A gaveta profunda do procurador Rodrigo De Grandis

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Assis Ribeiro

da IstoÉ

Procurador muy amigo

Rodrigo De Grandis deixou de investigar quatro autoridades que comandaram o setor de energia durante governos tucanos em São Paulo

Claudio Dantas Sequeira

A gaveta do procurador Rodrigo De Grandis é mais profunda do que se imaginava. Além dos ofícios do Ministério da Justiça com pedidos da Suíça para a apuração de contratos suspeitos envolvendo a multinacional Alstom, ele engavetou uma lista secreta com nomes de autoridades públicas, lobistas e empresários que deveriam ter sido investigados desde 2010. O que mais chama a atenção na lista suíça, a qual ISTOÉ obteve com exclusividade, é a presença de quatro ex-executivos da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), que, até agora, não haviam aparecido no enredo do escândalo do Metrô e do propinoduto tucano em São Paulo. Poupados por De Grandis, esses personagens comandaram o setor de energia durante seguidos governos tucanos e, hoje, ganham a vida em consultorias privadas, algumas com estreito vínculo com a cúpula do PSDB paulista. São eles: Julio Cesar Lamounier Lapa, Guilherme Augusto Cirne de Toledo, Silvio Roberto Areco Gomes e Iramir Barba Pacheco. Os quatro foram nomeados por Covas. Mas, enquanto Lapa deixou o governo tucano ainda em 2001, os outros três permaneceram intocáveis na cúpula da Cesp por mais de uma década.

METRO-1-IE-IE-2295.jpg
ENGAVETOU DE NOVO
Rodrigo De Grandis já tinha mandado para o arquivo oito
ofícios que pediam apuração do escândalo do Metrô

Lapa, que foi presidente da Comgás na gestão Mario Covas e diretor financeiro e de relações com investidores da Cesp, é sócio de Bolívar Lamounier na Augurium Análise Consultoria e Empreendimentos Ltda. Bolívar, velho amigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem até escreveu um livro em parceria, é considerado um dos principais intelectuais tucanos. Outro integrante da lista dos poupados por De Grandis, Toledo foi o que permaneceu na Companhia Energética de São Paulo por mais tempo – 12 anos no total. Ele assumiu a presidência da Cesp em 1998 no lugar de Andrea Matarazzo, quando este virou secretário de Energia. Como já se sabe, Matarazzo responde a inquérito por suspeita de receber propina do grupo Alstom em contratos superfaturados. Além da Cesp, Toledo acumulou a presidência da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), que também assinou contratos milionários com a Alstom. Ele deixou o governo apenas em janeiro de 2010, sob ataque de sindicatos do setor contra o plano de privatização da companhia. Em novembro daquele ano, o MP suíço pediu que Toledo fosse ouvido dentro do processo EAI 07.0053-LENLEN. Além da oitiva, os promotores pediram medidas de busca e apreensão, além de quebra de sigilo bancário. Os dados seriam fundamentais para a instrução de mais seis processos em curso naquele país. Assim como Lapa, Toledo hoje vive de consultorias no setor.

chamada.jpg

A estatal também abrigou, de Covas a José Serra, o engenheiro Silvio Areco Gomes, outro protegido por De Grandis. Ele só deixou a direção de geração da Cesp em 2008, ano em que eclodiram as primeiras denúncias do esquema de propinas da Alstom. Assim como Toledo, Gomes virou consultor. Abriu a Consili Consultoria e Participações. Pacheco é o quarto na lista engavetada pelo procurador De Grandis. Ele foi nomeado em 1999 como diretor de planejamento, engenharia e construção da Cesp e lá ficou até o início do segundo governo de Geraldo Alckmin. Foi substituído no cargo por Mauro Arce, que acumulou a função com a de presidente da estatal. Pacheco responde no Tribunal de Contas do Estado, junto com Toledo, por contrato suspeito com a empresa Consbem Construções, responsável pela reforma dos edifícios-sede I e II da Cesp. A 2ª Câmara do TCE considerou irregulares o contato de R$ 37 milhões e seus cinco aditivos. Os réus recorreram da decisão no ano passado e o caso foi parar justamente nas mãos do conselheiro Robson Marinho, já denunciado por receber propina da Alstom.

IEpag48a50Metro_Attuch-2.jpg

Sem avançar nas investigações, o MP suíço ainda não aprofundou o envolvimento dos quatro executivos da Cesp no esquema de propinas tucano. Serão necessários um pente-fino nos atos administrativos e uma devassa nas contas das consultorias identificadas. No mesmo processo suíço que arrola os protegidos do procurador, também estão citados outros 11 nomes. No Brasil, apenas cinco deles foram incluídos no inquérito que a Polícia Federal concluiu em 2012 e que levou ao pedido de quebra de sigilo bancário solicitado por De Grandis em setembro. Entre eles, os tucanos José Geraldo Villas Boas e José Fagali Neto.

METRO-X-IE-2296.jpg
LOGO ELE
Apuração de irregularidades no setor de energia foi parar nas mãos do
conselheiro Robson Marinho, denunciado por receber propina da Alstom

Fotos: ROBSON FERNANDJES, CLAYTON DE SOUZA-AE; PAULO GIANDALIA/VALOR/FOLHAPRESS

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada mais ilustrativo do que

    Nada mais ilustrativo do que ocorre em SP, em termos de corrupção e de impunidade, com a certeza de um contar com um Ministério Público  e uma imprensa amiga , que a foto do conselheiro Robson Marinho, com seu soriso de satisfação. São quase 20 anos de rogozijo e pensando com seus botões, ainda bem que não estou no PT.

     

     

     

     

  2. Nada mais ilustrativo do que

    Nada mais ilustrativo do que ocorre em SP, em termos de corrupção e de impunidade, com a certeza de um contar com um Ministério Público  e uma imprensa amiga , que a foto do conselheiro Robson Marinho, com seu soriso de satisfação. São quase 20 anos de rogozijo e pensando com seus botões, ainda bem que não estou no PT.

     

     

     

     

  3. essa mania de personalizar,

    essa mania de personalizar, foi o tal que publicou “mata que eu arquivo” ou fernandinho boca mole, ou gurgel ou gilmar mendes ou joaquizao barbosa, etc etc,,,

    problema do MP é sua origem, no modelo atual é contra povo e defesa da elite,,,

    TEMOS QUE ACABAR COM ESTE e criar um novo, 

     

  4. Indignação seletiva

    Por que alguns ministros do Supremo Tribunal Federal que costumam se indignar facilmente e antecipar votos na tela da Globo e nos jornais do PIG estão surdos, cegos e mudos?

    E não se fala mais em Teoria do Fato.

  5. parcialidades judiciárias

    aqui em MG não é nada diferente do judiciário paulista, quando o assunto é poupar certos “fidalgos”… neste mesmo enredo de se proteger certas “personalidades” públicas temos o (in)digno Sr. Senador Aécio Neves, investigado por enormes desvios de verbas durante sua gestão no Governo Mineiro junto à CEMIG – centrais elétricas de minas gerais, sua princesinha, ou melhor, sua galinha de ovos de ouro, cujo processo está guardado a sete chaves pela procuradoria mineira. alguém deve vasculhar esses tais procuradores, que escondem mais do que encontram…

  6. Quanto aos politicos corruptos o povo da geito

    O povo está aprendendo rapido até, em um espaço de tempo relativamente curto, desde as diretas até agora o povo já excluiu muita gente “boa” da vida publica, verdade que ainda falta ser excluidos muitos, mais chegaremos lá.

    Quando o assunto currupção atinge um orgão vital da democracia… ai o caldo entorna e fica praticamente insustentável, onde o corrupto “quando pego” ganha de presente uma aposentadoria compulsória.

  7. o trapalhão

    Há pouco, assisti novamente ao engraçado filme Corra que a Polícia Vem Aí.  Ri, mas fiquei melancólico, porque me lembrei do procurador Rodrigo, tão confuso quanto o protagonista do filme.. E do mal que ele fez contra a Justiça, ao se descuidar do caso envolvendo acusações graves contra o governo do estado de São Paulo. Não sei se o esquecimento do processo em uma gaveta foi deliberado, para favorecer os tucanos, ou se só um descuido, um equívoco. Mas ele se revelou um grande trapalhão e, por isso, tinha que ser demitido por justa causa do posto que ocupa. E sem honorários. Ele ganha muito bem e se foi um auxiliar que fez essa burrada, existe o domínio do fato. O procurador tinha obrigação de saber a quantas andam as ações judiciais sob a sua responsabilidade. Mas é claro que o fato vai ser “esquecido” pela grande mídia, mais ocupada com a prisão mediática determinada por Joaquim Barbosa em pleno feriado da proclamação da república (foi coincidência ele trabalhar em feriado?, então, tá) .

  8. ELE DEVERIA SER PRESO, OU POR

    ELE DEVERIA SER PRESO, OU POR OMISSAO QUE NAO E O CASO, OU PREVARICAÇAO, CIENTE DAS SUAS FUNÇOES COMO PROMOTOR PUBLICO DO ESTADO, CABIA A ELE DA CONTINUIDADE AS GRAVES DENUNCIAS QUE RECAIA SOBRE A GANGUE PAULISTANAS, MAS O QUE ELE FEZ? COLOCOU EM UMA GAVETA QUE ELE MESMO NAO SABE ONDE FICA, E FICOU COM CARA DE PAISAGEM, MAS A MENTIRA UM DIA CHEGA AO FIM, ELE NAO TEM PARA ONDE IR, ESPERO QUE O JANOT, FAÇA VALER SUA AUTORIDADE, E INVESTIGUE A MÁ GESTAO DESSE CIDADAO.

  9. Quem tem na agenda os

    Quem tem na agenda os contatos de  um procurador desse naipe, revela quem é, o que faz e, não precida mais nada para seguir alegre e saltitante até o fim da vida.

    Dilma tem que criar uma “achadoria geral da república”, porque os procuradores não encontram nada!

  10. Continuam lotando as cadeias

    Continuam lotando as cadeias de pobres, pretos, prost… e petistas…

    E protegem os aliados das elites que andam soltos ofendendo a nossa razão!

    Esse procurador não merecia nem uma segunda chance, deveria ser DEMITIDO A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO E POSTERIORMENTE PROCESSADO!

    Se fosse numa grande empresa – ELE ESTAVA DEMITIDO!

    Isso se não comprovasse ter recebido propina, por que chegar a conclusão que recebeu vantagens deveria TAMBEM SER PROCESSADO!

    O problema da corrupção hoje passa mais pelo judiciário (inclua-se ai Ministério público e etc…) do que pelo legislativo e executivo juntos!

    O judiciário cria um incentivo à corrupção e aos bandidos da direita!

  11. Bolívar Lamounier – Figurinha

    Bolívar Lamounier – Figurinha carimbada do globo news Painel!

    E o pior…

    Isso tudo é feito pela JUSTIÇA DA SUIÇA!

     

  12. Um rapaz novo e já agindo

    Um rapaz novo e já agindo como um velho mafioso. Depois querem mais poderes ao MP, já pensou isso aí com mais poder?

  13. As tres ultimas eleições

    As tres ultimas eleições presidenciais, a “Privataria” e seu “Príncipe” e o mensalão provam que o Brasil ainda é uma província de merda subjugada pelas elites.

  14. MPF-SP é o prostíbulo do

    MPF-SP é o prostíbulo do PSDB. De Grandi seu prevaricador contumaz. Seguidor dos passos de outro prevaricador o Gurgel.

  15. Enquanto o MP de São Paulo

    Enquanto o MP de São Paulo age como um gatinho míope em relação aos tucanos (do escândalo do “trensalão” Alstom-Siemens) o MP Federal e o STF vão pra cima do PT e de petistas históricos como um verdadeiro leão em busca de sangue e carne fresca…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador