Prisão de Guido Mantega uma atrocidade pessoal e lógica

por Sérgio Medeiros

Prisão de Guido Mantega uma atrocidade pessoal e lógica

Mais uma vez se comete uma atrocidade contra toda a lógica e toda a racionalidade que deve nortear as ações da Justiça e da Polícia Federal, patrocinadas em conjunto com o Ministério Público, e que visam destruir pessoas ligadas ao partido dos trabalhadores.

Qual o sentido da acusação contra Guido Mantega.

Menos de uma semana depois de uma exposição absurda do MPF contra o ex-Presidente Lula, em que este, sem um mínimo de provas, o acusa de ser Chefe de uma organização criminosa que visava um projeto de poder hegemônico do Partido dos Trabalhadores, organização essa que era operacionalizada pelos executivos, ora delatores, Paulo Costa, Nestor Cerveró, Paulo Barusco, doleiro Youssef, empreiteiros diversos  e pelo referido Partido.

Depois de, por mais de 150 páginas, fazer ilações sem nexo, e tentar ligar o ex-presidente as atividades criminosas executadas pelas empreiteiras e pelos referidos executivos da Petrobrás, como se estes fossem um braço que executaria as ações, comandadas pelo intelecto superior de seu Comandante Lula, temos que, agora, pouco mais de uma semana depois, surge uma nova atuação da Lava Jato.

E, novamente, em total contradição com a “estória” contada na acusação contra Lula.

Nesta nova ação, tentam impingir a opinião pública, que alguém com todo este controle e com todas estas peças chaves, Executivos, doleiros, Empreiteiras, teve que usar de seu Ministro do Planejamento, para que este, pessoalmente, interferisse e solicitasse a um outro megaempresário, que cometesse um crime, consistente na remessa de propina para uma conta no exterior e destinada a pagar contas do Partido dos Trabalhadores.

Pausa. Um minuto.

Ora, esta narrativa esta em total descompasso com tudo que foi dito a toda a imprensa brasileira há apenas uns dias atrás.

Não faz sentido que uma organização criminosa com toda a estrutura mencionada pelo Ministério Público, utilize o “Ministro do Planejamento” para atuar como criminoso em um ato direto de corrupção explícita e de coerção a um empresário, que na época era considerado um dos seis mais ricos do mundo.

Ainda, a história contada de como teria se dado a operação, é um primor de falsidade e falsa imputação, pois serviria para ilustrar a culpa de qualquer um, do atual Presidente Temer a qualquer outro que tenha tido assento no governo ou liderança deste no Congresso Nacional, e, neste período tenha tido contato com Eike Batista.

A acusação.

Eike Batista, um empresário que, por sua posição, efetivamente deve ter tido acesso ao então Ministro do Planejamento Guido Mantega.

Segundo, mas totalmente independente, este empresário faz um contrato com empresa de publicidade.

Neste ponto, faço um parênteses, empresário que, todo mundo sabe, somente teve sua projeção como um dos mais ricos do mundo devido a uma propaganda massiva junto aos órgãos de imprensa, o que fez com que muitos incautos investidores, embarcassem na canoa furada que eram seus “investimentos” e que mais tarde se mostraram totalmente inconsistentes.

Pois bem.

Terceiro, este empresário teria feito um contrato com a referida empresa de publicidade, mas, completamente inverossímil, não foi no interesse dele.

Prosseguindo.

Quarto, agora, pressionado para falar acerca de outras atividades, em tese fraudulentas, argui que o dinheiro encaminhado para essa empresa de publicidade, era para… óbvio,…  diriam alguns, para montar toda sua estratégia de mídia e assim viabilizar toda a fraude que foi sua condição de empresário de sucesso e trajetória de empreendedor sério e visionário.

Grande engano, ele diz, e novamente a grande imprensa, agora coadunada com a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça, como sempre, acreditam neste grande e probo empresário de sucesso, que o dinheiro se destinava a pagar políticos, relacionados a fraude contra a Petrobrás.

Desta forma, com esta delação, se livra de possível prisão.

E segue a Lava jato e suas contradições.

Assim, um contrato fraudulento, ilegal, firmado com uma grande empresa de publicidade, que presta serviços a diversas pessoas jurídicas e também atua em campanhas políticas a serviço de quase todos grandes partidos brasileiros – de um momento para outro, atinge um terceiro -, que passa a ser o culpado pela atividade criminosa levada a cabo pelo empresário e a referida empresa de publicidade.

Sim, porque é este o caso, Eike firma um contrato de publicidade e paga a conta da empresa numa conta no exterior, depois alega que fez isso a pedido de terceira pessoa, que podia ser qualquer uma.

No caso, segundo a PF o MPF e a Justiça, não foi nenhum dos muitos citados componentes da organização criminosa na apresentação de power point, desta vez, o criminoso, foi, o próprio Ministro do Planejamento.

O acusado foi o Ministro do Planejamento, assim como poderia ter sido qualquer um outro, qualquer pessoa do governo ou da Petrobrás, ou que pertencesse ao referido partido politico, e que tivesse tido acesso a Eike e poder bastante para ser acusado em nome do governo.

A escolha desta vez foi de Mantega.

OU seja, não foi Eike que fez um contrato ilegal fraudulento e corrupto, ele,  pobrezinho, estava sendo corrompido e chantageado pelo governo.

E mais, um contrato de publicidade, para que, se ele nunca precisou disso, a imprensa sempre fez propaganda de graça para ele, por sua excepcional competência empresarial, que lhe abria portas e espaços na grande mídia, isenta e imparcial e igualmente inocente.

E novamente vai pelo ralo, qualquer resquício de racionalidade ou lógica neste nosso outrora saudoso  estado democrático de direito.     

Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ditadura

    Já estamos sob Estado de exceção, acho que ainda não percebemos ou não queremos admitir. Não há coturnos e caudilhos pisando e violentando a nação, mas sim concurseiros analfabetos, ignorantes, seguidores de seitas malucas, nazistas. Depois dos líderes políticos progressistas, o próximo alvo da campanha nazista movida por Janot e Moro serão os jornalistas legalistas, combativos e defensores da democracia. 

  2. Quem teme a Deus, não levanta

    Quem teme a Deus, não levanta os olhos para o diabo.

    Quem tem convicções, não perde tempo ouvindo advogado de bandido.

    Quem tem poder executa, quem não tem reclama.

    E quem tem poder não é o Juiz, a PF, os Promotores. Quem tem é a Globo que, se quiser, em menos de um mês acaba com qualquer um desses três atores (ou todos eles) com uma série de reportagens bombásticas sobre os desvios, arbitrariedades e ilegalidades dessa operação omnipotente, omnisciente e ad aeternum.

    E nesse dia todo o campo democrático e progressista ira segui-la. Assisti-la e dizer: tá vendo eu avisei. Parabéns a Globo, finalmente resolveu fazer jornalismo. 

    E a Globo fará isso no dia em que se sentir ameaçada. Assim, continuará poderosa, talvez até mais do que é hoje. Um poder que nasce nos tempos do corvo, que esbravejava na rádio contra Getúlio: se for candidato.., e se consolida mais tarde com a aliança Time-Life e os Militares.

    1. Faltou uma frase entre:
      “Quem

      Faltou uma frase entre:

      “Quem tem poder executa, quem não tem reclama.”

      Essa é a fé daqueles que acreditam serem poderosos (mas que estão a serviço do verdadeiro poder).

      “E quem tem poder não é o Juiz…”

    2. Dizer que a gloebbels tem

      Dizer que a gloebbels tem poder é apenas o exemplo de que uma mentira repetida mil vezes vira verdade. Ela não tem mais nem mesmo audiência. Outra mentira é a que quer nos fazer crer que os bufãonaros têm alguma influência neste País. Poder temos nós e nos calamos, ou melhor, compactuamos.

    3. Temers, Néscios, Gilmares,

      Temers, Néscios, Gilmares, Moros e Janots não são absolutamente nada a não ser meros fantoches globais. Esse tipo de gente depende visceralmente do poder de manipulação da rede golpe para sobreviver. Como Maluf, Sarney, Collor, Barbosa e tantos outros já foram um dia. 

  3. Não vamos esquecer…

    … Quando é que o Moro irá se perguntar do papel da ex-STF, ex-namorada (do… FHC) e ex-Conselheira de Administração do Eike?

    E do Pedro Malan, outro ex-conselheiro da OGX, ex-ministro da fazenda (de… FHC)?

    E do Rodolpho Tourinho Neto, também ex-conselheiro do Eike na OGX e ex-ministro das Minas e Energia (do… FHC)? Tucano passa a ser imputável, não é, Sérgio Guerra?

     

    Como é que se chama mesmo aquela Teoria do Domínio do Fato?

     

    Chama o Michelzinho pra fazer outro Powerpoint!

  4. Respeito outras opiniões, mas

    Respeito outras opiniões, mas acho que já passou o tempo de “análises lógicas”. É do triunfo da boçalidade que se trata. Esse pessoal não chegou até aqui para parar ou dar meia volta. Esgrimar argumentos sociológicos, históricos, jurídicos, econômicos, filosoficos não adianta mais nada. Nesta tocada vai todo mundo como cordeiro para o abatedouro. Já passou da hora de contrastar o discurso fascista chamando-o pelo nome; da hora de chamar a boçalidade de boçalidade.

    … Respostinhas retóricas ou de marqueteiros, pior ainda…

    Mais uma vez: não é necessario gritar; mas é imprescindível que seja dito.

  5. Ou matam o Moro ou ele mata o Brasil

    No nível que a coisa chegou, ou se para com sangue ou viveremos uma ditadura fascista por no minimo o dobro de tempo da ditadura militar.

  6. Coincidências acontecem

    Esqueçamos a prisão e foquemos no motivo.

    A história envolve licitação para construção de plataformas, se bem entendi.

    Nos últimos dias, a Petrobras anuncia que vai contratar algum serviço grande no estrangeiro, jogando fora, portanto, a política de conteúdo nacional.

    É perigoso que isso, num país com problemas de desemprego, economia combalida etc,. pudesse proporcionar uma grita até por parte dos que apoiam a aventura golpista, incluindo pessoas de boa fé que acabam achando que vale qualquer aventura em nome de uma melhorazinha nas coisas.

    Para mexer com o imaginário popular no caso, e dar razão aos golpistas que querem gerar empregos nos Estados Unidos e não aqui, vem-se com uma operação que tem como pano de fundo justamente “supostas maracutais” do conteúdo nacional.

    Até se vê um desempregado de estaleiros falando: “tá certo, os caras lá fora são honestos e nós aqui não somos; paciência!”.

    Desculpem-me, Nassif e leitores, nunca fui dado a essas teorias elaboradas, de caráter conspiratório. Mas o padrão Lava Jato, incluindo as constantes idas de Moro aos EUA, tem me deixado meio encafifado com algumas coincidências.

    A ironia, porém, é que a terrível coincidência da cirurgia da mulher de Mantega, pode ter atrapalhado o show midiático de Moro a dez dias da eleição – aliás, outra coincidência já bem lembrada por muita gente durante a manhã.

    Ah, nem achei necessário colocar aspas na palavra coincidência. Espero que não se importem.

      1. Grato

        Grato, Edson!

        E vou confessar, sem hipocrisia ou falsa modéstia, que preferiria ouvir que é loucura, viagem pura, comentário nada a ver.

        Infelizmente, em meio a tanta conspiração que estamos vivendo e sofrendo, tudo acaba sendo possível.

        Abraço.

  7. Não prederam os

    Não prederam os criminosos quando da prisão ilegal em São Paulo, não prenderam quando da divulgação criminosa dos audios gravados de forma criminosa, não prenderam quando da apresentação do Powerpoint insano hoje o país inteiro foi responsável pela indignidade de se prender um senhor que acompanhava sua mulher em um hospital para operar. Hoje o Brasil fez isso.

  8. quem mandava no bndes?

    “Neste ponto, faço um parênteses, empresário que, todo mundo sabe, somente teve sua projeção como um dos mais ricos do mundo devido a uma propaganda massiva junto aos órgãos de imprensa, o que fez com que muitos incautos investidores, embarcassem na canoa furada que eram seus “investimentos” e que mais tarde se mostraram totalmente inconsistentes.”

    os 10 bilhões que ele pegou no bndes, com juros subsidiados, se enquadram nesse comentário???

  9. Empresário=canalha

    desculpem-me os empresários totalmente honrados. Cada vez mais, acredito que isto está se tornando mito.

    Também dirijo minha ira aos advogados. É muito fácil defender um empresário=canalha argumentando que ele só cometeu crimes porque foi coagido por políticos. São vagabundos, preferem o trabalho fácil. Buscam salvar os clientes que tem mais poder aquisitivo e jogam aos leões os que vivem com pobres e um dia não poderão mais contratá-los. Com toda a pompa de suas defesas, acabam referendando um sistema injusto.

    O grande mestre Lula acaba de nos passar uma nova lição. Os políticos são os únicos funcionários públicos que precisam renovar sua contratação a cada mandato com tempo definido, enfrentando o julgamento do eleitor. Os outros passam num concurso, ganham tranquilidade pelo resto da vida e, se quiserem um pouco de desafio, entram em novos concursos para melhorar o que já estava bom.

    Está na hora de nos sentirmos ofendidos quando se ataca a política. A política é o Povo, nós.

  10. Desconfio que Sérgio Medeiros leia Jessé Souza

    Análise brilhante. As pitadas de fina ironia, assim como o entendimento da narrativa (de verossimilhança pueril, como tenho afirmado em meus comentários), portanto farsesca e criminosa da Fraude a Jato levam-me a intuir que o autor do artigo seja leitor de Jessé Souza.

  11. AS ATROCIDADES e BARBÁRIES IRÃO AUMENTAR…

    Se todos aqui estão indignados saibam: AS ATROCIDADES e BARBARIES IRÃO AUMENTAR…

    A VAZA Jato só se sustenta devido a esse “SHOW” DE pirotecnia e EXPOSIÇÃO na midia FASCISTA…

    Portanto essa demonstração de TOTAL DESRRESPEITO ao estado de DIREITO só irá aumentar… A não ser que haja uma mobilização TOTAL… CONJUNTA e PERMANENTE à partir de hoje das ESQUERDAS PROGRESSISTAS e de TODOS OS MOVIMENTOS SOCIAIS…

    Não pode ser 100…1000 ou 10000 nas ruas… TEM QUE SER 100.000 1 MILHÃO…10 MILHÕES…

    Radicalização TOTAL.. POIS ISSO QUE OCORREU HOJE É O INICIO DA RADICALIZAÇÃO TOTAL E ABSOLUTA CONTRA O ESTADO DE DIREITO..

    Ou a SOCIEDADE RESPONDE A ALTURA…ou VEREMOS TEMPOS AINDA MAIS CALAMITOSOS…

     

  12. Publicidade

    Por falar em publicidade, repararam que, antes das 6 horas da manhã, havia uma equipe de reportagem da Globo junto ao apartamento do Mantega?  Que capacidade de previsão, não é? Acho que está chegando a hora de resolver o destino desses canalhas. Todos eles.

  13. Por ordem de S. Majestade, o Vice-Rei…

    Finalmente o Brasil chega ao Século XVIII

    No dia 28 de maio de 1789, a população a beira do Caminho Novo que ligava Vila Rica do Rio de Janeiro, via passar o cotejo de prisioneiros da Coroa em direção ao litoral conduzidos, cabisbaixos e à pé, entre outros, o Padre Carlos Correia de Toledo e o Ouvidor da Comarca do Rio das Mortes, Inácio José de Alvarenga Peixoto que haviam sido presos o primeiro quando acabara de celebrava missa na capela da Ponta dos Morros, em Prados e o segundo ao amanhecer do dia 24, em sua casa em são João Del Rei, onde se encontrava recolhido por estar doente. Ambas as prisões eram fundadas Nas Ordenações do Reino e as tropas que prenderam e conduziram os acusados ao Rio de Janeiro estava bem armadas e eram comandadas pelo Tenente de Cavalaria Antônio José Dias Coelho do Regimento de Cavalaria Real em Vila Rica. Era o auge da repressão da chamada “Inconfidência Mineira” e os réus eram presos sem formação de culpa, sem processo e mantidos em “segredo”, isto é, incomunicáveis, em celas sem qualquer conforto ou higiene, para interrogatórios que só se realizariam daí a meses. Na Justiça Real não havia Supremo Tribunal ou cortes intermediárias que pudessem mediar o poder absoluto da Rainha D. Maria I, a louca.

    No dia 22 de setembro de 2016, por ordem do Vice-Rei de Curitiba, Dom Sérgio Antônio Moro, o I Varão do Paraná, tropas bem armadas e equipadas da Polícia Federal invadem o Hospital Albert Einstein em São Paulo e prendem o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o conduzem à sede da organização policial na capital paulista. Os que assistiram a cena em rua próxima ao Hospital onde Mantega acompanhava a esposa em cirurgia de alto risco e estava em sua companhia no Centro Cirúrgico, assistiram o ex-ministro não resistir à prisão e ser colocado em viatura da Polícia, sem identificação para condução para a sede da PF em São Paulo e depois para Curitiba, no Paraná. Não havia acusação formal contra o ex-ministro e o Vice-Rei de Curitiba ignorou a Constituição Federal e seu dispositivo que prevê a presunção de inocência  e o Código Penal que estabelece regras rígidas para decretação de prisões preventiva e temporária. O Brasil de 2016 não tem Corte Suprema ou qualquer Corte intermediária que garanta os Direitos Humanos. O Vice-Rei Sérgio Moro, fez e desfez e a Nação se curva acovardada diante do nascimento de uma nova D. Maria I a Louca ou um Adolf em miniatura a impor ao País a Lei de Moro, mais draconiana que as Ordenações do Reino.

    Pobre Brasil!

  14. Guido Mantega

    Sabe-se que os protestantes fugiram da Inglaterra, onde eram preseguidos, e migraram para os Estados Unidos.Lá, depois de alguns anos dividiram-se em várias correntes, uma delas é a Pentecostal, que tem como referência o Dia do Pentecostes. Neste dia acredita-se que o Espírito Santo inspirou os apóstolos para que eles passassem a falar várias linguas e pudessem levar a palavra de Jesus a vários países.Essas correntes migraram para o Brasil e a pentecostal adquiriu o nome de Assembléis de Deus.Quem souber mais sobre esta corrente, seus hábitos, seus ritos,em que acrediram, nos ajudaria a entender melhor a personalidade do Dr. Delton Dallagnol.

  15. Nível elevado é fruto de justiça, coisa que roubaram do Brasil.

    É o que dá, pessoas de bem deste país, continuarem reconhecendo como juiz, fulanos que não cumprem leis a todos imposta. 

    A suprema corte, em tese guardiã da lei, dos direitos básicos e fundamentais do cidadão, na prática, está fora e contra a lei.

    É o Estado como instituição inteiramente falido e podre. Sem sentido, longe de um caráter ou uma essência democrática, restrito a elites políticas e econômicas que controlam o País e o arremedo de democracia que temos.

     

     

  16. terrorismo de estado

    sérgio moro é um Terrorista. Escolhido e patrocinado para promover atos consentidos de terrorismo de estado com o intuido de intimidar, desmobilizar , criar eventos politicos , destruir nucleos de resistência . Tudo em beneficio da tradicional plutocracia brasileira. Por atentar fortemente contra a civilização deverá, assim como eduardo cunha ou joaquim barbosa, ser descartado assim que completar o serviço sujo. A republica das bananas do brasil hoje é terra da iniquidade.

  17. Não foi escolhido o dia da

    Não foi escolhido o dia da operação de sua mulher. Tanto que  os trapalhões tiveram que ir até o hospital.

    Foi escolhido o dia que os sindicatos fizeram uma mobilização nacional que reuniu até sindicatos adversários.

    O xadres não é um jogo facil.

  18. O que essa coligação do

    O que essa coligação do curitibana está fazendo com o judiciário brasileiro?

    Resposta: Está desonrando, está depravando, está degradando, está aporcalhando, está acanalhando, está criminalizando, está achincalhando, está ridicularizando, está escravizando, está repugnando, está enlameando, está …

  19. Rapaziada, eu tô enganado ou

    Rapaziada, eu tô enganado ou essa foi uma grande quebrada de rabo do juix de primeira instância? Desconfio que esse episódio marca o início do fim trágico desse caboclo dos infernos. E olha que eu sou bastante pessimista.

  20. Regime de exceção

    Concordo com o que disse Antonio. Já estamos num estado de exceção com impedimento de uma presidente eleita sem provas de qualquer falta que mentiram ter havido fato reconhecido pelo próprio tiranete no poder, com prisões e acusações falsas sem base em provas concretas, com tortura psicológica, perseguição  a quem denuncia tudo isso e aos membros de um único partido.Foi assim na Itália fascista onde também continuou funcionando um congresso submisso, foi assim na Alemanha nazista, foi assim em outros países. Por que niunguém diz isso? O fato de não ser um regime militar não significa que uma ditadura civil não tenha sido instaurada no país. Foi isso que aconteceu por aqui. Está na hora de denunciar este fato por todos os meios e não só ficar gritando apupos ao tiranete travestido de presidente. E começar a gritar os nomes dos que financiaram tudo isso.

  21. Regime de exceção

    Concordo com o que disse Antonio. Já estamos num estado de exceção com impedimento de uma presidente eleita sem provas de qualquer falta que mentiram ter havido fato reconhecido pelo próprio tiranete no poder, com prisões e acusações falsas sem base em provas concretas, com tortura psicológica, perseguição  a quem denuncia tudo isso e aos membros de um único partido.Foi assim na Itália fascista onde também continuou funcionando um congresso submisso, foi assim na Alemanha nazista, foi assim em outros países. Por que niunguém diz isso? O fato de não ser um regime militar não significa que uma ditadura civil não tenha sido instaurada no país. Foi isso que aconteceu por aqui. Está na hora de denunciar este fato por todos os meios e não só ficar gritando apupos ao tiranete travestido de presidente. E começar a gritar os nomes dos que financiaram tudo isso.

  22. A liberdade de ação e a

    A liberdade de ação e a prepotência da tucanalhada que compõe a farsa a jato é tamanha que fico imaginando se um desses trastes estivesse no comando de um porta-avões com ogivas nucleares o sujeito seria capaz de detonar um país, ou mesmo um continente, apenas para demonstrar poder .

    Aliás, os salários dessa cambada do farsa a jato talvez seja maior que a de um comandante de um submarino atômico norte-americano, francês, inglês ou russo, maior até que um diretor da NASA .

  23. Meninos, eu vi!

    Vi os homens alegres e felizes esperando uma nova era, um novo tempo.

    A tecnologia levando o homem a pensar que agora ele iria dar um salto.

    E então, vi as torres desambando e nuvens passavam ligeiras sobre nos.

    Vi o operario tornar-se presidente e chorar de emoção junto com ele.

    Vi meu Pais crescer, levantar a cabeça, mudar, parecer tão moderno…

    E novamemte as nuvens voltaram, grossas, escuras, baixas.

    E de repente, vi meu Pais na beira do abismo, vi mãos com luvas empurrando-o para la.

    E vi irmão querendo matar irmão, vi o odio surgir e os rostos cheios de rancor.

    Vi homens vilependiarem uma mulher porque ela não se conduzia como eles.

    Então, vi um corvo pousando sobre o operario e seu entorno e a eles todos tentando calar.

    E vi a Justiça calando-se e confraternizando em toda essa perversidade em que jogaram nosso Pais.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador