Supremo cedeu a pressões da mídia no caso mensalão

Supremo cedeu a pressões da mídia no caso mensalão, diz jurista

FABIO ANDRIGHETTO – da Livraria da Folha

 

 
Ouvir o texto

 

As pressões da mídia comprometeram as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), segundo o jurista Luiz Flávio Gomes, autor de “Populismo Penal Midiático”. “O jornalista não deve deixar de informar”, disse em entrevista. “O que o jornalismo não pode é valorar”.

O populismo penal midiático não surgiu ontem. A história do jornalismo tem muitos casos em que uma notícia se transformou em caça às bruxas ou em pressão popular para a mudança de legislação. Normalmente, isso acontecia com crimes de rua.

Na ação penal 470, nomenclatura jurídica do processo conhecido como mensalão, os brasileiros testemunharam o surgimento do que Gomes chama de populismo disruptivo, que apaga a linha entre pobres e poderosos e é praticado na Europa e nos EUA desde o fim do século 20.

Qual é o problema disso? Nem sempre as sentenças são justas e o desejo por leis mais rígidas e penas maiores não reduz a criminalidade. Soluções assim servem apenas para refrear temporariamente o ânimo popular. Legislar não implica necessariamente que a investigação seja adequada ou que a aplicação da lei seja correta.

 
 
 

“Esse populismo penal é enganoso”, disse o jurista. “Ele não resolve o problema da criminalidade, que só aumentou no Brasil. Todos os crimes aumentaram no Brasil”. Ouça.

Com o subtítulo “Caso Mensalão, Mídia Disruptiva e Direito Penal Crítico”, “Populismo Penal Midiático” apresenta uma investigação sobre o circo midiático na era da telejustiça populista e de seus superjuízes.

Para os autores, no século 21, o Brasil testemunhou a eclosão do populismo penal conservador.

POPULISMO PENAL MIDIÁTICO

AUTORES Luiz Flávio Gomes e Débora de Souza de Almeida
 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Fl%C3%A1vio_Gomes

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2013/12/1387847-supremo-cedeu-a-pressoes-da-midia-no-caso-mensalao-diz-jurista.shtml

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo. Mas faço uma

    Concordo. Mas faço uma ressalva importante. É da natureza da mídia fazer pressão e ela goza de liberdade constitucional para fazer isto. O problema mais grave neste caso foi o Judiciário (ou sua cúpula) ter se submetido a pressão midiatica, privando os réus do seu direito constitucional e internacional a um julgamento isento proferido por um órgão independente e que se submetesse apenas ao rigor da Lei. 

    1. Discordo…

      A natureza da MÍDIA é informar!

      Reporteres não tem amigos!

      O que as grandes familias fazem é politicagem como fizeram em 32, 64… e estão fazendo desde 2002…

      Graças a INTERNET isso não aconteceu!

      O ESTADÃO procura comprardor… ninguém se habilita!

      Quem deve fazer pressão é o POVO ou entidades representantes de classe…

      Qualquer coisa além disse é manipulação.

  2. E daí ?

    Juristas importantes, filósofos, artistas, advogados, ex-juiz do STF, professores de direito, constitucionalistas, pessoas internacionais do direito,,,,,,, todos já se manisfestaram contrários ao mensalão. E daí ? Como fazer a justiça enaltecida por estas personalidades?  A  quem reclamar e pedir novo julgamento?

    O Batman esta aí, rindo na cara de todas estas sumidades, cag.  e andando para todos,  e todos os seus pares que votaram contra a injustiça ( Lewandowski. Barroso, ….) não estão nem aí- querem o seu no final do mês como Pilatos.

     O Congresso também é omisso e não houve o clamor popular. O PGR continua a caçar petistas e lulistas.

    Temos duas esperanças: o Faustão  e o Fantástico promoverem reportagens falando mal do Barbosão – meio impossível, pois este vai sair candidato a presidência com apoio da Globo.

    A outra, seria o MPL voltar  a rua e exigir justiça honesta e defenestrar esses falsos moralistas, sonegadores da esperança de um Brasil mais justo e igualitário.

     

    1. Tens toda razao

      Amigo, apesar do tom sarcastico de seu comentario, tens toda razao. Vou fazer apenas alguns coment[arios em cima de suas observacoes:

      pois este vai sair candidato a presidência com apoio da Globo. Ledo engano. A funcao de capitao do mato so podera ser executada com o Barbosao na funcao que hoje ocupa. Acaso vc imagina que um lunatico como ele tera o apoio da mida conservadora para comandar o pais? Ele tem a cabeca igual uma folha de bananeira, vai pra onde o vento sopra. Eleito, poderia ser pior do que tudo que a midia renega hoje!

      A outra, seria o MPL voltar  a rua e exigir justiça honesta e defenestrar esses falsos moralistas,  Outro engano. O MPL vai ser usado (pelo menos o nome) na epoca da copa para detentar defenestrar o governo apesar de todos os indicadores economicos e sociais dizerem que o pais esta no rumo correto.

  3. O Judiciário ao invés de ensinar, obedece …

    O Judiciário, principalmente ao STF, a quem competia regulamentar, normatizar, disciplinar e ensinar os leigos, faz justamente o contrário, cede à pressões desses incautos, mau intencionados, incivilizados e infratores que nem sequer pagam impostos. É lamentável, porque nos subtraem duplamente. Além de não terem aproveitado a chance histórica de pôr a midia nos plumos, ainda a favoreceu enormente, engessando quem poderia fazê-lo. Lamentável termos um Judiciário tão aquém do Brasil. O Brasil mudou muito, mas o setor jurídico não acompanhou nada. Era preciso mais cuidado com o ensino de Direito, e com o que vão aprender lá fora os que são contemplados, muitas vezes por verbas públicas, com complementação de estudos no exterior, onde são vistos como colonizados, a levarem e imporem suas próprias políticas aos países de origem: parace ser para isso que vão se pós-graduar.

    1. E digo mais quanto à atuação das MULHERES nisso

      Pelo menos Carmem Lúcia, indicada por FHC, pode-se dizer que tenha agido coerentemente, e de modo leal, mesmo tendo sido injusta, foi de alguma forma digna. Mas Rosa Weber, francamente, que decepção ! Não é bem esse tipo de postura feminina que se espera quando defendemos maior participação das mulheres no poder. Será que essa senhora não tem família, não tem filhos e netos a educar ? Como pode, em sã consciência, ter condenado SEM PROVAS, sem convicção de culpa, como fez, dura e friamente, com JP Cunha ? E depois ainda, não fosse isso suficiente, não ter tido a mesma coragem de julgar os tucanos, com fartura de provas isentas de ideologia ? A senhora Rosa Weber muito envergou Dilma, que foi quem a indicou, e a todas nós mulheres, não é bem esse tipo de mulher que queremos no poder.

      1. Nilcemar,a Carmem Lúcia, no

        Nilcemar,

        a Carmem Lúcia, no caso do jp cunha, considerou que era errado sacar dinheiro na boca do caixa e que era uma crueldade com a mulher que ela tenha feito o saque. Ou seja, quando se julga pela cara qualquer coisa serve.

      2. Vergonha

        Acredito que toda a mulher brasileira que se orgulha da sua carreira e de seu crescimento social deva ter sentido vergonha pela postura fraca da Min. Rosa Weber.

  4. Transmissão de julgamento ao

    Transmissão de julgamento ao vivo  na TV dá nisso. Juízes viram “celebridades” e a Justiça vira figurante sem função.

    Nem nos EUA, terra que adora transformar tudo em espetáculo, a Suprema Corte permite que seus julgamentos sejam transmitidos. Nem fotos podem ser tiradas e divulgadas. Dessa forma não há Batman que se crie.

    A mídia tem que se virar com ilustrações. E já é muito.

     

    1. Aquí o buraco é mais embaixo,
      Aquí o buraco é mais embaixo, juízes são promovidos a celebridades, mas desde que forneçam matéria e sigam as instruções políticas da mídia patronal, caso contrário como Levandowsky são quase ridicularizados.
      A máquina pública serve vergonhosamente a imprensa cartelizada.
      É esdrúxulo, mas não causa escândalo como “certos” órgãos de imprensa obtém gravações “exclusivas” utilizando a estrutura do estado, instituições policiais, judiciárias, etc., imagens, gravações, matérias feitas com o uso do bem público, informações e material fornecidos irregularmente e indevidamente por maus funcionários públicos pagos por nós.
      Num país sério seriam sumariamente demitidos a bem do serviço público e processados por desvio de conduta, e “certa” imprensa questionada inclusive na justiça quanto ao uso privado da máquina pública, isso caso existisse um mínimo de moral.
      Como assim obter matérias, gravações e imagens feitas por funcionários e instituições públicas para faturamento privado como “matérias exclusivas”? Com que direito?
      E o direito de uso partidário-eleitoral de matérias e imagens fornecidas indevidamente que a imprensa majoritária se apropriou? São legais?
      Quem não lembra das imagens de dinheiro apreendido pela PF usadas como arma eleitoral?
      Até simples reportagens se valem do bem público para uso e faturamento privado. Por exemplo:
      http://partidodaimprensagolpista.files.wordpress.com/2012/01/pinheirinho-03-privilegio-do-pig.jpg
      A falsa moral impera na imprensa, é assustador, e a sociedade brasileira assiste, parece, impassível.

  5. é sempre a midia a culpada

    é sempre a midia a culpada por tudo

    o STF é indicado quase todo pelo PT

    os caras sao todos de maior e doutos em direito ( em tese né? rs )

    mas entre assumir a cagada do PT na indicaçao e que eles os tais magistrados  ja podem responder por seus atos , é sempre mais facil bater na midia né?

    a esquerda boçal + a direita boçal ( Olavo de Carvalho ) tem um  fetiche com a midia

    o remedio para eles?

    a esqeurda sonha com uma midia ” plural ” como a que vemos na Coreia do Norte, China ou Cuba…rs

    a direita do Olavo de Carvalho que afirma que a midia liderada pela globo esta em campanha para gayzistas e para o Brasil virar comunista, acho que seria algo como os jornais da Espanha de Franco

    Enfim eu nao sei porque os dois grupinhos nao se gostam mas é intrigante como eles podem pensar tao mal da midia por motivos diametralmente opostos né?

    rsrsrsrs

    1. há salvação!
      Coronel Lalado28 de dezembro de 2013 at 18:37

      Caro Hill, professor D’Almeida Prado, reflexivos membros da liga pela volta da ethica na política,

      Sim é verdade, o Helicóptero comeu um darf e se transformou em um lindo coleóptero rola bosta nas páginas do PIG, local dos mais modernos contos de Green onde vivem os comentaristas encantados.

      Mas dado o grau de corrupção da grande maioria do povo, que se vende por qualquer bolsa fámilia, atendimento médico ou transporte público nossa única esperança é a volta das manifestações contratudoistoqueaíestá.

      Deus há de nos socorrer e as manisphestacções ocorrerão contra os partidos que aí estão, pelo fim dos postes, pela ethica na política, pela volta das capitanias hereditárias, pelo valor do voto multiplicado pelo valor do darf, ou, para evitar constrangimentos, multiplicado pelo valor das posses e benz (excepto o MST).

      Oremos na virada.

      http://www.hariovaldo.com.br/site/2013/12/28/reflexoes-de-final-de-ano-parte-ii/

    2. É mesmo, né, Leonidas? Esse

      É mesmo, né, Leonidas? Esse magistrado que assina o texto é um esquerdista/petista desnaturado. Deve ser também coreano ou cubano. 

      rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr………………………..

      1. Interessante…rs
        A condiçao

        Interessante…rs

        A condiçao de magistrado nao vale para avalizar a decisao dos componentes do STF , mas cita-la para valizar a opiniao ( que lhe convem ) vale?

        Ah JB vc ja fez coisa mais inteligente heim?

        rsrsrsrs 

  6. Esta aberração promovida pelo

    Esta aberração promovida pelo STF e a mídia não pode ser esquecida, temos que divulgar material como este, pois tem muita gente, desinformada que ainda pensa que o mensalão foi pior caso de corrupção da historia brasileira e que Joaquim Barbosa é uma agente da moralidade e herói anti-corrupto.

    O papel da mídia alternativa  é importantissímo para desfazer a farsa e desmascarar O “batman” ou capitão do mato como alguns  o chamam.j

  7. O STF: Uma corte de exceção como regra.

    migos,

    Ninguém mais duvida da influência da mídia nos trejeitos, caras e bocas dos juízes do STF durante o julgamento da ação 470, e o quanto foi conveniente o calendário dos atos ali encenados.

    Mas o mais grave não é esta promiscuidade entre judiciário e a pressão de determinados setores com mais capacidade de volcalizarem suas demandas.

    Alguém já disse lá embaixo, e em outro post (sobre o livro de Luis Flávio Gomes) algo que também vai nesta direção, isto é: que sempre houve um espaço reservado no senso comum para movimentos de manada (seja da mídia, setores dela, parte da sociedade, ou sua maior parcela) tragicamente correnspondidos por legisladores, e também por juízes.

    Não raro, mandatários executivos também tendem a reagir a eventos que alimentam a comoção popular.

    Esta é a nossa sociedade do espetáculo.

    No entanto, no caso do STF, e do Poder Judiciário, eu venho há dias repetindo a mesma cantiga:

    Não se trata de um episódio isolado, ou seja, “um ponto fora da curva”(como dizem alguns), onde o STF e o Poder Judiciário deixaram de ser comportar, excepcionalmente, como uma vanguarda progressista e destinada a significar nossos melhores modos civilizatórios, ao contrário: nosso Poder Judiciário e sua corte mais alta são os esteios permanentes da estrutura conservadora de poder, dos privilégios da elite, do reacionarismo que imobiliza mudanças.

    Esta é a natureza do Judiciário e do STF. Sempre foi assim, e sempre será, se nada fizermos, e tanto fez ou fará quem escolhermos para sentar naquelas cadeiras, pois a movimentação do escolhido se faz para ser aceito entre os seus pares, e não para corresponder às expectativas de quem o indicou. Esta é a conformação deste poder tão atípico dentre outros de caráter democrático e eleito: o Poder Judiciário.

    Por ser formatado desta maneira, quase como um “poder moderador”, ora instrumentalizado pelas elites, ora agindo em nome destas, temos uma corte que sempre tratou os políticos antissistema como párias, e os integrantes das classes mais pobres com absoluta indiferença, enquanto sempre reservou aos mais ricos e seus prepostos todos os direitos e celeridade possíveis, como imaginar que eles se portariam com decoro e senso de justiça com políticos do PT e de sua base?

    Favor não confundir senso de justiça e decoro com celebração a impunidade. O que se esperava aos acusados não eram “facilidades”, mas apenas o que lhes era devido: um julgamento justo, que deveria começar com o ataque nos juízes a denúncia oferecida pelo MPF, um monte de asneiras, que em nenhuma outra situação, em nenhuma outra corte ao redor do planeta (talvez na Coreia do Norte, como sempre invocam os olavetes e jabouristas) seriam tratadas como peças acusatórias sérias.

    Como diz o ditado: o que começa mal, nunca termina bem.

    Digo e repito:

    Foi o STF que manteve a absurda lei de anistia.

    Foi o STF, MP, e o Judiciário que ajudaram os neoliberais a criminalizar cada movimento social deste país, desde sindicatos dos petroleiros, MST, professores, SEM TETO, etc, enquanto de outro lado, silenciaram para cada lance da privataria.

    Foi o STF que soltou Daniel Dantas em tempo recorde e aniquilou a Operação Satiagraha.

    Foi o STF que liberou o médico estuprador.

    Foi o STF que liberou Cacciola, que só foi preso lá fora por um golpe de sorte.

    Foi o STF, o MP e o Judiciário que se calaram durante 25 anos de tortura e arbítrio.

    É esta estrutrura que permite que 65% dos presos sejam pretos e a quase totalidade de todos eles (pretos e brancos) sejam pobres.

    Então, caros amigos e amigas, vamos combinar que o STF na ação 470 seguiu, rigorosamente, o roteiro imposto por sua natureza, é claro, com toda a perfumaria midiática, mas ainda assim, um STF autoritário, covarde, conservador, excludente e tendencioso, como sempre.

    Uma boa maneira para refletirmos e mudarmos aquilo que nos incomoda é começarmos a chamar as coisas pelos nome que elas têm.

    E o STF é isto. A mídia só dramatizou e ampliou as entranhas do monstro. Mas ele sempre esteve lá.

  8. O melhor juri foi o do Silvio

    O melhor juri foi o do Silvio Santos. Tá certo que teve tambem o do Flavio Cavalcante, mas o do Silvio era especial. Nele cada jurado tinha a sua musiquinha, assim era com Decio Pittinini, Elke Maravilha, Flo, Pedro de Lara, inclusive Sergio Malandro. É um absurdo o supremo ter um juri sem vinhetas para o programa e também para os mui dignos.

    Considero um absurdo nós pagarmos pelo funcionamento do supremo e eles nao terem qualquer cuidado de produção, tudo seco, sem vinhetinhas para a entrada dos mui dignos, um absurdo.

    Se for por falta de produção, com certeza a globo participa mais um pouco, além do que já tem participado, e bola umas coreografias com trocas de luzes para as entradas dos distintos.

    Desta forma como seriam as vinhetas para os seguintes briefings: 

    1 Como a legislação me permite eu condeno.

    2 A verdade é uma quimera.

    3 O pedinte de vaga

    3 Os capangas sem Lampião.

     

  9. Judiciário fraco ou conivente?

    Esta é a pergunta. Se o judiciário se submete à imprensa ele é fraco ou conivente? Um voto que diz que não possui prova cabal(lei) mas a literatura juridica permite(?) condenar, é o mais significativo.

  10. O plenário do STF não cedeu a

    O plenário do STF não cedeu a pressões da mídia e sim, cumpriu o determinado por ela desde o início. Já disse mil vezes aqui mesmo no blog que os ministros, sequer, tiveram a curiosidade de dar uma lida em algumas partes do processo. Votaram pelo que ouviam na TV, já que os votos já estavam decididos. A única coisa que tinham que fazer era dar aquele showzinho ao proferir os votos e, convenhamos, nem isso fizeram direito. Foi vergonhoso a ponto de terem que pedir para que parte de seus votos fossem suprimidas…. Na sessão do dia 13/11 ( aquela em que JB anulou o plenário para poder trancar os réus de qq jeito ), isso restou evidente.  Qdo JB propôs a questão de ordem acerca da prisão imediata dos réus, considerando o trânsito em julgado parcial, seja lá o que isso signifique; veio a plenário o requerimento do PGR no mesmo sentido. O requerimento havia sido protocolado as 18h do dia anterior, JB despachou ( junte-se ) e o requerimento foi juntado; o que fez o plenário, apesar dos apelos da defesa e das explicações de Lewandowski e MAM? Concluiu que como caberia ao relator, de ofício, a decisão, não importava o requerimento do PGR, ou seja, não havia necessidade das defesas se manifestarem acerca de um requerimento da parte contrária, juntada pelo relator. O Estado pede a prisão imediata dos réus e as defesas não precisam ser ouvidas. Ora, pq não comeu, jogou no lixo ou embrulhou peixe com o requerimento? Juntar e não permitir que a outra parte de manifeste é só mais uma das infinitas aberrações desse julgamento. Mas a parte mais legal, como sempre, foi ver as explicações… JB… mas eu nem li esse requerimento; despachei e juntei sem ler… aliás soube do requerimento pela TV… Carmem Lucia, piorando um pouco… eu tb não sabia… soube pela ministra Rosa que tb soube… pela TV….???????????????? Ou seja, se a TV não comunica aos ministros o que está acontecendo no processo, eles ficam por fora mas ainda assim, se acham aptos a dar pitaco pq foi só isso que eles fizeram até agora; dar pitaco no julgamento da Globo. O país paga magistrados a peso de ouro para dizer na nossa cara que a TV é que comanda o show. O Julgamento da AP 470, parou o STF, as sessões eram seguidas e diárias para facilitar a vida da emissora de TV que, a essas alturas é a única que terá todo o julgamento sem edições. Hoje, no FB, uma postagem pedia paciência  JB sairá em março e o ministro Lewandowski, assumirá a Corte. Tudo bem, acontece que o resto da Corte não é muito melhor que JB, não.  É bem verdade que o país volta a ficar em paz pq o vice-presidente tem a real dimensão do cargo que ocupa, ao contrário dos demais que estão ali para enfeitar as poltronas da Corte e não tem qq responsabilidade com o país e menos ainda qq compromisso  com o Direito. Em que pese o respeito que tenho por mais 2 1/2 ministros da Casa, o correto seria colocarem seus cargos a disposição do Governo, aposentarem-se, fugirem do país… sei lá qq coisa bem distante da ousadia de julgar alguém depois desse fiasco. Que venha logo o Ministro Lewandowski e que esses três meses não levem 10 anos para passar.

    1. Eita, Cristiana, que gosto

      Eita, Cristiana, que gosto muito de seus comentários!
      A propósito, aposto um helicóptero lotado de “insumos agrícola” que os 2 e 1/2 juízes são: Lewandowski e Teori mais metade de Barroso.

  11. A GLOBO, O ÓDIO, A TORTURA E O ASSASSINATO

    A GLOBO, O ÓDIO, A TORTURA E O ASSASSINATO

    (*) Neste texto GLOBO significa imprensa golpista brasileira.

    Pode-se supor que a GLOBO não saiba o que é uma rebelião num presídio brasileiro? Que não saiba quanto custa o assassínio de algumas pessoas nas estocadas anônimas das penumbras de uma tal situação? Ou que não saiba como encomendá-lo de astutos criminosos, dentre rebelados ou agentes do estado?

    Então, quando a GLOBO incentiva a revolta num presídio brasileiro, dizendo que ela pode decorrer de privilégios de petistas ali presos, é possível achar que é isso mesmo, a GLOBO deseja apenas retirar privilégios dos petistas presos?

    Como, cinicamente indignados, anunciam seus jornalistas, trompetistas de uma nova era?

    E então deve-se apenas discutir com a mão de obra da GLOBO, item a item, que privilégios são estes?

    Sem atentar que o desejo incontido da GLOBO é provocar rebelião mesmo, e com ela o assassinato de petistas presos? E alguém ignora que isto favorece o objetivo último da GLOBO, que é despertar o ódio na sociedade brasileira, criando as condições para golpear mais um governo trabalhista?

    Pode-se enxergar qualquer escrúpulo da GLOBO quanto a isto, esquecendo que apoiou e colaborou explicitamente com a tortura e assassinato de opositores na ditadura?

    Quem protege Joaquim Barbosa, o notório carrasco torturador (e potencial assassino) de José Genoíno?

  12. Que é tudo armação  até o

    Que é tudo armação  até o Leonidas sabe, mas a armação  tem embutida uma provocação: Reaja PT !

    reaja, pois se não vai no voto vai a “golpe paraguaio”, interfira  PT!? Que droga,esses petralhas não

    dão o  álibi, esta passando o tempo.

    1. Morallis, também acho que a

      Morallis, também acho que a maior motivação da grande mídia além de causar estragos na popularidade do PT, sempre foi essa oculta tentativa de uma reação petista, onde se encaixasse mesmo que por distorção absoluta, um massacre midiático expressando o “vetor ditatorial do PT”, e uma convulsão social que se tornasse um caos tão grande, a ponto de um golpe ser articulado, ou “novas eleições emrgenciais”, ou jogarem mesmo, o país na desordem, culpando o PT pela crise.

      Não foi à tôa que Gilmar Mendes, esse crápula, “chamou Lula às falas” – um ingênuo teria dado a crise de bandeja para a oposição e a mídia, Lula percebeu tudo e se calou, optando pela normalidade democrática. Quem tem 70% de popularidade, não precisa de crises, ou arroubos de orgulho! Eles é que estão desesperados, eles é que perderam o controle que tiveram por décadas, sobre o país.

    1. Isso eu não sabia. Sabia do

      Isso eu não sabia. Sabia do caso do  filho do Barbosa. Esses ministros foram cooptados, mais do que vítimas de pressões e ameaças.

      1. Creio que haja um misto de

        Creio que haja um misto de cooptação e chantagem, isso não se sustenta há

        o “fator humano” , a casa cai e não demora.Problema é saber como ficam   as

        instituições após uma possível derrocada..terra arrasada?

          1. GLOBO FARÁ SÉRIE SOBRE A MÃE

            GLOBO FARÁ SÉRIE SOBRE A MÃE DE JOAQUIM BARBOSA

            :

             

            Depois da capa da revista Veja com a foto do ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, ainda criança, com a chamada “O menino pobre que mudou o Brasil” e da extensa cobertura da mídia sobre o julgamento da Ação Penal 470, com transmissão em tempo real das sessões pelos sites e pela Globo News, a TV Globo prepara agora uma série para o Fantástico, seu principal produto aos domingos, para contar a história da mãe de Joaquim Barbosa; relações de ministro com Globo são muito boas; ele até emplacou o filho como produtor do programa de Luciano Huck; mais uma parte do projeto político-eleitoral de Barbosa em curso?

             

            29 DE DEZEMBRO DE 2013 ÀS 13:54

             

            247 – A Globo prepara uma série sobre mães, para exibir no próximo ano, no Fantástico. Uma das histórias que a emissora quer contar é a da mãe do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que ganhou ampla notoriedade desde o julgamento da Ação Penal 470, o “mensalão”. Já existem negociações com a mãe do ministro.

            As relações de Barbosa com a Globo são muito amistosas. Além da cobertura extensa sobre o julgamento da AP 470, com exibição em tempo real pela Globo News, o ministro conseguiu emplacar o filho na produção do programa “Caldeirão do Huck”, de Luciano Huck (leia mais aqui). 

            Projeto da Globo com a mãe de Joaquim Barbosa é levado adiante num momento em que se especula muito sobre a possibilidade de Barbosa disputar eleições em 2014, podendo ser, inclusive, candidato a presidente da República. O presidente do PSB, no Rio, deputado federal Romário, já fez um convite público a Barbosa. Programa da Globo sobre a mãe do ministro pode ser um mecanismo eficiente para dar a ele mais popularidade. E deve ter o mesmo tom emotivo e triunfalista já usado pela revista Veja, que colocou em sua capa uma foto de Barbosa ainda criança, com a chamada “O menino pobre que mudou o Brasil”. 

            A série, intitulada “Mães coragem”, está sendo preparada pela apresentadora Cissa Guimarães com a diretora Patrícia Guimarães. A informação é da jornalista Patrícia Kogut, do jornal “O Globo”. Ao que parece, projeto político-eleitoral do ministro envolve toda a emissora – desde o jornalismo até as equipes de entretenimento.

             

             

             

             

          2. Bicheiro !

            Passei por um bicheiro, fézinha de final de ano orientada pela Mãe Dinah, e  foi puxado um papo onde um senhor bem idoso, ao falar de política disse que o único cara confiável no país era o Batman Barbosa. retruquei e disse que o Jefferson está solto e o velhinho disse que ele merece estar solto por ser alcaguete e o escrevente do bicheiro retrucou que deveria estar fuzilado, pela lei do bicho, por trair  os seus “amigos”.

            Não sei se com esta história real o Batman está se popularizando ou se ridicularizando como herói dos frequentadores do bicho ou herói dos velhinhos “maria- vai -com -as- outras do Fantástico”. Também é triste ver como um brasileiro, velhinho, acha que tudo que não deu certo na vida dele tem um culpado e que um herói, como o Batman, vai salvá-lo e valorizá-lo. 

            O carma do Batman vai ser impagável !

  13. Muito já se falou e muito

    Muito já se falou e muito ainda se falará sobre o tal mensalão.Pouco se falou ou não se falou o suficiente,fundamentalmente no sentido de alerta,que e o foco do meu comentário,que foram no meu entender,os dois maiores de erros de Lula e de seu governo,as nomeações de Ayres de Brito e Joaquim Barbosa para o STF.Um animal político como Lula não podia,não devia ter cometido erros dessa monta.Nao tenho dúvidas em afirmar que foram erros primários e por isso mesmo quase fatal para o governo e o PT.Ayres de Brito um advogado medíocre,um escritor poeta de literatura de cordel,mal intencionado.Nomeado a pedido do falecido Gov.Deda.Ora,todos são nomeados a pedido ou indicados por alguém.Como um Governo com todo aparato de informações e contra-informações não saber que Ayres de Brito não reunia as mínimas condições para ser um Ministro do STF.Os mesmos fatos se repetiram e de forma ainda mais amadora ocorreram por conta da nomeação de Joaquim Barbosa.No propósito de se nomear um negro com notório saber jurídico para o STF,procura um amigo,no caso o Frei Beto,e o encarrega da tarefa.Visivel falta de bom censo.Chega-se a Joaquim Barbosa(se diz que o primeiro contato deu-se em um voo),currículo invejável,cursos no exterior,se dizendo petista de carteirinhae coisas que tais.Levado Lula,a tragédia se materializa.Ora,contra Joaquim Barbosa já existia acusações gravíssimas por conta da sua separação conjugal.Por essas acusações,já devia ser descartado imediatamente.Joaquim Barbosa não se tornou um impostor da noite para o dia.Seu comportamento doente já era conhecido.Os dois nomeados fatalmente chegariam a Presidência do STF.Nomeacao de um Ministro para a mais alta corte,não e uma ação entre amigos.Quanto está nos custando esses erros.Lula mudou a face do Brasil.Avancamos anos,talvez décadas,contudo as nomeações desses déspotas e um preço imensurável que estamos pagando,meu caro e nobre Luis Nassif.

  14. NSA e AP 470

    “A NSA já reuniu dados para chantagem espionando o acesso de muçulmanos radicais a pornografia digital. Também interceptou eletronicamente um congressista norte-americano sem possuir um mandato judicial. A capacidade de reunir informações sobre juizes federais, dirigentes do governo e candidatos presidenciais fazem com que os esquemas de chantagem de J. Edgar Hoover, no FBI da década de 50, parecerem tão pitorescos quando as meias soquete e saias poodle da época.”

    *Trecho do post:”E se o Grande Irmão controlar a internet?”

    ————————-

    Dado o comportamento dos Ministros do Supremo, nas questões relativas  à AP 470, creio ser bem razoável pensar que eles estão sendo pressionados por forças outras, além da já *’imensa chantagem midiatica’. (*E uma imensa e coordenada campanha midiática, como a do “mensalão”, não se sustenta durante 8 anos sem um poder central comandando)

    Forças que na verdade atuam em conjunto, de um lado uma mídia “à serviço”, pressionando e lembrando os juízes do STF, do seu próprio  poder de condenação ou louvação noticiosa, de favores vs perseguição… E do outro lado, fatos concretos e embaraçosos sobre a vida dos ministros do STF, levantados por orgãos como a NSA estadunidense…Porque ninguem se engane: A luta pelo poder de comandar o Brasil, através da colocação de títeres no poder…É parte das prioridades geopolíticas de Washington (prática implementada aonde conseguem, ao redor do Globo), uma vez golpistas, sempre golpistas!

    E as espionagens da NSA no Brasil, abrangendo entre muitas outras coisas, a Petrobrás, o Governo Federal e a propria Presidenta…Só fortalecem esta tese de pressão chantagista, da dupla NSA/mídia, sobre os juízes do STF…

    Nesta questão da AP 470, as forças envolvidas, os interesses, o  jogo do poder,  são mais do que nacionais/regionais!

  15. Lendo a informação da colega

    Lendo a informação da colega Nilva de Souza,de que o filho da Ministra Rosa Weber e empregado da Globo,as nomeações de Ministros para o STF feitas pelo Governo Petista,tomam contornos de uma verdadeira”tragédia grega”.Essa nem Aristoteles conseguiria explicar,meu caro Luis.

  16. ‘o preso não pode escolher’

    Barbosa: chance de Genoino voltar para cadeia é ‘forte’

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou neste sábado, 28, que a chance de o ex-presidente nacional do PT e ex-deputado José Genoino (SP) voltar para a cadeia é “forte”. Barbosa disse ainda que “o preso não pode escolher” ao livre-arbítrio e conveniência onde cumprirá a pena que lhe foi definitivamente imposta. A conclusão consta da íntegra da decisão divulgada neste sábado, ao negar pedido de Genoino de ser transferido para São Paulo a fim de cumprir, provisoriamente, pena domiciliar.

    Na decisão, que foi tomada nesta sexta-feira, 27, o relator do processo do mensalão deu prazo de 90 dias de prazo, contados desde 21 de novembro, para Genoino ficar em prisão domiciliar em Brasília. Ele está na casa de um contraparente. Ao fim desse prazo, Barbosa decidirá, após reavaliação do estado de saúde, se o ex-presidente do PT voltará a cumprir pena na prisão em regime semiaberto pela condenação por corrupção ativa.

    A defesa do petista tenta assegurar prisão domiciliar para ele, que passou por cirurgia cardíaca no meio do ano. A transferência dele, ainda que provisória para São Paulo, tinha por objetivo retornar para a cidade onde está sua única moradia e a família. A defesa argumentou que o apartamento da filha em Brasília é “muito modesta e de apenas um cômodo” sem “condições espaciais de abrigá-lo”. A filha de Genoino, Mariana, mora em um apartamento duplex de 60 metros quadrados, em edifício com academia, churrasqueira, dois salões de festas e espaço gourmet.

    Os advogados do ex-presidente do PT argumentaram também que, no dia 7, Genoino tem consulta e exames pré-agendados no Hospital Sírio-Libanês, sob a supervisão do médico Roberto Kalil Filho. No despacho, Barbosa afirmou que a prisão domiciliar do ex-presidente do PT é meramente provisória e que o quadro de saúde tem apresentado melhoras desde a detenção. “Como indica a própria defesa, seu estado de saúde está evoluindo e, mais do que isso, todas as informações existentes nos autos indicam que sua condição atual é compatível com o cumprimento da pena no regime semiaberto, dentro do sistema carcerário”, disse.

    O relator do mensalão acrescentou que, no dia 26 de novembro, o próprio Genoino havia pedido a desistência dos pedidos para ser transferido para um presídio em São Paulo, tendo em vista que o condenado aceitava cumprir a pena no Distrito Federal. Barbosa destacou que é “firme” o entendimento do Supremo segundo o qual não existe direito do condenado “à transferência para estabelecimento penal de sua preferência, ainda que com fundamento em alegada proximidade de seus familiares”.

    “Noutras palavras: o preso não pode escolher, ao seu livre-alvedrio e conveniência, onde vai cumprir a pena que lhe foi definitivamente imposta”, afirmou. Na decisão, Barbosa disse ainda que a transferência “fere o interesse público” porque a prisão domiciliar é provisória e é “forte a probabilidade do seu retorno ao regime semiaberto ao fim do prazo” de 90 dias.

    O presidente do Supremo frisou que a reavaliação do estado de saúde de Genoino deverá ser feito em Brasília e não em São Paulo, como quer a defesa. Ele observou que, caso queira trazer o médico da preferência para realizar exames necessários no Distrito Federal, deverá arcar do próprio bolso.

    Fonte: Agencia Estado | 28/12/2013

     

  17. Casos Especiais

    Ego suficiente possui o Marco Aurélio, que conta com holofote particular e microfone que o seguem do alto como se fosse a nuvenzinha da família Adams. Desejo de aparecer possui o Fox, com a sua guitarra. Ambição possui o Gilmar “Dantas” Mendes, que sonha com ser o FHC (até tenta falar parecido – impostando a voz com graves profundos alternados com alguns agudinhos). Barbosa está exausto e acuado, carregado de estigmas e de pecadinhos que o transfiguram, e que o deixaram vulnerável para o PIG. A melhor imagem do Barbosa é daquele sujeito nervoso, suando frio, com uma pastinha na mão com títulos em inglês (saiu na TV no ano passado), provavelmente com as instruções (script) dos seus verdadeiros patrões.

  18. Estamos  vivenciando um jogo

    Estamos  vivenciando um jogo onde a ap.470 seria   a vantagem esmagadora “deles”

    digo deles e não oposição clássica pois  fica  cada vez mais claro que a mesma    já não   faz

    parte da partida , foi substituida  a muito tempo, permanece alegoricamente perdida no banco

    tambem chantageada. Viver de teorias conspiratórias é   prazeiroso,diria um tanto   ” alienante

    mas nesse momento basta  olhar para traz calmamente que é possével enxergar  bem o ângulo  

    da “partida”.Os passos do PT são bem fundamentados , até a compra dos “caças” faz parte  da

    estratégia de jogo, a ap.470 lembra muito um gol com a “mão”, seguida de uma a virada de jogo

    por “10 a  1  no segundo tempo que  foi o programa mais médicos. Divertido! Contra um  

    golpe institucional planejado ,   nada melhor que a inclusão como  contra-golpe constante.

  19. Muita água vai passar por

    Muita água vai passar por debaixo da mesa do STF no suposto julgamento do suposto mensalão.

    O que interessa é que o Brasil está bem economicamente e politicamente.  Politizando sistematicamente a população. Acho que a eleição do Haddad no ano passado disse bastante coisa.

    O que está em jogo neste momento é a eleição do ano que vem. A direita está desesperada, e vai partir para o tudo ou nada. Este circo chamado julgamento do “mensalão” é o que eles mais investiram e não vão virar a página, ao custo de tirar votos deles.

    O que o pt deve fazer é o que vem fazendo, ou seja, governar para os mais pobres, em aliança de setores das elites e, aos poucos (bem devagarzinho, pois não é possível enfiar nem uma segunda marcha) vamos eliminando um a um.

    O vento da fala da presidente ontem quebrou mais de cem tíbias dos urubus de plantão.

  20. Petistas olham no espelho

    Lamentável ver esses petistas roxos choramingando, sem ter a humildade em reconhecer que foram traídos por representantes que os enganaram durante anos. Me lembra até os malufistas…

  21. Absurdo!!

    Toda sentença punitiva é injusta. Para o condenado ela será sempre maior do que ele merecia, ainda mais no caso dos mensaleiros, que uníssono na cantilena de que são inocentes, nada fiz ou nada vi. O problema mais interessante nisso tudo, é que o partido político que está no poder parece que comprou a briga de certos membros do mensalão por se tratar de integrantes da sua cúpula e numa queda de braço com a Suprema Corte, atribui sua má sorte à oposição. Não acredito que a mídia teve influência na decisão da corte máxima, tanto é verdade que o Ministro Celso Melo, em voto, foi contrário à tudo e a todos sem ceder a qualquer fator externo. Agora, quanto à opinião de certos “juristas”  é natural que uns seja a favor ou contra. Niguém é obrigado a comprar livro deste ou daquele jurista e acampar suas idéias. O Brasil está recheado de juristas famosos e nem todos compartilha com o pensamento deste.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador