dar um pouquinho de direitos e uns trocados no bolso para que desabasse esse equilíbrio construído com notas de três dólares. Sempre fomos um dos países mais violentos do mundo, desde nossa formação. E violência, física, moral, social, econômica não gera amor em lugar nenhum. Holywoodianamente prevejo que caminhamos para um inevitável conflito que, com muito violência, esperteza e coerção, já foi adiado em inúmeras passagens da nossa história. espero que uma sociedade justa e mais igualitária sobreviva ao embate.

  15. E depois ?

    E depois do dia 15?

    E depois do Panelaço?

    E depois da Lava jato?

    E depois do Impeachment?

     

    A “escoria” do PT ser banida do governo….

    que maravilha……..

    O Brasil vai ser libertar da corrupção!!!!!!!!

    tudo vai voltar aos trilhos 

    A inflação vai cair a zero

    O dolar vai valer 1 real

    e tudo vai ser lindo…

     

    Imagine o torneiro mecanico ser preso!!!!!

    o chefe da quadrilha….

    tudo vai ser como antes ……progresso, alegria ,uma pais de primeiro mundo

    todos os corruptos presos

    que lindo………..

    não posso esperar pra ver Aecio Furnas Neves entrando no palacio do planalto

    aos aplausos de FHSBC

    Essa é a vitoria do Brasil!!!!!!!!!

    e todo o povo bovino , atrasado , favelado vão parar de ficar ricos com o Bolsa familia

    Viva o Brasil

    viva a Globo e a veja que nos abriram os olhos

    porque se não fossem eles viveriam sempre alienados e enganados …..

    essa é a impura verdade

  16. Paciência, paciência e … paciência. Ah!, e persistência também

    Precisamos ter muita paciência. Por exemplo, mirem-se no Haddad, ele explica tudinho e vai desmontando os “argumentos” dos loucos-paneleiros-coxinhas. Luta Paciente e Didática. É como se estivéssemos lidando com crianças. Claro, por isso mesmo, de vez em quando, vai um “puxão-de-orelhas” (verbal!!!!), quando insistem em não entender. Mirem-se no Haddad.

  17. Me pergunto se a mídia ainda

    Me pergunto se a mídia ainda provará do próprio veneno que vem destilando diuturnamente em nossa sociedade.

    Estamos indo para um caminho irreversível, de profunda divisão do país, tudo por conta da ação de alguns grupos econômicos e/ou algumas pessoas cuja vaidade pessoal é maior que o senso de dever com o país.

  18. Ta de brincadeira neh?  Faz

    Ta de brincadeira neh?  Faz questão de dizer que a escola é pública, eu estudei em escola pública, minha filha estudou em escola pública. O que ela me contava lembrava meus tempos, ou seja nada mudou. 

    O cidadão tenta linkar uma briga na escola com o jornal nacional como se os filhos fossem vestidos com a camisa vermelha do pt e os colégios fossem todos filhos de partidários do psdb.

    sobre a possibilidade dos filhos, já que como ele mesmo diz possui recursos, serem considerados riquinhos na escola e gerar antipatia dos outros, ele sequer considera?

    Violência companheiro, infelizmente eu só vi até agora, nos militantes petistas batendo em militante não petistas quando o Lula resolveu fazer discurso a favor da Petrobras.  Violência eu também lembro do pessoal batendo e chutando gente que ia ao leilão de estatal. Me lembro também do Mario covas apanhando e tomando soco na cara depois de Dirceu dizer na televisão que tinha de ir de pau em cima de tucanos.

    Gostaria que alguém me mostrasse um vídeo sequer, de militantes de esquerda cercados por militantes de direita ou tucanos e indo parar no hospital.

    Sobre a violência nas palavras, reclamam tanto de supostos Paulistas falando de nordestinos. Porque não se recolhe cópias dessas mensagens e não se processa os autores? Já aqui neste espaço eu leio agressões o tempo todo aos Paulistas e aí tudo bem?  Porque os tucanos venceram com larga folga, então merecemos as porradas?

    É muito Mimimi e nhennhennhen. 

     

  19. Textos vazios são adubo de mentes vazias

    O texto foi profundamente equivocado. Acusar a mídia de golpista, de “classe dominante” quem tem um mínimo de vergonha na cara para não compactuar com corrupção, “elite branca burguesa”, colocando cor em clase social e outras pataquadas é uma lamentável forma de esconder o que está escancarado.

    Duas observações diretas:

    1 – Existe hoje, sim, uma animosidade no ar. Ela foi criada pela esquerda, principalmente pelo PT e seu nefasto mor representante, Lula, que não admite ser confrontado com a verdade, pra dizer o mínimo.

    2 – Veja como reagiram agressivamente contra alguns que não rezam na cartilha picareta da esquerda tupiniquim. Esses verdadeiros esquerdopatas reagem como animais, ofendendo quem diverge de suas opiniões medievais.

    Aprenda a respeitar quem tem uma opinião diferente da sua. E, aproveitando, estimule seu cérebro e sua ética para não ser massa de manobra de quem só te usa para meter a mão no bolso do povo. 

  20. Alemanha

    Vivemos no país um período similar ao ocorrido na Alemanha antes da segunda guerra mundial.

    Para aplacar a frustração das elites empresariais, a pequena burguesia e as classes médias formadas por profissionais liberais é preciso encontrar um inimigo e derrotá~lo.

    A ascensão dos pobres promovida pelas Políticas Sociais implementadas pelo Partido dos Trabalhadoras e o empoderamento da classe trabalhadora obtido com a eleição de um representante oriundo ao mesmo tempo da pobreza e do chão de fábrica tornaram-se insuportáveis para aqueles que imaginam os seus privilégios ameaçados, mesmo que, na realidade, também tenham sido beneficiados.

    É insuportável para uma dona-de-casa ter que seguir regras para relacionar-se com a empregada doméstica, assim como também, é inadmissível para o empresário ter que procurar trabalhadores para negociar um emprego..

    A cultura escravocrata ainda perdura nas mentes dos descendentes dos senhores da Casa Grande e de seus capitães-do-mato.

    Essa cultura não se apaga com a conciliação. Esse é o grande erro do Partido dos Trabalhadores e de suas lideranças. Lula e seus companheiros de boa fé tentaram conciliar-se com o grande capital (nacional e estrangeiro).

    Assim como os judeus na Alemanha, o PT e os trabalhadores preferem calar-se diante das agressões e do ódio excretado pelas elites empresáriais e seus aliados de classe.

    Os pobres e os trabalhadores se sentem culpados por clamar que eles também tem direito a uma vida decente e digna.

    Enquanto não entenderem que não basta pedir e clamar, serão sempre derrotados.

    A revolução francesa e a revolução soviética estão aí, gravadas na história, para ensinar os povos a se libertarem.

    As elites empresariais sabem disso e estão construindo o terreno para, quando chegar o momento, baixarem a chibata e o tacape na classe trabalhadora e nos pobres.

    Quem viver verá. a menos que ………???? .

     

    .

     

        

    1. Sempre generalizando e

      Sempre generalizando e errando feio transformando todos em iguais isto que vocec aponta e a minoria mas continuem assim, somente aumentando o problema.  

  21. Luiz Inácio.

    Quem sempre usou a luta de classes e o ódio generalizado ao que se acostumou chamar de “elite”, sem saber sequer o que a palavra significa, quem dividiu o país entre “ricos e pobres”, “bons e ruins”, “brancos e negros” e outras enormidades foi o  Sr. Luiz Inácio, vulgo “Lula”. Quem diz o contrário apenas mente e ofende a grande parte de pessoas desta “elite” que são honestas, trabalhadoras, que empreendem e geram riqueza e empregos, e que são ricas por mérito, que é outra palavra desconhecida entre petistas, e pelo próprio desagregador profissional.

    1. Que reflexãozinha bem

      Que reflexãozinha bem estúpida a sua, Nostra-demus II.  Qual era o sentimento existente entre o senhor e seu escravo? Amor e carinho é que não era. E os governos antes de Lula, todos, com exceção de Getúlio Vargas e mais algum raro governante, sempre mantendo o povo pobre embaixo da sola dos seus sapatos, com um salário miserável, abaixo de 100 dólares… Amor entre quem e o que? Riqueza por mérito é mesmo a jóia de sua coroa…

    2. Mérito?

      Num país onde as oportunidades não são iguais para todo é uma bela desculpa esfarrapada falar em meritocracia  

      Ou esse país será para todos ou não será pra ninguém.

       

  22. Aqui em santos nos anos 80/90

    Aqui em santos nos anos 80/90 a classe média da cidade eram Estivadores com carteira preta,Cosipano e trabalhadores da Refinaria,eram bem de vida porque tinham carro,casa própria em prédio com escada e 1 banheiro,os filhos estudavam em escolas particulares médias,não nas  tradicionais,e viajavam quase todo fim de semana pra algum camping em Serra Negra.

    Tenho 40 anos,perdi meu pai aos 8,minha mãe sustentou a gente fazendo doce e olhando pra tràs a minha realidade não era tão distante dos filhos da classe média,frequentava os mesmos lugares,viajava duas vezes no ano de trem bate volta para Itanhaem,frequentava o clube do bairro.

    Imagino o que essas famílias,de pais filhos de “cosipano”,que tiveram uma vida confortável,e por isso saíram um pouco na frente do resto do povo está fazendo com seus filhos sem pensar,é inegável que de 10 anos pra cá os salários melhoraram ,todos os meus conhecidos na minha faixa etária dobraram o salário nos últimos dois anos,claro que sempre por mérito próprio,os filhos das minhas amigas agora só usam roupas importadas,recem nascidos usam tênis de marca,todas viajaram pela primeira vez aos states no gov do PT e mesmo assim tão espumando ódio.

    Já pensou o que vai ser se derubarem a presidente?Essa gente precisava entender que estão criando a cobra pra ser picado,como voltar a morar num prédio com escada e sem suíte,vestir Sulfabril,usar Bamba?E com o grau de ignorância e egoismo que se vê inclusive nas crianças que hoje são todas princesas e príncipes eles vão se comer vivos,no começo vão culpar o PT,mas não demora  vão berrar dane-se que foi o PT eu quero que conserte AGORA,acham que vão impichar a presidenta e no dia seguinte vão pegar seu carro importado e vão trabalhar,como se tivessem assistido uma final de campeonato em que nós vamos estar de cabeça inchada e eles zoando os petistas no cafezinho.

    Eu já desencanei,fiz e vou fazer minha parte não vou entregar de bandeja,mas o futuro é sombrio pras crianças,estimuladas por pais deslumbrados,precisam de muita coisa para serem alguem na socidade, estão de fato colocadas sob muita pressão,a ponto de com 6 anos terem que tirar um tempo pra se maquiar antes de ir a escola,e hoje esses pais estão em pãnico com a crise,continuam comprando e viajando,mas só trazem uma mala cheia.meu deus é a crise,não dá pra  colocar pista de led com sua foto na festa do buffet,tem que ser sem foto por causa da crise,e assim a festa da amiguinha botou a tua no chinelo,eu odeio ela então,pou!

  23. PIG
    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma” – Joseph Pulitzer. Essa frase nunca foi tão atual!

  24. Pinçada

    Esse é um bom exemplo:

    Recentemente, o jornal Folha de São Paulo, por dar mais ênfase aos xingamentos contra Dilma do que a fala dela propriamente em uma feira da construção civil, dá provas cabais da causalidade entre o ódio instaurado e quem o provoca.

  25. Radicalização

    Olhando os comentarios assusta e representa exatamente oque esta ocorrento hoje no Brasil, pessoas radicalizadas e radicalizando ainda mais querendo ganhar a discussao de qualquer forma.

    A minha unica preocupacao no momento e que as manifestacoes sejam gigantescas e tenhamos os problemas agravados ainda mais e   nos  que dependemos de trabalhar e ganhar o pao de cada dia ficarmos refem da idiotice  e da radicalizacao em ambas as partes.

  26. leonidas: aqui poucos são

    leonidas: aqui poucos são anlafabetos políticos e dependentes do que pensa a corrupta e golpista mídia. Pelos comentários teus(acabou o medo de Cuba? Papai USA disse pra ti parar com a parnóia e obdeceste, bem típico) tu não entende de BRASIL, mas apenas de anti-brasil e, vergonhosamente, como todo anticidadão, não defende seu país, mas entrega-o para ser, NOVAMENTE, colonizado pelo dono do linguinha de fora(FHC, a foto mais vergonhosa de um presidente que já vi). O analfabetismo político quer eduardo cunha assumindo a presidência e depois, doá-la aos traidores que enriqueceram com as privatizações, mas a imprensa protege. A imprensa está sentindo o golpe de não ter mais tanto dinheiro federal ingetado em seus bolsos bandidos e golpistas. Mais um governo popular que está sendo golpeado pelo antivoto. Os delatores estão falando que desde os anos 90 a petrobrás está sendo assaltada, mas, agora, que está bombando( não na corrupta e eterna traidora desse país, imprensa,  então acabar” com ela, com apoio dos estúpidos habituais teleguiados, e entregar essa imensa riqueza para os olhudos e grandes interessados nessa poderosa empresa BRASILEIRA, é coisa de ANALFABETO POLÍTICO, aquela que atrasa e arrasa com a democracia. O USA voltou a atacar, através da imprensa, a AL, pois está falido e necessita, como nunca, da riqueza imensa da AL. Leonidas, por que não vais pra Cuba, já que teu país, USA, liberaou? Não, acho que vais te sentir melhor na índia, lá a injustiça social impera.

    1. Janes mas nao sao mesmo

      Janes mas nao sao mesmo analfebeto politcos…

      sao pelegos!

      Mentem de forma deliberada, fingem se preocupar com direitos humanos de forma cinica.

      Não ocorre ignorancia mesmo, é falta de vergonha e honestidade ideologica apenas.

      Que conversa mole essa, isso ja cansou , essa paranoia ridicula contra os EUA

      Tudo isso pq o mundo ocidental e sua forma de governo Democracia e capitalismo deu uma surra de rabo limpo nos paises que adotaram essas politicas ridiculas

      A venezuela hoje nao tem papel para limpar a bunda dos seus cidadãos e ta falando em soberania…kkkkkkkkkk

      Cuba é um prostibulo , um museu a ceu aberto, vivendo de esmolas da Russia, Venezuela ( quando tinha dinheiro ) e agora do Brasil

      E só disso que se trata, a historia , a experiencia empirica ja deixou claro que a esuerda só faz igualar miseria e produzir linderes desavergonhados com seus pelegos para enaltece-lo

      Sao os fatos nao adianta discutir comigo…

        1. Ué como os progressistas

          Ué como os progressistas chamam todos de coxinhas…rs

          santas incoerencias batman

           

          Obs: pelego é um termo correto para qualquer pessoa desonesta ideologicamente falando

      1. Perguntas…

        1 – Você já foi a Cuba?

        2 – Você se informa a respeito da Venezuela atraves de qual jornal ou mídia?

        3 – Qual é a experiência empírica que a esquerda fez de igualar?

        Como a maioria dos contras burgueses apenas palavras ao vento, imaginação solta, pensamentos sem compromissos históricos ou factuais, apenas isso…

        1. Para né João rs
          Ja ta

          Para né João rs

          Ja ta grandinho para falar bobagens.

          tem cubano atravessando a nada para miama e voce aqui falando isso?

          voce agora quer nos dizer que Cuba nao é uma ilha miseravel que a Venezuela ta tudo bem , e que o leste europeu junto com a Russia nao caiu de poder?

          Peloramordedeus, isso ja é demencia…i

          1. Dêmencia

            Perda de tempo “argumentar” com você!

            Sua obscuridade mental é imensa…

            Cuba é elogiada pela ONU, aquela organização esquerdista, pelo seu sistema de ensino e de saúde pública, mas isso não lhe interessa. Você é daquele tipo de pessoas que não adianta mostrar fatos, tem uma viseira no cérebro e só olha para o que quer ver…Inté nunca mais!

          2. Não faça isso João.
            O elogio

            Não faça isso João.

            O elogio da ONU nao muda o status miseravel da Ilha, voce sabe disso , o mundo inteiro sabe disso.

            Essa falta de honestidade é deploravel

            A Venezuela esta caminhando para o abismo, o socialismo quando posto em pratica só socializa a miseria, Cuba nao tem nada para dar a seus cidadaos a nao ser viver da exploraçao de sua mao de obra e da mesada de regimes amigos

            Nada joao que voce possa pensar vai mudar isso.

            Dexa de ser criança e encare o mundo como ele é e nao como voce gostaria que fosse…

          3. e os bombeiros americanos que

            e os bombeiros americanos que atuaram no 11 de Setembro em Nova York atravessam para Cuba para serem tratados lá, porque os EUA deu uma surra de capitalismo neles deixando-os sem tratamento.

      2. Pela sua foto, presumo que se

        Pela sua foto, presumo que se você vivesse na Democracia Americana na década de 1950 estudaria em escolas segregadas, teria que sentar na parte de trás do ônibus e não poderia votar. Você iria levar uma ‘surra de democracia ocidental’ se não fosse enforcado em uma árvore pela KKK. Continue cuspindo para o alto que a saliva de ódio pode cair em cima de você.

  27. Escolas Publicas

    Senhor Nassif,

     

    Fui funcionária pública Estadual por 33 anos, tive muitas dificuldades financeiras em minha via, mas tenho orgulho de nunca ter deixado minhas 4 filhas tirar o lugar de outras crianças na rede pública. O senhor sabe que uma criança custa para o governo em torno de 2.243,00 dados de 2013 na rede pública de educação? E o senhor de vangloria de usar a rede para seus filhos, deve usar o SUS também? É por uma dessas que nosso país não vai pra frente mesmo, enquanto os cidadões não forem conscientes de que: benefícios públicos devem atingir os mais necessitados e ponto.

    1. Escolas Públicas

      Desculpa, você está totalmente equivocada. Todos nós pagamos impostos altos e temos o direito de colocar os filhos na escola pública independente da renda, aliás escola pública deveria ser ótima para que TODOS pudessem usar e ter o retorno dos impostos, entende? No mais, a matéria é justamente sobre o ódio, portanto vamos respeitar o outro. Mais amor, por favor!! 

    2. Escola pública so para pobres?

      Maria Odete

      A senhora esta muito enganada. A escola pública, assim como a saúde pública nao deve ser utilisada somente pelos pobres. É preciso que a classe média e os ricos ocupem esse espaco para quele ele melhore de qualidade. Acho muito interessante que o Sr. tenha colocado seu filho na escola pública.

    3. Todos os cidadãos têm direito

      Todos os cidadãos têm direito aos serviços públicos, sem acepção. Por dados quantitativos sou classe média alta e isso não impede que meus filhos frenquentem escolas públicas. Também somos usuários do SUS. Não queremos fomentar saúde e educação mercadorias. Essa ideia de de tirar lugar de outros é controversa e conformista. O que leva o país pra frente, segundo sua opinião, é separar ricos de pobres? 

    4. Bridou

      A escola publica a qual freqüentei por 9 anos era atípica e fantástica !

      Haviam negros, chineses, ingleses, poloneses, alemães, coreanos, japoneses pobres, ricos classes media caipiras , de todo o Brasil .

      sem duvida, o melhor lugar pra aprender cidadania. O melhor do mundo eu diria…,

      Mas dona Maria Odete, seus filhos sabem atravessar a rua?

      1. Também por 15 anos frequentei

        Também por 15 anos frequentei o ensino público, nasci em bairro da periferia de São Paulo em de família de poucos recursos.

        No início era tudo uma “mistura só”.

        A triste constatação veio com o tempo: quanto mais eu “subia na graduação” menor era a diversidade em sala de aula.

        Ao chegar a universidade todos da turma eram brancos ocidentais.

    5. escolas publicas

      Sra. Maria Odete,

      Lamentavel a sua visao de que o serviço publico é para pobre. Seus 33 anos de serviço publico foram pagos por quem? Ora me faça o favor.     

    6. ESCOLAS PÚBLICAS

      Enquanto continuarmos com esta visão limitada de que “serviços públicos” são para pobres, excluídos, cada vez mais a saúde, a educação, principalmente contarão com menos investimentos. A lógica que perpassa é a de que, para pobres, qualquer coisa está de bom tamanho. Se quisermos mais teremos de recorrer à iniciativa privada. Mas e os nossos impostos? Não pagamos todos? A que se destinam os impostos que, todos, ricos e pobres, pagamos? É de livre opção que, enquanto cidadãos, escolhamos o que melhor nos convier. Fiz também esta experiência de colocar meus filhos na Escola Pública, mas, infelizmente, por falta de investimentos por parte da Prefeitura de Belo Horizonte, sobrecarga visível dos profissionais, problemas de violência (como foram tão bem descritos aqui pelo Nassif) e inadaptação de meus filhos, precisei retornar com os mesmos para a Escola particular. Tenho plano de saúde privado. No bairro onde moro, após o “Mais Médicos”, a vinda de um médico cubano, dedicado e competente (acompanhei uma amiga numa consulta e pude constatar isso) melhorou e muito o atendimento. Praticamente resolvendo o problema do atendimento imediato. E no meu plano de saúde, cada vez mais caro, o serviço vem sendo precarizado. Então serviços públicos são destinados aos cidadãos e cidadãs. E deveriam ser de boa qualidade para que todos tivéssemos acesso. Afinal, repito, todas e todos pagamos impostos. Temos direitos!

    7. Frequentar escola pública é

      Frequentar escola pública é um direito de todos, e acho justo que seja assim uma vez que todos pagam impostos. Eu particularmente não conheço ninguém que tenha deixado de prestar vestibular numa universidade pública para deixar a vaga para quem não tem condições de pagar numa particular.

    8. “CIDADÕES”, cidadã???
      Os

      “CIDADÕES”, cidadã???

      Os CIDADÃOS ficaram chocados com o seu desconhecimento da lingua portuguesa.

      E olhe que eu fui educado em escola pública…

    9. Discordo

      Senhora Maria Odete, os benefícios públicos podem e devem ser usufruídos por todos, pois todos nós pagamos por eles (parte dos R$ 2243 que estão lá é minha também) e, mais que tudo, temos direito a eles. E é nosso dever exigir do poder público que melhore esses benefícios. A democracia não é dada, é uma luta contínua e infinita. E não sou eu que digo isso: a história mostra que os direitos não são dados, e sim conquistados.

      De resto, lamento que a senhora tenha recorrido ao talão de cheques ao invés de lutar por serviços públicos que sejam bons para todos.

    10. Maria Odete, considero os

      Maria Odete, considero os países escandinavos, em termo de organização social e cidadania, um dos melhores exemplos a serem seguidos. Pois bem: lá o ensino é público do Jardim de Infância à Faculdade e frequentado por todos, do filhos do gari ao do banqueiro. O mesmo acontece na Alemanha. Com isso, as oportunidades são as mesmas para todos.

      Anísio Teixeira, educador brasileiro, dizia que democracia pressupõe educação pública e de qualidade para todos,

  28. Quanto odio!

    Um artigo que fala de exemplo e desse odio sem fundamento e o que vejo nos comentarios é uma sucessão de falta de respeito e quando alguém tenta argumentar é chamado de coxinha não sei o que… quanta armargura nesse povo…

  29. Ódio???????

    Vamos ver se entendi direito Não li todos os comentários, mas todos que li destilavam ódio e nenhum comentou a matéria ou post seja lá como se chame isso atualmente. O autor relata o ódio entre crianças e não sei onde encontra correlação com o ódio politico que cresce no Brasil. Ódio este que parece esquecer foi plantado pelos que hoje se sentem odiados.Luta de classes entre alunos de escola pública soa esquisito. Ou será que por causa das boas condiçoes do estabelimento tem mais abastados acopando vagas que os pobres julgam suas. Os pais estão transmitindo isso para as crianças? Os pais ”aprendem”‘ este ódio na mídia? Quando vocês vão começar a respeitar os que pensam diferente de vocês? Então a mídia conservadora (cadê o pecado) e golpista faz a cabeça de metade da popilação e a outra metade (a de vocês) nasceu inteligente, informada, consciente, esclarecida e dona da verdade. Meu filho da idade dos teus tem que frequentar escola particular pois não consigo escola pública que justifique o quanto pago de impostos, e nas reuniões dos pais e mestres ninguém tem assunto de ódio próprio ou dos filhos, não tem relatos de sopapos. E posso te garantir que a maioria sua sangue para manter os filhos lá e não teriam condições de morar no “”seu”” condomínio e memos ainda de bancar babás ou outras atividades extras.

    .

  30. resposta a dona maria odete

    Dona Maria Odete!

    Sua fala é a mais anti democrática q ouvi nos últimos anos!!!assim q deve existir um serviço para pobres e outro para ricos e q o governo só deve oferecer ( com o dinheirão dos impostos) serviço para pobre, que como devo deduzir pelas suas idéias sectárias é bem inferior do q  aqueles q os ricos podem ter!!!!!!Pelo amor de Deus é o cúmulo do preconceito minha senhora. Como não entender q os direitos  e deveres são iguais para todos em pleno século XXI

  31. ÓDIO X RAZÃO

    Trabalho como educadora a mais de 15 anos, vejo que hoje a questão da violência de fato está muito mais acentuada, as crianças não brigam por coisas triviais, elas se juntam em grupos para agredir aquele que parece mais frágil, ou diferente, por puro prazer de machucar…não vemos mais respeito à vida, hoje uma pessoa é capaz de tirar a vida do outro por causa de um celular, e ninguém está imune a isto, infelizmente. Uma outra coisa que chama a atenção é que o crescimento da violência vem junto com o crescimento do secularismo, do ceticismo, e mesmo quando parece que há tantas igrejas e religiões vemos que cada vez mais Deus está ausente dos lares, as crianças não oram nem rezam, não tem credos nem respeito por nada e nem por ninguém. São ensinadas que podem tudo e que ninguém pode contrariar suas vontades, pais mimados educando filhos mimados que acham que se quiserem algo precisam passar por cima de tudo e de todos, uma sociedade onde a ética e a verdade são relativas, tudo depende de onde se quer chegar. OS FINS, JUSTIFICAM OS MEIOS. Precisamos de menos crentes e mais cristãos. Menos guerra e mais paz. Menos ódio e mais amor.

  32. Não seria este ódio apenas instigado em SP?

    Sinceramente, este ódio é defaut em SP pois, em política, ali se abrigam os mais escrotos que tem ódio do PT pq sempre tiraram do Brasil para lá e agora acabou.

    Uns palhaços paulistas tentaram ontem, aqui no RJ, juntar pessoas contra o governo brasileiro. Falavam em “foro SP” (sei lá q merda e essa) e destilavam ódio. Sabe quantos eles reuniram? Só eles, 20 paulistas e um mané que se fantasia de Batman e que mão passa de um idiota. Como convocaram por rede ainda incomodaram a PM que colocou 150 homens que poderiam estar dando segurança ao cidadão carioca. Ou seja: Sete Pms por cada “manifestante imbecil”

    Aqui o ódio se resume as panelas (cheias) de parte de Ipanema, os demais cidadãos cariocas, em qualquer idade, são pela legalidade e por um país único e próspero, não apenas por nosso estado.

  33. Não seria este ódio apenas restrito a SP?

    Sinceramente, este ódio é defaut em SP pois, em política, ali se abrigam os mais escrotos. Tem ódio do PT pq sempre tiraram do Brasil para lá e agora acabou.

    Uns palhaços paulistas tentaram ontem, aqui no RJ, juntar pessoas contra o governo brasileiro. Falavam em “foro SP” (sei lá q merda e essa) e destilavam ódio. Sabe quantos eles reuniram? Só eles, 20 paulistas e um mané que se fantasia de Batman e que mão passa de um idiota. Como convocaram por rede ainda incomodaram a PM que colocou 150 homens que poderiam estar dando segurança ao cidadão carioca. Ou seja: Sete Pms por cada “manifestante imbecil”

    Aqui o ódio se resume as panelas (cheias) de parte de Ipanema, os demais cidadãos cariocas, em qualquer idade, são pela legalidade e por um país único e próspero, como um todo.

    1. Tão “progressista” estes

      Tão “progressista” estes cariocas…

      Elegeram Eduardo Cunha, Bolsonaro, Romário, Eduardo Paes, Pezão/Cabral etc. etc. e etc…

      Não se esqueça que aqui em SP nasceu o PT e já o elegemos por três vezes para comandar a prefeitura da capital paulista e outras cidades ao longo do estado.

      Não tome a manifestação de alguns como se fosse o todo.

      O panelaço, foi feito em meia dúzia de bairros classe média alta e não na periferia.

      Portanto “roto”, não fale do “rasgado”.

       

      1. Gostaria de concordar com

        Gostaria de concordar com você, mas moro num bairro quase que totalmente tucano e é um bairro operário que outrora

        foi totalmente petista. A bobeira  em SP grassa feito epidemia de dengue.

  34. criação do ódio

    O ódio é ensinado,assim como o racismo, assim como o preconceito,assim como qualquer tipo de intolerância. É fruto da ignorância  , principlmente de quem não percebe que a justiça social só tras a prosperidade. Daqui a um tempo essas crianças do bolsa família não precisarão ser aviõeszinho do tráfico, nem explorados de ordem nenhuma e seus filhos serão de gerações mais bem sucedidas. Não precisarão construir em encostas, terão cursos superiores, terão perspectiva, instrução, função social, não terão que ir a sinais de transito limpar vidros ou vender frutas.  Consolidarão valores trabalhados na escola  e nos lares mais bem organizados. Exercerão sua cidadania. É disso que a oposição e nossa elite tem . MEDO

    1. Ninguém precisa ser aviãozinho do tráfico

      Sonia, nenhuma criança jamais precisou ser aviãozinho do tráfico. Elas não fazem isso porque são obrigadas, mas porque paga mais que outro empreguninho que possam arrumar, e a chance de impunidade é alta. Enquanto houver impunidade, haverá crianças querendo ser aviãozinho do tráfico, mesmo que tenham escola, bolsa disso e bolsa daquilo. Pergunto-me que valores trabalhados na escola poderão consolidar, se o que elas veem na escola é professor apanhando de aluno e drogas sendo vendidas livremente.

      1. Impunidade?

        Pedro Mundim

        Por favor, não considere ‘impunidade’ os altíssimos índices de assassinatos (pena de morte) de jovens de periferia, envolvidos pelo tráfico de drogas e de aparelhos eletrônicos roubados em assaltos, entre tantas modalidades ilegais e físicamente violentas.

        Nem que seja pelo fator principal que propicia este aspecto da violência na lucratividade do atendimento a um mercado formado, na maior parte, pela alta burguesia que ‘consome’ esses bens.

        A realidade e as soluções têm dificuldades suficientes para serem combatidos e a alienação factual não ajuda em nada!

         

  35. Isso significa que nós temos

    Isso significa que nós temos que sair imediatamente à rua para derrubar a rede golpista de televisão… a hora é agora!

  36. ódio nas crianças

    Gostei demasiadamente do conteúdo desse texto. Sou professor de escola pública numa regiao de extrema carência e de descaso do poder público. Uma das bandeiras que a escola defende é a da paz. Tentamos, contra todos e tudo, implementar uma política de fraternidade naquela comunidade. Diante de tantos descasos e, sobretudo, por sermos sabedores das injustiças sociais, tentamos inventar modos e formas de fazer da escola um espaço aberto para a comunidade desatar os tantos nós.

     

    Não há outro jeito. O Brasil (o da contemporaneidade) está assistindo o avanço esquizofrênico de uma força raivosa que invade nossos lares, via meios de comunicação, e tenta fazer de nós (todos nós) o instrumento para proliferar o ódio com que avassalam os corações de alguns perdedores da política e da democracia.

     

    Parabéns pelo texto! Continuemos acreditando e lutando contra essas mazelas.

     

    E viva a democracia!

  37. Isso acontece nas

    Isso acontece nas particulares também. Minha neta estuda em uma dessas e claro, o PSDB ganha disparado por lá. Quando minha neta ousou dizer que votava no PT ainda bem pequena na primeira eleição da Dilma, sofreu com a molecada. Não houve sopapos nada disso, minha neta é muito meiga, se da bem com todo mundo. Mas ela voltou para casa muito assustada com a reação da galerinha miuda. Agora na adolescência, aprendeu a conviver com isso e os amigos se não aceitam a sua posição pelo menos respeitam. Ano passado ficou muito feliz quando um jovem do colegial curtiu um post seu pró PT. Um rapaz do colegial, uma amiguinha do setimo ano, cuja avó é professora de História. Foi tudo que achou por lá.

    1. é isso ai a culpa é do FHC,

      é isso ai a culpa é do FHC, porque o lula não sabe de nada!! kkkkkkkkk 

      Que texto mais descabido! Hora bolas, agora foi a mídia que criou o ódio e a divisão? Nunca citam os discursos do Lula e da Marilena Chaui levantando ódio contra a classe média – forma nas escolas e universidades dar palestras os cretinos. Por favor, culpar a mídia e as eleições do ano passado pra agressões? tão pirados né!!

        1. Respondendo a todos:

          Respondendo a todos:
          Sinceras desculpas pela ironia na postagem. Acho importante enxergarmos que tudo acaba nisso, “mídia, globo, fhc, psdb tb fez”.

          Mas vamos refletir, vejam o ódio em si mesmos
          Preconceito – falam sobre coxinha… há alguma informação sobre minha classe social? E se fosse de classes altas, é algum crime? Ser de uma classe alta é sinônimo de opressor? Há algum tipo de repúdio ou nojo contra pessoas dessas classes?
          Só estou indignado com este governo que é incompetente e corrupto. Não é possível acreditar que o mensalão e o petrolão não ocorreram, e não podemos minimizar esses escândalos, comparando com outros. Pé no chão, é de um país que estamos falando, não vamos ser coniventes e nem aliviar para ninguem. Chega de disputa de quem roubou mais, chega de delírios e justificativas. A incompetencia e a corrupção aconteceram e estão acontecendo. Vamos fazer oq? Imaginem 1 milhão na rua contra a mídia ou o ministério público? Contra a pf? Seria a glória para os corruptos.
          Isso não é jogo de futebol. Querem salvar o pt? Lutem incondicionalmente e primeiramente pelo brasil e não pelo partido.

      1. Cris tina, ora veja. Passei

        Cris tina, ora veja. Passei minha vida achando que sabia escrever. Enganei-me. Você, com seu “hora bolas”, mudou meus conceitos. E, confesso, admirei-me também com o seu nível de entendimento do artigo inicial. Parabéns!

        1. Hora ironia bolas, kkkk

          Meu caro, sua ironia foi tão sutil que a tal cris tina vai achar que é elogio, kkkkk

          Ps; essa lista, tendo coxinhas, esquerdistas e moderados é muito mais interessante que as dos jornalões. Nada como a diversidade. 

      2. Tina, a parte importante do

        Tina, a parte importante do texto é:

         

        É isso que a mídia quer? Que as crianças cresçam completamente descrentes do futuro e se transformem em meros consumidores, ao invés de cidadãos?

         

        É essa desrença que é gerada atavés da mídia, substituindo o cidadão pelo “cliente”, aquele que só espera ser servido. A Folha, por exemplo, trabalha nisso desde os anos 80.

         

    2. Frases feitas pela mídia… é

      Frases feitas pela mídia… é assim que se discute política com esses gênios.

       

      E o FHC, sabia das privatizações? O que você acha?

       

      Nassif, bloqueie os alienados… é só perda de tempo.

    3. Um coxinha late, a caravana passa, mas para ele é uma desgraça.

      Pois é, fabio da silva2, que com extrema felicidade, forjou seu apelido em minúsculas, posto que um cidadão minúsculo, de cérebro minúsculo e ódio imenso. Sabe, eu gostaria de poder postar nos sites da Folha, Estadão, Globo, Revista do Esgoto, etc., com a mesma facilidade que você consegue postar neste blog. Daí a gente vê quem censura quem. Você vem aqui e diz o que quer, vai à Revista do Esgoto e diz o que quer, manda vídeos para a Globo que ilustrem seu destemperado, distorcido e medíocre ponto de vista. Eu, infelizmente, não tenho esse privilégio nos blogs de direita e da Direita. Se vocês fossem minimamente honestos, seriam destruídos pela argumentação sólida que brota do lado de cá. Do lado de lá, só vejo ódio e ignorância. Mas vocês precisam dos votos das domésticas, dos pedreiros, dos operários, dos camponeses, para ganhar a eleição. Mas se ganhassem, botariam essa gente imediatamente para fora dos “seus” aeroportos, restaurantes e cinemas. Não se esqueçam nunca, no governo FHC era proibido parcelar compras no cartão de crédito, para “evitar a inflação”. Pois a média inflacionária dos anos FHC foi superior à média Lula/Dilma, com crédito farto. A explicação não é econômica, é ideológica.

  38. Ainda assim trabalho contra os “predestinados”Também trabalho em

    Também trabalho em escola pública, numa pequena cidade.

    Gostei de ler esse texto, que o amor independe de posição política, partidária,religiosa,econômica… 

    Por ter uma visão do que a mídia está fazendo nos lares brasleiros destilando seu ódio contra a os pores, e ainda mais contra os “em ascenção”, a nova classe média(Que de média tem bem pouco, ou nada) que está ocupando, aos poucos e mesmo que pouo, espaços que eram exclusivos da burguesia…

    Mostrar ao seu filho que “existem outros mundos”, inclusive o da escola pública, mesmo que por conveniência da distânica de seu condomínio, pode ser a chance que ele tem de ser formar um cidadão que venha de fato a perceber e respeitar as diferenças, e possivelmente se posicionar contra as diferenças que não são naturais, como a econômica…

    Mesmo porque o que é público é de todos, fornecido através de impostos, de todos(Exatamete por isso, odiado pela burguesia, que acha um desperdício)

    Mas por falar em ódio destilado pela mídia golpista, enterrada em  escândalos e tão corrúpta quanto tantos outros por aí(Basta ver o caso HSBC: Caros Massa=Ratinho: Aloysio de Andrade Faria(Transamerica); Lily Marinho(e familia); josé Roberto Guzzo, da Abril; Otávio Frias, da Folha; Luís Frias, do UOL;Família Saad, da Bandeirantes; Mona Dorf(Rádio Eldorado), Arnaldo Blo Bloch(Manchete); Yolanda queiroz,Lenise Queiroz Rocha, Paula Frota Queiroz e Edson Queiroz Filho(Verdes Mares); Luiz Fernando Levy ), implacável na destilação do ódio e da intolerância, a contaminação é visível.

    A impressão que tenho é que todos(Ou quase) estão acreditando que esses senhores do poder midiático tem de fato a conduta ilibada que prega e foram escolhidos por um poder superior para falar em nome da moral, da ética, inflamar irresponsavelmente a população contra a corrupção,para sustentar o ódio que eles tem dessa própria população estar ocpando os espaços que por mérito e por predestinação é da elite… As crianças “papagaiando” intolerânca e ódio, como se esse discurso servisse a elas…

    Também não é para menos: o conteúdo desinformador e produtor do ódio está em todas as programações, desde um “inocente” desenho animado ate´uma novela em o poder e o dinheiro está acima de qualquer coisa, e justifca um filho matando o pai…

    Percebo  frenesi de “arrepiar” por qualquer coisa, de revidar por qualquer coisa, de odiar por odiar. Não sabem porque nem o que deiam, mas a ordem é odiar. Não temos tantas realidades com revide em agressãoes físicas, mas as verbais são constantes e carregadas de um conteúdo midiático: repetir a fala e o sentimento que viu na TV, que é o mesmo que se repete em casa…

    Por mais que na hora de produzir um texto apareça quase que sem exceção rejeição à intolerância, na prática é visível a influência da imbecil mídia parcial, montada em favor de um projeto de vida e de governo para poucos.

    Mas continuo sonhando e trabalhando, todos os dias, contra essa mídia imprestável, como o beija-flor que carrega água para apagar um incêncido mihões de vezes superior à sua força e habilidade…

  39. Joseph Goebbels-Ministro da Propaganda do Partido Nazi de Hitler

    Os motivadores do ódio.

    Todas as emissoras de TV aberta onde todos tem acesso gratuito e algumas a cabo ex. globo news, band news, etc. estão com o mesmo propósito, o de ACABAR COM O PT, fazer com que o povo odeiem a Dilma e o Lula, SÃO 24HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, SEM INTERRUPÇÃO,  O BOMBARDEIO É COLOSSAL.

    A pessoa é tão cega, que não se pergunta, PORQ SÓ O PT. Existe o trensalão,  Desvio das verbas da saúde mineira: R$ 7,6 bilhões, Aecioporto de Cláudio: R$ 14 milhões,  Mensalão tucano: pelo menos R$ 4,4 milhões, Mensalão tucano II: R$ 300, Máfia do Cachoeira: valor não contabilizado, Cartel dos metrôs de SP e DF: pelo menos R$ 425 milhões, Privataria tucana: R$ 124 bilhões, O caso da Pasta Rosa: US$ 2,4 milhões,  Caso Sivam: valor não contabilizado, Emenda da reeleição de FHC: valor não contabilizado. A lista de Furnas. Etc.

    NINGUÉM SE PERGUNTA E NÃO ACHA ESTRANHO porq estes casos não entram na pauta da mídia tão ética e combatente da corrupção na no Brasil e na Petrobrás.

    A LAVAGEM CEREBRAL – MANADA DOMINADA- jeito globo e midia para MANTER E AUMENTAR O ÓDIO A DILMA, LULA E AO PT

    Joseph Goebbels-Ministro da Propaganda do Partido Nazi de Hitler –

    Por isso que os alemães, odiavam os Judeus, e permitiram o holocausto

    Uma mentira repetida, repetida e repetida várias vezes o povo acaba acreditando

     O “INSTINTO DE MANADA” FOI MANIPULADO MAGISTRALMENTE PELOS NAZISTAS, ASSEGURAR QUE NINGUÉM NA ALEMANHA LESSE OU VISSE IDEIAS CONTRÁRIAS AO PARTIDO NAZI E ASSEGURAR QUE AS IDEIAS NAZIS FOSSEM EXPOSTAS DA MANEIRA MAIS PERSUASIVA POSSÍVEL. Manipulando, escondendo dados, deturpando fatos e distorcendo a realidade

     

    Joseph Goebbels era o principal aliado de Adolf Hitler em sua tarefa de cegar, arruinar, confundir as massas através de bem definida táticas de manipulação de informação e controle.

    Tudo na mídia impressa, rádio, cinema, arte, literatura e até mesmo teatro.

    Ele utilizava as modernas técnicas de propaganda para preparar, ideologicamente, o povo alemão para uma guerra agressiva, a tentativa coordenada para influenciar a opinião pública através da utilização de meios de comunicação, foi habilmente utilizada pelo partido nazista.

     As técnicas de propaganda foram cientificamente organizadas e aplicadas para influenciar a opinião pública. Na guerra, o objetivo da propaganda é sempre provocar o ódio.

     

  40. Liderança nova

    Dia desses li um artigo do jornalista Paiva Netto, intitulado “Liderança nova”, no seu site http://www.paivanetto.com.br, onde ele, dialogando com pessoas de todas as idade, afirmou o seguinte, em 2/3/1996, ao inaugurar no Rio de Janeiro-RJ, bairro Del Castilho, o Centro Educacional, Cultural e Comunitário da LBV, destacado também pela revista IstoÉ:

    “A criança geralmente apenas devolve aquilo que a sociedade lhe proporciona. Se a sociedade lhe oferecer lixo, em geral ela vai devolver-lhe lixo, mas, se der Amor — que significa Fraternidade, Solidariedade, Compaixão —, vai ser mais bonita de Espírito e de rosto. Portanto, a minha preocupação é a de abrir caminhos para uma liderança nova (…) e estabelecer uma ambiência em que as pessoas, de forma decidida mas educada, digam o que pensam; com o que querem contribuir a fim de transformar o mundo para melhor. E vocês, crianças, têm esse carisma: de fazer com que todos se sintam à vontade. Quero uma agenda de vocês”. 

  41. Exposição desnecessária

    Nossas crianças estão sendo expostas a um ataque covarde. A violência é perpetrada no cotidiano desses indefesos que, sem saber, são convocados ao culto à violência. O entretenimento respinga sangue no psicológico dos pequenos, os envolve em conflitos comportamentais. A pouca capacidade de dissernimento, própria da pouca idade os impede de criticar e reagir, some-se a isso a ausência dos pais, e a conta fecha. O resultado dessa conta? A banalização de algo tão terrível para a vida de uma criança; a violência.

    A culpa não é só de Hollywood se o filho assite a tiros de fuzil numa tarde de sábado se quem escolheu o canal foi o pai; a culpa não é da criança ou do adolescente se o game da moda mistura a idéia de dever e guerra no seu título; a culpa não é do filho se valores como a tolerância, paz e a amizade não forem arraigados no caráter deles desde a tenra infância.

    De quem é a culpa, então? Da sociedade. De quem consome e de quem produz o artigo de alto custo,  mas de preço baixo e que vende bem chamado violência.

    Além da violência fisíca, temos vivido outro tipo de violência com a qual temos sido coniventes também. A violência contra a privacidade e contra a sexualidade sadia. Estou falando da pornografia disseminada nos meios de comunicação, sobretudo na internet.

    Seja qual for o tipo de violência, existe o interesse econômico por trás da sua produção e promoção, é preciso saber o que aceitar ou rejeitar, a vida em sociedade nos aponta o quanto temos acertado nas nossas escolhas.

     

  42. De onde vem o ódio

    Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?  Será que o ódio é incitado pela mídia ou a mídia apenas reflete o sentimento da população?

    Veja que hoje o MTST esta interrompendo rodovias em grande parte do pais.  Não são carros da GLobo/Folha/Veja que estão atravancando as rodovias.  A Globo/Folha/Veja apenas informa (e, claro, dá a interpretação que lhes interessa ao fato).  Este foi apenas um exemplo. Existem literalmente milhoes de outros. Inflação em mais de 8%, aumento da gasolina, água, luz, filas nos hospitais, pessimos resultados do pais em exames educacionais internacionais, so de corrupção a lista de informações ruins é enorme. 

    Além disso, lula fala em “marolinha”,  incita o MST, fala em ódio a dilma. 

    Nas redes sociais, aparece o sobrinho do Zeca do PT, aparentemente drogado, zombando das manifestações. Outro prefeito petista posta no facebook que os trouxas foram as ruas em um domingo…. existem muitos tantos exemplos.

    A realidade do pais é dura. A midia dá a noticia de acordo com os seus interesses.  E existem interesses pró e contra o governo. Generalizar os ataques ao governo apenas a mídia significa implicitamente não assumir que uma grande parte da mídia é pró governo. 

    É sabido que Record (2a emissora do pais), Carta Capital,  diversos blogs (como este aqui),  Jornal do Brasil, etc são pró-governo. 

    Outro ponto é notar que se a mídia é tão poderosa e influente assim como ela não impediu 16 anos de lulo-petismo? 

    Não faz sentido.

    Quer procurar a origem da ira popular? Procure as respostas no dia-a-dia. Mas isso nenhum partidario desse governo faz ou admite. O fato concreto é que o governo falhou. O modelo politico/economico desse governo falhou. A prova maior disso é a propria guinada na economia dada pela presidente em seu 2o mandato. E ela esta CERTA neste ponto. Só que a forma como ela fez é mais uma fonte de insatisfação. Apresentou o pais na campanha do ano passado como uma beleza na área economica. Estava tudo certo e que os problemas era coisa de pessimistas que queriam o mal do pais. Então a culpa da insatisfação seria do horário eleitoral? Foram os programas do horario eleitoral que incentivaram a revolta da população? 

    Veja que o movimento é apartidário e ninguem aceita que partidos se apropriem dele. 

    De onde vem o ódio? Só os cegos politicamente falando não sabem. Só aqueles que insistem nos bordões petistas…. ódio, midia, fhc, usa, elite, ricos…. isso cansa não? Até o governo ja percebeu que isso não cola mais. Procura outra desculpa. 

     

     

     

     

     

     

    1. Mas o direcionamento é claro

      O amigo está certo, quando diz “Este foi apenas um exemplo. Existem literalmente milhoes de outros. Inflação em mais de 8%, aumento da gasolina, água, luz, filas nos hospitais, pessimos resultados do pais em exames educacionais internacionais, so de corrupção a lista de informações ruins é enorme”

      O problema é que a mídia deixa a população ignorante (que ignora) pensar que todos estes problemas são do governo federal. Não dá destaque quando as denúncias são relativas aos governos estaduais, principalmente. Hospitais e escolas, segurança pública, conta de água (!!!) são geralmente gestões estaduais ou municipais, mas a culpa “é esse governo que está aí”. 

      O governo falhou? O fato é que há uma situação mundial específica de commodities em baixa, sobretudo o petróleo. Atingiu até mesmo a China. Por que não atingiria o Brasil? 

      Interesses da mídia? Seriam legítimos, se houvesse pulverização. Cinco famílias controlando as tvs e principais portais de notícias. Não há democracia na informação.

  43. nada de novo no front

    Estudei em escola pública nos anos 60 e também em escola particular. Na escola pública ( de tábuas) grupos de crianças prometiam te pegar na hora da saída – e pegavam – , de modo que não raro a gente andava com um pedaço de pau na mala para os eventuais confrontos. Na escola particular, (já no ginásio), as brigas eram o tapão na orelha e a disputa entre (vejam vocês) Janistas e Ademaristas. 

    A vida é cíclica!

  44. Hoje mesmo percebi isso no

    Hoje mesmo percebi isso no Supermercado onde vou.  Um pai estava com um casal de filhos, o menino devia ter não mais que 4 anos e a menina uns 6 anos. Ambos muito agitados e agressivos

    Acredito que os pais passam essa energia para eles falando sobre política em casa, assim como a própria televisão, quando deveriam evitar esse assunto perto das crianças. Estão todos muito apreensivos com o contexto atual.

  45. “O ódio chega às crianças”

    Fala de uma grande verdade este texto. O ódio está tão disseminado, que atinge todo mundo, inclusive as crianças. Divaldo disse que, os espíritos de luz não estão conseguindo chegaŕ mais perto, para nos ajudar, devido a essa massa de ódio que paira sobre o Brasil. Gandhi conquistou a Independência da India sem violência, ele era um pacifista. O único ato de violência foi de seu algoz, que o matou, incitado pelo ódio.

    1. “O ódio chega às crianças”

       Gostaria de introduzir um questionamento aos leitores: será que é assim tão simples? O que os pais falam movem os pequenos? Concordo com o pai do artigo mas vamos nuançar a questão:essas crianças estão vivenciando um outro tempo, um novo clima que as levará mais tarde a repensar o porque dessa crise. Foi assim comigo e irmãos na morte de Getúlio, queda de Jânio (renúncia). e depois já adolescentes e universitários com o golpe de 1964. Colegas e contemporâneos meuss da faculdade pegaram em armas e foram combater ingenuamente a ditadura. Hoje esses pequenos tomam os partidos de seus pais, mas amanhã, conforme o curso da história poderão ser os carbonários que lutarão por um país mais decente.

  46. Odio reflexo dos Pais

    Nada mais obvia do que esta constatação

    As crianças até a adolescencia são reflexos do comportamento dos Pais.

    O Brasil está dividido

    O Lula já tinha feito isso nas eleições e voltou a faze-lo

    A melhor saida é uma renuncia acordada com a oposição e chamarem novas eleições mas como sempre o PT estará nas mãos do PMDB.

    1. De onde você tirou que essa é

      De onde você tirou que essa é a melhor solução? Quais fundamentos levam vc à essa conclusão? Na minha opinião, a melhor forma de resolver esse problema é agir democraticamente:  a oposição baixar o nível de ódio, aceitar o resultado das eleições de 2014 e deixar a Presidenta governar. Esperar até 2018 e através das eleições, tentar tirar o PT do governo. Fora isso, é manipulação para abreviar o mandato democraticamente eleito. Não se pode tirar um presidente por conta de revanchismo político! Aécio, como perdedor da última eleição, jurou não dar trégua e não deixar Dilma governar. E vem fazendo isso, sistematicamente. A isso, eu chamo de GOLPE!

  47. despedir-se da verdade

    Gostaria muito de sugerir uma palestra de construtivismo nesta escola, onde partimos da frase: “temos que nos despedir da verdade!” Ao menos da verdade que querem nos imputar sem questionamentos.

    Se continuarmos reféns da verdade que os meios de comunicação de massa nos alimentam diariamente, de fato, dificilmente conseguiremos nos libertar de um comportamento de ódio e contenda.

    Entender que há necessidades no outro seja este outro quem for, e estas necessidades são as mesmas que as minhas, portanto nos unem, faz com que haja uma conexão empática entre as pessoas e a raiva se transforma em perdão e desanuvia.

    Tanto faz a cor da bandeira, tanto faz a palavra de ordem. Armar-se é ir para uma guerra. E numa guerra o único vencedor é o tempo pois todos que dela participam perdem.

    abs

    walter

  48. O ódio chega às crianças.

    Boa noite, muito interessante o artigo, acabo que por confirmar essa polaridade nas escolas, (nós e eles). por fazer parte de uma equipe multipofissinal dentro da Política de Educação, constato diariamente o anacronismo da educação brasileira, assim como menciona o Professor Pacheco da escola da ponte. Cada vez mais se opera a “educação bancária” e na contra mão, os alunos criativos e questionadores poderão ser considerados , ” alunos problema”. Acredito em uma escola , pública, laica e muita qualidade. Daí um trabalho intenso de todos, até porque é oque está estabelecido na Lei.

  49. Futuros terroristas?

    Vejo muito adultos discutindo na frente das crianças e depois elas repetem o que ouvem por ai. Se seus pais brigam e até as levam em manifestações de rua. O que esperar. São adultos irresponsávies criando futuros adultos que sabe-se lá o que virão a ser. Terroristas? quem sabe? 

  50. Assunto da moda

    Não concordo 100% com o texto. Esse assunto (ódio e intolerância) nas escolas é muito mais abrangente. O tema política – nós contra eles – está em voga e a tendência que temos é de atribuir todos os problemas ao tema.

    O ódio nas escolas vêm de não muito tempo atrás, diria 10 anos ou menos quando a cultura da “criança do futuro” começou a ser instaurada. As crianças devem estudar, praticar esportes, aprender inglês, entender de finanças e dominar o mundo….CONSEQUENTEMENTE, deve ser sempre melhor que o próximo para que se “dê bem na vida”. A vida, a rotina e cotidiano mudaram, pais não têm tempo para ficar com os filhos (por causa do trabalho e outros) então “encher os dias deles com outras atividades”. Assim os valores familiares, querendo ou não, se enfraquecem. A escola (amigos e professores) têm muito mais tempo com os seus filhos para lhes ensinar coisas tanto boas, como ruins, não é?

    Não devemos nos esquecer de outros fatores muito influenciadores também como os filmes lançados ultimamente, onde lutas, sangue e disputa são mandatórios para o sucesso do lançamento.

    Não esqueçamos das inúmeras explosões em bancos, brigas em estádios, arrastões nas ruas e praias, mortes por assalto, todas ocorrências onde ninguém é punido por essas ações, sem falar na política que já tá manjado esse assunto né. Crianças vêm e constatam o óbvio, ações boas ou ruins não tem consequência.

    Ah, temos os games também. Quem mata mais é ‘O Cara’. Acho que influencia não é?

    Agora falar em eleição e ódio nas escolas. Gostaria que ouvesse uma estatística de quantas pessoas entendem realmente o processo eleitoral, o que esquerda e direita representam, os processos que estão ocorrendo – digo isso entre adultos mesmo. Pouquissimas pessoas sabem e entendem o que está acontecendo, imagine crianças de 8 anos. Agora vc pensa “nossa, como ele é ignorante, crianças de 8 anos sabem de muita coisa”, então converse com um colega dos seus filhos e faça essas perguntas a ele.

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador