Sugerido por Támara Baranov
Da Folha
No agreste, pacientes agradecem médicos cubanos de joelhos
DANIEL CARVALHO
ENVIADO ESPECIAL AO INTERIOR DE PERNAMBUCO
A demanda de médicos no interior do país é gigantesca e a cubana Teresa Rosales, 47, se surpreendeu com a recepção de seus pacientes em Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.
“Eles [pacientes] ficam de joelhos no chão, agradecendo a Deus. Dão beijos”, afirma a médica, que atendeu 231 pessoas neste primeiro mês de trabalho dos profissionais que vieram para o Brasil pelo programa Mais Médicos, do governo federal.
O posto de saúde em que Teresa trabalha fica no distrito de São Domingos, região pobre e castigada pela seca.
Durante os últimos quatro anos, o posto não tinha o básico: médicos. Até o final de setembro, quando Teresa chegou ao distrito, quem andava quilômetros de estrada de barro até chegar à unidade de saúde sempre voltava para casa sem atendimento.
A situação se repetia a algumas ruas de lá, no posto onde o marido de Teresa, Alberto Vicente, 43, começou a trabalhar em outubro.
Daniel Carvalho/Folhapress
O médico cubano Nelson Lopez em Frei Miguelinho (PE)
O médico cubano Nelson Lopez em Frei Miguelinho (PE)
“Foi Deus quem mandou esse homem. Era uma dificuldade, chegou a fechar o posto por falta de médico”, disse a aposentada Isabel Rocha, 80, que agora controla o diabetes sob orientação médica.
Alberto e Teresa integram um grupo de 400 cubanos que chegaram pelo Mais Médicos na primeira etapa do programa. Outros 2.000 dos seus conterrâneos começaram a trabalhar no dia 4 de novembro, 76 deles em São Paulo.
Uma terceira leva de 3.000 médicos da ilha chegou esta semana a cinco capitais. A previsão é que eles comecem a trabalhar em dezembro.
Eles têm alimentação e moradia fornecidas pelas prefeituras e recebem por mês entre R$ 800 e R$ 900 do governo federal. O restante da bolsa de R$ 10 mil mensais é distribuído entre parentes dos médicos e o governo cubano.
ATENDIMENTO
Alheia à polêmica salarial, a população lota os postos que há um mês estavam vazios, já que não havia médicos.
A agricultora Maria Inácia Silva, 69, havia visto um médico pela última vez em 2005.
Ela se disse impressionada pela forma como foi atendida pelo cubano Nelson Lopez, 44, novo médico do povoado de Capivara, em Frei Miguelinho (PE).
A diferença no atendimento está desde a organização dos móveis: a cadeira do paciente fica ao lado da mesa do médico, para que o móvel não seja uma barreira entre eles.
“Gostamos de examinar o paciente, dedicar um tempo a ele, considerá-lo gente”, disse Lopez.
As filas e as consultas são longas. Ainda estava escuro quando Maria Inácia Silva chegou ao posto e ela só foi atendida na hora do almoço.
Passou cerca de meia hora no consultório e finalmente soube que as dores que sente se devem ao reumatismo.
“Ele é ótimo médico, apesar de estrangeiro. Em 69 anos, nunca vi um médico tão bom”, disse Maria Inácia.
BRAGA-BH
12 de novembro de 2013 6:33 pmMais médicos
Vai ser difícil o discurso de Aécio e Osmarina criticando as açoes do governo federal. Qualquer coisa que disserem de diferente do que este povão está falando aí será medido nas urnas em 2014.
Djalma Santos
12 de novembro de 2013 7:22 pmQuando questionado sobre a
Quando questionado sobre a vinda dos médicos cubanos, o cínico do governador de Pernambuco, disse o seguinte: Isso é falta de planejamento.
Fala isso pra Isabel Rocha de 40 anos, que fica de joelhos, agradecendo a Deus por ter médico no posto.
leonidas
12 de novembro de 2013 7:23 pmDeploravel o uso descarado de
Deploravel o uso descarado de argumentaçao falaciosa para justificar o programa
É obvio , elementar que o sertanejo ( VITIMA da OMISSAO DELIBERADA E MÁ INTENCIONADA ) de TODOS os governos agradeceriam de joelhos , alias qualquer pessoa sem acesso a medico faria algo assim
E vergonhoso alguem ter o despudor de relatar o agradecimento de pessoas , cidadaos jogados na miseria ( por anuencia dos governantes – PT incluso- para nao mexer no interesse de seus aliados ) para a partir disso reduzir a questao a uma luta de mocinhos contra bandidos
Hoje todos os medicos formados que estao sendo julgados, muito muito provavelmente militaram em causas progressistas chamando os outros de integrantes da elite, hoje eles sao a elite apontada de forma sofismatica pelo governo como pessoas insensiveis que nao querem atender os mais necessitados…rs
lenita
12 de novembro de 2013 7:39 pmPelo amor de Deus, meu senhor
Pelo amor de Deus, meu senhor ! “uso descarado de argumentação falaciosa para justificar o Programa”. Quer dizer que a seu ver, deveria continuar tudo na mesma?.
” É vergonhoso alguem ter o despudor de relatar o agradecimento de pessoas” Despudorado é alguem ser contra o programa, que visa dar algum alento aos eternamente abandonados. Quer dizer que, a seu ver, deveria continuar tudo na mesma?
“Reduzir tudo a uma luta de mocinhos contra bandidos”. Na opinião de tão ilustre figura , Quem se mostrou ser o bandido ?
” Elite apontada pelo governo como pessoas insensíveis, que não querem atender os mais necessitados”.Com certeza o governo contratou pessoas p/ colocarem uma arma na cabeça dos médicos p/ que eles assinassem o ponto e não trabalhassem, ou que recebessem por 4 hs e trabalhassem apenas 15 min.
Eu gostaria mt de saber de que Blog o sr. colou o seu depoimento? Pode ser?
leonidas
12 de novembro de 2013 8:08 pmsomente sua condiçao de
somente sua condiçao de integrante do fã clube governamental poderia deduzir que ter ressalvas ao FORMATO do mais medicos tem relaçao em querer que tudo continue na mesma
alias a cara de PAU do governo é tamanha que passados 12 anos de governo onde eramos uma ” superpotencia ” o ministro da saude e o PT descobriu que o descalabro e descaso com a saude era tao grande que exigia para “ontem ” a importaçao de milhares de medicos
Onde estava a necessitade dos sertanejos nos ultimos 10 anos?
Estava tudo bem antes?
Pq só agora a necessidade é tamanha que justifica trazer medico cubano para financiar a ditadura caribenha?
como voce pode ver colega a desfaçatez no assunto nao é minha nao…rs
Guto Lenartovich
12 de novembro de 2013 8:18 pmQue tentem explorar
Que tentem explorar politicamente uma causa nobre, é questão de pudor. Que coloquem seus interesses políticos acima dos interesses das pessoas que necessitam de assistência médica, é um crime contra a cidadania.
Marly
12 de novembro de 2013 8:23 pmOs 10 anos!
Os sertanejos abandonados desde sempre, nesses 10 anos conseguiram ter energia em suas casas. Se os RICOS, não roubarem também terão a água que tanto merecem. Agora têm médicos! E… ainda falta muito. Em 10 anos não se acaba com o estrago de anos e anos que incompetentes governantes fizeram nesse país. Reconhecer tal feito, não é questão de fã clube. É uma questão de bom senso e IMPARCIALIDADE! Só não vê quem não quer. Deixo aqui de enumerar inúmeros avanços desses tão FALADOS 10 anos! Ninguém chuta um cão morto!
E , parabéns ao comentário da Lenita!
leonidas
12 de novembro de 2013 8:59 pmque conversa mole heim?esse
que conversa mole heim?
esse papo furado ja vem de muito tempo e cabe em qualquer discurso
em 4 anos nao da para resolver , em 8 tambem nao , em 12 nao da ainda, precisa de + 4 para a dilma e + 8 para o Lula e se bobear fica como o PRI no Mexico e ainda assim nao da tempo certo?
Um Emir tranforma um anao do oriente médio em uma cidade fabulosa em 10 anos, do nada
A Coreia do Sul sai do 3º mundo e passa a ter gigantes industriais ( produzindo, nao montando ) carros, eletro eletronicos, componentes aeronauticos incluindo um avançado caça leve , navios, eleva sua qualificaçao em termos de educaçao para as alturas em 30 anos
Aqui só precisava ter VERGONHA NA CARA e adotar politica de estado para saude filha…rs
E coisas de aspecto OPERACIONAL nao tem relaçao com pesquisa em ciencia e tecnologia para longo prazo nao ta?rs
deixa para usar essa argumentaçao furada para falar nas reunioes do governo…rs
Spok da Silva
12 de novembro de 2013 9:35 pmNos últimos 10 anos o governo
Nos últimos 10 anos o governo esteve ocupado fazendo o mais urgente: salvando vidas! Sim, por que não há médico no mundo que possa curar quem está morrendo de fome. Foi a extensa rede social que deu um fôlego, que libertou pessoas, que mudou a face as regiões mais pobres. Há 15 anos uma seca como a que estamos vivendo agora no Nordeste levaria milhões de pessoas para a periferia das grandes cidades, milhares de crianças morreriam de fome, milhares de trabalhadores esariam nas frentes de serviços nas fazendas dos coronéis a trabalhar por um prato de comida.
Hoje isso acabou. Mesmo com a seca, há levas de nordestinos voltando pra casa, diz o IBGE. A fome não assusta mais, a escravidão acabou.
Agora, é hora de tratar a saúde dos brasileiros. O Brasil tem uma ótima estrutura básica de saúde, com hospitais médios, postos de saúde, etc., mas não tinha médicos. Na minha cidade, há 30 UBS sem médicos. Então, chegou a hora de tomar medidas efetivas para resolver isso. Que venha médicos e mais médicos estrangeiros, enquanto milhares de vagas são criadas nas universidades para que, em breve, nosso próprioi país possa suprir suas necessidades.
Só é contra isso quem é rico e nunca precisou do serviço público de saúde.
Que os tucanos continuem contra e falando mal do Mais Médicos, que falem do Bolsa Família, que digam que o Minha Casa, Minha Vida não presta. Esse é o caminho mais curto para o desastre.
Edi Passos
12 de novembro de 2013 11:34 pmPerfeito, sem mais!
Perfeito, sem mais!
lenita
12 de novembro de 2013 9:58 pmMarly, estou concluindo que
Marly, estou concluindo que esse sr. não vale a pena ser contestado. É um típico fã de carteirinha de alguns partidos e que não tem nenhum interesse no país. Aliás, acho que é um Fulk (Min. do STF, que sempre segue o relator) do sr. AA, vulgo Moita. Um americanófilo s/ condição de debate, apenas encher a nossa paciência, p/ não dizer outra coisa. rsrsrsrs ou melhor kkkkkkkkk.
lenita
12 de novembro de 2013 9:59 pmMarly, estou concluindo que
Marly, estou concluindo que esse sr. não vale a pena ser contestado. É um típico fã de carteirinha de alguns partidos e que não tem nenhum interesse no país. Aliás, acho que é um Fulk (Min. do STF, que sempre segue o relator) do sr. AA, vulgo Moita. Um americanófilo s/ condição de debate, apenas encher a nossa paciência, p/ não dizer outra coisa. rsrsrsrs ou melhor kkkkkkkkk.
lenita
12 de novembro de 2013 8:24 pmE eu sou lá pessoa de ter
E eu sou lá pessoa de ter alguma carteirinha de fã? Sou apenas uma observadora das atitudes dos governos. E sei mt bem que o Brasil não foi descoberto há 12 anos atrás, inclusive teve um “Sociologo” como Presidente antes desse tempo. E que deixou tantos problemas e dívidas, apesar das privatizações, que prioridades tiveram de ser escolhidas. Não somos superpotência, meu sr., somos ainda um país de muitas e grandes necessidades, devido a uma elite que só visou seus interesses pessoais em detrimento dos demais. E, se gosto do atual governo é pq, apesar de tantos contra, conseguiu fazer um mínimo pelos pobres. E meu partido é esse, o partido dos que sempre foram colocados de lado, aí sim, sou fã de carteirinha. Foi um início o que o PT fez e torço p/ que os demais q virão continuem a sua linha de trabalho e a intensiquem mais e mais.
leonidas
12 de novembro de 2013 8:49 pmfalou falou e nao disse
falou falou e nao disse nada
responda a pergunta
Onde estava o PT nos ultimos para 10 anos?
nao acha estranho que durante 10 anos ninguem falou em + medicos?
agora como vc mesma admite no fim do discurso , seu compromisso é com o governo atual
tanto que citou o FHC oras o que é que tem ele?
nao citei ele diretamente mais o fiz indiretamente ao dizer que TODOS o seu governo incluso permitiram este estado de coisas
por favor sem demagogia nas suas respostas ok?
rs
drigoeira
13 de novembro de 2013 12:01 amOnde estava o PT nos últimos 10 anos?
Estava articulando outra forma de ludibriar o povo brasileiro para ganhar mais uma eleição.
2005 – programa bolsa família.
2009 – programa minha casa minha vida.
2013 – programa mais médicos.
lenita
13 de novembro de 2013 12:35 amO sr. está coberto de razão !
O sr. está coberto de razão ! Espero que o os governos continuem ” ludibriando” o povo, principalmente os nortistas e nordestinos, por muitos e muitos anos, até que se alterem suas condições nutricionais, consequentemente melhoria na saúde e no aprendizado. Não sei se o sr. sabe, crianças desnutridas tem dificuldades de concentração na escola. Minha parente , que lecionava na roça, dizia que foi necessário alterar o horário da merenda escolar p/ antes da aula, já que as crianças ficavam o tempo todo perguntando se já estava na “hora do recreio”. Eu mesmo , como sanitarista, participei de campanhas de vacinação e não me esqueço da 1ª Sabin, qdo as enfermeiras tiveram que providenciar correndo lenços de papel p/ limpar o narizinho das crianças, antes da vacinação. Que Deus ouça suas recomendações.
drigoeira
13 de novembro de 2013 1:19 amEu também…
espero que os governos continuem a ludibriar o povo brasileiro……….
lenita
13 de novembro de 2013 1:31 amE eu acreditei ! kkkkkkk
E eu acreditei ! kkkkkkk
everaldo.
13 de novembro de 2013 1:56 am10 mil?
Cidadão Leônidas:
Se a gente pagar a Cuba 10 mil por cada médico que ele mandar pra cá, ainda vai sair mais barato para o Brasil que contratar médicos locais. E com uma diferença básica: o médico vai estar no posto de trabalho, bem ao contrário do que ocorre atualmente, onde se costuma pagar de 15 a 30 MIL REAIS!!! E em muitos casos o médico nem vai lá!
Quem venha mais médicos cubanos!
Alexandre Bitencourt
13 de novembro de 2013 3:42 pm” … Onde estava a
” … Onde estava a necessitade dos sertanejos nos ultimos 10 anos? … “
Se houve tanta crítica à vinda de médicos cubanos depois das últimas manifestações pedindo, entre outras coisas, “saúde” …. imagina antes ….
roland
12 de novembro de 2013 7:45 pmQueria dizer o que,
Queria dizer o que, mesmo?
Que não se pode divulgar (como se divulga tanta outra coisa menos meritória) que finalmente esse pessoal, esquecido por todos desde sempre, está tendo alguma atenção de um governo?
Devemos continuar anunciando inaugurações de pontes, estradas etc apenas?
Gão
12 de novembro de 2013 8:28 pm?

Tio Almir da Bahia
13 de novembro de 2013 12:10 amlost…
perdeu playb oy,,,, perdeu !!!
Marly
12 de novembro de 2013 7:44 pmQue boa notícia!
Finalmente, nossos irmãos brasileiros, moradores nos mais remotos lugares de nosso imenso país, tendo um tratamento dígno e humano! Que esse projeto continue dando esperança e conforto a esse povo!
DanielQuireza
12 de novembro de 2013 7:55 pmE ainda existem néscios que
E ainda existem néscios que são contra este programa. Que absurdo.
RVeiga
12 de novembro de 2013 8:58 pmEu continuo contra pagar
Eu continuo contra pagar médicos, alguns com décadas de experiência profissional, com “bolsa-formação”, sem os direitos trabalhistas que o partido do governo auto-intitulado progressista, quando na oposição, vivia acusando seus adversários de querer destruir. E tem gente que ainda acha estranho os médicos brasileiros não tenham se interessado pelo programa!?!?!?!? Eu me pergunto: será que ao menos a jornada de trabalho legal dos médicos é respeitada? Continuo contra repassar o dinheiro pelo trabalho desses médicos a um governo estrangeiro, no que tem todo o jeitão de ser um, hehehe, jeitinho para que o Brasil também dê sua contribuição para o regime cubano (estávamos “devendo” essa). Enfim, não falta coisa errada neste programa, me assusta ainda ser acusado de “néscio” por criticá-lo.
ohallot
12 de novembro de 2013 9:52 pmQuem deveria falar de nescios
Quem deveria falar de nescios não são os blogueiros e leitores deste blog, mas a velhinha que foi atendida pelo médico da reportagem.
Tio Almir da Bahia
13 de novembro de 2013 12:09 amaiai…..
……….a jornada de trabalho legal dos médicos é respeitada?……..
Parece que este cabra não se lembra das digitais feitas em luvas de silicone….rsrsrs
Médico ( 90% ) no sistema público é sinônimo de parasita da sociedade: só quer se dar bem a custa do erário público. Trabalho??? só meio expediente e olhe lá !!
Ebomfim
16 de novembro de 2013 2:56 pmJornada de trabalho
Eu gostaria de saber somente se os outros funcionários publicos cumprem as suas horas de trabalho. Se são exemplos de dedicação. Se vão trabalhar nos pontos facultativos.. Se os médicos fazem o que fazem, e não diferentes dos outros funcionários públicos é por que o sistema permite. Não demite os maus funcionários. Tem conchavo, acobertamento e apadrinhamento político. É estranho reclamar de médicos, mas não de outros funcionários que com honrosas exceções, fazem a festa. Sou médico aposentado, nunca trabalhei menos do que fui contratado. Na grande maioria das vezes muito mais, com sacrificio da minha vida pessoal e familiar. Nunca participei de movimentos sindicais por melhoria de salários, pois se fiz um concurso e passei, aceitei receber por meu trabalho. Quando o emprego que eu estava não permitia que eu pudesse realizar o certo, o correto, pedi demissão. Ha 10 anos havia uma deficiencia de 54 mil médicos no Brasil. Hoje há o dobro! Se este governo quissese resolver este problema, faria concursos com salários decentes e não apresentar bolsas… Não sou contra que médicos estrangeiros venham trabalhar no Brasil, desde que eles possam provar que sejam médicos, só isso, como é em qualquer lugar do mundo. O funcionalismo público no Brasil sempre foi e, se não mudar, continuará sendo cabide de emprego seja pra médico, engenheiro, advogado ou qualquer outro profissional…
morallis
12 de novembro de 2013 8:31 pmNão sei como tem pessoas que
Não sei como tem pessoas que levam o o ” espartano non sense” a sério..kkkkkkkk
é tão previsivel que é de dar crise de “riso KKKKKKKKKKK
Stanilaw Calandreli
12 de novembro de 2013 8:45 pmAmarra eles (os contras)
Se ninguém tomar providências, eles vão se matar.
hugo1
12 de novembro de 2013 9:39 pmE o Lobão acha que o PT ganha
E o Lobão acha que o PT ganha as eleições por causa dos Racionais MC´s e do Chico Buarque.
morallis
12 de novembro de 2013 10:10 pmSó coxinha chorando…vão
Só coxinha chorando…vão continuar perdendo e chorando..buaaaaaa!!!!
Fernando68
12 de novembro de 2013 11:00 pmMédicos se guiam pelo mercado
Nosso país nunca teve compromissos com as pessoas mais humildes, apenas a famigerada classe média levou sempre a lasca de safadeza que caia da mesa da grande burguesia. Chega desse papo de que deveria fazer antes e isso e aquilo. Está fazendo agora e pronto e terão que fazer mais e mais, só não adianta se lamentar pelo que não fizeram quando estavam no poder e ficar agora hipocritamente apontando como se fossem os paladinos da cidadania. O Governo Popular do Brasil está fazendo e não adianta sapatear, não do jeito ainda que o povo precisa, mas está começando a mudar. O que não dá pra aguentar é ver eleitor de bla-bla marina e eduardo campos com esse discusinho idiota cobrando coisas que também não fizeram em lugar nenhum. Não falo da era FHC que isso seria covardia demais, depois de terem municipalizado a saúde e entregue a prefeituras falidas as condições de gerir a saúde pública desse país. De nada adianta montanhas de dinheiro vindos de Brasília e não chegar na saúde com prefeituras e governos estaduais corruptos e descompromissados e colocar a culpa depois apenas no governo federal.
JC
13 de novembro de 2013 1:32 amNelson Lopez é o mesmo médico
Nelson Lopez é o mesmo médico que se escandalizou com o fato dos pacientes pedirem para tirar fotos com ele para posta na Internet.
– Como podem ter celulares modernos, acesso a internet e não ter remédios básicos e acesso a médicos ?
Bem vindo ao Brasil, doutor.
Espero que além de saúde ao corpo, o senhor traga novas idéias às mentes de seus pacientes. E que o esforço coletivo do senhor e seus colegas cubanos crie uma nova consciência cidadã nesses brasileiros que precisam muito mais que remédios.
Nenhum novidade
13 de novembro de 2013 1:57 amIsso sempre aconteceu aqui as
Isso sempre aconteceu aqui as riberias do Amazonas. O problema que ficando popular o cara se candita para alguma coisa, larga tudo, pois política rende mais do ficar aturando catinga de povo e atendendo gentalha. A grande vantagens é que esse cubanos não podem se candidatar a nada e ser obrigado continuar medicando. Não é mesmo seu PADILHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Piada ou ficção
13 de novembro de 2013 3:50 amO diz que foi em Cuba e que
O diz que foi em Cuba e que até teria sugirido matar o grande lider Fidel, quando se fosse mesmo ditadura, e não uma democracia com direito de toda liberdade de expressão, era ele que teria sido morto. Que dita dura tem bloqueiras de oposição internacionalmente conhecida?
=======
Um velho texto sobre Cuba
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=3418
Ricardo36
13 de novembro de 2013 1:07 pmQue lindo
Será que eles irão atender no Sírio Libanês também ou so a população pobre ?
Quanta hipocrisia. Nunca vi tanto populismo e tanta demagogia usando os miseráveis. Este governo em nada diferencia de coronelismo.
Contratar médicos estrangeiros (e qualquer outro profissional) é excelente idéia. Agora usar uma necessidade urgente da população como pretexto para mandar dinheiro para uma ditadura, faça-me o favor !
Lógico que este dinheiro vai voltar como doação de campanha. Advinha de quem?
lenita
13 de novembro de 2013 3:49 pmBrilhante o seu comentário !
Brilhante o seu comentário ! Até queria te parabenizar. Eu me lembro de vc, é um médico, não é? Se não é, sempre foi contra o programa. Estão mostrando a cara, sem querer. Devemos isto aos médicos brasileiros que estudaram fora, aos estrangeiros e principalmente aos Cubanos, que nós revelaram, mesmo sem querer, a qualidade moral , ética e profissional atual dos nossos, outrora respeitados, “doutores”.
O Min. da Educação precisa urgentemente fazer uma reavaliação do currículo dos cursos de medicina. E mesmo os estudantes acho que necessitariam de um teste de aptidão, pois cuidar corretamente e com humanidade pessoas doentes é um ato de grande nobreza e não deveria ser exercido por quem apenas vê o lado monetário e o prestígio pessoal da profissão. Todos sonham em trabalhar no Einstein ou Sírio, mas será que trabalhar lá é para qualquer um? Pobres de espírito !
Ricardo12
13 de novembro de 2013 5:47 pmLeia primeiro
deixa de lesco lesco…
O que eu disse é que é louvável trazer não somente médicos, mas qualquer profisional estrangeiro.
O reprovável é este DESgoverno populista e demagogo usar a contratação de médico para repassar dinheiro para uma ditadura.
A demagogia a gente vê quando o médico somente serve para fins de mundo. Ai vem com a desculpa que os médicos não querem ir no interior do Brasil. Criem condições e não precisarão importar ecravos como estão fazendo. (ou alguém que não recebe salário e não pode circular livremente é livre?)
Go Oliveria
13 de novembro de 2013 11:46 pmHipocrisia é a de quem jamais
Hipocrisia é a de quem jamais precisou de assistência média e deu com os burros n’água por falta de médico.
Os médicos brasileiros que tem emprego público fazem deste emprego cabide: botam o dinheiro no bolso no fim do mês, mas mal dão duas horas de expediente por dia. E TOME AUSÊNCIA POR DAY-OFF, CONGRESSO, SIMPÓSIO, SEMINÁRIO, LICENÇA MÉDICA E O ESCAMBAL. Batem o ponto nos estabelecimentos públicos de saúde e saem para atender os pacientes dos consultórios particulares.
Têm horror a pobre e o sonho de consumo é atender nos consultórios dos shopping centers das capitais dos estados e olhe lá.
Um bando de falastrão corporativista com suas batas de alvura impecáveis. De tão alvas que acham que são deuses.
A verdade é que os reis ficaram nus. Foram desmistificados quanto ao endeuzamento da profissão. O trono, a coroa e o cetro foram arrancados dessa falsa realeza.
Além de tudo, são desprovidos de qualquer humanismo: preferem que a população morra a míngua, sem assistência, contanto que eles tenham assegurada a reserva de mercado.
Vão se catar!