A China superou os EUA como maior economia do mundo

Enviado por jns

A China superou os EUA como a maior economia do mundo

MIKE BIRD

A China superou os EUA ao se tornar a maior economia do mundo, segundo regras do Fundo Monetário Internacional.

Chris Gilesm, no Financial Times, constatou a mudança. Ele já havia alertado, em abril deste ano, o que estava prestes a acontecer .

O método utilizado pelo FMI faz o ajuste, basicamente, para paridade de poder aquisitivo, explicado aqui.

 

A lógica simples é que os preços não são os mesmos em cada país: uma camisa vai custar menos em Xangai do que San Francisco, por isso não é inteiramente razoável comparar os países sem levar isso em conta. Embora uma pessoa típica na China receba muito menos do que um americano típico, converter um salário chinês em dólares subestima o poder de compra que o indivíduo, e, portanto, esse país, pode ter. O Índice Big Mac da revista The Economist é um grande exemplo dessas disparidades, assim como são as medidas do FMI relacionadas aos PIB em termos taxas de mercado, e em termos de poder de compra. Com base do poder de compra, a China está ultrapassando os EUA neste momento e tornando-se a maior economia do mundo.

No gráfico abaixo, de acordo com o FMI, até o final de 2014, a China vai tornar-se o país com 16,48% do poder de compra ajustados ao PIB mundail (ou US $ US17.632 trilhões), enquanto os EUA vão acumular 16,28% (ou US $ US17.416 trilhões):

O FMI considera que a economia da China, ajustada ao poder de compra,  é agora a maior do mundo.

Nem tudo é notícia negativa para os EUA. Ainda vai levar algum tempo até que as linhas da vitalidade econômica se cruzem em termos crus, ser ajustar ao poder de compra. Por essa escala de medida, a China ainda fica mais de US $ US6.5 trilhões menor do que os EUA, que não é susceptível de ser ultrapassado por algum tempo:

Mas, em termos de valor de mercado bruto, a moeda chinesa ainda tem um longo caminho a percorrer.

http://www.businessinsider.com.au/china-overtakes-us-as-worlds-largest-e…

Luis Nassif

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nova Idade Média a caminho.

    E agora, correr atrás pra evitar, ou no mínimo minimizar, os efeitos da decadência ocidental e sua inevitável nova Idade Média. Pra onde irá o Brasil? Única nação do ocidente a reunir condições primárias de equilibrar isso? Fugir pra Miami, não resolve; em contrário, vai piorar as coisas.

    1. Miami já está cheia de gusanos

      Até o ex-Ministro Barbosa possui o seu AP por lá!

      O Brasil poderia caminhar para dentro de sim mesmo. É grande e bonito demais!

  2. Pois é, China é o “C” de

    Pois é, China é o “C” de BRICS e a nossa direita, com maria osmarina à frente do Itamaraty, quer nos alinhar política e comercialmente novamente aos perdedores (os EUA). Os ianques devem estar precisando demais sugar o sangue dos velhos submissos de sempre pra sair deste aperto. É nisto que a direita burra e entreguista quer nos colocar, no time dos perdedores.

    1. Ironia?

      Os comunistas não irão vencer.

      China precisou ser comunista, um tempo, para poder desenvolver a sua economia. Com essa tarefa relativamente pronta, deve caminhar para sua democratização gradual, sem perder as conquistas nacionais.

      Enquanto isso, 23 bilhões de dólares Brasil gastou em 2013 para visitar um rato e um pato de mentirinha nos EUA. Isso, eu acho seja uma exploração antecipada de uma democracia estúpida da parcela mais rica da população, enquanto outra parcela ainda luta para sair da pobreza. Brasil tem que tomar bons exemplos, independentemente do espectro político global.

    2. os previsiveis…………..

      os previsiveis ( vão ficar magoados com a notícia): aliança liberal, motta araujo, leônidas, anaquista sério………….

      faz parte do jogo deles agradar Tio Sam.

  3. É ????????????????

    Engraçado como se aprende na Rede. A palavra gusano eu não conhecia, fui buscar na Wikipedia (Verme encontrado nas plantas de agave, planta utilizada para preparar bebidas alcoólicas no México, como a tequilamezcal epulque. Em algumas regiões mexicanas, o gusano é posto dentro da garrafa da bebida.)

    Valeu alexis, principalmente quando diz que Miami está cheio deles, e muitos ainda querendo se alinhar a Washington que também e possivelmente ddeve estar infestado !!!!!!!!!!!!!!

  4. Para onde os chineses mandam

    Para onde os chineses mandam seus estudantes? Para os EUA.

    Para onde vão os turistas chineses, milhões, mais que brasileiros? Para os EUA.

    Para onde os chineses exportam seus produtos principalmente? Para os EUA.

    Onde as empresas chinesas abrem o capital de suas empresas? Na bolsa de Nova York.

    Para onde vai o dinheiro das reservas internacionais da China? Para titulos do Tesouro dos EUA.

    Mas como bem dizem os esquerdistas de pantão, a vida na China é muito melhor que nos EUA, os banheiros dos operarios chineses são muito mais chiques, conforto, luxo e sofisticação nas cozinhas, lavabos e jardins das casas chinesas, o padrão de vida dos trabalhadores chineses e de dar inveja ao mundo.

  5. Apesar da diferença na

    Apesar da diferença na solidez e vitalidade da economia mundial em favor dos americanos, não podemos esquecer que mais da metade dos títulos do tesouro americano pertence aos chineses, sem contar com os 30% que pertence aos japoneses. Isso mostra “poder” de aquisição. A ” águia”, aos poucos, está sendo engolida pelo “dragão”, e o Brasil na sombra deles. Viva! O Pré sal e o empreendedorismo dos governos petistas, na busca pela melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, que segue feliz, vendo seus sonhos se realizarem com Dilma e Lula/2018.

  6. O que mais me dá nojo nos

    O que mais me dá nojo nos esquerdistas é a HIPOCRISIA! Estão aqui metendo o pau nos EUA porque o PPC da China hoje é maior, mas até para falarem mal do gigante Estados Unidos da América usam a Internet com computadores recheados de peças fabricadas por empresas AMERICANAS, usam seus tênis da Nike ou qualquer outra marca AMERICANA, comem no BK ou Mac que é AMERICANO, entre tantas outras coisas doa dia-a-dia. Entendam, por mais que vocês se contorçam de raiva os EUA são o principal país do Mundo, o mais rico, mais influente, mais conhecido, a moeda mundial é o Dóllar, a língua Mundial é o Inglês, os maiores lançamentos de tecnologia da atualidade vêm dos EUA em especial da Apple, enfim para vocês pararem de ser HIPÓCRITAS à ponto de não necessitarem do Tio Sam pra NADA vocês deveriam morrer ou morar como ìndios no meio da Floresta. EUA têm 75 das 100 melhores Universidades do Mundo, EUA tem 70 das 100 maiores empresas do Mundo, a Própria China só está crescendo e se tornando o país mais rico do Mundo por causa dos EUA, pois as maiores empresas do Gigante USA estão instaladas na China. Aceitem que dói menos. Parem de ser Hipócritas ridículos de merda e vão procurar algo melhor para fazer. E mais, se vocês não sabem PPC não significa ser exatamente o amis rico, o que manda mesmo é PIB Nominal já ouviram falar? PIB por Poder de paridade de Compra é o mesmo que você possuir  5 Mil R$ em espécie e seu vizinho 10 mil, mas você possui um limite de 20 MIl no Cartão de Crédito e seu vizinho apenas 2 Mil logo você é mais rico que seu vizinho no Cartão, mas no Real, no Dinheiro de verdade ele é mais rico que você, entenderam? PIB nominal é o que manda, quanto à isso a China ainda precisa 2x mais para se igualar ao poderoso império Americano. EUA ainda é o país mais Rico do Mundo querendo vocês ou Não. E duvido que nossa geração estará aqui para ver esse gigante sair do trono, ouço pesquisas furadas que a China ia passar em 2010,2012,2014 e até agora o PIB nominal deles mal chega na metade do PIB dos EUA kkkkk. Ainda amis agora que a situação está se invertendo, China está desacelerando e EUA Crescendo novamente. EUA é um país de história, um país que deve ser admirado, entrou em recessão em 2008 e hoje já é um dos países que mais crescem em porcentagem no MUndo novamente. Ainda amis com essa vitória do Donald Trump, EUA vai explodir novamente, vai passar 15 anos como o país mais rico e importante do Mundo e vocês aí roendo as unhas de raiva e sendo Hipócritas kkk. Viva os EUA, aceitem que dói menos. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador