A escandalização da publicidade no Blog

Há uma nova onda articulada na Internet, “denunciando” publicidade de empresas públicas no Blog. No caso são principalmente bancos, que se situam entre os principais anunciantes do país, anunciando em uma infinidade de veículos e de sites.

A escandalização da publicidade no Blog é eco das manipulações de Fernando Rodrigues, que se valeu de um truque malicioso e desonesto de jornalismo de terceira: somou 14 anos de publicidade para chegar a um número vistoso. Mesmo sendo dois anos do governo FHC.

Para efeito de comparação, em 14 anos a soma dessas verbas bancaria apenas o aluguel, a manutenção do sistema, o servidor e dois repórteres. 14 anos equivalem a 168 meses. Com 13o e férias, a 196 meses. Em 14 anos, os salários de dois repórteres, a R$ 5 mil cada, dariam um total de quase R$ 2 milhões.

Em 196 meses, qualquer número torna-se grandioso.

Esse tipo de desonestidade jornalística sempre foi praticada por Rodrigues nos tempos em que era pau para toda obra na Folha. Cansei de denunciar suas manobras nas próprias colunas que eu mantinha na Folha, nos tempos em que o jornal permitia alguma pluralidade.

Luis Nassif

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Escandalo eh que com essa

    Escandalo eh que com essa dinheirama toda voce nao esta nem perto de ter um poni ainda, Nassif!

    Que vergonha!  O que voce faz com sua fortuna?!?!

  2. No Face

    Minha mulher me avisou que, no Facebook, começam a espalhar que o Nassif em pessoa recebeu 5 milhões e lá vai fumaça do PT… Não digo a resposta qual foi: imprópria para menores e maiores.

    1. “o Nassif em pessoa recebeu 5

      “o Nassif em pessoa recebeu 5 milhões”:

      Eh por isso que eu odeio ele!!!!!

      EU SO QUERIA UM PONI E NEM ISSO A TUCANADA ME OFERECEU!!!!!!!!!!!!

    2. Pois é Luiz, eu já recebi
      Pois é Luiz, eu já recebi email com acusações pesadas contra o Nassif e o PHA. Mandei a mensagem ao GGN através do email de contato (parte inferior da página à direita). Imagino que seja de conhecimento do Blog, mas mandei por via das dúvidas.

      Num post há algumas semanas, um comentarista mencionou o caso e Nassif respondeu. Muito desagradável expor as pessoas a este tipo de ilação e insinuação.

  3. Eu quero publicidade pública

    Eu quero publicidade pública no blog. Sou de ao menos 3 categorias que tem interesse em reivindicar:

    1 – correntista fiel ao Banco do Brasil, o mais confiável que conheço; um banco público que precisa publicidade, senão eu só vou lembrar dos privados na hora de fazer minha previdência privada.

    2 – investidor eventual nas ações da PETR4, há uma década; empresa pública em que invisto quando tenho dinheiro, ainda que esteja nessa espiral especulativa, porque alguém fez propaganda estatal dela a vida toda.

    3 – e contribuinte interessado na pluralidade de imprensa, pluralidade que a Constituição manda o governo ajudar a construir. Se o grupo Estadão-Globo-UOL-Abril sempre pôde receber propaganda, os demais veículos de imprensa não alinhados ao velho oligopólio também tem que poder.

     

  4. Nassif, não da bola para esta merd@

    O blog incomoda, principalmente porque ele tem uma série de colaboradores que dão um excelente padrão editorial do mesmo, enquanto eles estão fechando os seus Blogs o nosso aqui continua cada vez mais ativo produzindo conteúdo, dos blogs como os da Folha e da Veja dos comentários só poderia sair um dicionário de palavrões e impropérios, ou seja, enquanto tu tens gente trabalhando de graça eles tem gente atrapalhando de graça.

  5. O que se constitui numa

    O que se constitui numa tremenda hipocrisia misturada com dor-de-cotovelo. A internet é hoje a incubadora das únicas mídias que não estão em processo de declínio. Redes sociais, blogs. redes sociais……só tendem a crescer em termos de audiência. 

    Já existe, inclusive, um público EXCLUSIVO das mesmas. 

    Acerca do perfil da clientela – estatal ou privada – isso é de somenos. As de composição societária da espécie “mista”, ou seja de capitais públicos e privados, concorrem no mercado pau-a-pau com as privadas. 

  6. A CULPA É . . .

    . . . do Lula, da Dilma e do PT que  nunca enfrentaram (e nem enfrentarão) essa corja! E ainda encheram as burras desses sicários! Quando se trata de mídia, são um trio de cagões: Lula, Dilma e o PT.

    Abraços

  7. diria que essa é uma luta

    diria que essa é uma luta insana contra esses pirados que inventam

    mentiras na internet sobre as pessoas, assasssinam reputações

    tanto quanto as vejas da vida e da morte….

    isso tem um claro obbjetivo: impedir o crescimento

    dos blogs ditos  progressistas,

    os que lutam por inovações no setor e querem um

    país melhor para as novas gerações…. 

  8. O autor da matéria está como

    O autor da matéria está como louco a procura de um novo emprego onde possa lamber as botas de seu patrão, já que o anterior o dispensou por gastar constantemente suas botas.

    Publicidadde em blog é muito cara.Barata mesmo é a publicidade no jornal do rato ou na TV da ditadura.

     

  9. A direita golpista perdeu a paciência

    Com a quarta derrota seguida e com a paúra de que o Lula dispute 2018, a direita golpista perdeu a paciência e não está mais disposta a tentar voltar ao poder pelas urnas. 

    Toda a sua propaganda suja que aflorava com vigos nas campanhas eleitorais, agora é permanente.

    Ou o governo acorda para a realidade política e se torna protagonista, ou esse desespero pigal vai surtir efeitos.

    Idem o PT, que precisa deixar de ser acuado e reagir à altura os ataques que sofre. A militância é grande mas precisa de liderança partidária para funcionar melhor.

    Essa volta da campanha contra os Blogs “sujos” faz parte dessa estratégia conservadora de jogar todas as suas fichas na derrubada da Dilma. 

    Esses jornalistas do cartel GAFE (globo, abril, folha, estado), como o FRodrigues e seus pares, são estelionatários ideológicos.  

  10. O NASSIF assim como a DILMA,

    O NASSIF assim como a DILMA, LULA E PT, são caluniados,  gostaria que os mais indignados, aconselhasse

    o NASSIF,  como  ele deve enfrentar a essa boataria, já que reclamam tanto da omissão da DILMA. que está agora sendo atacada.

    Parece  fácil não, expliquem como .

     

  11. Nada comparável ao

    Nada comparável ao  seiscentos milhões pagos as Organizações Globo,em publicidade anual, pelos diversos entes petistas para produzir o  vistoso harakiri a que se assiste ad nauseam às  vinte e quatro horas.

    1. Nesse mesmo período a Globo recebeu mais de 6 bi de reais

      Na Era FHC a Globo recebia ainda mais do que recebe hoje, uma vez que a verba publicitária ia totalmente para a emissora, sendo que Lula pulverizou as verbas a partir de um plano de Zé Dirceu, o que gerou toda uma ira contra o ex-ministro. Fiz as contas e cheguei ao valor de 6.240.000.000,00(seis bilhões e 240 milhões de reais) nos últimos anos que a Globo recebeu do governo federal. 

  12. Agora me retrato, meu mea culpa, TUDO FAREI CONTRA ISSO

    Caiu a MINHA ficha. Vejo (mosqueei, não sei se a expressão se usa no sudeste – fui ingênuo). Nas minhas modestíssimas limitações (Nassif sabe: Depressão forte, menos mal que sob excelente psiquiatra):. Farei, no que for ao meu alcance contra essa guerra JÁ. Desculpem a todos – mas ainda tive e tenho alguns menores senões desde a campanha, e mesmo antes, a algumas coisas do Posts do Dia, que espero relevem, e saibam que uso humor às vezes cáustico, ou sutil e ja me retratei aqui publicamente, se se lembrarem. Repito que leio rápido e fico mais no multimídia do Dia, o desktop é que fica conectado sempre, ou quase sempre, não eu. Mea Culpa, uma das poucas qualidades que este nickname tem em reconhecer, tenho minhas vaidades poucas, e publicamente, como manda minha consciência, coração e alguma racionalidade (que pode falhar aas vezes, como qq ser humano pode falhar aqui, ou em qq lugar ouo situação). Humberto Cavalcanti – no facebook este é meu nome, e é o verdadeiro (o Nassif Equipe sabe este e meus outros anteriores Nicks, IP, endereço, etc)

      1. Nonato, faz falta humor e arte no blog, ainda bem que há seção

        de Cultura e o meu repetidíssimo convite praque acessem o multimidia do dia, um dos diferenciasi que também já eleogiei várias vezes. O GGN sabe até meu mapa astral (como já brinquei algumas vezes, pena que há pessoas que não lêem outros comentários meus já sabendo que uso de humor, às vezes contra mim, mesmo, claro que isso só quem percebe sou eu mesmo (brincadeiras de esconde-esconde, a criança que há em todos nós, pena que reprimidas). Até hoje tô aguardando que o GGN me diga meu ascendente. Sou de Leão, nasci num sábado, acho que foi ao meio-dia. Já dei um pinote, mas me controlei, quando uma psicóloga seriamente começou a me fazeer essas perguntas que estranhei  🙂

  13. Nem conhecia o sujeito

    Mas olhando-se os quadros comparativos que ele montou, há algumas coisas interessantes.

    O aumento de verbas para a Globo e para a Veja ( quase o dobro de 2002 ) em 2003 foi brutal, contra um diminuição ou estagnação nos outros veículos.

    Em 2005, no auge da CPI dos correios, Globo e Veja também levaram uma bolada extra muito boa.

    Não entendi porque cortaram a verba do Nassif em 2003.

     

  14. Publicidade

    A comissão dos corruptos da Petrobras era de 1 ou 2%?  A fraude na publicidade governamental é de 20%.  Dizem que está na lei, mas não está: basta consultar a tramitação da norma que disciplinou a profissão de publicitário, para ver que todas – TODAS – as emendas que propunham essa tal comissão foram rejeitadas.  E como ela surgiu?  Através do decreto que regulamentou a lei, assinado pelo coronel Perachi Barcelos, no qual a expressão “normas éticas”, constante no texto da lei, foi substituida por “normas pádrão da ABAP”.  Uma fraude de quinta categoria, mas que tem rendido centenas de milhões de reais,por ano, ao longo de décadas, para a midia defensora da moralidade.  O Judiciário já viu os mensalões do PSDB e do PT, embora só tenha julgado o último.  Será que os honrados juizes não viram ou não quizeram ver o que se passa na área?

  15. Um Nassif incomoda muita

    Um Nassif incomoda muita gente…dois Nassifs incomodam incomodam muita gente…tres Nassifs incomodam incomodam incomodam muita gente…quatro Nassifs incomodam incomodam incomodam incomodam muita gente…cinco Nassifs incomodam incomodam incomodam incomodam incomodam muita gente…..

  16. Jornalista Nassif

    Prezado Jornalista Nassif, você deve estar incomodando muito com sua postura Ética e Plural neste blog.

    Você deve ter cutucado a cobra em sua toca e ela se enrodilhou e deu o bote! Espero que sua paulada seja certeira na cabeça das viboras desta mídia golpista safada. Quem sabe você não nos dê uma pista?

    Tenha a minha irrestrita solidariedade neste episódio sórdido contra sua pessoa.

    Mais uma vez a mídia criminosa deste País apresenta seu modus operandi: – de caluniar. Ombreia-se às delações do estado nazista, distorcendo fatos e criando realidades virtuais doentias. Matam-se reputações por encomenda, como os sicários de Mendelin.

    São assassinos da pior espécie, pois diferentemente do assassino real que lhe mata e faz seu sangue escorrer pelo chão e tudo alí se acaba, a mídia mata seus inimigos criando mortos-vivos em estado de animação perene, sepultados sob peso das pedras de suas mentiras torpes, aqueles que delas não podem se defender.

    Espero que seus Advogados arranquem uma grana arrumada em cima de seus detratores, pois, você, a pessoa decente que é, não merece estas acusações.

    Não valem uma única cusparada em suas caras de deslavada sem vergonhice, seres abjetos que são. Não tem qualquer apreço pelo povo deste País, ao contrário, despreza-o, seres de segunda classe como assim os vêm. Ainda assim arvoram-se em falar em nome do povo, este ente abstrato em suas mentes doentias, corroídas pela soberba e egoísmo.

    Brasileiros, acordem e olhem ao redor. Que tipo de Pais se constrói em cima de um monturo de sordidez? De mentiras? De calúnias? Onde isto nos leva? Pense e reflita um pouco para o seu próprio bem.

    Que garantias vocês terão em suas vidas sendo guiados por este tipo de gente? É aventura de flautista de Hamelin e o final todos já sabem: – são afogados no rio de mentiras e calúnias da mídia sórdida deste País.

    Prometem honestidadade e ética sendo desonestos e antiéticos.

    Pensem no momento de insânia em que País está sendo jogado nesta espiral de ódio em seu nome, quando na verdade você é o alvo, objeto a ser alcançado, a caça, pois ninguém que use destes expedientes quer o seu bem-estar e sim a sua ruína para o benefício daqueles que sempre tudo tiveram e, nunca, nada a perder, o que não é o caso da maioria do povo Brasileiro.

     

     

  17. O post responde meu comentário

    Mas Nassif, aqui neste espaço (em sua maioria,comentaristas) se criminaliza por exemplo, doação legal a partidos e/ou politicos, só porque saído de empreiteiras….

  18. “Esse tipo de desonestidade

    “Esse tipo de desonestidade jornalística sempre foi praticada por Rodrigues nos tempos em que era pau para toda obra na Folha. “

    Pois é anos, décadas puxando saco de patrão dá nisso. Chegou atrasado na internet.

    Rodrigues está usando a tática de fustigar os estabelecidos bem sucedidos para cavar uma “boquinha”. Deve estar correndo atrás de publicidade, mas certamente os anunciantes não estão vendo vantagens em investir num fracassado. Numa época em que as empresas  jornalísticas tradicionais estão em crise, dificilmente, abririam mão de um jornalista relevente, alguém que desse ibope as combalidas empresas. Ele e Cantanhede foram dispensados por irrelevância.

    A jornalista preferida das “massas cheirosas” conseguiu uma “boquinha” no Estadão. Conseguiu até uma exclusiva com alguém que exala perfumes finos e mágoas acumuladas. Já Rodrigues está vivendo um vazio existencial, louco para dar uma nova função as suas mãos e mente. 

    O final dos bajuladores/puxa-sacos é sempre assim, solitários e ressentidos.

  19. campanha contra os blogueiros

    Não se intimide, Nassif. Prefiro você a mil Fernando Rodrigues. Por falar nele, depois de ser defenestrado da folha/ditadura, ele não vai se redimir, pedir desculpas e se endireitar (eu não disse endireitizar, que ele já é) na vida jornalística?

  20. Querem tudo pra eles; o

    Querem tudo pra eles; o monopólio da palavra pública e dos dinheiros, públicos e privados.

    O tal do Trautmann encomendou uma pesquisa que demonstra um crescente aumento da internet como fonte de informação. Vai fazer o quê com ela? Ficar com medinho de ser taxado de “bolivariano”?

    O que tem que ser atacado é essa falácia de “midia técnica”.

    O governo quando quer sabe marcar gol; foi assim com o bolsa família, o mais médicos, o présal, o SISU…

    Tem é que jogar, se não…

    1. … E tem que jogar com

      … E tem que jogar com velocidade; antecipar a jogada. Dizer claramente: “esses veículos – veja, estadão, folha, o globo – não têm mais credibilidade nem leitores; não funcionam mais como veículos de informação; eles que procurem os bancos, empreiteiras, montadoras, restaurantes, agências de viagem, etc. pra pagarem suas contas”

  21. Escandalo e burrice

    Escandalo e principalmente burrice é o governo apanhar todo dia da midea e tambem todo dia pagar fortunas em publicidade aos inimigos do governo e do povo.

    O governo deveria divulgar seus feitos e informações à sociedade via cadeia nacional de rádio e TV semanalmente, sem nada pagar, visto que a transmissão de rádio e TV é uma concessão pública.

  22. Nassif,
    Eles não vão aceitar,

    Nassif,

    Eles não vão aceitar, sem reagir de forma agressiva, que um jornalista com o seu portfólio se estabeleça no Mercado. Você foi pioneiro, entre os grandes, nesse trabalho independente das corporações. Foi também o primeiro jornalista q vi abrir o debate sério sobre a Justiça no Brasil e me lembro q você ainda estava na Folha. E quantos outros assuntos fora da onda, eu vi você encarar ser o primeiro a levantar a lebre.

    Enfrentou uma campamha sórdida da Veja, para boicotar a nova forma de fazer jornalismo q você trazia para o Brasil. Depois de você, uma multidão de grandes jornalistas abriram seus blogs. 

    Sua vida não tem sido fácil, sou testemunha, mas, essa é a sina dos pioneiros.

     

     

  23. Nassif, dizem os neoliberais que ….

    Dizem os neo-liberais que a nova sociedade não é criada de empregados, mas sim de empreendedores, coisa que não concordo como uma generalização mas para determinados setores esta máxima encaixa com maestria (detesto a palavra maestria, pois quando coloco meu nome o corretor ortográfico insiste em sugerir maestria!).

    Quando os jornais e empresas de comunicação começaram há algum tempo reduzir seus quadros por motivos de reengenharia e outras baboseiras que se explicam pelo aumento da retirada da mais valia do trabalho, aqueles que não se sujeitaram a ficar presos a redações telecomandadas pela “Voz do Dono”, procuraram seu nicho dentro de uma mídia que estava crescendo, começaste no lugar comum do IG, passaste pelo saudoso Fórum e ingressaste numa plataforma mais ambiciosa.

    Estes saltos que revelam a capacidade das pessoas em agir perante a adversidade, criam naqueles que trabalham em empregos em que a situação do empregado é vista de forma secundária em relação aos empreendedores uma verdadeira esquizofrenia, pois implicitamente não são aceitos por seus méritos próprios perante as chefias, mas tem que defender uma posição que excluem a sua importância.

    Imagine o problema que estes senhores estão tendo, a grande imprensa que a cada dia se apequena mais, os trata com desprezo e os dispõe conforme o seu fluxo de caixa, por outro lado eles veem que alguém já saltou bem a sua frente e este alguém deve ser execrado não por sua capacidade, mas simplesmente por estarem incomodando e ajudando a esta grande imprensa no seu Canto do Cisne.

    É paradoxal e até certo ponto deprimente, pois estes merecem mais pena do que outra coisa.

    Por isto repito, pena pode ser até um sentimento nobre.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador