A campanha da mídia às vésperas da eleição

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pesquisa CNT/MDA: Aécio Neves ultrapassa Marina Silva

    Agência CNT de Notícias—04/10/2014 | Institucional

    Candidato do PSDB pontuou acima da socialista pela primeira vez, o que poderá leva-lo para o segundo turno com Dilma Rousseff.
    A disputa pelo segundo lugar no primeiro turno das eleições está mais acirrada. Conforme a 124ª rodada da Pesquisa CNT/MDA sobre as intenções de voto para presidente da República, divulgada neste sábado (4), é a primeira vez que Aécio Neves (PSDB) pontuou acima de Marina Silva (PSB). Dilma Rousseff (PT) permanece em primeiro lugar.

    Na pesquisa estimulada, Dilma tem 40,6% das intenções de voto. Ela se mantém estável desde a última rodada, divulgada na segunda-feira (29), quando aparecia com 40,4%. Aécio Neves, que aparece em segundo lugar, cresceu 4,2 pontos e alcançou a preferência de 24% do eleitorado.

    Já Marina Silva voltou a cair. Com 3,8 pontos menos que no último levantamento, agora tem 21,4% das intenções de voto. A margem de erro é de 2,2 pontos. A análise da evolução dos números das últimas pesquisas mostra tendência de crescimento de Aécio e queda de Marina, o que pode continuar até este domingo (5), dia da votação.

    Luciana Genro (PSol) é a quarta colocada, com 1,1% das intenções de voto. Depois aparecem Pastor Everaldo (PSC) com 0,8% e Levy Fidelix (PRTB) com 0,5%. Os outros candidatos pontuam 0,6%. Brancos e nulos somam 5,2% e 5,8% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

    Na contagem dos votos válidos, o cenário para o primeiro turno fica com a seguinte configuração: Dilma Rousseff com 45,6%; Aécio Neves com 27%; Marina Silva tem 24,1%; Luciana Genro aparece com 1,2%; Pastor Everaldo com 0,8%; Levy Fidelix tem 0,6%; e os outros candidatos somam 0,7% das intenções de voto.

    Segundo turno
    No cenário simulado de uma disputa em segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista tem vantagem de 5,2 pontos. A candidata à reeleição aparece com 46% das intenções e o tucano tem 40,8%. Brancos e nulos totalizam 9,7% e outros 3,5% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

    Na segunda simulação, entre Dilma e Marina, a petista tem 9,7 pontos de vantagem, com 47,6% contra 37,9%. Brancos e nulos representam 11,1% e 3,4% não sabem ou não responderam.

    O terceiro cenário simula o segundo turno entre Aécio e Marina. O tucano teria 43% dos votos, segundo a pesquisa, contra 37,1% da adversária, somando, assim, 5,9 pontos de vantagem. Para 15,7% dos entrevistados o voto seria branco ou nulo e 4,2% não sabem ou não responderam.

    A pesquisa está registrada sob o número BR-01032/2014 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram entrevistados 2.002 eleitores entre 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

    Para acessar a íntegra do levantamento, clique aqui. .

    Agência CNT de Notícias

    url:

    http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?noticia=124-pesquisa-

  2. Liderança de Dilma expõe a inépcia da oposição

    Blog Josias de Souza—04/10/2014 05:42 –UOL  Notícias/Política

    As praças cheias de junho de 2013 mostraram que, a despeito dos avanços sociais e da elevação do consumo popular, o país estava inquieto. Nas pesquisas mais recentes, os brasileiros que desejam mudanças ainda representam mais de 70% do eleitorado. Na política, a principal notícia é um escândalo que joga no ventilador da República óleo queimado em conta-gotas. Na economia, ocupam as manchetes os maus indicadores.

    Contra esse pano de fundo turvo, Dilma Rousseff chega às urnas deste domingo (5) em situação de relativo conforto. Não recuperou toda a popularidade que as ruas lhe tomaram no ano passado. Mas observa à distância a briga de Marina Silva e Aécio Neves por uma vaga no segundo turno. Como explicar?—
    —Pode-se invocar muita coisa como pretexto para a debilidade: o poder da máquina estatal, a conversão da política num ramo da publicidade, o descompromisso do marketing com a ética, a falta de discernimento de parte do eleitorado… Tudo isso ajuda a compor o quadro. Mas é preciso acrescentar à lista a mãe de todas as razões: a incompetência da oposição.

    O PIB é medíocre. A inflação é incômoda. Os juros escorcham. Os investimentos evaporaram. O consumidor guarda um escorpião no bolso. Crescem o déficit externo e a dívida pública. A oposição faz o diagnóstico, mas evita aviar toda a receita. Diz-se que tiraria votos. Será que o pedaço mais lúcido do eleitorado não premiaria a sinceridade?

    Dilma se aproveita da desconversa geral para instilar a suspeita de que seus antagonistas promoverão um arrocho. E ninguém se anima a dizer que bastaria realizar em 2015 um ajuste parecido com o que Lula implementou em 2003, primeiro ano do seu reinado. Contra o descalabro fiscal, um mínimo de austeridade. Qualquer dona de casa sabe do que se trata.

    Na seara social, tudo o que a oposição conseguiu bolar depois de 12 anos de poder petista foi uma felicidade inciada com não: não vamos acabar com o Bolsa Família, não vamos interromper o Minha Casa…, não vamos bulir com o Prouni…” No discurso oposicionista, o Éden começa com a negação. E a plateia dos fundões do Brasil se pergunta: se é assim, por que mudar?

    O eleitor parece propenso a oferecer o prazo de um segundo turno para que a oposição tente responder.
    url:
    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/

    1. O sr. Josias

      O artigo está incompleto, o Josis deveria dizer o que a oposição preciso responder, já que tiveram 12 anos e nada foi dito. Propostas que é bom, eles não têm. Sobrevivem de escândalos, fofocas e desconstrução dos petistas, mas não estão conseguindo, pois o que eles não aprendem é que o brasileiro não é bobo mais, não. Tem algumas excessões, claro.

  3. Direita Ridicula

    A Direita, PIG, Banqueiros, o Mercado não aparecem com seus projetos interesseiros de lucros, entreguismos, arrocho, miséria etc… , arrumam um play boy e uma ex Verde irresponsável para fazer o serviço, igual usaram um sociólogo que quebrou o Brasil 3 vezes e vendeu o Brasil a preço de Banana, tendo o pior Brasil da História.
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/10/03/lula-aos-indecisos-como-era-o-brasil-antes-do-pt/

  4. Dilma presidenta, Marina na Assembleia de Deus, Aécio no Leblon

    Pesquisa inédita? Feita por quem?

    Pois esta é a minha preferência: Dilma Presidenta, Marina na Assembleia de Deus, Aécio no Baixo Leblon tomando todas as doses de black lable e faturando todas as gatas. Enquanto ele “fatura” as gatas ele deixa o Brasil em paz.

    Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente.
    Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente

    Você nunca desviou o olhar do sofrimento do povo
    Por isso, eu te quero outra vez

    Por isso, eu te quero de novo
    Você nunca vacilou em lutar em favor da gente
    Por isso eu tô juntinho, do seu lado
    Com você e Lula pra seguir em frente

    Mulher de mãos limpas (tô com você)
    Mulher de mãos livres (tô com você)
    Mulher de mãos firmes, vamos viver uma nova esperança
    Com muito mais futuro e muito mais mudança

    Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente
    Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente

    O que tá bom, vai continuar
    O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
    Coração valente!

  5. Eu não acredito que aecio

    Eu não acredito que aecio tenha ultrapassado a Marina.

    eu encontrei mais gente falando que vai votar na Luciana do nele.

  6. Lula e a militância,Horário eleitoral, atuação nas redes sociais

    Com a atuação de Lula,  o principal líder político do Brasil, a militância do PT na rua, o horário eleitoral, demonstrando as realizações do Governo da Presidente Dilma Rousseff, e realizando o contraditório no debate econômico e politico, e atuação do partido  e da militância do PT nas redes sociais, a candidatura da Presidenta Dilma Rousseff está.tendo um crescimento espetacular nesta reta final da campanha eleitoral.

    Este conjunto de ações está derrotando a maior parte da grande mídia e seus candidatos nestas eleições.

    A atuação do partido e da militância do PT nas redes sociais tem sido fundamental para reverter a intenção de voto dos eleitores mais jovens, que dificilmente é atingida pelo horário eleitoral, pois se encontra conectada nas redes sociais da internet na maior parte do tempo, com a grande maioria conectada permanentemente nas redes sociais da internet, com muitos jovens inclusive interrompendo até o mais profundo sono, com a simples entrada de comentários, ou de  respostas que são postadas nas redes sociais.

     

  7. Time sem vergonha!
    Vergonha, vergonha, mídia sem vergonha!!
    O mais engraçado é que eles só pregam para os convertidos! Quantos eleitores mudarão seus votos por causa dessas capas imbecis?

  8. sem dinheiro nas capas!

    O unico “politico” que foi apreendido com dinheiro foi o assessor Parlamentarischen do Del. Mario Covas, entao as revistas anti-ptistas tiveram que Inventar suas propagandas. A Veja, coitada deu dó, pois foi salva na surdina por seu soldado no STF. A época nem Sabe direito omitir seu anti-ptismo com linguajar sem sabor, a Isto é, sei la entende? Bom. Se isso é a oposicao, ainda não estamos numa democracia plena. Sem oposicao não ha democracia. Nossa oposicao fica nos escritórios inéptos esperando a capa de jornais ou revistas…Não gosto daqueles que no Brasil se dizem oposicionistas. Sao 

  9. É a expressão de nossa burguesada e seus pangarés

    Ninguém quer os pangarés que estes moinhos de propaganda tentam vender.

    É a burguesada está mal de candidatos até estepe teve que recorrer.

  10. Desespero

    Estão assumindo totalmente a função de panfleto da oposição PSDB, o que apenas vai tornar maior ainda a vitória de Lula, do PT e da Presidenta Dilma que se  anuncia.

    Mas também revela a incapacidade de entender de fato o que está ocorrendo, e os reais motivos que Lula, o PT e a Presidenta Dilma Roussef está impondo uma derrota estrondosa.

    Lembrando que a disputa não termina aqui, continua.

    Viva o PT!
    Viva a Presidenta Dilma.

    Lula 2018!

     

     

  11. Última chance da direita

    A CARTADA FINAL foi realmente um título perfeito para a situação de Veja e outras publicações golpistas. Se der Dilma no primeiro turno, vai ser um verdadeiro tsunami na mídia nativa.

  12. ENQUANTO ISSO, NO BUNKER DO MILLENIUM

    Como adiantou Kotscho, hoje, no seu Balaio, essa eleição já tem um grande perdedor, a imprensa, que pelo jeito não abrirá mão de ser infeliz até o debacle final, a perda total da credibilidade. 

    Ontem no O Globo e hoje na Folha, no desespero que antecede as tragédias e muito além do clássico, à beira de um ataque de nervos, rasparam o que restava no armário de denúncias e respectivamente informam que o Palácio do Planalto faz concorrência para salão de cabeleireiro e que cinco membros do IPEA fizeram baixo assinado denunciando dançarinas mulatas em almoço de confraternização no simpósio econômico BRICS, realizado no Rio, pasmem, em março de 2014.         Tá feia a coisa!   

  13. Sério gente, quem ainda lê revistas.

    A imprensa escrita está em crise. E os formatos de jornal diário e revista semanal estão fadados a desaparecer em breve.

    Para quê ler um material impresso, se o material acessivel pela Internet é tão abundante que nem há tempo hábil para ler tudo? Mesmo se restringir apenas ao material de (muito) melhor qualidade que o que é fornecido pelas revistas semanais, ainda sim é muito mais do que se pode ler. Para quê então ler uma revista?

    Esse formato se mantém pelo costume, mas a medida em que mais e mais pessoas vão migrando para o meio digital, os leitores das revistas impressas vão minguando. Já hoje ãno se sustentariam sem o apoio financeiro do poder econômico que as utiliza como panfleto político. Só que a medida que o retorno vai se tornando mais e mais pífio, até essa fonte de renda vai acabar secando e esse formato vai desaparecer.

    O mesmo vai ocorrer com os jornais diários.

    E no meio digital os formatos de revistas e jornais não conseguem emplacar porque a dinâmica dese meio é muito grande e lá encontram-se outros formatos.

    Este blog é uma prova viva do que eu estou dizendo.

    1. O impresso ainda sobrevive

      O impresso ainda sobrevive porque é repercutido pela televisão e por alguns blogueiros saudosistas. Quando ele deixar de ser repercutido, perderá a razão de ser. A grande maioria nunca leu e lê menos ainda jornal e revista, quem deu, e ainda dá, cartaz a essa imprensa fajuta é a esquerda. Estudos mostram que a direita é “burra”, quem procura se instruir é a esquerda, sempre foi assim, porque a esquerda precisa se contrapor à dominação com argumentos convincentes. No período da ditadura, jovens e senhores reuniam-se para estudarem O Capital e outros inscritos e estudavam se contrapondo a bibliografia de direita que pecisava ser conhecida para ser conestada. Sempre foi assim.

      Mas podemos mudar isso, quando expurgarmos o último resquício de viralatismo que insiste em habitar em nós.

    2. A classe média paulista ainda consome isso

      Ainda ouço “Li na veja dessa semana”

      Esse pessoal que odeia pobre, se acha tão rico quanto a Neca Setubal , e acha que tem os mesmos interesses dos ricos.

      O resultado disso é que SP é um dos poucos estados em que Dilma ainda não está ganhando, e está para reeleger o Alckmin.

       

  14. Pra que chover no molhado???É

    Pra que chover no molhado???É Dilma no primeiro turno!!!!!!!

    OPOSIÇÃO, PIG… PRATIQUEM MAIS!!!!

     

    daqui a quatro anos tentem coerência, verdade, propostas, apelo social e reformas pró-povo…

     

    aí quem sabe o povo pode pensar em sair do 13…

     

    A culpa é toda deles, que não se colocaram como boas opções. Não troco o certo pelo duvidoso… DIlma de novo!!!!!

  15. Não perdem por esperar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Bem, estamos na reta final, Afinal faltam pouco mais que 24 horas para sabermos o resultado das urnas, e que, espero e torço, para que seja definida já no primeiro turno, com a vitória da Dilma !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Esta vitória, terá umsabor especial, como as anteriores, em que concorreram os adversários politicos e a mídia contra o PT.

    Nesta, quero frisar, que iremos ganhar somente contra o PIG, e será sem duvida uma grande vitória!!!!

    Até lá……………

  16. balas de prata e o quarto poder.

    As balas de pratas não adiantam mais. Talvez estejam a procurar uma de ouro. O quarto poder não vencerá, mais uma vez, a consciência do povo brasileiro, único e legitimo poder deste país.

  17. A coisa mais importante que o

    A coisa mais importante que o PT de diferente em relação aos adversários são militantes de carne e osso dispostos a contra agumenta de forma mais racional a maioria dos assusntos políticos. Há quem acredite que isso não faz diferença, mas o que é mais importante: ter militante reais e que de fato comparecem em comicios do que apoiadores que só votam em você pelo simples desejo de tirar o adversario? Esse é o ponto chave. A Direita pode espernear a vontade, mas uma ideia e a sua defesa são difícies de serem mortas.

  18. Mudar para melhor.

    Sim, é hora de mudar. Eu também mudei. Não vejo mais o Jornal Nacional, a GloboNews, o site brasileiro do MSN, não compro a IstoEra, Época(da Escravidão), etc. E querem saber? Refuguei a Rolling Stone brasileira por reacionária.

  19. Em nome da liberdade de

    Em nome da liberdade de expressão, o PIG logo estará tocando fogo em ônibus, matando e esfolando. E ninguém faz nada! O PT se manter no poder, apesar de tudo isso, é algo sem explicação.

  20. Eles estão a beira de um

    Eles estão a beira de um ataque de nervos, as manipulações, as meia-verdades ou, quando não as mentiras, já não estão resolvendo.

    Triste fim da velha mídia, outrora acostumada a eleger os presidentes do Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador