A bolsa mídia e a ridícula operação gasolina

É interessante contrapor o artigo do diretor de redação da Folha, Sérgio Dávila, sobre a pós-verdade com o carnaval montado pela imprensa em torno da redução do preço da gasolina. É do nível dos piores factoides montados na última década.

Se fosse para valer, a redução atropelaria todo o programa de ajuste da Petrobras, cujo endividamento cresceu justamente devido ao achatamento dos preços dos combustíveis.

Mas é um mero factoide.

Na prática significará uma redução de 0,05 ponto percentual na inflação anual. Ou seja, se a inflação prevista for de, digamos, 5,55%, a redução dos combustíveis a baixará para 5,5% – estatisticamente irrelevante.

Na bomba, a redução possivelmente nem será repassada ao consumidor final, tão ínfima que é. Aliás, com a alta nos preços internacionais do petróleo, qualquer norma de bom senso indicaria um reajuste para cima.

Em cima dessa falsa notícia, as manchetes dos jornais esmeram-se em divulgar as seguintes consequências:

1. Os jornais dizem que pela primeira vez em quase uma década, caem os preços da gasolina.

2. A redução dos preços ajudará o Banco Central a derrubar a Selic. Sem medo do ridículo.

3. O governo diz que, apesar do imenso alarido em torno da redução do preço do combustível, ele não precisará aumentar impostos para compensar esse estrondoso reajuste.

Só uma enorme bolsa-mídia para sujeitar toda a imprensa a um ridículo dessa ordem.

Luis Nassif

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não esqueçam da tapioca…

    Nossa grande Imprensa quase derrubou um MInistro de Lula por causa de uma tapioca; e considerou o jantalão do Temer um exercício legítimo de realpolitiks… Quase quebrou o sistema elétrico brasileiro por causa da redução do custo da luz feita pela Dilma… E sempre lembrava aos acionistas da Petrobras o quanto Lula e Dilma o estavam prejudicando porque não aumentavam o preço da gasolina. Em suma… Continuam fazendo o que sempre fizeram. Canalhices à favor da plutocracia… 

  2. também é irresponsabilidade fiscal

    a redução de preços nas refinarias deveria ser compensada com aumento da CIDE para ajudar na arrecadação. Este é o mecanismo já implantado que o governo pirata descumpre em troca de colocar manchetes a seu favor. Mais uma forma de corrupção escancarada para nós. Ou esqueceram que a CIDE foi sendo reduzida até ser zerada para evitar maiores aumentos de preço ao consumidor. O que revela outra mentira na notícia, já que redução de imposto também é uma redução (por não aumento) do preço final.

  3. Nassif o seu site dá
    Nassif o seu site dá “estamos em manutenção” direto e muitas
    vezes fica lento tb,até no vídeo do Wadih Damous mostrado no
    site de PHA apareceu isso (kkk,sem maldade) vê esse provedor seu!

  4. A imprensa marrom precisa

    A imprensa marrom precisa desesperadamente, em meio a um governo pífio, de qualquer coisa minimamente boa para se apegar.

    Devem destacar isso com tudo que puderem, porque não há nada para elogiarem desta administração absolutamente desastrosa.

    Nem essa redução é uma boa decisão.

  5. Acontece que a nossa m[ídia

    Acontece que a nossa m[ídia perdeu totalmente o senso do rídiculo. Há muito deixei de ler ou ver velha mídia. Se continuasse a fezê-lo, provavelmente já estaria com úlceras de tanto enxergar peleguismos e golpismos escancarados.

    acontece que isso pra mim é o fecho das “boas notícias” que inventaram pra antecipar a prisão do grande estadista brasileiro Luiz Inácio Lula da silva. É só somar: passaram a semana divulgando monte de inquéritos sem fundamentos nenhum contra o homem de Garanhuns e, daí pra fechar o cerco e agradar os coxinhas, inventam aquela da gasolina.

    Isso é um modo de dizer “tiramos os caras da petrobrás e veja, o preço da combustível já abaixou”. sempre agiram assim. Tô começando a achar que fomos injustos com os militares, dado o descaramento dos golpistas de hoje.Fazem um roteiro paupérrimo, seguem-no e fecham com mais baixaria contra os progressistas. È tão obvio. Pena que quem deveria enxergar, Dilma e zé da justiça, por exemplo, nunca viram nada. Mais ingenuos, impossível.

  6. No final dos anos 60 e início

    No final dos anos 60 e início dos 70, tivemos o “milagre” brasileiro. Agora, não passados nem 90 dias, a imprensa aliada já prevê um novo “milagre” após essa estrondosa e escalafobética redução no preço dos combustíveis. 

    E não é só na Folha: o Globo segue na mesma toada. Prevê, inclusive, vida nova para a Petrobras em termos de parcerias, redução na SELIC e inflação no centro da meta em 2017, assim como a prisão do Cunha e o indiciamento do Aécio Neves. Epa! Falha nossa: isso fica na minha conta.

    O certo é que este país, enfim, acertou de novos os ponteiros. Hoje os meus melhores sensores para o contexto são as colunas da Míriam Leitão e do indefectível “literato”(te cuida Machado!) Merval Pereira. A.E.G-Antes da Era do Golpe lia a primeira e saia tremendo da cabeça aos pés. Tempos tétricos nos quais ficou conhecida como “uruburóloga”. Idem para o “imortal cara de pau Merval”. Este na seara da política ficou até com o dedo duro de tanto apontar contra o PT. 

    Hoje, quanta diferença! Se transformaram em criaturas doces e exalando otimismo por todos os buracos, digo, poros. Só fata a Míriam encerrar seus comentários com um “e viva a Natureza”!

    PS: fiz os cálculos e o resultado é que, feitos os descontos, a redução poderá ensejar a compra de meio bombom ou dez palitos de fósforos por cada litro. 

  7. A mídia faz parte da junta

    A mídia faz parte da junta golpista que “governa” o país. O programa Minha Mídia, Minha Vida não seria, portanto, uma maneira do “governo” comprar a mídia, mas apenas uma maneira de fazer chegar aos cofres das empresas de comunicação a parte que lhes cabe no butim. É interesse da própria mídia dar espaço dado à insignificante queda de preços.

  8. “O sinal de interferência do
    “O sinal de interferência do governo na decisão da Petrobras de baixar em R$, 0,05 (ou, segundo os postos, uma redução de R$ 0,03 para o consumidor) é por demais evidente que nem “o mercado” sustentou que esta é uma decisão técnica, é política.Se não fosse, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, não teria dado entrevista à Bloomberg – aqui registrada – de que os preços do combustível ficariam acima da variação dos preços internacionais.Nos últimos 30 dias, o preço internacional (como você vê lá em cima, no gráfico) subiu fortemente.Para ser preciso, 13,15%” (Fernando Brito, no Tijolaco)

     

  9. Com a desgraça econômica

    Com a desgraça econômica provocada pelos golpistas do judiciário/midia/congresso e a divulgação de índices econômicos cada vez piores, até quando o povo engolirá que a culpa é do PT?

    O problema não era o PT? O PT foi removido e,os indices pioraram muito. E os de popularidade a aprovação seguem junto.

    Então, os golpistas em parceria com a mídia precisam de algo para dizer ao povo em transe.

    Então vêm com esta conversa fiada de redução da gasolina, redução da selic(já na estratosfera) em parceria com a midia amiga para enganar mais uma vez a população, que aparentemente, gosta de ser enganada.

    Não passa de falsa propaganda.

     

  10. A midia nacional morreu, é

    A midia nacional morreu, é apenas um cadavér mal cheiroso vagando perdido,

     

    nunca foi lá grande coisa, sempre golpista, sempre elitista, sempre xenófila, sempre derrubando o orgulho do brasileiro, sempre fazendo o trabalho imundo, morreu, apodreceu mas, esqueceu-se de deitar, vai ficar vagando enquanto lhe cairem os membros fetidos, até desaparecer……….

     

     

  11. Matrix carniceira real – guilhotina de uma lâmina
    E assim estabilizam o país, dizem eles.

    Taí o grande líder que se procurava….

    Domínio do congresso, com todas as propostas encaminhadas aprovadas….

    Domínio do judiciário, com os juízes segurando a barra do governo…

    Domínio da imprensa, com matérias favoráveis….

    Estamos começando a compreender porquê Dilma não era uma grande líder, entenderam?

  12. reajuste da gasolina

    aqui pra gente os donos de postos estão falando em alta do diesel, eu acredito que essa manchete é “boi de piranha” pois o que é relevante em combústivel( agricultura, transporte e industria  de todas as gamas) é o oleo diesel; é um item de grande impacto.

  13. m

    Papel primordial da mídia hegemônica no golpe por demais reconhecido. Agora é notável a nova função dessa gente: a de portavoz do mishell. Há dois dias numa rádio de  POA: a PEC do mimi  “não é tão ruim como dizem , nós vamos explicar”.

    Todo dia á um bombardeio de contorcionismos chapa-branca,explícitos, descarados, manipuladores ad nauseam.

     

  14. reajuste da gasolina

    aqui pra gente os donos de postos estão falando em alta do diesel, eu acredito que essa manchete é “boi de piranha” pois o que é relevante em combústivel( agricultura, transporte e industria  de todas as gamas) é o oleo diesel; é um item de grande impacto.

  15. reajuste da gasolina

    aqui pra gente os donos de postos estão falando em alta do diesel, eu acredito que essa manchete é “boi de piranha” pois o que é relevante em combústivel( agricultura, transporte e industria  de todas as gamas) é o oleo diesel; é um item de grande impacto.

  16. Judiciário corrupto e

    Judiciário corrupto e partidário, mídia golpista e chapa branca, governo ilegítimo e entreguista, MPF dos concurseiros e PF fora da lei.

    Escolha o pior.

  17. vou cobrar a baixa da gasolina

    Amanha mesmo vou no posto cobrar a baixa do preço.

    Vou fazer um escandalo daqueles se isso não acontecer.

    PS-Acho que vou passar vergonha!!!!

     

  18. foi assim no mundo inteiro…

    a toda fase de elogios aos tiranetes de bolso, ou de ocasião, seguiu-se o massacre dos direitos e garantias da população

    por aqui será da mesma forma…………………..

    porque novidades e esperança pela TV nunca deixou de ser o começo da destruição total

  19. Fim da adversativa (adeus, “mas”)

    Tudo bem que se dê a notícia, pois ela não deixa de ser importante.

    E que a festeje, afinal redução de preço é redução de preço, né?

    E que seja manchete, já que a imprensa precisa fingir que não sabe dos preparativos para a prisão de Lula.

    O que lamento mesmo é que tenham desistido do “mas”.

    Lembram-se de quando notícia boa na economia vinha sempre acrescida de um “mas”?

    “Inflação cai, mas o PIB deve crescer menos que o esperado”.

    “Aumentam as vendas, mas a procura por importados compromete a geração de empregos no Brasil”.

    “Desemprego é o menor da história, mas os custos das empresas atingem níveis inéditos”.

    E agora:

    “Cai o preço da gasolina”, e em vez de um “mas isso pode prejudicar Petrobras, como sempre”, vem coisas como “inflação vai despencar”, “isso não acontecia há trezentos anos” etc.

    Adeus, “mas”!

     

  20. Governo do Estado de São Paulo fecha o CAISM

    URGENTE: governador age em silêncio !

    O governo de SP está fechando o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM).

    Atualmente o CAISM conta com 43 leitos de internação, 60 leitos de Hospital- Dia. Além das atividades assistenciais a que se propõe, com um volume de aproximadamente 10.000 consultas ambulatoriais mensais e um atendimento superior a 11.000 pacientes por ano no Pronto Socorro, também é reconhecidamente um equipamento de saúde voltado à formação e aprimoramento de profissionais na área da saúde mental.

    Mais informações e abaixo-assinado:

    http://migre.me/vfECp

  21. Acho que vocês não entenderam a profundidade do ato…

    Tudo isto faz parte da PEC. Com  a ( enorme , grandiosa eloquente, tremenda , etc…, não tenho  mais adjetivos)  queda do preço da gasolina,teremos consequentemente, uma ( enorme , grandiosa eloquente, tremenda , etc…, não tenho  mais adjetivos) queda da inflação  e portanto o reajuste no orçamento do proximo sera  (enorme………..).  O governo poderá então fazer o calculo de 0,03% dos gastos publicos em Reais e anunciará a economia que provavelmente vai cubrir os gastos com o famigerado jantar pró-PEC.

  22. Hoje ouvi de um direitista

    Hoje ouvi de um direitista (para não dizer coxinha porque eles não gostam, mas chamar a gente de petralhas eles adoram), que o Brasil está calmo e que tudo voltou ao eixo depois do impeachment. Só disse a ele: “Espera, espera para ver a calmaria”.

    Nassif, fazem uns 3 dias que está muito lento entrar aqui.

  23. Preço da gasolina

    Cansei de ver comentários de que o preço da gasolina no Brasil estava baixo, porque o governo usava a Petrobras para combater a inflação. Hoje vendo as manchetes pela internet, pois não compro jornal a muito tempo vejo que é um insulto a inteligencia das pessoas essas manchetes.Cansei de escutar comentários da miriam porcão e do sanderpsdb para não dizer outra coisa de que a Petrobras deveria subir o preço da gasolina. Deveríamos criar um jornal somente para publicar as incoerências dos jornais apoiadores do golpe. Vamos fazer uma reflexão. Pobre não compra jornal, mas assistre a rede “bobo”, então o principal  a ser combatido é a rede globo.Acho que os partidos de direita são espertos, mas são burros pois se todo o serviço sujo for feito agora vão perder as próximas eleições. Quero completar que a esquerda vai renascer da juventude, pois hoje  os estudantes vão sentir na pele mais doque era antes. Só para terminar, antes a ditadura era idealista, hoje é capitalista.

  24. Economia em cada 40 litros, R$ 2,00. Arredondando, 9 reais/mês

    Não é nada não e nada, não é nada. OK, uma bandeja a mais de frango por mês. Satisfeito? Mas continue sem dar nada ao garoto que  passar água no parabrisa do seu carro. Depois que ele fizer o serviço, diga que não tem trocado. Lembre-se que os R$ 2,00 de economia semanal não é para ser gasto à toa.

    Mas você pode insistir em enganar a si mesmo depois de ter visto o JN e dizer :  é de dois em dois grãos de milho que o frango da badeja enche a moela. Feliz economia, seu coxinha trouxinha.

  25. Sim, realmente um

    Sim, realmente um estardalhaço, muita trovoada pra nada de chuva. Mas não chega a um factóide. O que está embutido nessa movimentação é a falsa tranquilização, “a gasolina não subiu”. Talvez o que merece destaque nisso tudo, é a volta da comunhão explicita entre a imprensa e seus interinos golpistas, mas só para quem não quer se afundar, ou ser afundado, em planilhas de preços. 

  26. Lenha na fogueira

    Temos que fazer o escracho do presidente todo dia, toda hora, em todos os lugares. Vamos criar um clima de ódio assim como fizeram com a esquerda.

    Temos que azucrinar qualquer repórter do PIG. Fazer eles sentirem o que estamos sentindo.

    Temos que alimentar a fogueira que estão tentando apagar.

  27. Tão ridículo quanto isso foi o que fizeram com Dilma Rousseff

    Tão ridículo quanto a mídia venal e chapa branca estourar fogos de artifício comemorando a redução de 3 centavos no preço da gasolina e do diesel (valor irrisório e ridículo que na verdade só servirá para apressar a venda da participação da Petrobras na BR Distribuidora) é o que fizeram durante cinco anos consecutivos contra a legítima presidenta Dilma Rousseff. 

    Tanto na mídia golpista quanto em blogs diversos se comprou a monstruosa farsa de que Dilma ‘represou’ os preços dos combustíveis. Essa fraude patética serviu para malhar com violência inacreditável a administração da ex presidenta durante vários e vários anos consecutivos. E era tudo uma grande e grotesca mentira. Vejamos:

    1. Governos de Dilma Rousseff (05 anos – entre 2011 e 2015)

    1.1 Gasolina: reajuste de 43,5% em 05 anos – reajuste médio de 7,5% ao ano

    1.2 Diesel: reajuste de 46,7% em 05 anos – reajuste médio de 8% ao ano

    Somente no ano de 2013 a Petrobras aumentou 3 vezes o preço dos combustíveis, tentando se defender da maneira que era possível frente ao alto preço da commodity no mercado internacional. 

    Os valores dos reajustes promovidos por Dilma ficaram acima da inflação média do período verificado e é a coisa mais óbvia da face da Terra que não se poderia aumentar mais do que feito pois a economia vinha de arrasto. Para se ter uma idéia, o PIB médio – entre 2011 e 2015 – ficou num patamar de míseros 1/4 do valor em que os combustíveis foram reajustados. 

    Num quadro dramático como esse alguns “gênios” queriam que Dilma aumentasse ainda mais o valor dos combustíveis, explodindo a inflação e garroteando a economia! Não são uns “gênios”?

    A farsa do represamento de preços está devidamente desmascarada. A história e os dados comprovam isso. Mas tem mais: em 09 de junho de 2009 o ex presidente Lula baixou o preço da gasolina em 4,5% e do diesel em 15%. Não se viu nenhuma manchete ou capa de jornal. 

    Ou seja, a imprensa brasileira é mentirosa, manipuladora e apoia quem lhe enche as burras de dinheiro (caso dos golpistas que tocam a ditadura FHC/Globo/Temer que por ora destrói o país). 

    Por fim, algo que é também pouco explorado pelos blogs (não espero que a mídia venal faça isso) é a questão da cotação internacional do petróleo.

    Em agosto de 2014, no meio do processo eleitoral, o barril de petróleo do tipo Brent estava cotada a US$ 112. Ali começou uma derrocada fulminante que durou até janeiro de 2016, quando a commodity tocou o piso de 29 dólares por barril. Hoje a cotação está em US$ 52.

    Muito mais do que essa operaçãozinha Lava Jato, o que causou a queda brusca no valor de mercado da Petrobras – bem como de todas as outras grandes petroleiras do mundo, foi a questão da derrocada no valor do barril, ocorrida entre agosto de 2014 e janeiro de 2016. 

    Vemos hoje a recuperação dessa cotação e com isso a Petrobras já voltou a ser a segundo maior empresa cotada na Bolsa de Valores de São Paulo, bem como a recuperação do valor de mercado de todas as outras petroleiras mundo afora. 

  28. Praticamente ninguém entendeu
    Praticamente ninguém entendeu a jogada de mestre dada pelo governo golpista em conluio com a administração da Petrobras. Com o preço do petróleo no nível mais baixo nos últimos tempos, e uma forte tendência da alta nos próximos meses, nada melhor pra eles do que atrelar agora o preço da gasolina ao do preço internacional do petróleo, uma vez que ficam livres pra subir a gasolina nos próximos meses com a alta esperada e iminente do preço do petróleo, bem como enganam a população com essa baixa ínfima atual, fazendo ela crer que essa foi uma boa medida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador